quinta-feira, outubro 20, 2016

KUNGFUSÃO EM QUIXADÁ

Com sabor de filme d'Os Trapalhões, o divertidíssimo O Shaolin do Sertão é o novo filme dos mesmos diretor e ator de Cine Holliúdy

Edmilson Filho como Aluízio Li: Taekwondo, cearensidade e fuleiragem
Apesar de ser uma força do cinema brasileiro em temos de bilheterias, as comédias nacionais não tem se notabilizado pela qualidade, limitando-se às franquias sem graça de atores globais, como SOS Mulheres ao Mar ou Até que a Sorte nos Separe.

Neste cenário, O Shaolin do Sertão, de Halder Gomes, surge como um ponto fora da curva.

O diretor cearense, que já tinha chamado a atenção em 2013 com Cine Holliúdy, retorna agora às telas acompanhado do mesmo ator de Cine (e seu amigo de infância), Edmilson Filho.

Este último, que além de ator, é mestre 5º grau de Taekwondo, encarna desta vez um alucinado amante de filmes de kung fu, Aluízio Li (de Liduíno).

Motivo de risos em sua cidade, Quixadá, Aluízio terá a chance de se redimir – e de quebra, ganhar o coração da mocinha Anésia Shirley (a estreante Bruna Hamú) – se derrotar no ringue o temido Tonho Tora Pleura (Fábio Goulart), um lutador de telecatch (o vale-tudo das antigas) que faz uma turnê pelas cidades do  sertão cearense, desafiando os valentões locais.

No caminho de Aluízio e seu assistente-mirim Piolho (Igor Jansen), estão sua própria mãe (Fafy Siqueira), um mestre chinês de araque (Falcão, sensacional), o namorado de Anésia (Marcos Veras), o pai de Anésia (o eterno Trapalhão Dedé Santana) e o prefeito de Quixadá (o baiano Frank Menezes, excelente) – mais uma fauna inacreditável de figuras insanas.

Um acerto artístico sob qualquer ângulo que se analise, O Shaolin do Sertão tem tudo para arrebentar biheterias.

Nas telas do Ceará desde o feriado do dia 12, o filme levou às vinte salas onde está sendo exibido 57 mil pessoas (segundo o jornal fortalezense O Povo). Um golpe na pleura do  Tom Hanks (Inferno). Hoje, O Shaolin chega aos cinemas de todo o Brasil.

Cearensidade e fuleiragem

Aluízio disputa o coração de Anésia (Bruna Hamu) contra Marcos Veras
Em seu segundo longa,  o Gran Master Halder Gomes conta que quis prestar uma homenagem  às referências de sua infância: “O filme retrata um universo muito particular, meu e do Ednilson”, conta o diretor por telefone.

“Somado à isso, tem a nostalgia desses eventos de vale-tudo que aconteciam na época. Então o filme passa muita verdade, por que (apesar de toda a comédia) é real, é histórico,  por que vivenciamos isso”, diz.

Como se pode imaginar, Halder nem pestanejou em ter Edmilson como Aluízio, dadas suas habilidades combinadas de artista marcial e comediante.

“Edmilson é Aluízio. Ninguém na Terra poderia fazer esse personagem, por que implica a habilidade na arte marcial com a cearensidade com altas doses de fuleiragem que tá no jeito de ser e de encarar a vida dos dois”, afirma.

”É um papel difícil, que exige habilidade fisica e domínio de comedia. É como Jackie Chan, um tipo de personagem que, no Brasil, só éle é capaz de fazer”, garante Halder.

Um outro ponto interessante sobre Shaolin é que ele resgata um tipo de comédia familiar brasileira ingênua, há muito deixado pelo caminho, de filmes como os d’Os Trapalhões e Mazzaroppi.

