segunda-feira, maio 26, 2008

QUADRINHOS NACIONAIS PARA LER E COLECIONAR

Onda de lançamentos luxuosos de autores nacionais ressalta a alta qualidade da produção pátria, além do respeito das editoras com a HQ brasileira


Nem só de super-heróis gringos vive o leitor brasileiro quadrinhos, Maurício de Sousa que o diga. Mas, além do célebre criador de Mônica e Cebolinha, as livrarias e bancas têm recebido uma animadora oferta de HQs brazucas – tanto em termos de quantidade, quanto de qualidade.

Só no último mês, cinco álbuns de luxo – e até de alto luxo – aportaram nas lojas: Piratas do Tietê - A Saga completa Vol. 3, Níquel Náusea - Minha mulher é uma galinha (ambas da Devir Livraria), Quadrinhofilia, Leão Negro - Pepah (ambas da HQM Editora) e O alienista (Companhia Editora Nacional. Impossível deixar de citar também a revista Antologia Chiclete com banana, que está republicando o material da clássica revista homônima dos anos 80 e chega agora ao seu quinto número.

O leitor que tiver a oportunidade de conhecer todos estes materiais vai perceber, pelo menos, duas características marcantes da HQ brasileira. Uma é a variedade de estilos e temáticas. O quadrinista brasileiro que desenvolve um trabalho autoral não se limita a mostrar pessoas comas cuecas para fora das calças voando por aí, parecendo mais preocupado em desenvolver estilos e universos estéticos próprios e intransferíveis.

A outra característica que marca essa leva de lançamentos é a alta qualidade do quadrinho nacional, seja numa produção mais recente (como Quadrinhofilia e Níquel Náusea) ou mais antiga, como Piratas do Tietê e Chiclete com banana, ambos produzidos nos anos 80.

EDITORAS INVESTEM – Além da qualidade do material em si, é notável o cuidado editorial tomado com as edições em questão. Casas como a Devir e a HQM, numa atitude nobre e corajosa, investem em lançamentos mais do que dignos para HQs nacionais, numa clara tendência de (merecida) valorização desses trabalhos.

Nesse sentido, o carro-chefe é sem dúvida a coleção Piratas do Tietê - A Saga Completa, que apresenta as hilárias aventuras dos bucaneiros paulistanos criados pelo cartunista Laerte Coutinho. Piratas ganhou uma luxuriante coleção de três álbuns em capa dura e papel off-set de 120 gramas. No último e recém-lançado terceiro volume, um enorme poster colorido acompanha o livrão.


Mas os outros lançamentos, se não têm capa dura, também têm qualidade para conquistar qualquer leitor, como álbum Níquel Náusea - Minha mulher é uma galinha, sétima coletânea de tiras do cartunista e veterinário Fernando Gonsales.

Estrelada por uma constelação de animais engraçadíssimos, Níquel Náusea ganha a simpatia do leitor pelo humor simples e direto que muitas vezes reflete o inesgotável repertório da estupidez humana. De forma cômica, Gonsales toca em assuntos sérios com um toque leve, deixando espaço para quem lê tirar suas próprias conclusões. Risadas garantidas.

Demasiado humano também são os felinos de Leão Negro - Pepah. Criada na década de 80 por Cynthia Carvalho e Ofeliano de Almeida na década de 80, essa série de fantasia, aventura e um toque de erotismo retorna agora com um novo álbum, escrito pela mesma Cynthia e desenhada por André Mendes e Danusko Campos.

Estrelada por Othan, um anti-herói egoísta e dono de uma grande juba branca, Leão Negro se passa num mundo medieval habitado por leões antropomorfizados e – como não poderia deixar de ser – com o pavio bem curto e desejos irrefreáveis. O senão desta edição é a colorização em tons de cinza um tanto exagerada e que interfere um pouco na visualização dos belos desenhos. A HQM promete novos álbuns da série para breve.

Quem não curte muito o gênero da fantasia deve curtir bastante a crônica urbana sensível do curitibano José Aguiar, autor do álbum Quadrinhofilia. No caso de Aguiar, o termo "álbum" se adeqüa muito bem à sua obra, que apresenta uma coletânea de histórias avulsas, produzidas ao longo de uma década.

Versátil, premiado e com HQs publicadas na Europa, Aguiar é um dos maiores talentos dos quadrinhos nacionais na atualidade fora da seara do humor, merecendo pleno reconhecimento do público. Seu domínio da linguagem e a narrativa precisa são simplesmente impressionantes, dignos de muitos aplausos.


Outro lançamento que merece atenção é a adaptação do pernambucano Laílson de Holanda Cavalcanti para O alienista, a genial e irônica fábula de Machado de Assis sobre a hipocrisa que rege a sociedade.

Dono de um traço clássico, firme e com estilo próprio, Cavalcanti produziu a terceira adaptação recente da obra para os quadrinhos. As outras são de Francisco S. Vilachã (para a editora Escala Educacional) e dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá (para a AGIR). Ainda assim, é (mais) uma válida e bela re-interpretação do clássico.

14 comentários:

Nei Bahia disse...

