sexta-feira, maio 16, 2008

THE GLADIATORS MOSTRAM SUAS ARMAS NA BAHIA

The Gladiators, banda clássica do ritmo jamaicano, toca neste domingo com as locais Mosiah e Rastabrothers Duo Dub

Domingo, 18 de maio, será um dia especial para todos os fãs do reggae em Salvador. A lendária banda jamaicana The Gladiators, considerada uma das melhores de todos os tempos, além de ser também uma das responsáveis pela disseminação do ritmo pelo mundo, se apresenta hoje, na casa Espetáculo, na Boca do Rio, com abertura das locais Mosiah Roots e Rastabrothers Duo Dub.

Fundada como um trio vocal por Albert Giffiths, David Webber e Errol Grandison há 40 anos, em 1968, a Gladiators ganhou esse nome por causa do filme Ben-Hur (1959). A idéia de escravos lutando pela liberdade contra a Babilônia impressionou Griffiths.

O núcleo que deixaria a banda famosa no decorrer dos anos 70, contudo, contaria apenas com Griffiths de membro original, além de Clinton Fearon – hoje em carreira solo – e Gallimore Sutherland.

Juntos, os três cometeriam um punhado de álbuns clássicos, como a trilogia Trenchtown Mix Up (1977), Proverbial Reggae (1978) e Naturality (1979), entre outros. O grupo trabalhou ainda em parceria com outras lendas do estilo, como o rei do dub Lee Scratch Perry – com quem gravaram Jah Vengeance (1974) – e Eddy Grant.

Em 2005, já destituído de Fearon, Griffiths resolveu que era hora de passar o bastão à nova geração, e, com o álbum Father and Sons, se despediu da banda e apresentou seus filhos Al (vocais) e Anthony Griffiths (bateria), que hoje a lideram, junto com o remanescente Sutherland.

"A reggae music jamais morrerá. Nós lutamos por isso, pois ela é a música que traz os ensinamentos de Jah, é o que alimenta nosso corpo e alma", garante o vocalista. em entrevista por telefone, de um hotel em Goiânia. "É uma grande honra e um prazer continuar o legado que meu pai iniciou há 40 anos", afirmou.

No momento, o grupo está trabalhando – entre um show e outro – no CD sucessor de Father and Sons, o primeiro sem o Griffiths pai. "Assim que voltarmos para a Jamaica, após essa turnê brasileira, concluiremos as gravações. Logo depois, viajaremos para alguns shows na França", disse.

O show de hoje, segundo Griffiths, será uma mistura de números clássicos com outros do álbum de 2005, como Jah Works, Hearsay e God Bless.

LOCAIS – Antes dos gladiadores do reggae, porém, os espectadores assistirão às apresentações da estreante Rastabrothers Duo Dub e da experiente Mosiah Roots.

Com dez anos de atividades no cenário local, a Mosiah já conta com um bom público cativo na cidade. "Esse é um ano comemorativo para a Mosiah. Já fizemos um show em tributo à Bob Marley e agora tocamos com uma das bandas que mais nos influenciaram", conta Luciano Correia, vocalista.

Em processo de gravação do segundo CD de estúdio, o grupo ainda planeja o lançamento de um DVD ao vivo comemorando a década de fundação, cuja registro está previsto para "agosto ou setembro, em local ainda ser definido", adianta o músico.

The Gladiators, Mosiah Roots e Rastabrothers Duo Dub | 18 de maio, 17 horas | Espetáculo | Av. Octavio Mangabeira, s/n, Boca do Rio, na sede de praia do Esporte Clube Bahia (3232-0239) | R$ 25,00 (preço promocional para todos) | À venda nos balcões Pida e no local

Nenhum comentário: