sábado, janeiro 16, 2016

EM A ENTREGA, DENNIS LEHANE CONSTRÓI TRAMA POLICIAL COM INTERESSANTE PAINEL SOCIAL DE BOSTON

Noomi Rapace (Nadia), Tom Hardy (Bob) e o cãozinho no filme A Entrega
O que você faria se, numa noite de inverno, encontrasse, dentro de uma lata de lixo, um cãozinho todo machucado, meio morto  e com frio?

É com esse início quase fofo que Dennis Lehane (Sobre Meninos e Lobos), inicia seu último romance, o ligeiro A Entrega.

Quem encontra o filhote é Bob, o melancólico barman do pub Cousin Marv’s, em Boston.

Marv, primo de Bob, foi gangster de certa proeminência na cidade até a chegada da máfia chechena, que comprou o bar em segredo e o transformou em um ponto de entrega de dinheiro sujo.

Espertos, os mafiosos mantiveram Marv a frente do estabelecimento, mantendo assim, as aparências.

Mas outras histórias mal-resolvidas cercam o Cousin Marv’s, como o desaparecimento de Richie Glory Days Whelan, malandro local sumido há dez anos.

O caso Glory Days é a pedra no sapato de Torres, o policial latino que frequenta a mesma paróquia que Bob, católico de origem polonesa (pelo que se pode deduzir de seu sobrenome, Saginowski).

Torres vive intrigado com o fato de que Bob nunca se levanta para comungar a hóstia durante a missa.

Quando adota o cachorro, Bob conhece Nadia, outra criatura machucada pela vida, que o ajuda com o cãozinho e cujo ex-namorado violento, o ex-presidiário Eric, se diz dono do bicho e o quer de volta.

Todo mundo tem segredos 

É nesse interessante painel social de Boston que Lehane constrói uma trama que captura a atenção do leitor, tanto pela agilidade da narrativa, quanto pelo clima sórdido e deprimente que envolve os personagens.

Como em todo bom romance policial de inspiração noir, em A Entrega todo mundo tem um segredo sombrio.

E esses segredos movem os personagens em suas ações – desde as mais prosaicas, como resgatar um cachorrinho machucado, quanto as mais malévolas, que os levam a atos de violência.

E a violência que surge nestas páginas, como na vida real, sempre parte de onde menos se espera, pegando  o leitor desprevenido – uma boa amostra da habilidade narrativa do autor.

Lehane roteirizou ele mesmo a adaptação cinematográfica homônima, que contou com o grande James Gandolfini (Família Soprano) em seu último papel, como Marv.

A Entrega / Dennis Lehane / Companhia das Letras / 184 p. / R$ 39,90 /  E-Book: R$ 27,90

Nenhum comentário: