quinta-feira, fevereiro 26, 2009

NOVAS FORMAS PARA NOVOS LEITORES

HQ - Dom Quixote e Benjamin Button ganham boas adaptações


Transpor obras da literatura para a linguagem das HQs não é uma idéia nova. Desde os anos 50, a saudosa Editora Brasil-América (EBAL) já publicava quadrinizações de clássicos como O Guarani, Escrava Isaura e Jubiabá, entre outros.

Essa tendência, esquecida durante anos, tem sido retomada por diversas editoras. E entre os lançamentos mais recentes, destacam-se Dom Quixote e O Curioso Caso de Benjamin Button.

O primeiro é a imortal obra-prima do espanhol Miguel de Cervantes (1547 -1616), relida, resumida e detalhadamente desenhada pelo quadrinista paulistano Bira Dantas.

Já a produção estrangeira Benjamin Button é uma bem cuidada adaptação da dupla de roteiristas Nunzio DeFilippis & Christina Weir, em parceria com o desenhista Kevin Cornell, sobre o conto de Francis Scott Fitzgerald (1896-1940).

Em comum, o fato de ambas as obras contarem histórias incomuns de dois homens incompreendidos em seu próprio tempo e lugar.

Enquanto Quixote representa, com seu romantismo anacrônico, a passagem entre último suspiro da idade média e o nascimento da era moderna, Button seria uma espécie de marginal definitivo (condenado a este papel pela sua própria condição incomum) em plena era de ouro dos Estados Unidos, entre o fim do século XIX e o início do século XX.

Lelé da cuca – Publicado pela primeira vez em duas partes, a primeira em 1605 e a segunda em 1615, Dom Quixote se tornou um dos pilares sobre os quais se sustenta a literatura ocidental ao relatar, de forma ao mesmo tempo cômica e melancólica, as jornadas aventurescas do decadente fidalgo Dom Alonso Quixano.

Apaixonado pelos romances de cavalaria que mostravam bravos aventureiros medievais a salvar mocinhas de dragões, Quixano, um senhor um tanto lelé da cuca, resolve ele mesmo vestir a antiga armadura do seu avô, e, montado sobre um pangaré em fim de carreira, partir em busca de uma vida mais emocionante e aventureira.

Delirante, via gigantes onde só haviam moinhos de vento e lindas donzelas no lugar de matronas acima do peso.

Aquarela – Para transpor o caudaloso romance de Cervantes para a linguagem das HQs, Bira Dantas se inspirou primeiramente na iconografia clássicas de Gustave Doré (1832- 1883) e Francisco Goya (1746- 1828). Dom Quixote é a segunda adaptação de um livro clássico por Dantas, quadrinista experiente que já tinha adaptado Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, para a mesma editora.

O processo de adaptação consumiu oito meses de trabalho do desenhista, que ainda teve auxílio em casa. "Levei até janeiro de 2008 para finalizar os desenhos com nanquim e escrever os diálogos. Cláudia e Thais, minha mulher e filha, me ajudaram a apagar o grafite das páginas para eu poder fotocopiar e pintar com aquarelas", conta Bira.

O resultado foi uma HQ leve, de leitura ágil e de cores orgânicas, mais bonitas do que o colorido por Photoshop, regra nos quadrinhos contemporâneos.

Vida em reverso – Em voga por conta do oscarizado filme homônimo estrelado por Brad Pitt, O curioso caso de Benjamin Button foi um conto de F. Scott Fitzgerald publicado pela primeira vez na revista The Smart Set (A Turma Esperta), fundada pelo irascível jornalista Henry Louis Mencken (1880-1956).

O conto, a bem da verdade, foi o estilo literário pelo qual Scott ficou menos famoso, já que sempre foi mais lembrado pelos seus romances clássicos da era do jazz, como O grande Gatsby e Suave é a noite.

Nesta adaptação para a HQ, os roteiristas Nunzio DeFilippis e Christina Weir (que já assinaram Novos X-Men, da Marvel) optaram por serem mais fiéis ao texto original do que o filme foi, mantendo a ação na época em que ela realmente se passa, entre os anos 1860 e 1920.

O texto sobre o estranho caso do homem que nasce velho e rejuvenesce com o passar do anos também conserva bastante da prosa econômica e elegante de Scott, ganhando aqui a moldura da arte igualmente enxuta do bom desenhista Kevin Cornell.

Em tempo: ainda em 2009,diversas outras adaptações da literatura chegarão às livrarias em HQ, como Os Sertões (Euclides da Cunha), O Cortiço (Aluísio de Azevedo), O Guarani (José de Alencar) e Policarpo Quaresma (Lima Barreto), entre outras.

Dom Quixote
Miguel de Cervantes / Bira Dantas
Escala Educacional
85 p. R$ 23,90
http://www.escalaeducacional.com.br/










O curioso caso de Benjamin Button
Francis Scott Fitzgerald / Nunzio DeFilippis & Christina Weir / Kevin Cornell
Ediouro
128 p. R$ 29,90
http://www.ediouro.com.br/ocuriosocaso/

Nenhum comentário: