terça-feira, maio 20, 2008

UNIVERSO ONÍRICO É O TEMA DA FRONT 19

Coletânea de HQ nacional destaca novo autor baiano



A cada três meses, fãs de quadrinhos têm uma boa oportunidade de conhecer os melhores novos autores nacionais que vêm surgindo entre a internet e os cursos de HQ e design na revista Front.

No número mais recente, o 19, o destaque - para os baianos - é o autor local André Leal e sua musa e parceira, a jovem Fernanda Breta, que protagoniza sua própria HQ, O cheque de 7 dígitos.

A cada edição, a publicação elege um tema para os quadrinistas trabalharem da forma que melhor lhes convir. Neste número, o tema é "Sonho", um prato cheio para qualquer cartunista.

Dono de um traço que oscila graciosamente entre o caricatural e o realista-detalhista, Leal cria uma divertida aventura esportiva para a doutora Fernanda, veterinária que é a principal jogadora da equipe de vôlei da clínica onde trabalha.

Acontece que, sabendo da grande habilidade da veterinária na quadra, o dono da clínica adversária faz um trabalho de feitiçaria para amarrar a moça na competição. Em jogo, um cheque de sete dígitos apostado entre dois magnatas.

Leal recheia seus desenhos de referências, como um dos personagens que surge num sonho para Fernanda, inspirado no Morpheus (interpretado por Laurence Fishburne) no filme Matrix. Ele ainda se dá ao luxo de incluir em quadros nas paredes e nas camisas dos personagens, ilustrações de amigos, como o emergente designer Túlio Carapiá.

No geral, a Front conta com um time bastante homogêneo de autores, quase todos de nível profissional muito bom, como André Leal. É notável, por exemplo, a narrativa madura e bem resolvida da HQ que abre a revista, Doces Sonhos, de Daniel Esteves e Júlio Brilha, uma crônica urbana de sonhos abandonados em desenhos de encher os olhos.

Folheando a revista, é impossível não se deixar impressionar pelas diversas experimentações gráficas de quadrinistas como Will e Leonardo Santana (em Sonhos 2.0), Sidnei Akiyoshi (em Amarraapá) e Leandro Moraes (em Rosto em descanso), todos aproveitando muito bem o formato horizontal deste número.

Há ainda as técnicas múltiplas (aquarela, colagem, fotografia) de Fernando Real em Erè Mela, igualmente preciosas.

Front 19
Vários artistas
Via Lettera
112 p. |R$ 27
http://front.vialettera.com.br

CONHEÇAM O TRABALHO BACANA DE ANDRÉ LEAL AQUI: http://bibifonfon.blogspot.com/
E TAMBÉM SUA MUSA, A BELA E MISTERIOSA FERNANDA BRETA AQUI: www.fernandabreta.com.br/

4 comentários:

Franchico disse...

Spike Lee tá virado no estupor em Cannes....

http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/cultura_filme_lee_critica_cannes_pol

Franchico disse...

As dez capas de álbuns de rock desenhadas por artistas dos quadrinhos mais legais de todos os tempos, segundo o site Topless Robot.

http://universohq.blogspot.com/

Tem Neal Adams, Todd McFarlane, Berni Wrightson, Simon Bisley, Peter Bagge...

...só faltou algum brasileiro....

Franchico disse...

A escritora "indie" Clarah Averbuck (o que é isso, meu deus?) e seu parceiro Daniel Poeira colocaram no ar um blog sobre HQ.

http://www.quadrinhoscoquetes.blogspot.com/

OK, os textos são legais.

Franchico disse...

Dicas de Luciano Matos:

Lista dos 50 discos indepedentes do rock brasileiro mais importantes dos últimos 10 anos:

http://www.senhorf.com.br/agencia/main.jsp?codTexto=4789

(Específico é pouco.)

Texto polêmico de Thiago Ney (Folha) sobre o financiamento governamental para festivais independentes:

http://ilustradanopop.folha.blog.uol.com.br/arch2008-05-04_2008-05-10.html#2008_05-09_15_35_37-125924377-0