domingo, agosto 17, 2008

AZARÕES HIP HOP DO NORDESTE DE AMARALINA FATURAM PRÊMIO PRINCIPAL DA MOSTRA BAIANA DE VIDEOCLIPES

Nem Cascadura, nem Pitty. Contra todos os prognósticos, quem levou mesmo o prêmio principal da 4ª Mostra Baiana de Videoclipes – através do voto popular – foi o grupo de hip hop Realidade Sangrenta, com o clipe Favela é Desse Jeito, dirigido por Danilo Umbelino, Márcio Snow e Marcelo Silva.

O anúncio foi feito na madrugada deste domingo, durante a festa de encerramento da Mostra, ocorrida em uma casa de shows do Rio Vermelho.

Em segundo lugar, a banda O Círculo, com A Janela (direção de Rafael Jardim) e em terceiro, a banda de hardcore Lúmpen, com O Processo, de Felipe Franka. Houve ainda menções honrosas do júri para as bandas Margot (clipe Vem, de Sarti Werthen), Umkonto (com Carapuça, de Jonga Oliveira) e Cascadura (com Mesmo Eu Estando do Outro Lado, de Luís Guilherme Campos e Zeca de Souza).

Alunos do curso de vídeo promovido pela ONG Oi Kabum na comunidade do Nordeste de Amaralina, os meninos da Realidade Sangrenta e o diretor Danilo Umbelino, que recebeu o prêmio, estavam em êxtase com a vitória inesperada. “Concorremos com clipes produzidos até em película por nomes reconhecidos nacionalmente, como Ricardo Spencer, e ganhamos mesmo assim“, observou Umbelino, eufórico.

“Só tenho a agradecer a todo o pessoal da Oi Kabum, que nos ensinou a produzir vídeo e nos forneceu o equipamento, especialmente ao professor Danilo Scaldaferri, que finalizou o clipe“, lembrou Umbelino, que após o curso preparatório da ONG, conseguiu se empregar como cinegrafista na Dimas, Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado.

A surpresa do vencedor azarão, que pode ter decepcionado alguns roqueiros presentes no local, reflete uma característica da Mostra – que alguns podem até apontar como falha: com o voto popular, quem leva mais amigos à votação, ganha o prêmio, que consistiu em um troféu e R$ 3,5 mil em dinheiro.

Apesar disso, a premiação para a rapaziada do Nordeste de Amaralina foi merecida: Favela é Assim é uma pequena crônica do dia a dia dos jovens que vivem nas comunidades carentes da cidade – verdade seja dita, uma realidade bem distante do imaginário burguês que costuma caracterizar o rock local.

A animação da festa, que varou a madrugada de ontem, ficou a cargo da Banda de Rock, uma das melhores bandas de covers da cidade.

Liderada pelo vocalista René Nobre e contando com membros da Cascadura e Os Ladrões de Bicicleta (de Ronei Jorge), o grupo preparou um repertório especial para a ocasião, com clássicos do rock local e muitos convidados. Houve homenagens à Big Ben, Camisa de Vênus, Raul Seixas, Úteros em Fúria, Lisergia, Treblinka e outros.

As fotos que ilustram essa reportagem são de Juliana Souza / Labfoto / Divulgação.

RESULTADOS:

1º Lugar - Realidade Sangrenta - Favela é Desse Jeito – (dir. Márcio Snow, Marcelo Silva e Danilo Umbelino)
http://br.youtube.com/watch?v=4pHlyHDXHag

2º Lugar - O Círculo - A Janela – (dir. Rafael Jardim)

http://br.youtube.com/watch?v=ZsHaQt2zan0

3º Lugar - Lumpen - O Processo – (dir. Felipe FranKa)

http://br.youtube.com/watch?v=OvNYtPjbiZc


Menções honrosas do júri:

1º Lugar - Margot - Vem – (dir. Sarti Werthen)

http://br.youtube.com/watch?v=TRaNVwdvC2U

2º Lugar - Umkonto - Umkonto - Carapuça – (dir. Jonga Oliveira)

http://br.youtube.com/watch?v=9JlEIGI07bY

3º Lugar - Cascadura - Mesmo Eu Estando do Outro Lado - (dir. Luís Guilherme Campos e Zeca de Souza)

http://br.youtube.com/watch?v=pcmX6J6S6Xs

34 comentários:

Anônimo disse...

