quarta-feira, dezembro 26, 2007

DUB DO BÃO

Zion Train, ídolos ingleses do dub, fazem dois shows na Bahia


Principal nome do dub inglês, o grupo londrino Zion Train faz dois shows na Bahia: um hoje na casa de shows Zauber Multicultura (no Centro) e outro na festa de reveillon Universo Paralello, na praia de Pratigi, Ituberá, a 170 quilômetros de Salvador.

Na Zauber, a festa contará com a abertura do grupo carioca Digital Dubs e do local Ministereo Público.

O dub é uma variação do reggae surgida nos anos 70, na Jamaica, a partir das experimentações de engenheiros de som nos estúdios da ilha caribenha. Eles remixavam sucessos do reggae dando ênfase no baixo, que ganhava tons mais graves, além de estenderem a duração das músicas, adicionando efeitos, loops, ecos e reverberações, deixando o som mais espacial e viajante.

Formado em 1990, o Zion Train é justamente o responsável pela popularização do estilo na Europa, além de aproximá-lo das cenas de música eletrônica e world music, elementos com os quais temperou suas músicas.

Além do único membro fundador restante, Neil Perch (baixista e DJ), o grupo conta com diversos músicos respondendo pela parte de vocais, sopros, bateria, teclados e guitarras.

Nos shows da turnê brasileira, porém, somente o líder e mais dois vocalistas (Lua e MC YT) se apresentarão. O show é basicamente Perch discotecando e mixando ao vivo, enquanto os dois vocalistas se revezam ao microfone.

Desde seu primeiro CD, Passage to Indica (1992), ganhou a aclamação do público e a admiração da crítica especializada com sua bem elaborada fusão do reggae dub com outros ritmos dançantes.


Nesta segunda vinda do Zion Train ao Brasil (a primeira foi em 2006), Perch e cia. divulgam seu mais novo CD, Live as One (2007), lançado lá fora em agosto último pelo próprio selo da banda, Universal Egg, e no Brasil, através de uma parceria com os selos Muzamba e SoundSystem Brazil.

No exterior, a crítica especializada saudou Live as One como um bem-vindo retorno do grupo para uma sonoridade estritamente reggae, em detrimento das experimentações world music do passado.

Para os brasileiros, o álbum tem um atrativo a mais na faixa Terror Talk, cuja letra traz duras críticas à Scotland Yard pelo assassinato do jovem mineiro Jean-Charles de Menezes, abatido a tiros no metrô londrino por policiais à paisana que suspeitavam que o rapaz era terrorista.

No vídeo-clipe da faixa, disponível no site You Tube, o rapaz é novamente homenageado. Além do som na medida para animar festas na praia, a edição nacional do CD é caprichada, com textos em português.

Zion Train, Digital Dubs e Ministereo Público
27 de dezembro, 22 horas
Zauber Multicultura (Ladeira da Misericórdia, 11, Pelourinho (3326-2964)
R$ 12 antecipado, R$ 15 na hora
Mais informações: www.zaubermulticultura.com.br

3 comentários:

Franchico disse...

Mark Millar, o escocês que é o mais criativo e bombástico escritor de quadrinhos mainstream da atualidade, ataca novamente.

http://www.omelete.com.br/quad/100009933/Super_heroi_do_YouTube_e_mesmo_jogada_comercial_da_Marvel.aspx

Franchico disse...

Recebido agora há pouco de um colega:

"Da série "pense num absurdo..."

O dançarino do grupo Saiddy Bamba decidiu levar seu rebolado para o mundo da política. Leokket vai concorrer ao mandato de vereador de Salvador. Ele se associou ao PR. Além de Leokret, também concorrem na eleições 2008 Cumpadre Washington (ex-vocalista do Tchan) e Sara Verônica (ex-dançarina da Boquinha da Garrafa)."

Breve, Durval Lelys no Palácio Thomé de Sousa e Ivetão em Ondina (com Brown como Secretário de Cultura). Nóis merece...

osvaldo disse...

pra encerrar o ano, enquanto ele nao vem: uma serie de podcasts sobre bob dylan no Legacy Recordings Podcast : Bob Dylan Podcast, comandado por patti smith , e participaçoes de greil marcus, membros do the band , anthony decurtis e o proprio dylan.classico instantaneo :
http://blogs.legacyrecordings.com/podcast/category/bob-dylan/