
A cada três meses, fãs de quadrinhos têm uma boa oportunidade de conhecer os melhores novos autores nacionais que vêm surgindo entre a internet e os cursos de HQ e design na revista Front.
No número mais recente, o 19, o destaque - para os baianos - é o autor local André Leal e sua musa e parceira, a jovem Fernanda Breta, que protagoniza sua própria HQ, O cheque de 7 dígitos.
A cada edição, a publicação elege um tema para os quadrinistas trabalharem da forma que melhor lhes convir. Neste número, o tema é "Sonho", um prato cheio para qualquer cartunista.
Dono de um traço que oscila graciosamente entre o caricatural e o realista-detalhista, Leal cria uma divertida aventura esportiva para a doutora Fernanda, veterinária que é a principal jogadora da equipe de vôlei da clínica onde trabalha.
Acontece que, sabendo da grande habilidade da veterinária na quadra, o dono da clínica adversária faz um trabalho de feitiçaria para amarrar a moça na competição. Em jogo, um cheque de sete dígitos apostado entre dois magnatas.

No geral, a Front conta com um time bastante homogêneo de autores, quase todos de nível profissional muito bom, como André Leal. É notável, por exemplo, a narrativa madura e bem resolvida da HQ que abre a revista, Doces Sonhos, de Daniel Esteves e Júlio Brilha, uma crônica urbana de sonhos abandonados em desenhos de encher os olhos.
Folheando a revista, é impossível não se deixar impressionar pelas diversas experimentações gráficas de quadrinistas como Will e Leonardo Santana (em Sonhos 2.0), Sidnei Akiyoshi (em Amarraapá) e Leandro Moraes (em Rosto em descanso), todos aproveitando muito bem o formato horizontal deste número.
Há ainda as técnicas múltiplas (aquarela, colagem, fotografia) de Fernando Real em Erè Mela, igualmente preciosas.

Vários artistas
Via Lettera
112 p. |R$ 27
http://front.vialettera.com.br
CONHEÇAM O TRABALHO BACANA DE ANDRÉ LEAL AQUI: http://bibifonfon.blogspot.com/
E TAMBÉM SUA MUSA, A BELA E MISTERIOSA FERNANDA BRETA AQUI: www.fernandabreta.com.br/
4 comentários:
Spike Lee tá virado no estupor em Cannes....
http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/cultura_filme_lee_critica_cannes_pol
As dez capas de álbuns de rock desenhadas por artistas dos quadrinhos mais legais de todos os tempos, segundo o site Topless Robot.
http://universohq.blogspot.com/
Tem Neal Adams, Todd McFarlane, Berni Wrightson, Simon Bisley, Peter Bagge...
...só faltou algum brasileiro....
A escritora "indie" Clarah Averbuck (o que é isso, meu deus?) e seu parceiro Daniel Poeira colocaram no ar um blog sobre HQ.
http://www.quadrinhoscoquetes.blogspot.com/
OK, os textos são legais.
Dicas de Luciano Matos:
Lista dos 50 discos indepedentes do rock brasileiro mais importantes dos últimos 10 anos:
http://www.senhorf.com.br/agencia/main.jsp?codTexto=4789
(Específico é pouco.)
Texto polêmico de Thiago Ney (Folha) sobre o financiamento governamental para festivais independentes:
http://ilustradanopop.folha.blog.uol.com.br/arch2008-05-04_2008-05-10.html#2008_05-09_15_35_37-125924377-0
Postar um comentário