quarta-feira, julho 06, 2016

SUA MAJESTADE DO TRÁFICO

Brasileira Alice Braga protagoniza série norte-americana sobre mulher que lidera império de narcotráfico. A Rainha do Sul estreia amanhã, no canal Space

Alice Braga já encarou vampiros (Eu Sou a Lenda), enfrentou alienígenas caçadores de cabeças (Predadores) e até exorcizou demônios (O Ritual).

Agora, em A Rainha do Sul, a atriz brasileira sensação em Hollywood vai lidar com os monstros da vida real, ao liderar um império  no tráfico de cocaína.

Baseado no livro A Rainha do Sul, do escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte, a série homônima estreia amanhã, às 22h30, no canal Space.

Antes dessa série produzida pelo canal norte-americano  USA Network, A Rainha do Sul ainda foi adaptada como La Reina del Sur, uma novela falada em espanhol e transmitida nos Estados Unidos e México pelo canal  Telemundo.

Com a atriz mexicana Kate del Castillo no papel da protagonista, a novela fez imenso sucesso  entre o público hispânico, o que animou os produtores americanos a bancar a versão em inglês, desta vez com a atriz brasileira no papel de Teresa Mendoza, A Rainha do Sul.

“Assisti a poucos episódios (da novela), na verdade. Mas isso não preocupou muito, por que (a série) é bem diferente, os americanos decidiram fazer uma história bem diferente da do livro”, contou Alice durante conferência telefônica para a qual A TARDE foi convidado.


“Mesmo eu sendo apaixonada pelo livro, embarquei nessa jornada e tentei ao máximo honrar a Teresa do livro, do Arturo Pérez-Reverte. Cada coisa nova que eles (os roteiristas) criam para a personagem, eu tento responder como o ser humano que ela é retratada no livro”, afirma a atriz.

Mesmo assim, ela acredita que sua interpretação será bem diferente da de Kate del Castillo: “A jornada da Kate é uma personagem que vive exatamente o que acontece no livro. Como eu vivo uma outra história completamente diferente, uma história recriada, é uma outra Rainha do Sul. Mas a personagem em si é a mesma. Ela tem uma leitura, eu tenho outra”, afirma Alice.

Sobre a dificuldade de atuar em inglês, Alice diz que "Falar em inglês, atuar em inglês é bem difícil, mesmo. Como já trabalho por lá há muito anos, me acostumei. Mas é quase uma malhação, por que é completamente diferente. O movimento da língua é completamente diferente, tem que se acostumar com a "música", com a linguagem, mesmo. Então eu estudo bastante os textos, a fala, e hoje em dia até consigo improvisar um pouco. Mas estudo muito as falas, a pronúncia, a dicção, para conseguir ser entendida. Por que se o público não entende, não tem como pedir pra repetir, 'por favor, fala de novo'. (Risos). Eu me divirto, é quase uma matemática, um exercício que eu gosto".

Já razoavelmente conhecida no mercado hollywoodiano, Alice não se furta em passar por testes para conseguir papeis: "Sim, faço bastante teste. Acho que é bom, vários atores que são reconhecidos fazem. Não é uma questão de que você é bom ou ruim, é mais pra ver se você casa ou não com o personagem. Neste projeto especificamente, os roteiristas me chamaram pra conversar. Tivemos algumas reuniões, batemos um pouco de bola e surgiu dessa forma. O engraçado é que eu já conhecia esse livro há uns oito anos, então foi um casamento de ideias e paixões".

A jornada de Teresa

Na série, acompanhamos a saga de Teresa Mendoza, uma mulher mexicana de origem pobre que, após perder o namorado traficante assassinado, foge para os Estados Unidos.

Lá, por força das circunstâncias, começa a atuar no submundo do tráfico e a galgar posições de comando, até se tornar uma espécie de Pablo Escobar de saias.

Com treze episódios na primeira temporada, a série ainda conta com atores de certo renome no elenco, como o português Joaquim de Almeida (O Xangô de Baker Street), Veronica Falcón (Sr. Ávila) e Justina Machado (A Sete Palmos).

