sexta-feira, abril 25, 2008

ANDRÉ MATOS ESTRÉIA SOLO NA CONCHA


Um dos maiores nomes do heavy metal brasileiro, o cantor e tecladista André Matos, apesar de contar apenas 36 primaveras, tem uma longa história de carreira para contar. História essa que deverá ser descortinada no show que ele faz amanhã, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

Em turnê de divulgação do seu primeiro álbum solo, Time to be Free, Matos iniciou a carreira na tenra idade de 13 anos, quando fundou a banda Viper, a qual, ao lado da mineira Sepultura e da carioca Dorsal Atlântica, se tornou um dos maiores expoentes do metal nacional. Depois de lançar dois LPs - aclamados inclusive no exterior - com a Viper, Soldiers of Sunrise (1987) e Theatre of Fate (1989), André saiu da Viper para se dedicar aos estudos de Composição e Regência.

Em 1991, montou a banda Angra, que fez bastante sucesso nos três álbuns de estúdio e mais um punhado de CDs ao vivo e EPs que lançou ao longo da década.

Em 2000, deixou a Angra após desentendimentos com o empresário e partiu para montar a banda Shaaman, com a qual lançou mais dois álbuns, Ritual (2002) e Reason (2005).

Em 2006, mais uma vez o inquieto músico resolveu partir para um novo projeto, desta vez, solo. "Essa idéia da banda solo começou há dois anos. É uma banda mesmo. O pessoal que toca comigo é o mesmo que gravou o CD Time to be Free e tem a ver com minha história. É gente que tocou comigo na Angra e na Shaaman, como Fábio Ribeiro (teclados), Luiz Mariutti (baixo), Hugo Mariutti e André Hernandez (guitarras)".

A novidade é o jovem baterista Eloy Casagrande, de apenas 16 anos. "Testamos alguns músicos e ele foi uma revelação, até já ganhou um prêmio da revista Modern Drummer, como o Baterista Nº 1 das Américas", conta André.

Time to be Free, segundo o cantor, é ”uma resposta à esse mundo tão massificado, uniformizado. A música pode resgatar alguns valores que estão se perdendo”, acredita.

MAIS ALGUNS TRECHOS DA ENTREVISTA COM ANDRÉ MATOS
(Que por questão de espaço, ficaram de fora da matéria)


TIME TO BE FREE - "A primeira impressão que esse título causa é essa mesmo, de busca da liberdade, agora estou livre para revisitar todos os momentos da minha carreira."

MERCADO METAL - "Esse estilo musical, cantando em inglês, evidentemente visa o mercado externo também. E o Brasil ainda não tem um mercado sólido para isso, coisa que já existe lá fora. Mas acho que, aos poucos, vamos criando um. Existe um lado transgressor no metal, mas também tem um lado muito técnico, apurado em nível musical e profundo no nível nas idéias. Pô, vamos tocar num palco maravilhoso, que é a Concha Acústica de Salvador. Isso já é um (bom) sinal".

JAPÃO e OROPA - Já trabalho no Japão há uns 20 anos, desde o primeiro disco da Viper. Lá o metal é pop. Time to be Free foi super bem recebido por lá, quando o lançamos em agosto de 2007. Foi o segundo CD mais vendido durante um mês inteiro e tocamos no maior festival de rock de lá, o Loud Park. Isso abre as portas para o mercado europeu, onde lançamos o CD em fevereiro pelo selo SPV com uma resposta muito boa de público e crítica. E vamos fazer a Ásia e a Europa de novo no segundo semestre".

BRAZIL - "Aqui a coisa vai caminhando. Conseguimos lançar o CD por uma major, a Universal, o que nos garante uma boa distribuição. Se o cara quiser comprar nosso CD no Acre, ele encontra. E desde que saiu, ele tem se mantido entre os 5 CDs mais vendidos do segmento rock".

LONGA ESTRADA - "Comecei com o Viper aos 13 anos, lancei o primeiro LP com 15. Foi tudo muito precoce. Nunca pensei que o rock fosse um estilo que permitisse ao músico envelhecer nele, e desde os anos 80, não é o que vemos. Isso me anima bastante a continuar. Os caras do Maiden já tão 55 anos, eu ainda tenho 36, então tem muita estrada ainda pela frente".

AVANTASIA - "Também no segundo semestre, estarei acompanhando o espetáculo Avantasia, que é uma ópera rock criada pelo Tobias Sammet, da banda Edguy. Ele criou esse negócio tem uns 10 anos. Vou percorrer os festivais de verão da Europa e também pelas Américas. Faço mais de um papel. Começa em junho e vai até agosto. Serão uns nove festivais só na Europa, tem até na Transilvânia. Então esse segundo semestre vai ser bem movimentado pra mim, mas assim que é bom, né?"

Time To Be Free World Tour
Show de André Mattos e banda
Abertura das bandas Nomin e Face on Fact
Domingo, 17 horas
Concha Acústica do Teatro Castro Alves
Praça 2 de Julho, s/n, Campo Grande (3339-8000)
R$ 20 e R$ 10

5 comentários:

Franchico disse...

Devo acrescentar que ele foi simpatissímo durante a entrevista, e mais ainda quando soube que temos a mesma idade e eu era leitor da revista Metal nos anos 80...

Franchico disse...

Atenção, chincheiros da minha Bahia, para o release que acabou de chegar por email:

MARCHA DA MACONHA 2008
O protesto integra um movimento que acontece simultaneamente todos os anos em mais de 190 países, o MILIAN MARIJUANA MARCH, sempre no primeiro final de semana de maio e busca chamar atenção para O FATO QUE A PROIBIÇÃO DA MACONHA PROVOCA MUITO MAIS DANOS E VIOLÊNCIA QUE O SEU USO LEGALIZADO JAMAIS PODERIA FAZER. A Marcha da maconha é um evento que acontece em mais de 200 cidades no mundo todo no primeiro fim de semana de maio.

Vamos fazer uma passeata alinhada ao calendario mundial da marcha global da marijuana, que acontece no primeiro fim de semana de maio. LEVEM CARTAZES, BANDEIRAS E TUDO QUE VOCÊS ACHAREM LEGAL.

De acordo com as leis brasileiras é ilegal fumar ou fazer apologia à maconha.
NÃO DÊ MOLE!

Programação da Marcha
Dia: 4 de maio de 2008 - Domingo

Local: Cuiabá, MT
Horário: 14:00hs. Pça. Ipiranga

Local: Curitiba, PR
Horário: 14:00hs. Largo da Ordem

Local: Brasília, DF
Horário: 14:00hs. Catedral

Local: Belo Horizonte, MG
Horário: 15:00hs. Pça. da Estação

Local: Fortaleza, CE
Horário: 14:00hs. Ponte Metálica

Local: João Pessoa, PB
Horário: 14:00hs. no Busto de Tamandaré

LocalL Recife
Horário: 14:00hs. Rua do Apolo, Recife Antigo

Local: Rio de Janeiro, RJ
Horário: 14:00hs. no Arpoador

Local: Salvador, BA
Horário: 14:00hs. Pça Campo Grande

Local: São Paulo, SP
Horário: 14:00hs. Parque Ibirapuera

Visitem o site da Marcha da Maconha Brasil
http://www.marchadamaconha.org

Fórum para organização da marcha de 2008
http://www.marchadamaconha.org/board

Flyer Marcha da Maconha Brasil 2008
http://www.marchadamaconha.org/blog/wp-content/themes/default/images/flyer/flyer_marcha2008.jpg

Jingle da Marcha da Maconha 2008
www.myspace.com/marchadamaconha

2ª edição do Seminário “Maconha na Roda”
Além da Caminhada pelo respeito à Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos na elaboração de Políticas Públicas e Leis sobre Drogas, a edição Salvador da Marcha da Maconha contará também com a 2ª edição do Seminário “Maconha na Roda”: Políticas Públicas em diálogo com a Sociedade Civil. Serão 6 dias de evento com debates, palestras, exibição de vídeos sobre diversos aspectos da planta e seus usos com especialistas, pesquisadores, redutores de danos, ativistas e membros da sociedade civil.

Conheça a programação e se inscreva gratuitamente:

www.maconhanaroda.blogspot.com

DEBATA!!

DIVULGUE!!

PARTICIPE!!

DEBATA!!

DIVULGUE!!

PARTICIPE!!

osvaldo disse...

na linha mucho loco esse papo de ronaldo fenomeno. quis papo é esse meu? confundir berimbau (pau?) com gaita? nao tem jeito , no brasil parece que uma maldiçao ataca os nossos idolos vide joao do pulo , garrincha , airton senna ... so pelé ainda se mantem. até vc ronaldao???

osvaldo disse...

falando em boiola surgiu (mais) uma controversia envolvendo morrisey. o aguardado (pelo menos para mim) e novo do sparks tem uma faixa chamada "lighten up , morrissey", algo como alegre-se morrisey. pronto, a imprensa musical inglesa , que em grande parte tem pessimas relaçoes com mozzer, especulou que era um ataque no bardo e começou a criar o maior clima. os irmaos mael tiveram que se pronunciar oficialmente que a tal musica na verdade é sobre um cara que sofre com a comparaçao (desfavoravel) que sua amada faz dele com moz. o disco do sparks que chama "exotic creatures of the dark" , sera lançado em 18/05 e apesar de cercado de grande expectativa devido ao inesperado e crescente culto envolvendo a veterana banda anglofila americana , e até agora nao vazou nada na net do disco.e olha que se vc entrar nos foruns(sao varios) do site oficial do sparks http://www.allsparks.com/ , gente do mundo inteiro esta caçando a parada. o que deve significar que tem um monte de gente no mundo que nao tem nada melhor pra fazer. to nem ai, roll another one!

osvaldo disse...

outra banda mezzo obscura que ressurgiu em 2005, o van der graaf , um improbabilissimo sobrevivente do rock progressivo, acaba de lançar mais , trisector. se é possivel dizer isso , é o disco mais "acessivel" do veiculo favorito de peter hamill e suas letras atormentadas embaladas pelo caracteristico som denso com muito hammond. mas a questao que quero apontar è que ao contrario que quem viveu a era punk acreditava, o prog nao morreu , pelo contrario , revive em bandas como o radiohead , que se tornou uma banda prog.alem de bandas progressivas mais classicas , que continuam suas carreiras , outras como o van der graaf tem relaçao estreita com a produçao de varias bandas que fazem um som que chamo hoje de post-prog. alem do radio head se voce parar pra escutar pode-se incluir ai bandas como six organs of admittance, broken social scene , mars volta , califone , explosions in the sky , soft pink truth , um porrilhao de bandas eletronicas mais experimentais tipo matmos e porque nao, bjork ( uma kate bush dos 90/00, so que mais chata). nao tenho duvidas, prog ainda vive.