E Cândido coma camiseta da Scarabaeus!
Valeu, man!
Jeferson

osvaldo disse...

vc pode olhar a coisa por 2 lados. um que foi bom o realidade sangrenta ter ganho, por que mobilizou mais gente para votar em meio a apatia do meio rocker local. o outro lado é que do ponto de vista tecnico o clipe não era considerado entre os melhores ( mensagem social a parte) , so vencendo por ter mobilizado mais "amigos" na votação. acho que valeu os caras terem ganho por suscitar a discussão em cima da mostra que foi sim, meio que ignorado pelo modo de ser blasé que começa a imperar na cena alternativa local. de qualquer forma parabens pela iniciativa da mostra, apesar de alguns equivocos, o saldo é positivo.

osvaldo disse...

Ta rolando no cinema do MAM o documentario Joy Division.Sessões as 20:50.

marcio snow disse...

veiii vcs tem ki respeita o RAP NACIONALL mais uma vez provamos nossa cara... ta ai favela é desse jeitooo...

vcs playboys eram maioria... nosi invadiu e a rapaziada viu um clipe falando de realidade dos bairros de salvador...
vcs com guitarra cantando...

''fuc mauris'' queria ganhar e?

veiii tem ki ter humildade mano

1º dia da mostra eu vi um monte de rocekiro dando risada da gente.
agora fica ai chorandoooo so lamento... tem ki engulir...

falvela invadi sua festa.. e faz vcs... ficamm em danger...

realidade sangrenta

favela e desse jeito

Rappertud disse...

"vc pode olhar a coisa por 2 lados. um que foi bom o realidade sangrenta ter ganho, por que mobilizou mais gente para votar em meio a apatia do meio rocker local."OSVALDO.

Mano,mostra que lado??Tem lado nenhuma não cara!!!
Meio apatia..? não vejo isso não,sabemos que a massa do rock aqui é grande e vc sabe disso!!E se teve isso lá mesmo que vc achou.. o problema é seu!!

"acho que valeu os caras terem ganho por suscitar a discussão em cima da mostra que foi sim, meio que ignorado pelo modo de ser blasé que começa a imperar na cena alternativa local."OSVALDO.

Mano,nada haver isso!!!O REALIDADE SANGRENTA ganhou com MERITOS cara.E outra... temos prova que nem tinha essa galera toda lá nossa não.Nem do Rap e nem da nossas areas.
Ou seja:Até vcs do ROCK e de outros ritmos da música VOTARAM para o REALIDADE SANGRENTA!!!!!!!!!!E vc sabe disso.Todos falam que PITTY iria levar... acho que até a galera FÃN e a PRODUÇÃO dela VOTARAM no VIDEO DO REALIDADE SANGRENTA.

Cara.fica na sua!!!A Realidade é foda e não existe nenhum outro SOM do mundo que bata de frente contra o sistema e a favor do nosso povo humilde brasileiro do que o RAP NACIONAL.
Eu curto ROCK tb.. mas no sague circula RAP!!!!!!!

AQUI NA BAHIA TEM RAP IRMÃO E ESSE PRÊMIO É SÓ O COMEÇO... VÁ SE ACUSTUMANO....

O IMPORTANTE FOI O CONTEUDO DO CLIPE IRMÃO,QUE CHOCOU MUITA GENTE!!!

Vai vendo...

REALIDADE SANGRENTA!!

BANCADA AJUNÇÃO!!!!!

RAP SALVADOR!!!!!!!

RAP NACIONAL!!!!!!

"GUERRA & CONFIANÇA"

ALEX JOHNNY!!!!!!!

Anônimo disse...

amigos, vcs tomando ar a toa. parece q existe uma rixa rock vs. rap. o premio de voces foi valido, parabens, mas nao me exclue o direito de ter achado o clipe muito ruim. ja ta faltando humildade pra vcs? nao sabem aceitar critica?

vamo parar com essa mania de perseguição e essa historia de playboys do rock vs. manos da periferia. parabens pelo clipe vencedor.

abraços
nestor.

