terça-feira, janeiro 05, 2016

DIRETO DAS PRAIAS DE ITAPOAN, A SURF MUSIC DO IVAN MOTOSSERRA

O trio Ivan Motosserra, de surf music instrumental, faz show com Retrofoguetes nesta sexta

IM: Os gêmeos Gagliano (quem é quem aí?) e Bytchuka. Ft: Mariana Martins
Tem banda que já nasce “estreando”, no sentido Nizan Guanaes do termo.

O trio de surf music instrumental Ivan Motosserra não tem nem um ano de formado e já é uma das bandas locais preferidas desta coluna.

Formada pelos irmãos gêmeos Rogério (guitarra) e Rodrigo Gagliano (bateria) com a baixista Gabrielle Bytchuka, a banda homenageia no nome um amigo de Rogério, Ivan Motosserra Pamponet.

“Ivan é um cara bacana, de hábitos simples. Já tocamos em outra banda, a Charlie Chaplin, aí colocamos ‘Goveia’ no final, pra diferenciar. Agora escolhemos alguém mais próximo”, conta Rodrigo.

"Rogério e Gabrielle (Bytchuka) são amigos de longa data. Eu e ele, além de irmãos gêmeos, já tocamos em outros projetos juntos, inclusive em um também de surf music / surf rock instrumental, em meados de 2006. Em março desse ano (2015), Rogério convidou a mim e a Bytchuka, assim formando a Ivan Motosserra", relata Rodrigo.

Além da IM e da Charlie Chaplin Goveia, Rogério toca baixo nas arrasa-quarteirão Les Royales (dos Retrofoguetes Rex e Morotó) e guitarra na The Honkers.

Rodrigo toca bateria na Derrube o Muro. Ou seja, os caras são rodados.

Surf music do leste europeu

Vai um aluguel de cadeira aí, freguês? Foto Mariana Martins
Na IM, Rogério, Rodrigo e Bytchuka transitam tanto na surf music clássica (Dick Dale, The Ventures) quanto contemporânea, com forte influência da cena  do Leste Europeu, que, por incrível que pareça, gera grandes bandas do gênero, como a ucraniana Bambi Molesters e a russa (de São Petersburgo) Messer Chups.

“Em geral, as influencias são músicas instrumentais com uma pegada mais antiga, principalmente anos 60, como  surf music, garage rock, música jamaicana, surf rock, com destaque as bandas da Rússia, que têm uma sonoridade um pouco mais densa, menos alegre, talvez”, afirma Rodrigo.

“Embora haja também pitadas de protopunk e psychobilly. Nos identificamos com a pegada clássica e ao mesmo tempo enérgica, selvagem, da surf music, que sempre flertou com outros estilos próximos. Os Retrofoguetes sempre serviram como uma influencia e referência mais próxima, ainda mais por serem da mesma cidade. Antes de formarmos a Ivan, Rogério já vinha tocando com Rex e Morotó em um projeto rockabilly anos 50, chamado Les Royales. Inclusive, a participação desses dois em nossos shows vem acontecendo com certa frequência”, acrescenta.

"Em 2016 a gente vai lançar um EP com 5 músicas próprias. Vai ser o primeiro 'registro de estúdio', embora não tenhamos usado um para gravar. Pois assim como os ensaios, essa gravação foi feita em casa, só que com equipamentos profissionais de estúdio alugados, e um técnico / produtor à altura, Diego Pereira. A arte do ficou a cargo do alagoano Cristiano Suarez (dica do blogueiro: cliquem e chequem o trabalho desse cara!). A ideia é pegar duas dessas músicas e lançar num quadra disco, um disco de vinil quadrado fabricado por uma empresa de são Paulo, a Vinyl Lab, numa parceria entre a banda e a Big Bross Records", conta Rodrigo.

"Fora isso, vamos continuar tocando e guardando a grana que a banda consiga reunir para investimentos futuros. Um fato interessante é que pela primeira vez estamos conseguindo arcar com custos através do dinheiro faturado pela própria banda, seja de cachê ou venda de merchan", afirma.

Interessou? Nesta sexta, o trio se apresenta com os papas dos Retrofoguetes.

“Temos alguns shows marcados pra janeiro, dia 8 com os nossos ídolos de juventude; Retrofoguetes. No dia 15, tocamos com a Scambo, e, dia 23, com nossos amigos sergipanos da Renegades Of Punk (SE), com Antiporcos e Buster. Mais pra frente um pouco, estamos acertando detalhes para uma ou mais apresentações fora do estado”, avisa.