“Aconteceu isso já em Cine Holliúdy, de ter três gerações dentro do cinema (avô, pai, filho). Em Shaolin, a mesma coisa: as crianças vão pelo lance meio Power Rangers e se deparam com  um herói nosso, brasileiro. Já os mais velhos se reencontram com esse velho estilo de comédia popular”, diz.

Dedé Santana está ótimo como o pai de Anésia
Não a toa, ele fez questão de trabalhar com Dedé Santana, “um presente da vida”.

“Meu sonho de criança era conhecer Os Trapalhões. Então, quando ele retornou minha ligação, foi uma alegria enorme. E ele foi extremamente profissional, carinhoso, era o pai de todos no set, de  uma simplicidade”.

“Fora que ele representa uma ponte entre gerações, é a liga entre os filmes d’Os Trapalhões e a geração atual. No filme, isso é quase metalinguagem”, conclui.

Resgate da comédia ingênua brasileira, Shaolin é uma joia de filme

Olhar afetivo às referências de sua infância como os filmes chineses de kung fu e d’Os Trapalhões, O Shaolin do Sertão, de Halder Gomes, traz em seu cerne um bem-vindo resgate da comédia (supostamente) ingênua brasileira, que notabilizou o quarteto de comediantes liderado por Renato Aragão, além de Mazzaroppi, Oscarito & Grande Otelo.

Até a estrutura é a mesma, com um herói humilde e desacreditado que vence todas as dificuldades e se dá bem no final, sempre se utilizando de uma certa malandragem benéfica, que não prejudica ninguém e ainda lhe vale um beijo da mocinha.

Em Shaolin do Sertão, essa estrutura antiga ganha ares modernos pela cinematografia hi tech atual, com sua montagem super ágil e ritmo de desenho animado – mesmo com o filme se passando no longínquo ano de 1982.

Mas o grande mérito do filme é mesmo seu fator humano: o elenco absolutamente acertado e a direção de Halder, que soube tirar o melhor de cada um deles.

Falcão se sai muito bem como o mestre Chinês
Um exemplo claro é o cantor metabrega Falcão, no papel do mestre Chinês.

Apesar de ser largamente conhecido como Falcão, um personagem em si, com seu vestuário extravagante e palavrório característico, em nenhum momento o vemos como o cantor famoso no filme.

Ele é mesmo o mestre Chinês – é um outro personagem.

Joia de filme, Shaolin reafirma duas carreiras brilhantes para Halder e Edmilson.

Não a toa, a dupla (e Falcão também) já se preparam para começar a filmar Cine Holliúdy 2.

O Shaolin do Sertão / Dir.: Grand Master Halder Gomes / Com Grand Master Edmilson Filho, Bruna Hamú, Dedé Santana, Marcos Veras, Falcão, Igor Jansen, Grand Master Fábio Goulart, Frank Menezes e Fafy Siqueira / Cinemark, Cinépolis Bela Vista, Cinépolis Shopping Salvador Norte, Cinesercla Cajazeiras, Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha, Orient Shopping Center Lapa, UCI Orient Shopping Barra, UCI Orient Shopping da Bahia, UCI Orient Shopping Paralela

13 comentários:

Franchico disse...

Ontem saiu o primeiro trailer de Guardiões da Galáxia 2.

Hoje, saiu o primeiro de Wolverine 3, Logan.

https://youtu.be/Div0iP65aZo

Ao som de Johnny Cash - Hurt.

Adorei os dois!

Franchico disse...

Alguém aí lembra da boate New Florida, que ficava em Villas do Atlântico?

https://youtu.be/7SCFY_s8lsQ

Se lembrou, se denunciou: és um quarentão!

rodrigo sputter disse...

curiosamente vi esses trailers hj e venho aqui e vc fala deles...tamú conectados...

nunca fui no new florida, longe demais pra mim...ainda mais piva...mas ouvi falar muito...

Old School disse...

Tentarei voltar aqui pra falar sobre esse espetaculo grotesco q vem sendo a corrida pra presidente dos EUA.
Por enquanto so digo uma coisa:se Trump atravessar um rio com a agua dando no 'imbigo',Rudy Giuliani morre afogado.O sujeito tem fama e reputacao de ter sido o prefeito q limpou Nova York,depois q acabar essa galhofada toda vai ter q limpar o rabo.Lembro bem na primeira eleicao de Obama,o unico candidato republicano q poderia fazer frente aos democratas era ele.Simplemente sumiu com a candidatura num piscar de olhos.Dentro daquele armario deve ter mais esqueleto do q o Campo Santo e o Jardim da Saudade juntos.
Mas to triste q nao vai ter mais debates,o repertorio de caras do Donald Tramp Trump durante o debate eh algo impagavel,eu quase me mijo de rir.
Alias,na boa,Alec Baldwin pra presidente,kkkkkk

https://www.youtube.com/watch?v=qVMW_1aZXRk


Franchico disse...

O rock e o movimento punk paulistas estão de luto. Calma, ninguém morreu. É o espaço histórico Hangar 110 que vai fechar...

https://omelete.uol.com.br/musica/noticia/hangar-110-ira-fechar-as-portas-apos-18-anos-de-funcionamento/

Adelvan disse...

A impressão que tenho é que tá tudo, literalmente, se acabando num mar de apatia e crise financeira. Espero que seja só impressão ...

E espero que esse do shaolin seja realmente bom. Gostei do treiler. Cine holiíde eu achei meio decepcionante ...

Franchico disse...

Isso é que dá ser ser um jornalista investigativo super premiado no Brasil (e no exterior): DEMISSÃO

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/jornalista-ameacado-de-morte-e-demitido-de-afiliada-da-globo-no-parana/

É simplesmente inacreditável. Mas apenas confirma o que todo mundo já sabe: no Brasil, os criminosos governam, mandam e desmandam - nas esferas pública e privada.

Franchico disse...

Old School, o vídeo do SNL que vc mandou não está liberado para o 3rd world...

Mas por favor, volte sempre com notícias da derrocada de Trumpete e do partido republicano. Pelo menos, é alguma boa notícia que aparece de vez em quando....

Adelvan, se vc não gostou muito de Cine, não acredito que vá gostar de Shaolin. O estilo é o mesmo, o palavreado é o mesmo, só o ritmo é mais alucinado, achei.

Eu gostei. Mas é que eu sou um bobão, mesmo. Adoro comédia.

Sputter, as noites do New Florida foram inesquecíveis. Histórias mil....

Franchico disse...

Fofoquinhas da corte: Phil Collins detesta Paul McCartney. E quer saber? ele tem lá sua razão...

http://www.spin.com/2016/10/phil-collins-has-rightfully-hated-paul-mccartney-for-14-years-for-calling-him-our-little-phil/

"Our little Phil". KKK!

Franchico disse...

E Bob Dylan, hein?!?! Até hoje não respondeu à academia sueca do Nobel. Aí vc vai no site do cara e o anúncio do livro The Lyrics: 1961-2012 tem escrito bem grande: “WINNER OF THE NOBEL PRIZE IN LITERATURE.”

http://www.spin.com/2016/10/bob-dylan-acknowledge-nobel-prize/

É brincadeira um negócio desse?

Rodrigo Sputter disse...

Dylan é marrento...genioso...e esperto...afinal, ainda tão falando dele e do nobel...fora q o homi deve ser sem tempo total...e a academia tb...sempre chata.

Rodrigo Sputter disse...

https://www.youtube.com/watch?v=RpqT-tuLFR4
já viu isso?

Franchico disse...

Hein?! Ah, é, o porquinho do toga tá grunhindo de novo?

http://www.brasilpost.com.br/2016/10/21/mendes-compra-de-votos_n_12589744.html?utm_hp_ref=brazil#comments

Esse porquinho já passou da hora é de virar presunto....