Danilo Umbelino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danilo Umbelino disse...

Galera venho aqui em nome do grupo realidade sangrenta agradecer pelo apoio de todos na sala walter da silveira, apesar de não termos levado nossos amigos conseguimos nos consagra vencedores deste festival não por opinião nossa "realizadores" mais por umas das formas mais democráticas que existe 'voto popular' , que na minha hulmilde opinião vale mais do que qualquer gosto particular!!!!!!


obrigado galera!!!!!!!!

Danilo umbelino

Nei Bahia disse...

Rappertud....aaaaaaahhhhhhhhhhh!!!
marcio Snow...ohhhhhhh!!!!


Tô com um "mêda" da ATITUDE do publico de RAP de Salvador!!

CSACLAN, parabens pela luta e pelo força, mais cuidado com esses "manos virtuais", isso sim é roubada!!

Anônimo disse...

êa favela, satisfação total!
realmente favela é desse jeito e por isso os manos levaram o prêmio!

é nós que tá nessa porra, invadindo tudo!

Mc Henri - Grupo O.M.F (Salvador-Ba)

Anônimo disse...

vei. roqueiro discute com roqueiro briga com axé e fica soh na discusão mesmo. mais esses caras do rap é td raivoso e violemto e boxél. cuidado galera. besta quem vae conpetir em mostra do governo claro q ia ganhar o rap inclusão social.
RAP SALVADOR REALIDADE RAP PERIFERIA MORTE A PLAYBOY

GRUPO AP )ARRASTÂO NOS PLAYBOY)

Rappertud disse...

Mano.Nada haver de novo.

Não temos rixar com ninguém!!!

Simplesmente cada qual no seu cada qual.Cada um fazendo e buscano sua correria na vida e na música.

Só que o RAP é mais sinistro vagabundo.
Me diz aí:Existe algum outro STILO de Cultura e Música que lute por um idea de Justiças para os humildes e nessecitados...(?)

O Rap Nacional é cabulozo Irmão,e muitos de nos não se vende não,apezar que no mundo da Música é um Jogo também,alias,"a vida é um jogo".

Se é para apareceremos na Tv,em Rádios e etc..."TEM QUE SER DO NOSSO JEITO!!!!!!!"E não do seu jeito e nem do jeito do SISTEMA e nem da MÚSICA vendida(RAP).

Esse CLIPE já diz tudo:O Prêmio foi para todas FAVELAS de SALVADOR e da BAHIA.Mostramos o lado DISCRIMINADO e suju que predomina a lei do Gatilho e dos POLITICOS CORRUPTOS.

E conserteza vc vai ver em breve outros CLIPE de RAP daqui da BAHIA ganhado esse PRÊMIO de novo e sendo ainda mais forte e sinsitro!!!

Esse PRÊMIO é para todo MOVIMENTO HIP HOP DA BAHIA!!!!E todo MOVIMENTO sabe que esse prêmio foi IMPORTANTE para nos aqui da CENA local.

Cada Grupo faz o seu SOM do modo que quer,sendo ele COMERCIAL ou NÃO.

O nosso é de rua e ganhamos esse PRÊMIO invadindo na manha.(underground de stilo mordido!!!).


Sem mais MANO!!

"FAVEA É DESSE JEITO"

RAP CONCIENTE,LEVANO A REAL E BATENO DE FRENTE CONTRA O SISTEMA EM NOME DO NOSSO POVO CARENTE!!!

É nos.

Anônimo disse...

É engraçado. É pra isso aí que servem esses prêmios? Acho que só aqui nesta terrinha de merda mesmo. Quem perde arranja desculpa e quem ganha já sai achando que o mundo lhe pertence. Huahuahuahua, aqui pra nós , quanta ingenuidade e quanta infantilidade. Acho que até em pequin andam falando sobre esta premiação. E antes que a """revolução""" tome conta da cidade, vou ali tomar umas...inté mais ver, senhores e senhoras.