Chicão, comecei tudo de novo!

http://meusom.wordpress.com


Podem passar lá e abrir o verbo, são todos bem vindos!!!

Franchico disse...

Bala, Nei! Quero ver, hein!!!

Aproveitando o momento bloguístico, gostaria de recomendar à todos o texto que minha senhora escreveu sobre o filmaço Na Natureza Selvagem, de Sean Penn.

Aqui:
http://querosertinamodotti.blogspot.com/

Aliás, quem ainda não assistiu, trate de fazê-lo, pois é um dos melhores filmes do ano, fácil. Comecem se informando mais lendo o textinho de Carol....

Nei Bahia disse...

Chicão, valeu pela visita!!



Os comentários já estão regularizados!!!

Franchico disse...

Lembram daquele genial trailer que rolou pelo You Tube, Italian Spider-Man? Pois é, o filme está saindo em capítulos pelo You Tube e no MySpace do filme:

http://www.myspace.com/theitalianspiderman

Mas a história real por trás de tudo isso está aqui, no Omelete:

http://www.omelete.com.br/game/100012854/Homem_Aranha_Italiano.aspx

Eu só digo uma coisa: é O filme do ano. (Filme trash do ano, bem entendido...)

Franchico disse...

Por falar em filme do ano, o de 2009, Watchmen, liberou mais uma imagem fodaça, dos Minutemen, grupo de heróis que atuou nos românticos anos 40:

http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n28052008_07.cfm

Franchico disse...

Um gibi antigo da revista Mystery Tales, que apareceu em um episódio de Lost, foi arrematado em leilão por um grupo de nerds que está postando as páginas num blog. Diz que no gibo tem várias pistas para os segredos da série.

A notícia>
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=16056

E o blog:

http://www.mysterytales40.com/

Franchico disse...

Já falei por aqui que QUALQUER FILME COM WILL FERREL É DUCARALHO? Pois é, olha só mais esse:

http://www.omelete.com.br/cine/100012866/Step_Brothers__Sai_o_trailer_para_maiores_da_comedia_com_Will_Ferrell_e_John_C__Reilly.aspx

osvaldo disse...

agora è manter a frequencia nei. bela a do casca formaçao classica.e quem continua arrepiando no blog é tarcisio (aka buenas) no on the rocks. seu texto sobre o joy division e seu aniversario é um dos mais bonitos textos que li ultimamente.

http://buenasrocks.blogspot.com/

José Aguiar disse...

Caro Chico,
Agradeço muito a divulgação do meu Quadrinhofilia e os elogios! São comentáros como os seus que nos motivam a seguir adiante! Tomei a liberdade de reproduzir seu texto em meu blog: www.joseaguiar.com.br/blog
Quando tiver um tempinho, passe por lá.
Grande abraço
José

Franchico disse...

Verdade, Brama, o blog do Tarcísio é bom, mesmo.

Aguiar, fico honrado com sua visita. Volte sempre!

Franchico disse...

Atenção, fãs do Guided By Voices!

"A Transfusão Noise Records orgulhosamente anuncia o primeiro tributo brasileiro ao Guided By Voices e com a benção do Robert Pollard.

Estamos convocando todas as bandas nacionais que são fãs do Guided By Voices para participarem do disco. Para os interessados, façam contato pelo e-mail transfusaonoiserecords@bol.com.br.

O projeto sairá em disco físico e virtualmente se possivel até o fim do ano numa parceria da Transfusão Noise Records com a Pisces Records.

O nosso Música Social também participará do lançamento virtual do tributo. "

http://transfusaonoiserecords.blogspot.com/

osvaldo disse...

Da serie "telma eu não sou gay"

Paulo Coelho admite ter tido três relações homossexuais.
O jornalista Fernando Morais, que conta as histórias na biografia do mago que será lançada no dia 9, diz que o escritor não contraria a tese de que "não existe ex-gay no mundo".
"O Paulo não é ex-gay simplesmente porque nunca foi gay. Ele foi, viu e saiu da experiência convencido de que não queria nada daquilo."

tá explicado porque Paulo Coelho é considerado "magico".

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u406565.shtml

Nei Bahia disse...

Já tem novidade lá novamente!!

A nova investida de dois baianos exilados.

www.meusom.wordpress.com



Obs: Chicão, desculpe mais ainda vou vampirizar muito esse espaço até a galera decorar o caminho!

osvaldo disse...

me faltam palvras. uma das coisas mais surreais que ja vi na vida. estava de bobeira em casa e sintonizei no canal 39 (cnt). estava passando o show do sergio mallandro, aquele mesmo do glu glu. depois de uma reportagem com o mc creu e moranguinho ( como assim vc nao sabe quem é a moranguinho?) e umas pegadinhas toscas sergio mallandro chama um clipe de um filme chamado opera do mallandro. em diversos ritmos e clipes com os respectivos "cantores" destes clipes , clones de michael jackson ,ozzy osbourne (!!!???), jesus christ superstar e flashdance, cantam no estilo correspondente versoes de ... bilu teteia!!!!! genio absoluto! de tao trash é impagavel. como diz rogerio big brother: o mundo é dos sem noçao. ah tem o site pra provar que nao estou louco
www.operadomallandro.com.br