terça-feira, novembro 08, 2016

UM CARA NEGRO EM UM MUNDO BRANCO

Quatro anos após a estreia, soulman londrino Michael Kiwanuka lança segundo álbum, o brilhante Love & Hate. Nesta exclusiva, ele fala sobre dar um tempo, descobertas e isolamento


Michael Kiwanuka é um grande artista negro novo, mas  ainda não é um “ídolo”. Talvez jamais o seja.

Compreensível. Ao invés de se gabar de suas roupas de marca e ostentar carrões, joias, mansões e mulheres fáceis, ele expressa sua dor em suítes soul de dez minutos com direito a cordas, coros, solos de guitarra cheios de sentimento e letras sensíveis.

Pelo menos, é o que se ouve em seu segundo álbum – seu primeiro a sair no Brasil –, o arrepiante Love & Hate.

Produzido pelo mago Brian Danger Mouse Burton (Gnarls Barkley, The Black Keys), o álbum tem sido universalmente aclamado pela crítica estrangeira como um dos discos do ano.

Love & Hate traz de volta o sentimento da soul music mais introspectiva e / ou melancólica  de gigantes do gênero, como Marvin Gaye e Bill Withers, aliado à produção estilo europeu vintage de Danger Mouse – algo similar ao que ele já tinha feito no belíssimo Rome (2011), álbum que o produtor gravou em parceria com o músico italiano  Daniele Luppi.

E pensar que Kiwanuka, dizem as más línguas, chegou a pensar em desistir da música – mesmo sendo aclamado já em seu primeiro álbum, o folk blues Home Again (2012). O boato surgiu no Reino Unido devido ao longo tempo (quatro anos) entre os trabalhos.

Mera síndrome do temido segundo álbum. Nesta exclusiva para o jornal A TARDE, feita durante sua primeira rodada de entrevistas para a imprensa brasileira, Kiwanuka nega que tenha considerado desistir.

“Levei muito tempo para criar músicas novas. Estava tentando encontrar coisas interessantes para dizer nas canções e canções interessantes, para começar”, esclarece.

“Sobre desistir, é que, como tive dificuldade de compor músicas novas, pensei em dar um tempo mesmo, a fim de ganhar inspiração. Eu nunca vou desistir. Dar um tempo, talvez”, afirma, a voz serena.

Isolamento e descoberta

Nascido em Londres em 1987, Kiwanuka é filho de um casal ugandense que se refugiou na Inglaterra da ditadura genocida do general Idi Amin Dada nos anos 1970.

Criado no subúrbio de Muswell Hill, ele foi, quase sempre, o único menino negro da vizinhança.

O sentimento de isolamento se reflete em sua música introspectiva e também no jeitão tímido.

Em suas primeiras apresentações nos Estados Unidos em 2012, ele, um cantor negro de música negra, espantou-se ao notar que suas plateias eram eminentemente brancas.

Essa vivência rendeu uma das melhores músicas de Love & Hate: Black Man in a White World.

“Acho que não é só na América (que isso acontece), é em todo lugar. Até acho que os jovens negros estão ouvindo soul music – não no seu todo, mas em sua forma mais contemporânea moderna, como Frank Ocean ou The Weeknd, cantores populares agora. O que eu faço talvez não se relacione com a cultura negra de agora, com o que o jovem negro faz agora”, observa.

Apesar disso – e de ser frequentemente comparado aos mestres do soul  –, Kiwanuka não é um repetidor de estéticas vintage como Lenny Kravitz em início de carreira ou a banda The Black Crowes, e sim, um artista do seu tempo, que ouve a música de agora.

“Gosto de Frank Ocean, Kendrick Lamar, amo Tame Impala – uma guitar band australiana –, Jack White, um monte”, afirma.

“(Esses sons antigos como Marvin Gaye etc) Eu descobri  com  amigos na escola. Na época, a gente estava descobrindo os velhos discos de bandas antigas, Beatles, Stones e tal. Pensei em olhar os discos de soul e foi assim que descobri Marvin Gaye e  outros”, diz.

Um desses outros foi Otis Redding, que maravilhou Kiwanuka com sua (Sittin' On) The Dock of The Bay. Toda vez que se senta para compor, ele pensa nesta canção.

"Estou sempre pensando no que me faz gostar de uma canção, como ela faz eu me sentir antes mesmo de começar a compor. Talvez assim eu consiga escrever uma boa. É isso que me guia. Se o meu instinto me diz que tenho a mesma resposta emocional que tenho com minhas canções favoritas, isso me ajuda, entende?", explica.

