quarta-feira, julho 20, 2016

SE TALENTO NÃO É DADO GENÉTICO, ERIC ASSMAR É A EXCEÇÃO À REGRA

Eric Assmar Trio lança hoje, com um show gratuito no Teatro do Irdeb, seu novo álbum, Morning. Novo trabalho confirma talento inegável do rapaz e banda

Thiago Brandão, Eric e Rafael Zuma, em foto de Uanderson Brittes
Engana-se quem pensa que talento é traço genético, passado de pai pra filho. Julian Lennon (quem?) e Edinho (filho de Pelé) que o digam.

Mas sempre há uma exceção que confirma a regra: em Salvador temos Eric Assmar, que parece ter herdado o dado genético do talentoso pai, o pioneiro bluesman baiano Álvaro Assmar.

E se ainda haviam dúvidas de tal fato, o segundo álbum do seu Eric Assmar Trio, Morning, acaba de chegar, mandando-as direto pra Rodésia.

Pop sem perder a veia bluesy, afiado nos riffs e solos – mas sem abusar da paciência do ouvinte – Morning acena aos mestres e bota o pé na estrada, em direção ao futuro do gênero. Uma jóia de disco.

“O processo (de gravação) e a equipe envolvida é a mesma do primeiro disco”, conta Eric.

“Com exceção do baterista Thiago Gomes, que foi morar em São Paulo. Quem gravou esse foi Thiago Brandão, que tem tocado comigo nos últimos três anos, além do Rafael Zumaeta no baixo”, diz.

O novo batera, além de bater pesado, também contribuiu para enriquecer o som: “Ele fez alguns vocais também, pela primeira vez tenho backing vocals. A produção é minha com meu pai, mais Márcio Portuga na técnica”, elenca.

Gravado há um quase um ano no Estúdio Casa das Máquinas (leia-se Tadeu Mascarenhas), o álbum foi registrado em um fim de semana, com a banda tocando junta, ao vivo.

“Depois acrescentamos violões e lap steel (a guitarra deitada). Jelber Oliveira também gravou com um  órgão Hammond em duas faixas”, diz.

“Leva tempo pra sair por que somos uma equipe pequena, mas acompanhamos tudo com muito esmero e cuidado. É importante dar um passo de cada vez. Fiquei muito feliz com o resultado final”, acrescenta.

Quem conhece algo de blues poderá notar influências claras de mestres contemporâneos, como Stevie Ray Vaughan (1954-1990) e  Robert Cray.

O primeiro nos timbres e no estilo de solar. E o segundo, no desenho vocal melodioso, ainda que rasgado.

“Sempre recorro a eles. Todo mundo que gosta de blues e é mais jovem não teve como escapar da  influência de Stevie  e Robert Cray”, confirma.

"A sonoridade é mais comprometida com o blues do que no primeiro, os elementos de blues estão mais claro, eu acho. Mas também flertando com um pouco de soul, pop e rock 'n' roll, afinal é um blues diluído em nossas referências", observa Eric.

"Além disso, levamos muito em conta o conceito de power trio. Penso muito no Grand Funk Railroad, que Thiago também adora. Fica mais fácil a conversa quando se tem referências em comum com a pessoa com quem você toca. Então pensamos muito na linha do Grand Funk. Se você reparar, o disco está cheio de dobras vocais, onde exploramos a energia dessa formação, essas três peças juntas", afirma.

Doutor em blues

Eric em seu elemento natural. Foto do Facebook Eric Assmar Trio
Apesar da ascendência privilegiada, nem tudo é genética para Eric Assmar.

Estudioso, ele não se contentou com a formação pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e seguiu a vida acadêmica, engatando  mestrado e agora, doutorado, pela mesma instituição.

“Penso na pós-graduação como uma forma de dialogar com próprio eu musical e minha história. No mestrado, pesquisei sobre a pratica do blues na Bahia. Fiz entrevistas, perfis históricos etc”, conta.

“Já o doutorado é no campo da educação musical, sobre o ensino da guitarra blues. Já dou aulas de guitarra há uns dez anos. Estou com 28 agora”, conta Eric.