Manoplaboy de merda da silva

Franchico disse...

Parabéns aos vencedores e tal, mas vamos parar com esse papinho de "sou cabuloso e boto pra fuder etc" por aqui, por que não foi com essa lenga lenga que que o clipe ganhou.

Pelo contrário: foi com um discurso humilde de menino aprendiz de ong, que só aprendeu a mexer em vídeo, por que playboys "como nós" subiram o Nordeste de Amaralina para ensinar os jovens da comunidade.

Ou seja: a vitória da Realidade Sangrenta é fruto da união entre classes sociais - e não desse papinho mala de "sou violento, mano".

Quer dizer: na hora de fazer o clipe é todo mundo bonzinho. Depois que ganha todo mundo vira gangsta? Cadê a humildade? Se ganharam foi que por que se mexeram, e se se mexeram, merecem ganhar. Parabéns. Mas sem essa de "vamo invadir, vamo fazer e acontecer". Se querem revolucionar, vão aprender a votar e reivindicar seus direitos, vão pra faculdade - as cotas tão aí -, vão estudar e ler sobre as coisas do mundo e da arte. Por que não somos nós - o povo do rock - seus inimigos. Pelo contrário: nossos inimigos, por mais que vcs duvidem, são exatamente os mesmos.

Sem união - ou no mínimo, respeito -, não é possível haver vitória para nenhum dos dois lados.

Paz, galera, paz.

Danilo Umbelino, vc me parece ser um cara com juízo. Mais uma vez, parabéns - pelo prêmio e pelo discurso equilibrado.

Anônimo disse...

Acho que esse foi o premio que mais repercutiu na premiação e entre os concorrentes de todos os tempos deste fim de semana atá hoje.

Anônimo disse...

franchico foi na mosca... durante a mostra todo mundo é humilde. ganhou a porra e agora o discurso ja muda. todo mundo agora é gangasta rap fodão! o pior é que essa galera tem uma visão altamente cega. todo mundo que não é da favela, que não é pobre, humilde, é playboy. nã existe meio termo. Isso parece um discurso de coitadinho, de "olhe para nós, somos pobrinhos, mas vencemos os playboys". me poupem! comemorem a porra de vcs e pronto!

escrevo de brotas, sou classe media, me fodo trabalhando o dia todo pra pagar meu aluguel, pra ser chamado de playboy. meu irmao, nao tenho culpa de vc ser pobre, da favela, e nao me culpe por ser classe media (ainda que que classe media baixa). se vcs vao apavorar os playboy, problema de vcs, é um discurso imbecil na minha opiniao. só prova que a educação ainda tem que ser melhor distribuida. antes de se rebelarem contra o "sistema", vcs deviam aprender a separar o joio do trigo.

Playboy é o caralho, e esse discurso mano Brown de vcs é batidissimo, pelo menos tenham um discurso original né?

de novo, parabens pela vitoria, sei que vou ouvir mais blablablabla aqui, mas nada vai mudar minha opiniao de que o clipe é muito inferior a varios outros que sequer entraram na mostra competitiva, sendo de playboys ou nao.

nestor, de novo

Anônimo disse...

vei
as minas os mano favela na área nossa realidade vamos invadir tramsformar o mundo todo numa favela. não tem som como nosso pra ninguein eos playboy tem de pedir a morte por que ralidade rap favela veio pra ficar. os mano as minas já entenderam o discurso. somos pitbúl da musica e não tem pra ninguein favela realidade o sistema corrompe. o pessoal do POLITICOS CORRUPTO ja reconheceu nosso valor, naõ tem pra ninguein.

Grupo N T C N D G (Não Tô Comendo Nada Dessa Gáiva)

osvaldo disse...

Quer dizer agora que as pessoas perderam o direito a opinar porque tem gostos diferentes.Mantenho minha opinião.

cebola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danilo Umbelino disse...

