Ela é lourinha, nasceu e cresceu num lugarejo isolado da costa Norte do País de Gales, mas canta como uma diva negra da Motown.
Ela é Aimee Anne Duffy, ou simplesmente, Duffy, a cantora-sensação que vem sendo considerada a Amy Winehouse da vez com os hits Rockferry e Mercy, um soul incendiário que lembra os melhores momentos de Aretha Franklin.
Ao contrário de Winehouse, responsável por estabelecer de vez a onda de novas cantoras soul pop retrô junto à nomes como Joss Stone, Leona Lewis e Macy Gray, a bem comportada Duffy não é exatamente uma unanimidade da crítica, que a acusa de ser uma armação desprovida de personalidade, a exemplo da resenha de Greg Cochrane para Rockferry no influente semanário inglês New Musical Express.
Ora, estilo próprio por estilo próprio, nenhuma das cantoras citadas o tem de fato, pois todas apenas recauchutam um estilo retrô que muitos acreditavam morto.
Arrotos da crítica à parte, o que vale mesmo é o feeling de quem ouve. Produzido pelo guitarrista Bernard Butler (ex-Suede, banda referência da geração britpop que consagrou Oasis e Blur), Rockferry é um álbum de imensas qualidades.
De sonoridade sofisticada, o disco apresenta rebuscados arranjos de cordas emoldurando o vozeirão de Duffy em melodias encantadoras, claramente inspiradas na era de ouro do pop negro americano e mesmo britânico à moda Dusty Springfield, a precursora cantora inglesa, resgatada do ostracismo nos anos 90 por Quentin Tarantino, que incluiu o hit Son of a Preacher Man, na trilha do filme Pulp Fiction.
Referências à parte, Duffy pode não ter superado Amy Winehouse na estréia, mas deixou Joss Stone e Leona Lewis, com seus trabalhos inconsistentes, comendo poeira lá atrás. O tempo dirá, afinal, quem é Duffy, se uma deusa ou uma armação.
Rockferry
Duffy
Universal
26,90
www.iamduffy.com
Blog (que, nos seus primórdios, entre 2004-05, foi de um programa de rádio) sobre rock e cultura pop. Hoje é o blog de Chico Castro Jr., jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é repórter do Caderno 2+ do jornal A Tarde, no qual algumas das matérias vistas aqui foram anteriormente publicadas. Assina a coluna Coletânea, dedicada à música independente baiana. Nossa base é Salvador, Bahia, a cidade do axé, a cidade do terror.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
19 comentários:
Watchmen news...
http://www.omelete.com.br/dvd/100012820/Animacao_de_Watchmen_saira_mesmo_em_DVD__filme_ja_tem_tres_horas_de_duracao.aspx
Páááááááára tudo! Que porréessa?
Cinzas de Kurt Cobain são roubadas
http://br.noticias.yahoo.com/s/080602/48/gjo425.html
Man, com uma boquinha dessas ela pode até ser armação, que deusa ela já é. ié.
Oh, man! Acabo de ouvir Rockferry...se for armação, que venham mais dessa!
RIP Bo Diddley...
http://www.omelete.com.br/musi/100012955/Morre_o_bluesman_Bo_Diddley.aspx
Num é, Cebola? Concordo em gênero, número e grau. Se vc for ler as resenhas do NME pra essa mulher, dá até raiva, são cruéis. É como se ela tivesse a obrigação de ser suja, drogada e detonada como Amy W. para ter legitimidade. A imprensa inglesa, ou pelo menos, boa parte dela, é patética.
Opa! Aqui tem coisa.
http://www.omelete.com.br/cine/100012957/Comediante_em_ascensao_e_cineasta_indie_em_inusitado_filme_de_fantasia.aspx
Se Will Ferrel botou o cara debaixo de sua asa, é porque, definitivamente, aí tem coisa...
Momento zôo-nerd:
Cientistas descobrem rã com as garras de Wolverine
http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n03062008_01.cfm
O Música Social lascou uma cacetada de mp3 em homenagem ao mestre Bo...
http://musicasocial.blogspot.com/
Vejam Robert Downey Jr. acertar um chute nos bagos do Jack Black.
http://www.omelete.com.br/cine/100012983/Kung_Fu_Panda_versus_Homem_de_Ferro_em_hilario_video_viral_de_Tropic_Thunder.aspx
O Rock Loco tambem é serviço de Utilidade Publica, ta lá no Terra:
Usar calcinha faz mal à saúde, dizem especialistas
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI1289577-EI1510,00.html
brahma, o abafamento da área colabora com a proliferação bacteriana e fungica, então, certo mesmo estavam as indias que não desenvolviam aroma de bacalhau da noruega.
Mario
pois é mario, agora vou entender perfeitamente quando uma mulher falar que esta se setindo abafada
Ow oiii!!Queria primeiramente
paabenisar seu blog e perguntar sua opiniao!!!
oq vc acha mtas pessoas
dizem q a duffy imita a amy winehouse??
xau ^^
http://newvibrations.blogspot.com/
Bem, eu adoro o estilo de musica soul. Posso dizer que gosto de duas grandes vozes. Joss Stone e agora Duffy. Ca me parece k a duffy veio para prometer. Da amy winehouse detesto, não sei se pelo estilo dela ou da vida k ela leva mas nunca gostei. Esta nova cantora duffy supera, tem um estilo mt simples e uma voz autentica. Sem dúvida, Joss stone, pela sua simplicidade e simpatia, tem um vozeirão e isso é inegavel. Agora Duffy, com um estilo mais melancolico e extremamente bonito. Ja ouvi o cd todo. Ta aprovadissimo. Amy winehouse = pessoa sem personalidade lol
Ah a Duffy nao emita a amy winehouse. Quem ouve vê que n tem nd a ver. As letras da amy sao sacanas e porcas. Duffy nao tem nd a ver. 1º Duffy, 2ºJoss Stone e por fim a drogada da amy na minha opiniao, mas admito, se a amy mudasse de postura... ca me parece k a coisa mudaria. É um facto, amy tem uma voz incrivel tbm, mas devia haver uma grande virada com ela, mas como n muda d atitude fica a leguas de joss e agora da magnifica Duffy.
Desde hoje,26/09/08 pela primeira vez que a ouvir, ñ consigo parar. Adorei a música, Serious Live.
Me apaixonei pela voz!
Além da beleza, Duffy canta e muito, tem um swong que poucas tem. Apesar dos meus 62 anos, e sendo conservador,admiro seu canto, sua voz, sua beleza, sua elegância.
muito boa e musicas com muito senso de musica..
Postar um comentário