domingo, dezembro 01, 2013

ODISSEIA ESPACIAL REVISITADA

O livro 2001: Uma Odisseia no Espaço faz 45 anos e volta em edição especial como o próprio monolito negro, com conteúdo extra

"It was a bug, Dave". "Bom, então chama o rapaz da TI"!
Em 1968, um filme e um livro jogaram mais lenha na fogueira de revoluções por minuto que marcou aquele ano.

45 anos depois, pouco sobrou de tantos ideais. Mas aquele filme e aquele livro sobreviveram.

Para comemorar o quase meio século de espanto contínuo, a Editora Aleph lançou uma edição especial do livro em questão.

2001: Uma Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke (1917-2008) , ganhou uma belíssima edição acondicionada em uma caixa adornada com o “rosto” do supercomputador HAL 9000 – um círculo vermelho com uma lâmpada no centro.

Quando se retira o livro da caixa, a surpresa: ele é uma réplica perfeita do misterioso Monolito Negro que dá início à trama, com capa, contracapa e  laterais em imaculado preto fosco – e  mais nada impresso.

Para completar, a edição traduzida por Fábio Fernandes tem o cuidado de incluir os dois contos do próprio Clarke nos quais livro e filme se inspiraram: A Sentinela (de 1951) e Encontro no Alvorecer (1953).

O lançamento traz ainda uma nota de Clarke escrita em 1999, in memoriam para Stanley Kubrick (1928-1999, diretor do filme 2001) e dois prefácios do próprio autor.

Um escrito no próprio ano de 2001 e outro da edição original. Uma verdadeira celebração.

Grandeza mítica

Na aurora do homem, a descoberta do porrete
Epíteto da chamada ficção científica hard – subgênero que leva a sério os detalhes técnicos e científicos, até por que o autor era formado em Matemática e Física – 2001 não foi um livro que gerou um filme.

Ambos foram criados quase que simultaneamente, ao longo de parte da década de 1960, por Clarke e Kubrick.

Tudo começou em 1964, quando Kubrick, ainda quente do sucesso de  Dr. Fantástico (1964), “iniciou sua jornada em busca do proverbial ‘bom filme de ficção científica’”,  nas palavras de Clarke.

Com a corrida espacial acelerada pela Guerra Fria, Kubrick não queria um filme que se tornasse obsoleto pelos fatos dos anos seguintes.

“O que eu quero é um tema de grandeza mítica”, disse ele, citado por Clarke.

Depois de entrar em contato com o escritor, o cineasta recebeu do primeiro uma pilha de seus contos. Kubrick gostou daqueles dois já citados.

E aí sugeriu a Clarke que, a partir daquelas ideias básicas, criasse um romance – o qual, por sua vez, seria a base para o roteiro do seu filme.

Digam o que quiserem de Kubrick, o homem não tinha pressa para criar suas obras-primas.

"Aproveita que a próxima loja de conveniência, só daqui a 100 mil anos-luz".
O resultado está no livro e no filme: duas obras abertas que dificilmente encontrarão a obsolescência e seguem firmemente encravadas no imaginário popular com seus ícones.

Livro versus filme

Um dos poucos escritores baianos que dedicam parte de sua produção à ficção científica, Mayrant Gallo leu 2001 e é categórico ao afirmar que o livro é “perene e intenso”.

Uma tentação é tentar comparar, no livro, o que no filme fica apenas sugerido – e quem já viu o filme, sabe que sugestão é o que não lhe falta.

Na verdade, a grande diferença entre livro e filme  é que o primeiro "explica" muito daquilo que a película deixa no ar, para ser  interpretado pelo espectador.

“O fato de o filme ocultar muito do que o romance expõe está, a um só tempo, na natureza do cinema e no estilo de Kubrick, que era, parodoxalmente, muito literário”, vê Mayrant.

“A FC tem, às vezes, o defeito de explicar demais. Todos os autores, em geral, padecem dessa falta de contenção. Kubrick, com seu olhar arguto, optou por uma trama mais metafórica”, diz.

Nada que tire mérito do livro. “Isso, no entanto, não nos faz prescindir do livro, que, em sua essência verbal, com descrições e análises de um mundo que ‘ainda’ nos é desconhecido, nos oferece horas e horas de prazer, diversão, conhecimento e imaginação”, conclui Mayrant.

Leia entrevista completa com Mayrant Gallo sobre 2001 aqui.

2001: Uma Odisseia no Espaço / Arthur C. Clarke / Aleph / 336 p. / R$ 54 / www.editoraaleph.com.br



EXTRA: 2001 E O PINK FLOYD

Diz a lenda que a banda Pink Floyd estava escalada para fazer a trilha sonora do filme, mas Stanley Kubrick não teria gostado. Em seu disco Meddle (1971), eles teriam gravado a faixa Echoes como trilha sonora para a sequência final do filme, Jupiter & Beyond the Infinite. Claro que todo mundo negou tudo até o fim. Leia mais qui sobre essa história. Abaixo, o vídeo com Jupiter & Beyond the Infinite e Echoes sincronizados.

Echoes - Pink Floyd 2001 Space Odyssey from Jordi Bou on Vimeo.

5 comentários:

Franchico disse...

RIP Paul Walker.

http://www.bleedingcool.com/2013/11/30/fast-and-furious-star-paul-walker-dead-at-age-40/

Franchico disse...

Forasta tira o pulso do Brasil 2013:

http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2013/11/29/o-triunfo-do-merecismo/

Brilhante. E por essas e outras, continuo antifacebook, antirrede social e antibateboca. Antitudo que toma meu tempo e não me acrescenta. De resto, só lamento o grau de imbecilidade e futilidade a que chegamos - lá eles. E a tendência é piorar. Bem-vindos ao século do eu.

Franchico disse...

Azulão e Mulher-Maravilhosa flagrados em cena pós-coito nas nuvens:

http://www.bleedingcool.com/2013/11/30/guillem-march-tells-you-how-to-draw-the-muscles-on-wonder-womans-legs/

Franchico disse...

Adeus, Motoqueiro Fantasma, olá, Motorista Fantasma.

http://www.bleedingcool.com/2013/11/29/ghost-driver-ghost-rider-1-cover-revealed-and-he-gets-a-car/

Sei não.....

Ernesto Ribeiro disse...

Reportagem EXATA e IMPECÁVEL, senhor Frank.


Espero que você também se deleite com ESSA página:


http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2009/08/2001_uma_odisseia.html



2001: Uma Odisséia no Espaço finalmente esclarecida pelos próprios Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke --- em seus subtextos, imagens e analogias (religiosas / pagãs / psicanalíticas / filosóficas)


POUSE O MOUSE das áreas de texto destacadas em lilás. Você verá observações igualmente fascinantes.


Taí uma página obrigatória a todos.


http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2009/08/2001_uma_odisseia.html