Galera acho que ja passou da hora de parar com esta discusão futiu que não irá engrandecer nem o rock nem o rap, são estilos diferentes isso está claro mais se gostamos apenas de um estilo musical isto é pessoal não tem que ser exposto de forma abrupta com palavras ofensivas e segregadas, não tem essa de pessoas que residem na favela serem os coitadinhos não e tbm contrariando a sua opinião chico não necessitamos de cotas para poder cursar uma faculdade não pq vou mim colocar como exemplo, eu sou de bairro considerado periferico mais conseguir passar na federal não cursei por decisão propia pq preciso trabalhar para ter minha independência finaceira cursei historia não concluir pq nao gostei do curso e atualmente sou programador e estou no 2° semestre de si e trabalho na diretoria de artes visuais da bahia como cinegrafista.

vamos parar com esta discusão boba , que para conseguir a ascensão tem que ver a segregação musical de outros.......

abraços galera e viva a diversidade!!

Danilo umbelino

Franchico disse...

Tá certo, Umbelino, concordo. Mais uma vez, vc é a voz da sensatez por aqui. Parabéns tb por ter conseguido entrar na universidade sem lançar mão das cotas - apesar de ter largado o curso. Contudo, as cotas, como vc sabe, são uma bandeira primordial dos movimentos de inclusão do povo negro no mercado de trabalho. Um remédio, na minha opinião, que ataca apenas os sintomas do mal que é a nossa desigualdade, e não suas causas. Mas um remédio válido, pelo menos por enquanto, para começar a sonhar com um futuro mais igual para todos. Um abraço, Chico.

cebola disse...

Era só o que me faltava agora, a luta de classes chegando ao underground musical da soterópolis!?!?! Vi palavras sensatas como essas aí acima, mas ameaças quase diretas de agressão física de "invasão", de violência explícita e tals também se fizeram presentes e confesso que nunca vi disso antes por aqui não, o que é isso?? Repito, era SOMENTE o que faltava!!!! Se é assim que se acha que se vai conseguir as coisas, só digo que, na munha opinião, só se consegue o exato oposto.
E, claro, parabéns pelo prêmio, que venham outros e que o atrito gere a convergência e não a discórdia.

Anônimo disse...

Viva a Incrusão digital!

Rappertud disse...

Sei não... alguns de vcs são uma onda...

Não estamos falano de SER ou não SER(eis a questão...), não estamos falano de que é isso ou aquilo...

O fato é que o RAP tomou de ASSALTO esse PRÊMIO vagabundo e ponto final!!!

E alguns de vcs não se conformou,não se conforma e nunca vai se conformar quanto a esse fato.

Esse é nosso STILO,modo de falar,escrever,e das ás ideas.

Se vcs sabiam como era o critério do concurso da MOSTRA DE VIDEO... PRA QUE ENTROU?Pq participou?

Ahhhh.. quem tá de muito papinho furado aqui são alguns de vcs!!!!

Sacou ?

Estamos só comemorando essa vitória e nada mais!!!!!!!!!!

Não podemos festejar não é???

Mano,disse e repito:VAI TER OUTROS GRUPO DE RAP AQUI EM SALVADOR GANHADO ESSE PRÊMIO DE NOVO.

Leve fé.

Firmeza?

"ORIGINAL RAP NACIONAL"

Abração!!!!!!!!!!

Franchico disse...

OK, chefia! Mandou seu recado. Estamos entendidos! Não se discute mais isso. (Por favor, né galera?)

Um abração pra vc também e toda a galera do Nordeste de Amaralina e do rap local...

marcio snow disse...

FIM DE PAPO..

AGENTE GANHOU...

Anônimo disse...

ganhou sim: o troféu deslumbrados do mes de agosto, parabéns mais uma vez!!!

Anônimo disse...

é marcio snow,vc tb ganhou outro premio, de mala do ano.cara chato da porra.comemore a vontade seu premio pq ninguem ta nem aí

Anônimo disse...

ih rapá o cara ta achando ki é tupac...

Anônimo disse...

