terça-feira, outubro 18, 2016

DÉCADAS, NOVO DA THEATRO DE SERAPHIN, ESTÁ LIBERADO PARA OUVIR E BAIXAR

Marcos, Artur, Mark e Candido, em foto de Fernando Udo
Banda de veteranos da cena dos anos 1980 e 90, a Theatro de Seraphin está liberando hoje, para download gratuito, seu terceiro álbum, Décadas.

Quem conhece o quarteto já sabe o que esperar: uma obra densa, de afiliação pós-punk, poeticamente consistente e muito bem tocada, com destaque para o guitar hero Candido Soto Jr. (ex-Cascadura).

Nos vocais e letras, a voz ao mesmo tempo áspera e suave do poeta Artur Ribeiro (ex-Treblinka), ladeado pelo baixista Marcos Rodrigues (ex-Via Sacra). Na retaguarda, o batera (e caçula da banda), Mark Mesquita (Os Mizeravão).

Produzido pelo mago andré t., Décadas é um mergulho profundo nas águas escuras das dores humanas – em um som límpido, visceral e tecnicolor.

“Desde No Fim de Maio (álbum de 2011) estamos buscando uma forma mais límpida de expressar essa densidade característica da banda. Acho que estamos quase conseguindo”, afirma Artur.

“Creio seja um álbum mais maduro no sentido de estar mais completo em nossa proposta. São canções que falam da morte, tema constante em Maio – porém, de forma mais amena. Falamos de crises existenciais, afinal estamos velhos (risos). E falamos de amor, do triste amor. O amor feliz não nos interessa muito. E tudo isso nessa linguagem típica da Theatro, com densidade etérea em alguns momentos e peso em outros. Afinal, somos remanescentes de nossos ídolos dos 80's e 90's: Smiths, Cure, Echo”, avisa.

O tom melancólico é de fato a principal característica da TdS, algo muito natural para eles.

“Nossas canções são soturnas, mesmo quando queremos falar coisas positivas. Há muita tristeza no mundo, não dá pra ser alegre. Como somos pessoas parecidas, temos idades próximas e somos amigos há muito tempo, toda nossa música é feita e trabalhada de forma natural”, conta.

"Para quem conhece a TdS, será bem vindo a garimpagem por canções tristes (e elas estão ali) e para quem não conhece, abrimos o CD com As Vésperas - uma canção de força, energia, que fala sobre as desilusões dos adultos, das pessoas que amadurecem em um mundo difícil, de obstáculos complicados. As melodias estão frescas, frias, gostosas, como água de cachoeira", afirma Artur.

Produção com amor

A Theatro ao vivo, foto de Fernando Udo
Depois de trabalharem com os produtores Jera Cravo (EP Tristes Trópicos, 2007) e Apu Tude (No Fim de Maio), andré t. marca este novo momento da banda, com outra abordagem.

"Cada um deles abraçou o projeto de forma total, a começar com o single Nada a Fazer (2005), com produção de Pedro Bó e co-produção de Apu Tude. Como cada produtor tem sua peculiaridade para captar a banda, para nós creio que foi muito bom, nos deu maturidade para entrar em um estúdio e não ficar assustado. Também nos deu experiência para saber o que funciona e o que não funciona em um álbum", observa Artur.

“No caso de andré, fomos premiados com uma participação intensa, o que só engrandeceu mais o trabalho e, no meu caso, me encheu de satisfação. Ele é uma pessoa de visão ampla e atuou mesmo como um produtor que participa do que está produzindo. E ele faz isso com muito amor”, elogia Artur.

"No caso específico de "Décadas" - entrei no estúdio com André e gravei 12 faixas com voz guia e violão. Doze canções novas! Dessas, apenas uma era já conhecida de Marcos Rodrigues; (coincidentemente a música "décadas" que não entrou nesse CD) trabalhamos nela quando ele esteve fora do país. O resto era desconhecida dele e da banda, apesar de em vários ensaios, arriscar tocar uma ou outra na intenção deles conhecerem. De forma que quando Mark entrou em estúdio para gravar, e eu acompanhei, ele ouvia apenas meu violão e minha voz guia. Eu e André direcionávamos os arranjos, com a participação de Mark. Depois veio Marcos Rodrigues, e passamos pelo mesmo processo. E por fim Candido Martinez com as guitarras. Temos a participação especialíssima de Toni Oliveira, com a guitarra Lap Steel e uma guitarra Barítono. E André em praticamente todo o CD", descreve.

Com o álbum liberado para baixar, o quarteto agora busca marcar shows.

"(No cenário local) Há uma grande mobilização por parte de músicos e produção local, no caso leia-se Big Brother, em parceria com algumas casas e feiras. O inexplicável é saber que temos os atores principais, temos as casas para apresentações, os ingressos para shows são absolutamente viáveis e - nos falta o público. Creio que é preciso muito tempo para algo se consolidar", observa.

“Continuamos a saga de shows e prováveis viagens. Temos como fazer isso. Estamos abertos a convites”, conclui Artur.

Ouça / baixe: www.theatrodeseraphin.com

NUETAS

QVOS?: Exo e Ricardo 

As bandas Exoesqueleto e Ricardo Elétrico  estão no Quanto Vale o Show? de hoje. Dubliner’s Irish Pub, 19 horas, pague quanto quiser.

Laia G. com Dimazz

A série de shows O Tal do Autoral, do power trio avant garde  Laia Gaiatta segue na sexta-feira, com o cantor e compositor  Dimazz de convidado. No  Coaty (Ladeira da Misericórdia), 17 horas, R$ 15.

Ocultan em Salvador

A rapaziada sinistra da banda Ocultan (SP), de black metal invocadíssimo, se apresenta em Salvador neste sábado, com as locais Insantification e Graveren. Dubliner's, 22 horas, preços no cartaz ao lado.

Cajazeiras 10 ferve

Pastel de Miolos, Guga Canibal, Agressivos, Frogstep, Honra e Mother Fucker (não me canso de admirar a “criatividade” de certos nomes de bandas) quebram tudo no espaço Jam Music & Bar (Cajazeiras 10). Sábado, 17 horas, R$ 15. A produção promete sorteios de brindes.

10 comentários:

Rodrigo Sputter disse...

ouvindo aqui, tinha recebido do fotógrafo Udo (que assina essa bela foto) um teaser do disco...e tinha essa "silêncio" como pano de fundo...belíssima canção...rolando agora...não terminou e talvez se num for a melhor do disco, creio que seja o hit, no bom sentido...talvez o hit deles...muito bonita tudo nela...da letra, instrumentos, vozes...timbres...demorou pra sair esse disco, lembro de Artur me falando da demora...acho que só perde pro dos honkers e depois dos billies, de demora...se esses dois últimos saíre...

~=o(-

ouvindo numa 3a cinzenta e chuvosa...até Deus deixou o dia "perfeito" pro lançamento.

Todo mundo da banda eu gosto muito...pessoas queridas...

Rodrigo Sputter disse...

belíssima faixa essa "lágrima gris", creio ser o trabalho mais maduro dos caras...letras poéticas e precisas...nada de exagero nos instrumentais (não que isso existisse antes)...embora o rock baiano "ande mal das pernas", discos fodas foram lançados esse ano...game over riverside, ivan motosserra, andré, retro, theatro...só petardos...

Mark tocou com "Théo e os Irmãos da Balairina".

Franchico disse...

Barcisnki voltou a ter um blog. Desta vez, no Uol:

http://blogdobarcinski.blogosfera.uol.com.br/

Ótimos textos sobre Teenage Fanclub novo e um livro sobre a tragédia de Altamont.

Marcos Rodrigues disse...

Valeu ai, Chico e Sputter!

Rodrigo Sputter disse...

Li a matéria do Barça...pena que num dá pra comentar...sobre a banda acabar, eu cantei essa pedra em maio de 2013 pra vc:

“Infelizmente, nunca conseguimos acabar com essa banda. Parece que a galera é meio necrófila, adora uma porra que morre”, diverte-se Sputter.


http://rockloco.blogspot.com.br/2013/05/the-honkers-comeback-nota-de-pesar-peu.html

Rodrigo Sputter disse...

http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/venda-de-ingressos-para-stand-up-de-whindersson-comecam-nesta-terca-feira-18/?cHash=43e77f0e6c45ec46c5c114384b486cc1

nada contra o cara, que tá ganhando sua grana honestamente e se divertindo pacas...mas tá caríssimo o ingresso...mas ainda assim acho que vai encher...

Franchico disse...

Do you need a hug?

https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/guardioes-da-galaxia-2-ganha-seu-primeiro-trailer/

AÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!!!!!!!

Franchico disse...

Do you need a hug? 2

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/10/19/cunha-e-preso-em-brasilia.htm

Unknown disse...

Pô, Chico. Valeu demais por esse link do blog novo do Barça. Quando fechou o do R7 fez uma falta danada. Você e o Barça são as leituras diárias na blogosfera. Muito grato

Rodrigo Sputter disse...

não entendi esse show no coaty, 15 pilas, às 17 horas.