quarta-feira, janeiro 27, 2016

TERCEIRA EDIÇÃO DO RUÍDOS NO SERTÃO LEVA DR. SIN E TORTURE SQUAD A POÇÕES

Festival: Após o sucesso de 2015, a festa do heavy metal no interior baiano investe em bandas brasucas – e uma argentina. Headliner, Dr. Sin faz últimos shows na Bahia antes de encerrar trajetória


Torture Squad, com Mayara Undead Puertas à frente. Foto Gil Oliveira
O metalhead, assim como o sertanejo, é, antes de tudo, um forte. Talvez por isso, o heavy metal seja tão apreciado no interior.

Está aí a 3ª edição do festival Ruídos no Sertão para não nos deixar mentir.

Este ano, são dois dias – sábado e domingo – com 11 bandas de diversos estilos de metal e várias partes do Brasil, mais uma da Argentina, Enconffined.

As headliners são a lendária Dr. Sin (hard rock) e Torture Squad (thrash / death metal), ambas de São Paulo.

Ainda há a gaúcha Hibria, as mineiras Hellway Train e Grey Wolf, a carioca Farscape, a paulista Metalizer e as baianas Trepanator, Escarnium e Storm.

Infelizmente, este ano não tem um grande nome do metal gringo como em 2015, com o grupo Metal Singers, que reuniu ex-vocais de bandas como Iron Maiden e Accept.

“Esse não é nosso foco principal”, avisa Gildásio Correia Júnior, produtor do Ruídos.

“Priorizamos valorizar as boas e grandes bandas do cenário metálico do Brasil. O que aconteceu com o Metal Singers foi uma combinação de fatores que gerou a oportunidade de traze-los. Obviamente, estamos sempre atentos ao cenário para aproveitarmos novas oportunidades”, garante.

Os hermanos da Enconffined levam seu death metal old school à Poções
"Foi uma experiência inesquecível, tanto para a gente que estava na produção quanto para o público, que parecia não acreditar que estavam diante de verdadeiras lendas do rock mundial. Falando dos bastidores, a atmosfera durante o evento foi extremamente positiva e gratificante. Todas as bandas que se apresentaram curtiram muito participar do Festival, inclusive o pessoal do Metal Singers, que fez um show memorável", relata Gildásio.

E, se em 2015, o festival contou com apoio de edital da SecultBa, esse ano o produtor teve que se coçar: “Boa parte dos investimentos da edição 2015 do festival foi proveniente do Fundo de Cultura do Governo do Estado através da política de editais. Esse quesito foi um fator fundamental para que o Ruídos no Sertão tivesse aquela abrangência e repercussão, pois nos permitiu investir em estrutura, bandas e em uma boa equipe de produção. Nesta edição, os recursos basicamente são provenientes de investimentos próprios, com apoio também de algumas empresas privadas e da Prefeitura Municipal de Poções, que apoia o Ruídos desde a primeira edição”, conta.

Produtor de shows em Poções há dez anos, Gildásio conta que, no início, o pessoal local estranhou: “Posso dizer que já se assustaram muito”, ri.

“Ano passado, houve uma verdadeira invasão de metalheads à cidade, o que foi um divisor de águas nesse sentido. A população tem abraçado o festival a cada dia mais, estão percebendo que é um marco para a cidade. Para o comércio local, o saldo também foi muito positivo em termos de benefícios, mas infelizmente, os apoios ainda estão um pouco tímidos por parte dos comerciantes locais”, lamenta.

Rapaziada da banda gaúcha Híbria. Foto Karina Kohl
"Sempre buscamos oferecer o melhor serviço, tanto para o público, quanto para as bandas. Isso vai desde a escolha do local à qualidade do atendimento. Esse ano investimos ainda mais em estrutura, teremos um grande palco que vai permitir ao público e às bandas maior conforto e comodidade durante os shows. Além disso estamos oferecendo outras melhorias técnicas em sonorização e iluminação assim como em serviços", afirma Gildásio.

