sexta-feira, abril 08, 2005

O CINEMA BAIANO NÁO EXISTE!

Esta, entre outras declaracoes bombasticas e geniais (to num cybercafe com o teclado desconfigurado, nao reparem a falta dos acentos) foi a tonica do historico programa de ontem a noite com o professor da Facom-UFBA e colunista (ha 30 anos!) de cinema do jornal Tribuna da Bahia, Andre Setaro. Gostaria de agradecer a Sora Maia e Franciel Cruz por terem viabilizado esse momento unico na historia do Rock Loco. O mestre, no inicio um pouco timido, foi se soltando ao longo do programa e no final, ateh dedicou uma cancao romantica "a todo o povo do Nordeste de Amaralina`, apesar da radio ser na Santa Cruz, mas tudo bem, eh tudo vizinho, tah tudo em casa. Outro momento marcante foi quando ele reclamou da fixacao academica com essa tal de contemporaneidade. "Ateh quando eles vao no banheiro, levam a contemporaneidade junto. Eu nao faco parte disso", proclamou. Falamos ainda da indigencia cultural vigente em nosso estado em paralelo com o passado glorioso dos anos 50 e 60, quando, segundo o mestre, "vinha gente ateh de Noviorque assistir as pecas montadas por Martim Goncalves na Escola de Teatro da UFBA". E hoje, hein?

Quem ouviu o programa ficou sabendo tambem da origem da expressao CHUPA CAETANO, que era muito ouvida nos cinemas de outrora quando as luzes se apagavam e os casais punham a se beijar,ou como lembrou o professor, "davam umas coladas", como se dizia na epoca.

Obrigado, professor. E volte quando quiser, que a casa eh sua.

Bramis me disse que gravou o programa em casa. Quero uma copia pra mim, hein!

SANDMAN > O Omelete confirmou > a Conrad vai lancar todos os 75 numeros de Sandman em 10 volumes em capa dura. Quebrem os porquinhos! Quebrem os porquinhos! A noticia completa tah aqui > http://www.omelete.com.br/quadrinhos/news/base_para_news.asp?artigo=12387

ROCK GRATIS > brincando de deus, Sangria e Automata de gratis no Berinjela. Sabado, a partir das16 horas. Nos batemos lah.

E TEM MAIS > Recebi uns recados que nao posso deixar de passar > Ô Cebola,Vou aproveitar a carona aqui na sua selecionadíssima mail list (me perdoem os poucos que não conheço), para divulgar a Matinée do Calypso neste domingo (tbconhecida como 'Pólo Rock Reloaded' ou ainda'Esperando o Placebo' :). Horário pra ninguém reclamar, 17h. Com as bandas Theatro de Séraphin (SSA), Declinium(Dias D'Ávila), A Fábrica (Camaçari) e Fluid (SP). Todas participantes da última edição do Pólo RockFestival. Amanhã nos vemos e domingo tem mais. Abçs.M._______http://theatrodeseraphin.cjb.net---
Sergio Martinez <wrote:> Aí, rebanho, sexta dia 8 no Colapsus a partir das> 23h, Tequilers e Cox> de Pandora, mecham seus rabos, chutem a letargia e> caiam na orgia. Ou> então, não.> inté lá> cebola>

AH! PARABENS, MAGNANIMO!

7 comentários:

osvaldo disse...

antologica a noite de ontem.andre setaro e armando oliveira sempre foram para mim os unicos cronistas que valiam a pena ler aqui em salvador.armando se foi , restou setaro.tô com uma hora do programa gravado, quem quiser fazer copia é só dar um toque.

Franchico disse...

opa! primeirão, Bramis. te dou uma fita e a porra. vai no rock de Mário?

Anônimo disse...

marcos, não tive oportunidade de apresentar minhas desculpas para ti pelo meu exagero e erro com relação a ti naquele episódio da úteros...realmente acabei sendo injusto contigo e realmente errei contigo, assumo o erro e digo de coração que gosto de ti, mas fui leviano contigo, você pode ser uma pessoa que cuida sua imagem e da sua vida com muito brio, mas fui leviano ao afirmar que você é soberbo...desculpa...eu erro e acerto com amesma dignidade
Cláudio Moreira

Anônimo disse...

Parabéns Mário!!!!Bjs Cléo

Anônimo disse...

Bramita, tô na cola da fita. Aproveito para mandar as primeiras impressões do nosso entrevistado sobre o programinha.
" ...acabo de chegar do Rockloco, programa de uma rádio do Nordeste de Amaralina, que se caracteriza pela informalidade, pelo senso de humor escrachado, pela música que varia e ondula ao sabor do dia. Gostei de ter ido, de ter sido entrevistado, das bobagens que disse. Bobagens metafóricas e ocridalínicas, bem entendido, porque não sou de dar bobeira e, sobretudo, por possuir sentido de auto-crítica suficiente para saber dos limites da irracionalidade e do non sense - mas, muitas vezes, o sentido vai literalmente para os ares. O mais interessante no Rockloco, no entanto, é que o programa permite a expansão do absurdo sempre com um propósito despropositado, com uma visão cafajeste do estar no ar, o que, de certa maneira, aproxima-o dos postulados do cinema marginal, considerando as suas específicas linguagens, ou seja, a radiofônica e a cinematográfica. Mas o que importa mesmo é o espírito da coisa. E, vale ressaltar, o Rockloco tem a sábia disposição de ser cruel consigo próprio, pois ri de si mesmo."


Achou pouco???? Então toma a cronica da segunda impressão.

Já era. Não vou postar não que elogio demais engasga.


abraços


sora

PS - Um passarinho me contou que a canto dos malditos na terra do nunca toca no show do placebo. quais são as outras 04?

Franchico disse...

quão indignos somos perante o mestre. a gente não merece tanto. uma resenha de André Setaro para o Rock Loco. realmente, atingimos os píncaros da glória.

Anônimo disse...

Contigo nós leríamos a Contigo e pra ti minha grandeza seria soberba. Comigo ou sem migo, contigo ficaria muito melhor se para ti eu fizesse um poema. Conte contigo. Te contei?

Vai te fudê, Cláudio Escória!