quinta-feira, fevereiro 19, 2009

AINDA ENTRE AS MELHORES BANDAS DA DÉCADA

Franz Ferdinand mexe pouco na sua receita no terceiro CD, Tonight

Uma das bandas-sensação desta década que já se encaminha para seu ocaso, a Franz Ferdinand percorreu o caminho clássico que caracteriza quase todos os músicos de sucesso surgidos há pouco menos de dez anos: depois de soltar seu som na internet e um punhado de shows bem-sucedidos, o grupo vira hype de uma hora para outra.

No caso do FF, cujo terceiro álbum, Tonight: Franz Ferdinand, acaba de chegar as lojas brasileiras, pelo menos, o hype se justifica: a banda é realmente boa.

A boa notícia sobre Tonight... é que o CD, pelo menos às primeiras audições, soa mais bem resolvido do que o anterior, You Could Have It So Much Better With Franz Ferdinand (2005). A má é que eles ainda não superaram o CD de estreia, auto-intitulado, lançado em 2004.

Ainda assim, o álbum dispõe da mesma consistência e frescor que caracterizam o som da banda como um todo desde que ela surgiu, fazendo um barulhão nos sites e blogs mais descolados da internet.

A novidade – se é que se pode chamar assim – que o FF traz neste disco é uma certa tendência ao uso de teclados e sintetizadores, o que faz o som pender menos para as influências de pós-punk dos seus primórdios, e mais para um tecnopop tardio.

Não que a concepção do disco novo tenha sido algo fácil. Depois de estourar mundialmente, com dois álbuns lançados na sequencia e turnês intermináveis, os quatro membros da banda estavam exaustos.

Produtores em profusão – Após meses de férias para recarregar as baterias, Alex Kapranos (vocal), Nick McCarthy (guitarra), Bob Hardy (baixo) e Paul Thomson (bateria) se reencontraram em Glasgow no final de 2007, prontos para entrar em estúdio novamente.

Previamente decididos a soar mais pop do que rock, convocaram inicialmente o DJ e produtor Erol Alkan, um dos mais famosos do mundo. Não funcionou. Ainda tentaram Brian Higgins ( Girls Aloud) antes de se resolverem com Dan Carey (Hot Chip, CSS).

O resultado é satisfatório, com bons hits tipicamente franzferdinandianos, como Live Alone, Ulysses e Turn It On. Mas será que a receita dance + pós-punk ainda funcionará em um quarto álbum? Quem viver, ouvirá.

Dica: nesta sexta-feira (20), a MTV Brasil exibirá o especial Zane Meets Franz Ferdinand, com o famoso DJ da BBC Zane Lowe entrevistando Alex e Nick sobre o disco novo.

ESPECIAL - ZANE MEETS FRANZ FERDINAND Entrevista do VJ Zane Lowe com a banda Franz Ferdinand Amanhã, 20h30 Reprise: sábado, 17 horas MTV, Canal 13 UHF


Tonight: Franz Ferdinand
Franz Ferdinand
Sony BMG
R$ 29,90
www.franzferdinand.co.uk

16 comentários:

cebola disse...

já eu acho o segundo melhor q o primeiro ( tenho os dois e gosto muito )!

Anônimo disse...

Eh,as atraçoes de fora de ssa do palco do rock tão melhores que a do boombahia:inocentes,plebe rude e zeferina bomba,com certeza,na minha opinião,eh muito melhor que o hype a la strokes do sweet fanny adams ou o sambarock(oh rótuluzinho que não devia existir)chato pra cacete do Curumin.
E não tenho nada haver com o palco do rock.Aliás,nunca gostei e fui uma vez só.Não desmerecendo o boom que fez uma escalação perfeira das bandas de ssa e trouxe o Mudhoney.
abs!

Franchico disse...

Anônimo, não vou entrar no mérito de qual Festival tem as melhores atrações, até por que sou amigo pessoal da galera do Boom, então qualquer coisa que eu disser pode soar suspeita.

Mas admito que o apoio da Secult fez bem ao PdR em 2009. Plebe Rude e Inocentes (as duas, aliás, contam com Clemente na guitarra) são duas boas opções de show para quem não vai encarar a muvuca dos circuitos.

E sabe do que mais? A banda suíça (liberdade para Paula Oliveira!) Underschool Element é uma boa surpresa e pode fazer um dos melhores shows da história do PdR.

Ouçam: ww.myspace.com/underschool

Amanhã eu posto um breve texto sobre o PdR 2009 no blog.

Anônimo disse...

Isso!Acabei de ouvir no myspace e eh bem legal!Segue o link:
http://www.myspace.com/underschool

Anônimo disse...

Ah...e liberdade pra Paula!

Franchico disse...

Isso. A pobre coitada surtou, mas quem nunca?

(Bom pelo menos eu nunca me cortei com nada).

Anônimo disse...

Porra,surtou e fudeu...essa policia suiça ta forçando a barra demais, né?Sera por causa da fama do seu chocolate?Será?

cebola disse...

essa é porreta, a guria tenta dar um golpe fuderoso, denuncia crime racial, move o mundo a favor dela e ainda tem defesa? só judicial, por mim, eu quero é q se foda !

cebola disse...

e chiquito, churrasck domingo certo, héimmm!!??

Franchico disse...

Cebola tá certo, ela vai ter que encarar a justiça suíça.

Tenho pena, por q é óbvio que ela enlouqueceu geral.

Agora, ela também mexeu num vespeiro fudido. Por que se os neonazistas não a atacaram qdo ela apresentou a falsa denúncia, agora sim, depois de tentar incriminá-los, é que ela, com certeza, entrou na lista negra lá deles e do SVP.

Se deu muito mal.

Franchico disse...

Domingão?

Só não sei ainda aonde vai ser.

Mas tá certíssimo. É só eu sair do trabalho que eu pinto lá, seja onde for...

glauberovsky disse...

churrascão na suiça ouvindo SVP, hahahahahaha

vejam o filme dos titãs. ta na saladearte da ufba.

alalaô!...

GLAUBEROVSKY

Anônimo disse...

Churras domingo...marcado!Love you guys!

Anônimo disse...

potato.

Anônimo disse...

Glauber,vamo no churras?
Seria massa se vc fosse!
Passa seu email ai ou tel.
AB!

Franchico disse...

Nunca, jamais, em momento algum, aceite um convite da galera do INXS para ser o novo vocalista da banda.

Ex-vocalista do INXS está vivendo em seu carro

http://dynamite.terra.com.br/portal/lernews.cfm?id=1655