Sobre a curadoria das bandas, ele diz que "Escolhemos as bandas sob diversos critérios, mas diria que os dois principais critérios que analisamos é que a banda precisa ter material próprio lançado em qualquer formado, físico ou digital e estar em atividade, seja fazendo shows, turnê lançando clipes, novos discos participando de coletâneas, enfim. Estejam contribuindo para a produção de rock / heavy metal em sua região ou estado".

"Sim, sou fã. Em parte, esse é um dos motivos que me fazem produzir o Festival. Por outro lado, como produtor cultural, vejo que é uma forma de colaborar com o segmento cultural em que eu acredito e defendo. E isso é estratégico, visto que o Ruídos no Sertão vem para suprir uma carência no circuito do heavy metal na Bahia e talvez no Nordeste", afirma o produtor.

A saideira do Doutor

Edu, Andria e Ivan: doutores prontos para últimas consultas. Ft Marco Bavini
Uma das bandas brasileiras mais importante do seu nicho, a Dr. Sin está em plena turnê pelo país, com três datas só  na Bahia: sábado em Poções, 27 de fevereiro em Serrinha e 28 em Salvador. Uma pena que o motivo de tanta atividade seja o anunciado fim da banda.

“Sim, estes são os ultimos shows da Dr. Sin. Antes de mais nada, quero esclarecer que entre nós a amizade vem antes de tudo”, afirma o vocalista e baixista Andria Busic.

Formada em 1991 por virtuoses (Andria, seu irmão  Ivan Busic na bateria e o guitarrista Eduardo Ardanuy), o trio já nasceu grande, se apresentando em grandes festivais, com contrato em gravadora major, músicas em trilhas de novela e hit nas rádios (Futebol, Mulher e Rock ‘n’ Roll, de 1995), além de muitos shows no exterior.

“Justamente por isso estamos parando, para não estragarmos uma história maravilhosa. Com o tempo, as prioridades mudaram, principalmente para Edu, que focou mais a sua própria marca, EA. Mas, para nós, não mudaram, sempre priorizamos o Dr. Sin acima de tudo”, afirma.

Em Poções, os doutores prometem aplicar suas habituais doses cavalares de hard rock nos pacientes, agora com a  emoção extra da despedida: “Posso afirmar pra todos que estiverem lendo que, a cada show que fazemos, fica mais emocionante, pois vemos o carinho demonstrado pelos nossos fãs e já começamos a sentir saudades de tudo. Podem ter certeza que verão um show onde nos entregamos de corpo e alma – como sempre fizemos, só que mais”, garante.

Com uma trajetória brilhante, a Dr. Sin se despede do seu fiel público indo ao seu encontro em todo o país e de coração aberto, sem arrependimentos: “Foi uma trajetória maravilhosa, cheia de sonhos realizados e uma vida dedicada ao rock e aos nossos ideais, tudo feito com muito amor e respeito. Somos muito felizes por podermos fazer parte da história do rock e de muitas vidas que nos apoiaram e ainda nos apoiam, onde quer que estejamos. Nos vemos na estrada”, conclui Andria Busic.

Leia a entrevista completa com Andria Busic (Dr. Sin) no A Tarde On Line

Festival Ruídos no Sertão 2016 / Sábado e domingo, 19h30 / Arena Music / Poções / Programação, infos: www.ruidosnosertao.com.br

10 comentários:

Franchico disse...

Hilária entrevista da minha colega Kátia Borges com o escritor Marcelo Mirisola:

http://atarde.uol.com.br/cultura/noticias/1741078-o-escritor-e-feito-do-vazio-que-carrega-de-si

Trechinho:

O escritor Reinaldo Moraes diz que é perigoso propalar que é entusiasta de sua obra. Como você se tornou "o mais literalmente mal­dito escritor brasileiro em circulação"?

Escrevendo acima da média. Bem acima. Os caipora pira.

Franchico disse...

É isso aí, por essas e outras sou sim, a favor de cotas.

http://www.brasilpost.com.br/2016/01/26/cotistas-nao-cotistas-ufmg_n_9079978.html?utm_hp_ref=brazil

Enquanto não tivermos educação de qualidade pública e gratuita PARA TODOS, tem que ter cotas para equilibrar.

