Andréa, Carlito Chenaud, Pedro Souza e Humberto Monteiro Ft Augusto Hessel |
Com 23 anos de atividades, o Janela é um quarteto especializado em música brasileira, integrado por músicos de formação erudita, alguns deles membros da nossa querida (e maltratada) Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).
“O repertório desse concerto esta bem variado. Resgatamos uma versão que fizemos da modinha Quem Sabe, de Carlos Gomes, que foi gravada em nosso CD, e vamos apresentar peças de compositores baianos ou residentes na Bahia que escreveram para o grupo em diversos momentos dessa nossa trajetória, como Angelo de Castro, Ricardo Bordini, Paulo Rios Filho, Vinicius Amaro, Paulo Cesar Santana e Sergio Souto. Faremos também estreia de duas peças no nosso repertório: Baião Danado de Horácio Reis e Bafo Quente de Luciano Calazans”, conta Andréa Bandeira, flautista fundadora do grupo e único membro original.
Experiente, o grupo já se apresentou em tudo que é canto desta cidade – até no Carnaval –, além de já ter tocado em Brasília, Rio de janeiro, Alagoas, São Paulo e até na França.
“A existência de um grupo de música instrumental atuando ininterruptamente por 23 anos na Bahia já é um saldo positivo!! O reconhecimento é evidente através de convites para participar de diversos projetos culturais sempre com um público bacana. Participamos do Festival de Música Instrumental, Pelourinho Cultural, Projeto Viver Barra, Festival de Jazz Salvador, Sesc Partituras, Mercado Cultural, Mercado Iaô, Feiras na Cidade entre outros. O grupo já participou de projetos em outros estados também, como: Clube do Choro de Brasília, Pauta Funarte de Música Brasileira no Rio de Janeiro, Concerto aos Domingos em Alagoas, Projeto Rumos Musicais em São Paulo e uma viagem internacional para França. Esse ano tivemos a oportunidade de tocar pela primeira vez no Carnaval de Salvador! Uma experiência maravilhosa reviver as marchinhas que deram início a essa grande festa num trio elétrico, no Furdunço da Barra e Avenida", lista.
"Mas nem tudo são flores. Nesses 23 anos, temos apenas um CD gravado. Falta registro de diversos trabalhos durante nossa trajetória”, lamenta.
Música híbrida brasileira
Janela Brasileira, foto Augusto Hessel |
Ocorre que é o contrário. Os concertos do JB são vibrantes, ricos e coloridos, pois misturam as duas tradições da música brasileira: erudita e popular – aliás, uma tendência que cresce a cada dia.
“Cada vez mais, essas barreiras de estilo estão se diluindo e fusões vão acontecendo. Só nesse fim de semana, tivemos a Osba na Jam no Mam, Ivete acompanhada pela Orquestra do Neojibá, o show Pérolas Mistas de Carlinhos Brown”, lista Andréa.
“O Janela, desde sua formação sempre mesclou compositores eruditos e populares. Villa Lobos, Guerra Peixe, Camargo Guarnieri, todos buscaram inspiração na música popular. O Janela toca Carlos Gomes, Ricardo Bordini, Paulo Rios Filho, Pixinguinha, Caetano Veloso, Noel Rosa. Então talvez possa ser chamado de híbrido”, admite a flautista.
"Conhecer e preservar o passado ajuda a conhecer aqueles que contribuíram para chegar onde estamos hoje e compreender nossa identidade, nossa cultura. Assim é com a música. A importância de tocar esse repertório é manter viva para as novas gerações a nossa identidade musical, a história da nossa música, ainda mais quando ela é rica e diversa", acrescenta.
"Atualmente, vejo um interesse maior de músicos jovens que trabalham no universo popular em aprimorar seus estudos e em preservar a música brasileira. A criação dos Cursos de Música Popular nas Universidades como também o primeiro Mestrado Profissional em Música, recém criado na UFBA, tem contribuído para uma qualificação melhor nessa área. E sim! Acredito que a educação musical eficiente nas escolas contribui para melhora da vida cultural da sociedade em geral", conclui.
Concerto Sesc Partituras com Janela Brasileira / Quinta-feira, 17 horas / Teatro SESC Casa do Comércio - Av. Tancredo Neves) / Entrada franca
www.facebook.com/JanelaBrasileira
NUETAS
Segue o Supernada
Sábado passado, o Supernada - Festival de Música Independente trouxe os gaúchos do Catavento, os capixabas do My Magical Glowing Lens e as locais Van der Vous, Soft Porn, Mapa e Bagum. Esta semana, o Supernada prossegue com Bike(SP), Papisa (SP), Teenage Buzz, Bilic e The Hot Coffees Band. Quinta-feira, 21 horas, no Dubliner’s R$ 15.
GOR, Macumba etc
Game Over Riverside, Macumba Love, Vende-$e e Antiporcos fazem o Bukowski Em Chamas neste sábado, 18 horas. Se acabe no Buk Porão (Rua do Passo, Pelourinho), R$ 10.
12 comentários:
Parabens ao povo mais imbecil do mundo por eleger o candidato mais imbecil de todos os tempos.Nao precisa ser expert ou analista politico,sociologo,etc pra ver o q ate um cego consegue ver:q nos ultimos 30 anos da historia dos EUA foi republicano fazendo cagada e democrata limpando a cagada.Vamos pra mais um pacote republicano com direito a recessao economica,mais massacres nas escolas e locais publicos,muito certamente um atentado terrorrista de grande porte,deterioracao ainda maior da imagem dos EUA perante o mundo.Eu ate arrisco dizer q Trump vai levar os EUA a uma crise q pode significar o inicio do declinio dos Shitates como nacao mais poderosa.E de q importa tudo isso se a sede de racismo dos brancos anglo-saxoes sera saciada,nao eh mesmo?
Pelo menos a maconha foi legalizada na California,entao "vou apertar mas nao vou acender agora".
Essa vitoria de Trump certamente vai influenciar de forma positiva a campanha de Bolsonaro ai no Brasil,infelizmente.Mas como as eleicoes do Brasil so serao daqui a dois anos,ate la Trump ja fez uma cagada grande,e isso pode ser usado pelos opositores de Bolsonazi.
Michael Moore, que antes da eleição disse ter certeza de que Trump seria aleito, agora dá cinco dicas para combate-lo nos próximos anos.
http://www.brasilpost.com.br/2016/11/09/michael-moore-trump_n_12884628.html?utm_hp_ref=brazil
Cohen morreu
https://www.youtube.com/watch?v=YoknBw5iQlc&list=PL21A858BAA2A22357
rest in peace mestre!!
a morte do homem das senhoritas...das raparigas...
e o mundo fica mais careta e cheio de bostéticos...
É.
Leonard Cohen morreu, se livrou do ar poluído de estupidez dessa bola de lama, desse mundo de hipócritas e retardados.
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-estranho-caso-da-direita-brasileira-que-nao-ve-trump-como-um-igual-por-kiko-nogueira/
Cohen está melhor do que nós.
Com certeza está em um lugar mais agradável. Ou menos desagradável, talvez.
Safadeeeenhos!
http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/1814790-casal-fica-preso-durante-sexo-e-precisa-de-ajuda-medica-na-bahia
Duas belas homenagens ao senhor Cohen:
https://www.1843magazine.com/content/arts/tim-de-lisle/visual-cv-leonard-cohen
https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/leonard-cohen-coral-de-1500-pessoas-canta-hallelujah-veja/
Essa última me deixou c'os óio chei d'água.... como se ficha tivesse finalmente caído.
He will be greatly missed
RIP Robert Vaughn
https://omelete.uol.com.br/series-tv/noticia/robert-vaugh-morre-aos-83-anos-de-idade/
O Agente da UNCLE original....
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/governo-temer-corta-beneficios-e-punira-brasileiros-que-nao-ficarem-tres-anos-no-mais-medicos/
e agora medicoxinhas??
chico...sei não se essa direita não se reconhece nele não viu (viuge, isso agora virou uma negação ou afirmação?), talvez os liberais mais modernins, pra dizer que são evoluídos...os conservador amam ele...aquele babaca do nando moura postou um video sobre trump...mas nem vi pra num me "enraivar", vi gente por aqui em salvador falando bem dele...repostando piadas sobre ele...a galera gosta man...é só ser rico e poderoso que a maioria baba o ovo...
Sobre o Coen, esse certamente viveu bem...na vida material e espiritual..vári@s amig@s achando os tempos estranhos...vivendo crises...foda man...foda...falando no mestre, DISCAÇO esse último dele hein??
baixei quando saiu e só consegui ouvir ontem...com esse tom de despedida...
nesse blog do matias fala q o 1o é de 67, mas eu tinha baixado e na contra capa tem 1968...e fui pesquisar é de 67 mesmo...o "DEATH..." foi o disco dele que me pegou pra ouvir mais com calma...embora saque o som dele desde a época de "assassinos por natureza", eu só fui ouvir com muita calma foi em outubro do ano passado...talvez um pouco antes...quero ler a bio dele...um bom disco dele aqui ó, bom é apelido:
https://www.youtube.com/watch?v=PkU72NJBtr4
será que inspirou o barrett?
me lembrou algo dele pós pink, aliás, faleceu há dez anos tb, só que em junho...
aliás, o melhor dele em muitos anos...esse último...pelo menos gostei mais do que os últimos...
https://br.noticias.yahoo.com/donald-trump-d%C3%A1-sinais-que-115400363.html
os seus amigos nazim vão ficar xatiadus trump...
https://br.noticias.yahoo.com/ku-klux-klan-convoca-passeata-celebrar-vit%C3%B3ria-trump-191658121.html
devolver os eua aos brancos e cristãos??
deveriam devolver aos índios...
ser cristão e anti-semita...mas abrãao o patriarca num era judeu???/
jesus tb??
que contradição...
Postar um comentário