quinta-feira, abril 07, 2016

UMA ABORDAGEM PESSOAL PARA A OBRA DE JIMI HENDRIX

Show: Victor Biglione traz a Salvador seu tributo ao mítico guitarrista dos anos 1960, amanhã, no Portela

Victor Biglione, foto Nando Chagas
Referência entre os guitarristas brasileiros, Victor Biglione volta à cidade amanhã para um show em homenagem ao guitarrista referência de todos os outros guitarristas: Jimi Hendrix.

O show segue o repertório do seu álbum Um tributo a Hendrix - In blues rock (2000, Universal Music).

Esta não será a única apresentação do músico na cidade. Na sexta-feira e no sábado, ele se junta ao igualmente consagrado Wagner Tiso no Café-Teatro Rubi – Sheraton da Bahia Hotel, para o show  Tocar - A Poética do Som, baseado no álbum homônimo lançado pela dupla em 2004.

Ou seja, a maré está boa para os fãs locais de  Victor Biglione no fim de semana.

Argentino de nascimento, Biglione chegou ao Brasil com os pais aos seis anos, em 1964. Aos dez, em 1968, sua mãe o presenteou com o disco que iria mudar sua vida: Smash Hits, uma coletânea do The Jimi Hendrix Experience.

“Quando eu ouvi aquilo, falei (admirado): ‘porra!’ Fiquei louco, adorei na hora”, conta o animado guitarrista por telefone, do Rio de Janeiro.

Abordagem jazz fusion

Músico extremamente experiente que já tocou com praticamente todos os grandes da MPB – e ainda substituiu o nosso Armandinho n’A Cor do Som, o que, definitivamente não é para qualquer um – Biglione obteve, da própria Jane Hendrix, irmã de Jimi, a permissão para gravar seu já citado álbum-tributo.

“Fiz contato com a Jane para conseguir a liberação das músicas, por que você sabe, eles não liberam para qualquer um”, conta Victor.

“Acontece que eu tinha uma edição raríssima da (revista) Guitar Player de 1968 com a única entrevista que ele deu em vida (àquele veículo). Ela ficou super agradecida, por que ela mesma não tinha aquele item no seu acervo”, relata o músico.

No show, Biglione toca e canta , acompanhado por Felipe Guedes (baixo) e Ivan Huol (bateria), todos aqueles sucessos que fazem a cabeça dos fãs de Hendrix: Foxy Lady, Fire, Little Wing, Red House, Purple Haze e outros.

“Mas eu não faço uma mera imitação, claro. Faço uma releitura com fraseologia jazzística, uma fusão com outras coisas que passaram a fazer parte da minha vida e do meu repertório, até por que eu sou muito eclético”, afirma.

Biglione constrói sua abordagem da obra hendrixiana a partir de um fato curioso e pouco lembrado. “Eu parto daquela coisa do (trompetista de jazz) Miles Davis ter dito, pouco antes de Hendrix morrer, que queria trabalhar com ele”, conta.

“Aproveito que isso não aconteceu – infelizmente, claro –  e levo o show para esse lado do jazz fusion, como se tivesse havido essa parceria,  essa integração com o funk e o soul que rolou  quando (o baterista) Buddy Miles entrou na banda do Hendrix. Miles Davis ficou maluco com aquele som e quis trabalhar com ele”, relata Biglione.

O lixo do sistema

Victor Biglione, foto Nando Chagas
Ao viver em uma época muito diferente da que Jimi Hendrix viveu, é plausível supor que os mais jovens, massivamente assediados pela indústria cultural e seus produtos “da hora” talvez já não se interessem muito mais pelo revolucionário guitarrista vivido nos distantes anos 1960.

Biglione discorda: “Muitos jovens que estão descobrindo Hendrix agora não querem mais outra vida. Por que (o som) hoje é frio, cara. Sem profundidade”, acredita.

“Isso (a música pop atual) é pensado para lobotomizar e poder manipular mais facilmente. Mas se o cara tem bom ambiente em casa e recebe esse tipo de informação, aí fica diferente”, afirma.

“O contato com esse tipo de coisa influi no total da vida, na postura, na maneira de ver o mundo, de se comportar, os valeres. Música é um negocio tão sério que é  por isso que o sistema  oferece tanto lixo”, conclui Victor Biglione.

Victor Biglione em "Tributo à Jimi Hendrix" / Amanhã, 22 horas /  Portela Café (Rua Itabuna, 304 - Rio Vermelho) / R$ 20 (antecipado), R$ 30 na hora do show / 18 anos

7 comentários:

Franchico disse...

🍗🍗🍗, a hora de vcs está chegando!!!!!!!

http://www.brasilpost.com.br/2016/04/07/robson-marinho-panama-papers_n_9633164.html?utm_hp_ref=brazil

Mwah! Ah-ah-ah-ah-ah-ah!!!!!!

rodrigo sputter disse...

https://br.noticias.yahoo.com/maluf-contraria-pp-e-anuncia-que-votar%C3%A1-a-favor-do-124304783.html

e tem quem apoie...sai um entra mil...e quem coloca?

o povo!!

merecem!

Franchico disse...

Esses caras são incompetentes, doentiamente obcecados, monocórdicos, antipáticos e ridículos.

Aí quando perdem o emprego, a culpa é da "turma do Chico Buarque".

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/ex-blogueiro-da-veja-constantino-agora-e-tambem-ex-colunista-do-globo/

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2016/02/26/internas_polbraeco,519620/show-de-lobao-e-cancelado-por-falta-de-publico-e-ele-culpa-o-pt.shtml

Cresçam, manés.

Franchico disse...

Mais dados escusos da bruxa surtada do impeachment:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/janaina-paschoal-teve-cargos-nos-governos-de-fhc-e-de-alckmin/

Franchico disse...

Que belezinha esse trailer de Rogue One, hein?

https://youtu.be/9Bxu76vKhlY

Franchico disse...

O pior é ver neguinho brasileiro assalariado, fudido, ainda defender a não-taxação de fortunas.

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/por-que-os-ricos-da-america-latina-estao-entre-os-que-menos-pagam-impostos-no-mundo-2/

"Estado mínimo!", "livre propriedade!", ficam repetindo que nem tuca - digo, papagaios - amestrados.

Livre propriedade é só pra quem tem GRANA ALTA, otário. Fudidos como nosotros ficam sem NADA.

É como dizia aquele outro lá, "o sistema vai te fazer amar o opressor e odiar o oprimido".

Vai pros países mais desenvolvidos da Europa, os nórdicos, e veja como o estado é "mínimo" por lá, vai.

Manés.

Franchico disse...

As sujeiras do "mito" (que está mais para mico), que não são poucas, vão aparecendo:

http://www.brasilpost.com.br/2016/04/08/irmao-bolsonaro-alesp_n_9642698.html?utm_hp_ref=brazil

Tem que desmascarar esse nazista corrupto nojento, esse cara não pode nem chegar a concorrer a presidente, mata essa candidatura no berço.