De único menino negro da vizinhança a músico de sucesso mundo afora, Kiwanuka está ciente de que sua história pode inspirar  outros jovens que se sentem isolados: “Quando era mais novo, sentia falta de ter alguém como eu, alguém em quem eu poderia me espelhar, um cara tipo Jimi Hendrix, um jovem negro tocando rock 'n' roll. É bom ter ídolos que te encorajam e inspiram”.

“Gosto quando alguém te encoraja a ser você mesmo, mas sem exagerar nas diferenças – quando a maioria das pessoas se contenta em ser mais um na multidão. Black Man in White World é muito sobre isso, sobre como é difícil ser você mesmo”, observa.

Londrino de sangue africano, ele não descarta incorporar elementos da terra de seus pais na sua música: “Me relaciono com minhas raízes  através da minha família, da minha história. Em termos de trabalho, pretendo um dia investigar a música local e ver o que posso colher dela. Sei que os jovens ugandenses tem os mesmos desejos dos jovens ocidentais, então não ouvem a música tradicional, ouvem sua versão moderna, misturada à música americana, hip hop, bass music. Mas seria muito legal aprender mais sobre a música ugandense”, conclui.

RESENHA: Love & Hate é melancolia que envolve e eleva

Obcecado pelas trilhas sonoras western spaghetti de Ennio Morricone (e outros compositores europeus), o produtor Danger Mouse transparece essa influência ao longo de Love & Hate.

O resultado é um disco de soul híbrido: meio tradicional norte-americano, meio pop de câmara europeu, com muitas orquestrações e coros femininos fazendo a cama para a voz melancólica do cantor deitar e rolar.

Um bom exemplo é a magistral faixa de abertura, Cold Little Heart, arrepiante suíte de dez minutos com direito à cordas, pianos, coros.

A faixa seguinte, Black Man in White World, outro deleite, volta ao sul dos Estados Unidos, com um coro gospel conduzido por palmas e mais cordas.

Obra de afirmação – “Sou um negro em um mundo branco” –  Love & Hate leva essa dualidade (amor & ódio, branco & preto, Europa & EUA) a caminhos ainda não percorridos, ainda que instantaneamente reconhecíveis.

Faixa após faixa, a melancolia de Kiwanuka no envolve  e nos eleva.

Um clássico instantâneo.

Love & Hate / Michael Kiwanuka / Universal Music / Preço não informado

7 comentários:

Franchico disse...

Tem que rumar a panela é na cabeça dessa gentalha!

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-estudante-que-tentou-fraudar-o-enem-enquanto-batia-panela-e-o-retrato-do-brasil-de-temer-por-donato/

andre L.R. mendes disse...

porra! q sonzao! clipe excelente tb.vou procurar conhecer.obrigado pela dica master,chico!

Rodrigo Sputter disse...

Vou ouvir!!
Rapaz se o mundo era branco, ficou mais anglo saxão hoje...pqp...o mundo mostrou suas garras e os "brancos" brasileiros estão felizes...só espero que vão pros EUA passear...pq morar, vão tomar tiro de bazuca na cara...pq carabina pode deixar vivo ainda. E o estado gastar $$$...aliás que se fodam...o mundo sempre foi reaça, nós que tínhamos esquecido...e algumas pessoas de esquerda ainda ficam com coisas burrras na mente e fortalecem a direita...parabéns pra ambos!!

Franchico disse...

Kiwanuka agora é um negro em um mundo ainda mais branco.

Franchico disse...

E a nazistada brasuca delira!...

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/professor-ariovaldo-passeata-na-paulista-foi-fundamental-para-triunfo-de-trump/

E delira forte!

Franchico disse...

Old School, quando terminar a chutar a pia do banheiro, pode deitar toda sua mágoa qui, fio. Nosso ombro é seu. Choramos juntos.

Franchico disse...

O professor tá avisando.

"Sabem o que separa Trump 2016 de Bolsonaro 2018? Um partido grande. Ou uma coalizão liderada por um partido grande. Deem a Bolsonaro um PMDB, por exemplo, e vejam se o apelo eleitoral do bolsonarismo é muito diferente do trumpeísmo.
Aparentemente, entramos naquela fase da refrega política em que os valores da Democracia e da tradição liberal estão levando uma considerável surra, depois de um ciclo de hegemonia. E os infames estão vindo, com apetite incomum. Segurem-se aí no que puderem".

https://pt-br.facebook.com/wilson.gomes.9883/

Depois não digam que ninguém os avisou....