terça-feira, novembro 09, 2010

IRON: POMPA E PROG METAL

Lançamento: Trupe metálica liderada há mais de 30 anos por Steve Harris, com mais um álbum de prog metal nas paradas, anuncia shows em 6 cidades brasileiras em 2011

Edward é um monstrinho danado. Desde que desencarnou, no Vietnã, tornou-se alma penada, serial killer, foi ao inferno, ao hospício, foi mumificado, viajou para o futuro, voltou, invadiu videogames, tornou-se rei e agora, novamente, aparece em um ambiente de FC, no novo álbum dos seus patrões do Iron Maiden, The Final Frontier.

Eddie, o mais famoso mascote do rock, criado pelo desenhista inglês Derek Riggs – inspirado em uma imagem da guerra do Vietnã que mostrava a cabeça em decomposição de um soldado sobre um tanque inimigo – é só a desculpa para a banda, com mais de 30 anos de atividades, escrever mais um capítulo dessa história.

A exemplo do AC/DC e Ramones, o Iron Maiden é uma daquelas bandas que, se mexer demais na receita original, estraga – sem contar a gritaria que poderia gerar entre os fãs.

Desta forma, The Final Frontier traz o grupo liderado pelo baixista Steve Harris em sua forma pura: são dez faixas do típico heavy metal britânico (estilo formatado por eles mesmos, 30 anos atrás), todas com aquela pegada épica, quase operística, com letras quilométricas, solos dobrados de guitarra e linhas de baixo galopante.

Apesar de soar como o Iron Maiden de sempre, é notável como o pendor para o rock progressivo – uma influência assumida de Steve Harris desde o início da banda – parece ter dominado o repertório mais recente. Todas as faixas são suítes: longas e cheias de fases.

Para dar uma ideia, o primeiro single do disco, El Dorado – possivelmente, a faixa mais legal e amigável do álbum –, tem mais de seis minutos. E é uma das menores músicas.

Satellite 15... The Final Frontier (com 8,41 minutos), que abre o disco, fica ótima depois da introdução, de 4 minutos. E assim, o CD vai. Os fãs de sempre vão curtir.

Já a molecada, deve estar ouvindo Avenged Sevenfold.

Volta ao Brasil em 2011

Como já virou tradição, a banda volta ao Brasil a cada turnê de CD novo.

E a cada tour, a lista de cidades que recebem o Maiden só aumenta. Em 2011, eles tocam em São Paulo (dia 26 março), Rio de Janeiro (dia 27), Brasília (30), Belém (1º de abril), Recife (dia 3) e Curitiba (5).

Salvador, como de costume, fica de fora. Será que vai ser sempre assim?

The Final Frontier / Iron Maiden / EMI Music / R$ 29,90 (edição simples) / R$ 39,90 (edição especial, na caixinha de lata)

3 comentários:

Nei Bahia disse...

Primeiras bandas confirmadas com data e e tudo no Rock in Rio 4:
Metallica, Sepultura e Angra, 30 de setembro, domingo.
O preço do ingresso também já está definido, 190 realetas, sem a famigerada pista vip.


Estou nessa também.

Dia 21 Macca espera por nós!!!

Márcio A Martinez disse...

Sim Nei Baêa minha porra, Macca espera por noises!
A propósito, tô colado no Iron em Recife... Alguém se habilita também?

cebola disse...

Ni Ricife, só Amy me leva até agora. Sorry metalovers!