Aos manés que ainda defendem a farsa da meritocracia no país da desigualdade, só me resta lamentar o atraso mental.

E outra: estudante que se garante não tem medo de cotas. Quem tem medo de ficar de fora da federal por causa de cotas é fraco, vagal e vagabundo. A esses, só me resta desejar boa sorte com a mensalidade e o Fies.

Franchico disse...

Aliás, vagal e vagabundo é a mesma coisa, não? Desculpem a redundância....

Franchico disse...

Totalmente excelente:

http://omelete.uol.com.br/humor/noticia/oscar-2016-os-cartazes-honestos-dos-filmes-indicados/341014/

Franchico disse...

Thor e Capitão América, hein? Fazendo intercâmbio de saliva!...

http://www.bleedingcool.com/2016/01/27/the-thor-and-captain-america-cover-kiss-was-completely-inaccurate/

Antes que alguém tenha uma apoplexia, esclareço: não é aquele Thor. Nem aquele Capitão América....

Rodrigo Sputter disse...

a minha preocupação não é a cota...minha preocupação é que a banana da escola pública não melhora...eu vim de uma...parece q tá pior...e tou desempregado, há anos coloco curriculum aqui e ali em escola pública, já fui até na secretaria de educação, deixei lá e nada...duvido que os alunos tenham professores de filosofia por aí...um amigo historiador dia desses tava dando aula de filo...pq num tinha fessor, aí me perguntou se eu queria trampar lá dando aula de história...eu perguntei pq num trocava? o diretor me colocava como fessor de filo e ele de história, ele falou q ia conversar...e nada...num sei có foi, mas depois ele ficou sem emprego...

esse é o problema com a educação, sendo esquerda ou direita...com cota ou sem cota...sempre foi uma bosta...a esquerda usando a mesma propaganda enganosa q a direita, que tem num sei quantos milhões de alunos matriculados...ams a evasão escolar é gigante, se num chegar a metade...é quase isso...se pá mais...mas creio que num chega a 50%...mas é BEM alta...

minha treta é só essa...pessoas como eu e amigos, amigas, colegas, procurando trampo...desempregados e não conseguem...nem todos claro, mas conheço duas amigas formadas em filosofia que trampam em telemarketing...as duas negras por sinal...e "pobres"...foda isso...e mulheres inteligentes, nem é pra dizer que fizeram facul por fazer...

Rodrigo Sputter disse...

http://www.cinemarcado.com.br/2015/12/05/veja-tom-hiddleston-como-o-cantor-hank-williams-na-cinebiografia-i-saw-the-light/

lendo a bio de jerry, nesse exato momento tá falando muito de hank williams...me deu uma puta vontade de re-escuta-lo...vi que vai rolar um doc sobre ele, é um antigo projeto, mas parece q rola esse ano, ou em pouco tempo:

http://www.cinemarcado.com.br/2015/12/05/veja-tom-hiddleston-como-o-cantor-hank-williams-na-cinebiografia-i-saw-the-light/

gostei do que vi...

uma matéria de 2009 sobre o filme que iria começar a sair do papel:

http://rollingstone.uol.com.br/noticia/hank-williams-ganhara-cinebiografia/

Rodrigo Sputter disse...

http://www.southernrockbrasil.com.br/2015/06/filme-sobre-hank-williams-sera-lancado.html

http://www.southernrockbrasil.com.br/2015/09/i-saw-light-sera-um-fracasso.html

dizem que o filme saiu em novembro passado nos eua...vc soube de algo??

Franchico disse...

Soube que esse filme tava rolando e que o ator é bom pra caralho (é o Loki dos filmes da Marvel). Mas não sei se já saiu ou quando sai no Brasil não...

Rodrigo Sputter disse...

ser loki já um grande ponto do ator...um fingidor nato...eu vi Chico, vc esboçou um sorriso de canto de boca-hehehehehe

PERGUNTA QUE NUM QUER CALAR:


KD ERNESTO????