“O que é interessante em A Rainha do Sul é que ela é uma série que segue a personagem, segue a vida e a jornada da Teresa Mendoza. A diferença entre Narcos (série sobre Pablo Escobar estrelada por Wagner Moura) e a Rainha do Sul é que Narcos, além de ser baseada em fatos reais,  segue a cocaína”, acredita Alice.

“O José Padilha (diretor) resolveu fazer essa série seguindo a cocaína, por que, no devido momento, o Pablo Escobar vai morrer, então é um relato sobre a cocaína. Já o Rainha do Sul é muito focado na jornada dela como personagem, como mulher, como força. Então existe essa preocupação, minha e dos roteiristas, de não enaltecer a cocaína. O foco é Teresa, tendo a cocaína como um personagem secundário, coadjuvante”, acrescenta.

"Acredito que esse tipo de personagem são de certa forma distantes do nosso mundo real, cotidiano - independente de você viver em uma cidade violenta ou não -, então eles causam uma curiosidade muito grande. São histórias que tem um potencial de entretenimento muito grande e que tem maneiras e maneiras de serem feitas. Podem ser dramáticas, ou com bastante ação", observa.

Mulher forte

Uma coisa que a preocupa é, através de papeis como o de Teresa Mendoza, é o de não fortalecer o estereótipo do cucaracha bandido, tão comum para atores de origem latina em Hollywood: "Com certeza me preocupou e me preocupa. A principal razão de ter aceitado participar foi o livro do Arturo Pérez-Reverte, foi minha paixão pela Teresa, pela jornada dela. A segunda preocupação é a questão do mundo hoje. Esse mundo das drogas está destruindo o México como país. A violência que dominou lá é muito triste, é muito bruta. Então eu vivo numa batalha constante, uma conversa constante com os roteiristas para não glamourizar. Mesmo o projeto (episódio) abrindo com uma cena dela toda poderosa e tudo mais, eu acho que não pode ter essa coisa com a cocaína especificamente, colocando a cocaína como uma coisa incrível".

Outro fator que atraiu Alice foi o fato de a personagem não depender de homem para se afirmar, apesar de não classifica-la como feminista: “Não diria feminista, mas é uma personagem feminina forte, que vive em um mundo totalmente dominado por homens”, diz.

“O problema é que, geralmente, quando pegamos um personagem feminino em uma novela ou em um filme, ela está sempre em busca de um homem, ou se separando de um homem. Não é simplesmente um personagem que é um ser humano e que poderia ser interpretado por um homem (como Teresa)”, observa.

“A principal razão de ter aceitado participar foi o livro do Arturo Pérez-Reverte, foi minha paixão pela Teresa, pela jornada dela”, conclui.

A Rainha do Sul / Amanhã, 22h30 / Canal Space


26 comentários:

Franchico disse...

Gente, cuidado com as revistinhas da Mônica, que agora elas tb são instrumento de "doutrinação marxista"!

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-ataque-de-olavo-de-carvalho-a-turma-da-monica-por-luiza-gadelha/

Os reacionários são ridículos até começarem a ficar perigosos. Tem que tomar cuidado é com esses psicopatas de direita inoculando ódio às mulheres, gays, negros e "comunistas" - como se isso ainda existisse.

Franchico disse...

Temer vai retirar urgência de pacote anticorrupção de Dilma

http://www.brasilpost.com.br/2016/07/06/temer-pacote-anticorrupcao_n_10829408.html?utm_hp_ref=brazil

Óbvio, não há mais urgência para combater a corrupção por que afinal de contas, não há mais corruptos no governo, não é mesmo?

Só tipo uns 300 ministros de Temer são citados na Lava-jato e outras operações, mas é tudo mentira, intriga da oposição.

Franchico disse...

Aécio semeou arrogância e agora colhe delações premiadas.

http://www.brasilpost.com.br/2016/07/06/empreiteiras-aecio-neves-lava-jato_n_10829892.html?utm_hp_ref=brazil

Todo castigo pra tucano é pouco.

Franchico disse...

...E o governo ilegítimo, fruto de um GOLPE, tem cada vez mais cara de ditadura:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/07/1788941-general-que-defende-golpe-de-64-e-indicado-para-presidir-a-funai.shtml?cmpid=newsfolha

Perfeito, afinal, general sabe TUDO da questão indígena, né? TUDO!

Franchico disse...

Essa senhora BROCOU MUITO!

https://youtu.be/oXQAa3YCQ0s

Esfregou a verdade na cara dos hipócritas com gosto de querosene, meteu o dedo pra azedar gostoso!!!

Franchico disse...

Temer: um governo firmeza total, mano!

http://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/06/politica/1467834468_924962.html?id_externo_rsoc=TW_CM

General Peternelli é descartado para Funai após pressão de movimentos indígenas

Ótimo, lugar de militar é lá dentro do quartel. Só sai de lá quando for necessário para servir à sociedade civil, em caso de guerra ou de reforço na segurança, como agora nas Olimpíadas. E zé finí.

Franchico disse...

RIP Guilherme Karan

http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/Variedades/Gente/2016/7/591889/Morre-o-ator-Guilherme-Karan

Ator e comediante de primeira categoria, quebrava tudo na TV Pirata. Nunca vou esquecer aquele apresentador do TV Macho e o Agronopoulos, de Fogo no Rabo. MASTER.

Franchico disse...

Pixies anunciam novo disco - Head Carrier - e soltam o primeiro single, Um Chagga Lagga. Não sei vcs, mas achei o disco de retorno, Indie Cindy, uma boa bosta. E essa música nova não ajuda muito, soando apenas OK, pouco inspirada. Sabe o que eles tem a dizer sobre isso?

Wakka wakka, bam thwok, um chagga lagga etc...

http://www.spin.com/2016/07/the-pixies-dont-care-um-chagga-lagga/

Se eles não ligam mais para o próprio legado, quem somos nós para fazer o mesmo?

Franchico disse...

Isso, dá mais mais dinheiro pra evangélico, eles tão precisando coitados.

http://oglobo.globo.com/brasil/temer-pode-dar-verba-publicitaria-do-governo-sites-evangelicos-19659866

Deve ser por que já roubaram tudo dos fiéis, agora vão roubar dos nossos impostos.

Rodrigo Sputter disse...

https://gameoverriverside.bandcamp.com/album/gor-game-over-riverside


já ouviu o álbum completo??

certamente é mejor que o novo e o último dos pixies...os caras podiam só tocar faixas dos discos antigos e teriam uma vida ainda de várias décadas...porra. frank black fez kd PUTA disco solo e pq o pixies num fez? o pior disco do frank solo deve ser mejor do que qq um pós 1o fim do pixies...

cara..o pai de Karan é um puta de um azarado, os 3 filhos tem a doença e dois já morreram...caralho...fico pensando na dor...pelo menos tinha plano de saúde pra ajudar...pq se num tivesse, já teria morrido no começo...mas creio ser melhor morrer do que ficar sofrendo essa doença...uma pena...grande ator da comédia brazuca...tv pirada era genial e eu era criança na época e adorava...não perdia um sequer.

Rodrigo Sputter disse...

rapaz...chico...boa faixa do pixies ali...gostei...e sou chato...alguém comenta ali q é a mejor faixa do pixies desde 1991, i agre...

Franchico disse...

Antes de sair em DVD, a animação A Piada Mortal, baseada na épica HQ de Alan Moore e Brian Bolland, ganha exibição única no Cinemark, dia 25:

https://omelete.uol.com.br/dvd-e-blu-ray/noticia/a-piada-mortal-sera-exibido-nos-cinemas-brasileiros-por-um-dia/

Pelo trailer tá bem fiel, acho que vale a pena!

Franchico disse...

Falando em mestres ingleses da HQ, boa entrevista com Neil Gaiman:

http://www.brasilpost.com.br/jennifer-queen/entrevista-com-neil-gaima_b_10776342.html

Franchico disse...

E o pessoal do GOLPE não cansa de passar vergonha na Europa...

http://www.ocafezinho.com/2016/07/05/diretor-da-fiesp-da-chilique-na-austria-pra-defender-o-golpe/

Até eu, que tenho nojo dessa gentalha, fiquei com vergonha alheia desse tiozinho dando chilique na Áustria. Que triste, que patético.

Franchico disse...

É bom lembrar que esse tipo de coisa não é, NEM DE LONGE, um caso isolado.

http://www.brasilpost.com.br/2016/07/08/pastor-pedofilia_n_10870238.html?utm_hp_ref=brazil

Alguém aí lembra de Lucas Terra?

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/09/pastores-suspeitos-de-matar-lucas-terra-vao-juri-popular-diz-advogado.html

Franchico disse...

A internet está acabando com a gente.

Eliane Brum: Exaustos-e-correndo-e-dopados
Na sociedade do desempenho, conseguimos a façanha de abrigar o senhor e o escravo no mesmo corpo

http://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/04/politica/1467642464_246482.html

Rodrigo Sputter disse...

uma amiga me passou esses dias esse link do sr e escravo...

sobre os pastores tem imbecil que ainda comenta isso:

Carlos Brito
HÁ 10 MESES
Heresia, colocar homens santos no banco dos réus... Vão receber o castigo!

e o pastor pedófilo postou um tempo atrás isso:
https://www.facebook.com/PrFelipeHeiderich/photos/pb.135679979827527.-2207520000.1468036121./1126727554056093/?type=3&theater

tenha medo!!!

Franchico disse...

Em breve, haverá professores queimados em praça pública, como bruxas na idade média.

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/professora-da-rede-publica-do-parana-e-afastada-ao-falar-de-marx-na-sala-de-aula/

Nei Bahia disse...

E o rock 80 se arrasta....



http://g1.globo.com/musica/noticia/2016/07/paulo-miklos-deixa-o-titas-e-beto-lee-entra-para-banda.html

Nei Bahia disse...

Chico, uma nova sessão da Piada Mortal foi aberta, a das 20hs já esgotou!

Franchico disse...

Don't die on me, Joe!

https://omelete.uol.com.br/musica/noticia/aerosmith-joe-perry-e-hospitalizado-apos-passar-mal-durante-show-com-o-hollywood-vampires/

Not so soon!

Franchico disse...

Por outro lado, os Titãs perecem estar precisando de uma eutanásia....

Franchico disse...

Putin(ho), essa vai pra tua fatura no inferno, filhão!

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/07/menino-morre-em-sala-de-aula-durante-sessao-de-bullying-homofobico.html

Quando tu chegar lá satã vai estar a sua espera com a jeba gigante e cheia de espinhos em riste, só esperando pra te enrabar, seu desgraçado.

Unknown disse...

Secional deixou de ser tucano e virou pato manco , como lavoura dizia:" Na natureza nada se cria tudo se transforma "

Rodrigo Sputter disse...

quem vigia os vigilantes??
https://br.noticias.yahoo.com/em-blitz-pm-exige-dinheiro-e-favores-sexuais-da-191036441.html


a única coisa ruim da notícia abaixo é que os defensores da tal da "meritocracia" vai falar "tá vendo aí?", agora ainda bem que o cara tem o apoio da mulher e do pai, porque se fosse essa a renda dele...num ia dar...infelizmente

https://br.noticias.yahoo.com/catador-paga-faculdade-de-engenharia-ambiental-145522724.html

Unknown disse...

Muito obrigado pelo post, é uma excelente série. Adoro muito o tema de máfia e tambem a série Sr. Avila, a última temporada me deixou na dúvida do que passaria com o personagem de Tony Dalton, e pelo o que eu vi no trailer da quarta temporada de Sr. Ávila emocionei muito, ancho que Sr Avila temporada 4 é uma das melhores séries sobre máfia, parece que vai ser algo bom. De acordo com os detalhes que vi sobre a produção da nova temporada, os lugares serão fantásticos e a história terá um giro inesperado. Não posso esperar!