"Comecei a tocar com 9, 10 anos, com um violãozinho que meu pai me deu. Depois de alguns meses ele me deu minha primeira guitarra, uma Stratocaster Squire, que é mais barata do que a Fender. Mas pra mim foi primordial, devo muito a aquela guitarra. Com o tempo, fui trocando de equipamento. Ganhei uma Gibson Invader de um tio, fiquei um tempão com ela. Depois que comecei a trabalhar, fui ronvando. De oito anos pra cá, fico mais com essa Fender que tá na capa do disco e as guitarras de Jorge Marinho, um luthier baiano e com os equipamentos de T Miranda, que faz pedais e amps customizados", relata.

Hoje, Eric, Rafael e Thiago lançam Morning com um show no Teatro do Irdeb que será gravado e, posteriormente exibido na TVE como um programa especial.

“Depois disso, temos datas fora da Bahia. No dia 2 de agosto tocamos em São Paulo e no dia 6 no Festival Blues de Londrina (Paraná). Na volta, tem mais algumas datas em Salvador e outras propostas em andamento. O plano é fazer o disco circular ainda mais que o primeiro”, afirma.

Show de lançamento: Morning, de Eric Assmar Trio / Hoje, 20 horas / Teatro do IRDEB (Rua Pedro Gama 413, Federação) / Entrada franca / www.facebook.com/ericassmartrio

Morning / Eric Assmar / Starblues / Produzido por Álvaro Assmar e Eric Assmar / R$ 30

17 comentários:

Franchico disse...

Suspende mesmo!

http://www.brasilpost.com.br/2016/07/20/psdb-mensalao-mineiro_n_11081286.html?utm_hp_ref=brazil

Afinal, todos sabemos que não há corruptos no PSDB.

O PSDB é um oásis de pureza na política brasileira, o reduto das ninfas, a casa das santas etc etc etc.

E assim vai o Brasil. Que grande país.

rodrigo sputetr disse...

que nada Chico!!
psdb é comunista...esquerditas malditos...socialistas...estão junto com fidel e toda a esquerdalha querendo implantar o comunismo no Brasil!!
Se ligue...olavão falou tá falado!!
é deus no céu e olavo na terra...maior que jesus o mestre carvalhinho!!

eheehheehheeheh

o nível é peraí, ou pior...sério!

se psdb é comuna, esquerda...eu sou um terrorista anarco pronto pra explodir o mundo!

rodrigo sputter disse...

Vandex convidô nóix pá tocá lá nele...sugeri vosmecê pra entrevistar-nos lá...se tu num fô eu num vô vú...tou logo dizêno...aliás mestre André Mendes devia ir até lá tocar tb...metá com banda...metá sozim...

Franchico disse...

Porra Sputter, vou com prazer! É só seu Vandex me convidar!

andre L.R. mendes disse...

uma boa,rodrigo!

Franchico disse...

Olhem bem o que esse governo ILEGÍTIMO E GOLPISTA está fazendo.

Aumentaram o Judiciário em 41%

http://www.valor.com.br/politica/4641339/temer-sanciona-sem-vetos-reajuste-de-415-para-poder-judiciario

Vão reformar a previdência, jogando a idade mínima para se aposentar lá pros 70 anos.

https://www.brasildefato.com.br/2016/06/30/aposentadoria-so-aos-70-anos-defende-michel-temer/

Vão fazer a reforma trabalhista, tirando direitos do trabalhador, inclusive querendo empurrar uma inacreditável jornada de 80 HORAS semanais!

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/07/08/industria-defende-novas-leis-trabalhistas-e-cita-jornada-de-80h-por-semana.htm

Vão impor a agenda medieval da excrescência conhecida como escola sem partido, criando gerações de brasileiros que acreditarão que comunista come criancinha e que deus criou o mundo em sete dias

http://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2016/07/escola-sem-partido-chega-a-universidade-federal-do-abc-4356.html

OLHEM BEM O QUE ESSE GOVERNO, NO QUAL NINGUÉM VOTOU, ESTÁ FAZENDO COM ESTE PAÍS.

Gostaria de saber quando é que o povão vai acordar pra tudo isso e começar a quebrar tudo nas ruas.

Franchico disse...

A hipocrisia escancarada da "guerra às drogas".

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-helicoca-e-a-prisao-de-um-youtuber-que-ensinava-a-cultivar-maconha-por-marcos-sacramento/

Enquanto um cara que apenas plantava e ensinava a plantar maconha é preso e tratado como criminoso, os donos de um helicóptero abarrotado de pasta-base de cocaína, que todo mundo sabe quem são, andam por aí livremente, financiados pela grana de nossos impostos.