Pessoal Achei muito bom ter como vencedor uma galera que retratou a realidade de bairros humilde salvador, e ninguém melhor pra apresentar isso do que seus próprios habitantes, em fim... acho que gosto e divergência de estilos musicais, faz parte da humanidade, também acredito que quanto mais se discutem sobre o assunto, mas acabam perdendo a oportunidade de aprender mais uns com os outros.
Seria bom que esquecêssemos todo e qualquer comentário voltado pra escolha pessoal de gostos e estilo seja qual for,mas felizmente existe criticas para nos fazer construir algo diferente, um concelho que apresento pra todos, é que humildade acima de tudo eleva qualquer indivíduo porém se deixar isso de lado por algum momento, pode levar a uma queda muito grande, então use "para-quedas" ( inteligência para administrar seus feitos mais promissores ok!)
abraço!

Franchico disse...

OK, voltamos à idade média por tempo indeterminado. O Rock Loco NÃO É uma democracia. Quem manda aqui sou eu e Brama. E quem não se comporta, não comenta. Simples assim.

marcio snow disse...

PARABENS PROS IRMAO DO RAP FORTALECENDO...

E NOIS KI TA...

TA DE PARABENS TODA FAVELA NORDESTE CHAPADA SANTA CRUZ VALE DAS PEDRINHAS...

OBRIGADO A TODOS...

SALVE SALVE TIU...

BANCADA A JUNÇAO

Rappertud disse...

Aí,de boa e na manha(É nos BADIGA rssss..)

Queria deixar uns SALVES bem lokos aqui pra alguns Irmão da ''BANCADA AJUNÇÃO''

Salve salve aos Grupos:
REALIDADE SANGRENTA (SALVADOR)
SUSPEITO 1.2 MC'S (SALVADOR)
EXPRESSO RIMA (CAMAÇARI)
FBO (PARAÍBA)
CONEXÃO NEGRA MC'S (SALVADOR)
A286 (SÃO PAULO)
REALIDADE CRUEL (SÃO PAULO)
SNIPER (RIO DE JANEIRO)
ALIADOS R.V (SALVADOR)
MANO JHOW(BARRERÃO DE CATU)
FDR (ALAGADOS)
BDO MC'S (RIO DE JANEIRO)
ALIADOS PERIFERICOS(SANTA CATARINA)
OMF (SALVADOR)
PIVO DO CAOS (SALVADOR)
PJC (SALVADOR)
DEPOIMENTO CRIMINAL(SALVADOR)
FASE IDEOLOGICA (SALVADOR)
LAMPIÃO CLÃ (CEÁRA)
EXILADOS DO SISTEMA (SALVADOR)
VAL-K (SALVADOR)
INFLUÊNCIA RAP (SALVADOR)
APRC (SALVADOR)
RELATO CONCIENTE (SALVADOR)
RELATO PROFETOS (FEIRA DE SANTANA)
ASIGLA (SALVADOR)
EMISSÁRIO (RIO DE JANEIRO)
CHETOS CLÃ (SALVADOR)
HERA NEGRA (SALVADOR)
3X4 (SALVADOR)
VERBO DE MALANDRO (SALVADOR)
KLIMECK (PORTUGAL)
BELICOESTE (MATO GROSSO)
QUARTEL GENERAL (SÃO PAULO)
CAMISA10 (PORTO ALEGRE)
NEGREIRAS (SALVADOR)
UNIÃO RAIO-X (SÃO PAULO)
SENHOR DAPAR (SALVADOR)
IDEOLOGIA C (SALVADOR)
JHEEll DO RAP (SALVADOR)
ANTI NEGLIGÊNCIA (PORTO ALEGRE)
TRIPLO G (PARAIBA)
APOLOGIA X (SANTA CATARINA)
VIDATIVA (SALVADOR)
RAPPERTUD (SALVADOR)

Porraaaaaa.. e etc...

Não dar pra lembra de todos...

Abração.

É nos!!!!!!!!

Anônimo disse...

Como diz na letra de favela é desse jeito "não faça seu perfume roubando nossa essência"...isso é o rap parceiro, sem demagogia, sem discurso vazio, todo bom raper que se preza sabe que as palavras nunca voltam vazias...
só entrei aqui pra dizer SNOW véi vc mereceu esse prêmio e vamo que vamo, correndo a frente, que atrás de nóis bem longe tão os "rosqueiros" ops, rockeiros...é nois
pazzzzz