quinta-feira, outubro 09, 2008

EXPLOSÃO BOOM BAHIA

Segunda edição depois da retomada traz banda clássica da geração grunge e revelações de São Paulo e Pernambuco

Depois da promissora retomada no ano passado após um hiato de nove anos, o festival Boom Bahia chega à sua versão 2008 maior e melhor, trazendo para o Pelourinho, além de 23 atrações locais e nacionais, uma das bandas mais importantes do grunge: Mudhoney.

Surgida na capital do estado de Washington (costa oeste americana) em 1988, a banda foi influência fundamental para o Nirvana de Kurt Cobain. Seu estilo protopunk e garageiro descende diretamente do som de bandas como Stooges (de Iggy Pop), MC-5 e Hawkwind, entre outras.

“O Mudhoney é a banda que tem o tamanho e a representação que o Boom Bahia precisava – e podia receber“, observa Messias Guimarães Bandeira, idealizador e organizador do festival.

“É uma banda fundamental para uma cena alternativa importante, como foi o grunge. Ela casa muito com a idéia de independência que guia o festival, já que vem mantendo seu trabalho e sua integridade ao longo de 20 anos de carreira“, reflete.

“Nesse sentido, eu diria que sua vinda à Bahia ganha um caráter até mesmo pedagógico, pois se trata de um modelo de banda indie no qual as bandas daqui deveriam se mirar“, acrescenta.

Encontros – Na verdade, sua vinda precipitou a própria realização do festival. Previsto para dezembro, Messias diz que resolveu antecipá-lo para poder aproveitar sua passagem pelo Brasil.

“Talvez esta não seja a maior edição do Boom Bahia, já que a de 1998, a última antes de pararmos, reuniu um público bastante significativo. Mas, com certeza, é a melhor pela diversidade de atrações“, acredita.

Realizado graças ao apoio do Pelourinho Cultural (órgão da Fundação Cultural do Estado) e à recursos próprios, o Boom Bahia 2008 é um festival que não visa “apenas“ entreter o público oferecendo um punhado de shows, mas também ajudar a fortalecer e pensar as cenas alternativas baiana e brasileira.

Para isso, serão realizadas duas mesas-redondas na sexta-feira – abertura do festival – e uma conferência no domingo. A primeira mesa, intitulada Mídia e música, reunirá jornalistas culturais e será mediada pelo professor da Facom-Ufba Jéder Janotti Jr.

A segunda mesa-redonda será o Encontro Regional da Abrafin (Associação Brasileira dos Festivais Independentes), à qual o Boom Bahia é filiado. Reunirá nomes importantes da cena alternativa nacional, como Paulo André (Abril Pro Rock - PE), Anderson Foca (Festival DoSol - RN), Ivan Ferraro (Feira da Música - CE), Rogério Big Bross (BoomBahia) e Gilberto Monte (Diretor de Música da Funceb), com mediação do próprio Messias.

“Queremos reunir os produtores e músicos para discutir a movimentação dos próprios artistas nesses festivais promovidos pela Abrafin, além de fazer um balanço do que está sendo realizado Brasil afora, estabelecer estratégias e integrar calendários, entre outros assuntos“, adianta o organizador.

Mas é na conferência de domingo, apoiada pela Escola Brasileira de Psicanálise, Editora Boitempo e Aparelho Cultural, que Salvador receberá a segunda estrela internacional do evento: o sociólogo, filósofo e crítico cultural esloveno Slavoj Zizek, que proferirá a palestra “Violência e subjetividade“, além de lançar seu livro A visão em paralaxe.

A conferência do Zizek também marcará o lançamento da Digitália, “uma feira que vamos realizar em 2009“, adianta Messias, sem querer abrir maiores detalhes antes do tempo.

Seleção – Para fechar a grade do festival, Messias e sua equipe de dez auxiliares voluntários tiveram de empreender um sério trabalho de curadoria. “Recebemos muito material desde que o festival voltou no ano passado. Foi um trabalho grande, mas conseguimos fechar nessas 24 atrações“, conta.

“Os critérios foram a qualidade do som, o tempo de estrada e a perspectiva de crescimento no cenário“, enumera Messias. O resultado foi, de fato, bastante interessante e revela a diversidade e as diversas cores do rock baiano.

Do som no talo de bandas como Estrada Perdida, Yun-Fat e Lou, à pegada mais pop de Vivendo do Ócio, Berlinda e Starla, passando por medalhões locais como Retrofoguetes, Ronei Jorge & Os Ladrões de Bicicleta, a cena se desenha multicolorida e renovada.

ALGUNS DESTAQUES:

Sweet Fanny Adams
Influenciada pelo pós-punk, a banda de Recife deverá botar todo mundo para dançar com seu som que remete à bandas como Gang of Four, Strokes e Libertines. No início do ano, foram uma das revelações do Abril Pro Rock.



Curumin
Uma das atrações mais aguardadas do festival, o paulista Curumin faz parte da cena que está renovando a MPB. Seu CD Japan Pop Show ganhou elogios até da imprensa gringa e da atriz Natalie Portman.



Estrada perdida
Um dos tesouros escondidos da cena local, a Estrada Perdida junta o lirismo de Lou Reed e Nick Cave ao peso do Motorhead e MC-5. Já foram chamados de “os Stooges de Salvador“.



Vivendo do Ócio
Novata na cena, a Vivendo do Ócio é a grande revelação do rock local em 2008, conquistando todas as platéias onde se apresentam. Seu som remete à Arctic Monkeys e The Rakes.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DO FESTIVAL:

www.boombahia.com.br

6 comentários:

Franchico disse...

A Variety publicou e o Omelete reproduziu uma lista dos principais filmes que devem ser lançados pelos grandes estúdios de Hollywood entre 2010 e 2011. Remake a dar com pau, muitas adaptações de HQ e videogame.

http://www.omelete.com.br/cine/100015629/Lancamentos_2010_11.aspx

Eu gosto, sim. E quem não?

Franchico disse...

Já que nóis só se fod, vote Zod!

General Zod para a presidência dos Estados Unidos

http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n10102008_05.cfm

Wagner Ferreira disse...

Cheguei a pouco do Festiva, e dentre as atrações, pude me surpreender com o Sweet Fanny Adams, que, apesar de terem o nipe de emo's, tocaram muito bem, lembrando até os Strokes.

Mario Braune disse...

maneiro o blog cara!
ta sabendo de algum outro festival deste estilo pela frente no país?
abraço!

http://www.myspace.com/sooamorsalva

Anônimo disse...

Bem, apesar de não curti muito o estilo dos caras do Pernambuco a qualidade sonora é inegavel, o mesmo digo para simpática Vivendo do ócio, outra banda que nunca me agradou, porém adorei a apresentação no boombahia foi a Starla, os caras estavam bem dispostos e foi um show quente!!!

osvaldo disse...

domingão foi foda com a estrada perdida , declinium e sub-aquaticos, com a starla indo muito bem tb.