ESTADO CORRUPTO E DITATORIAL.

Que grande país é o Brasil.

Rodrigo Sputter disse...

https://br.noticias.yahoo.com/ou-se-converte-ou-morre-diz-bispo-sobre-jean-154358062.html

tive medo da cara do pastô...

cara, nunca fumei maconha...mas acho uma coisa de doido esse terror em cima dela...quem usa "drogas" e se fode é porque tem problemas mais sérios...o álcool taí matando adoidado...cigarro tb...comida transgênica e agrotóxico rolando solto...açúcar branco...comida processada e por aí vai...tudo jogado goela abaixo pra gente...

Chico, querendo ou não, esse governo teve nosso voto, mas pra ele surrupiar o poder não...por essas e outras...temos que NÃO aceitar vices estranhos...senão...o perigo taí...80 horas de jornada de emprego? já num tem emprego...nego já se fode trampando direto...ganhando miséria em emprego de bosta...e ainda dizem que a escravidão acabou...

Franchico disse...

"Racista de dedos curtos, vendedor de carne fracassado".

http://www.bleedingcool.com/2016/07/21/dc-comics-calls-trump-a-racist-short-fingered-failed-meat-salesman-but-has-made-him-president/

Franchico disse...

The Tick is coming back!

http://www.bleedingcool.com/2016/07/21/the-tick-gets-promo-images-and-release-date/

Rodrigo Sputter disse...

André VÁ man, tu num depende de banda mesmo...eu já tou desistindo de fazer o Vandex...vide que a minha banda que outrora era de ATITUDE...virou...enfim...

~=o(-

Franchico disse...

Pela primeira vez vi um Republicano dizer algo coerente.

http://www.brasilpost.com.br/2016/07/21/donald-trump-ted-cruz_n_11115434.html?utm_hp_ref=brazil

Franchico disse...

É temporada de caça a (pato) Donald Trump nos quadrinhos americanos. Depois de Hellblazer aí em cima, até Meu Pequeno Pônei tirou uma com a cara de idiota do candidato.

http://www.bleedingcool.com/2016/07/20/apple-jack-channels-donald-trump-in-my-little-pony-comic-and-shes-gonna-build-a-wall/

Torcendo muito pra esse babaca arrogante dar com os burros n'água.

Franchico disse...

Essa é legal. O Capitão $%#%@, personagem da esquecida e sensacional HQ Nextwave (aqui no Brasil, a Nova Onda, publicada na extinta e saudosa revista Marvel MAX), foi resgatado do limbo da continuidade editorial da Marvel:

http://www.bleedingcool.com/2016/07/20/nextwaves-captain-%E2%98%A0%E2%98%A0%E2%98%A0%E2%98%A0-is-back-in-todays-nova-9-from-marvel-comics/

Criação do uber foda Warren Ellis.

Rodrigo Sputter disse...

GRANDE livro do sam shepard relançado!!

http://www.lpm.com.br/site/default.asp?Template=../livros/layout_produto.asp&CategoriaID=927382&ID=503528


li esse livro no começo dos anos 2000, chapou minha kbeça e mudou meu jeito de escrever...tenho a edição dos anos 80, mas vou comprar essa pra reler...não sei se a tradutora é a mesma...se tu num tem ou nunca leu: COMPRE!


Rodrigo Sputter disse...

https://www.youtube.com/watch?v=a4Pc0g9vMP8

tá venu Xico???

falou, falou...e num disse nada...diz que num vai debater com o kra...deve ter medo...nunca vi olavim debater com ninguém realmente de cacife...diz q nunca perdeu um debate...mas nunca o vi debater realmente...agora...ganhar ou perder um debate...é coisa de criancinha...ao invés de dialogar, querem ganhar...

veja antes de comer...senão vomita tudo...minha vez de me vingar contra vc...q me faz passar raiva todo dia postando esses links-ehheheeheh

Franchico disse...

Li Crônicas de Motel quando saiu pela L&PM nos anos 80, lembro que curti muito na época. Vale uma relida pra saber se sobreviveu ao tempo...

Sobre o vídeo, vi 30 segundos, deixei meu "dislike" e fechei. Não vou ficar dando audiência pra essa múmia paralítica patética e seus robôs analfabetos. Não recomendo a ninguém abrir esse link pra não fazer mais número em visualizações.