"A gente tem um interesse em comum que é fazer e tocar o tipo de música que a gente gosta. Fazendo isso justo nesta cidade, não esperamos nada muito além. O nosso principal retorno é a troca que fazemos com outras pessoas que também gostam dessa nostalgia musical, seja criando e tocando ou nos dando um pouco da sua atenção. De resto, o que vier é lucro", conclui Rodrigo.

O colunista ainda espera falar muito da Ivan Motosserra em 2016.

Retrofoguetes e Ivan Motosserra / sexta-feira, 23 horas / Dubliner’s Irish Pub / R$ 20

www.facebook.com/ivanmotosserrasurftrash



ATUALIZAÇÃO EM 7 DE JANEIRO: 



NUETAS

Daniela e Duda hoje

Dani Dangel (ft Arthur Caria): estreia hoje
Os cantores Daniela Dangel e Duda Spínola são as atrações de hoje do Quanto Vale o Show? no Dubliner’s. A primeira,  além de cantora com dois álbuns na bagagem, é atriz e cosplayer, já posou para revistas masculinas e transita pelo  blues rock. Sua banda é de primeira: Arthur Caria (baixo), Cândido Martinez (guitarra) e Mark Mesquita (bateria). Veja a moça em ação com sua banda, no Estúdio Casarão, aqui. Já Duda Spínola é ex-Adão Negro e faz show com canções autorais e releituras. Hoje, as 19 horas, pague quanto quiser.

Gepetto lança disco

E hoje também tem o show da banda Gepetto no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura Salvador Shopping), para lançar o super bem produzido Eros Anteros. 19 horas, grátis.

Gil Camará também

O músico Gil Camará lança o álbum Nação Mameluco. Essencialmente nordestino e dançante, você pode ouvir o trabalho do rapaz aqui. Domingo, Largo Quincas Berro D’Água, 18 horas, grátis.

10 comentários:

Ernesto Ribeiro disse...

A coluna hoje está encorpada, repleta de assuntos e uma agenda exuberante.


Só um adendo;


Les Royales não são um "projeto" rockabilly, mas uma BANDA consolidada e profissional, com shows energéticos de até 3 horas de duração.

Rodrigo Sputter disse...

só eu que sou vocalista que carrega as porras-hehehehehe
quero ver esse ensaio da mina Chico, onde tem?
tou ferrado sem laptop...tá foda comentar aqui por esses tempos...
creio que Chico falou q é projeto pq é uma banda de covers...
gosto MUITO da Ivan...pra mim uma das melhores bandas do Brasil dos últimos anos...fazem um surf sem parecer cópia das outras bandas gringas...tem uma pegada punk...garage...a batera que Rodrigo coloca dá uma pegada diferente no som...

Ernesto Ribeiro disse...

Les Royales também são uma banda AUTORAL.

Desde o ano passado que eles gravaram um disco só e composições próprias.

Rodrigo Sputter disse...

ah! e pra mim os gaglianos são os maiores gêmeos da história do rock...os mais talentosos...

Ernesto Ribeiro disse...

Para os fãs de Michael Moore:



“Somos todos muçulmanos”



Todos "Nós" quem, cara-pálida?



http://thepeoplescube.com/peoples-blog/michael-moore-we-are-all-muslim-a-flat-fatty-campaign-t17340.html#!



E aí, quem apóia essa campanha?



Detalhe: para um milionário como MM, é fácil permanecer o tempo todo PROTEGIDO POR SEGURANÇAS e beeeeeem distante de todos os muçums.

Rodrigo Sputter disse...

tou sabendo dessa não...eles querem fazer músicas próprias...mas creio que não fizeram...senão tocavam ao vivo.

Ernesto Ribeiro disse...

Eu tô sabendo, vindo do próprio Rex.

Rodrigo Sputter disse...

Confirmado o q eu disse...não tem disco gravado.

Ernesto Ribeiro disse...

Então a gravação que eles fizeram foi apagada ou esquecida.

Ou então eles cancelaram ou adiaram o disco.

Anônimo disse...

Se Ernesto falou, é verdade. Afinal ele sabe de tudo, entende de tudo, nunca dá uma bola fora!