sábado, dezembro 05, 2015

DIÁLOGOS DE CULTURA POP

Livros de entrevistas trazem grandes nomes das HQs, do punk e contracultura

Ilustração: Cau Gomez, publicada antes no impresso
Um dos gêneros mais cativantes do jornalismo é, sem dúvida,  a entrevista. Um entrevistador preparado e um entrevistado interessante, que tem o que dizer e histórias a contar, podem render horas e horas de prosa das boas.

Dois livros lançados recentemente preenchem bem estes requisitos e são leitura recomendada aos interessados em cultura pop.

Alguém come centopeias gigantes? reúne algumas das melhores entrevistas publicadas pelo antológico fanzine norte-americano Search & Destroy e da editora RE/Search Publications.

Já Universo HQ Entrevista traz as principais entrevistas com grandes nomes dos quadrinhos, publicadas nos últimos 15 anos pelo site brasileiro Universo HQ – o melhor do Brasil especializado na nona arte.

Além do óbvio ponto em comum (entrevistas), os livros compartilham viés “alternativo” nos seus entrevistados.

Enquanto Centopeias traz alguns dos mais cultuados nomes da chamada contracultura e do movimento punk, o UHQ Entrevista elenca verdadeiros mestres de uma arte que até pouco tempo era muito mal vista: os quadrinhos.

Anti-establishment

Lançamento que vem com a garantia de qualidade da etiqueta Mondo Massari (selo da Edições Ideal coordenado pelo jornalista Fabio Massari),  Alguém come centopeias gigantes? é leitura obrigatória para os interessados em arte de vanguarda, música incrivelmente estranha e experimentos sociais.

O elenco de entrevistados é a nata do anti-establishment. Há o lorde punk de São Francisco Jello Biafra (Dead Kennedys), o papa do cinema trash John Waters (Hairspray), as bandas experimentais Devo e Throbbing Gristle, a roqueira e poeta Patti Smith, os escritores William S. Burroughs , Lawrence Ferlinghetti e J.G. Ballard, a banda psychobilly The Cramps, o cantor e ativista punk Henry Rollins, o entusiasta do LSD Timothy Leary etc.

Selecionadas pelo próprio Reverendo Massari, algumas entrevistas foram feitas nos anos 1970, como a do Devo (engraçadíssima) e a de Paul Simonon, baixista do Clash. A do Cramps, com o casal freak Poison Ivy e Lux Interior, é toda sobre sua coleção de discos exóticos.

Já Jello Biafra dá uma aula de sociologia punk, analisando todo o desenvolvimento do movimento nos EUA. Tim Leary fala de suas experiências com ácido lisérgico e assim vai.

A cada entrevista, lições de vida e tiradas impagáveis, como esta, de John Waters: “Ganhei botox de graça, mas não usei por que não poderia mais dar um sorriso de escárnio”.

Lendas das HQs

Volume que marca os 15 anos de sucesso do Universo HQ, o livro de entrevistas do site é outra leitura obrigatória para os fãs dos quadrinhos.

Os 23 entrevistados podem ser divididos em três categorias: mestres brasileiros (Maurício de Sousa – em entrevista inédita, Mike Deodato, Flavio Colin e Lourenço Mutarelli), lendas dos comics anglo-americanos (Will Eisner, Neil Gaiman, John Byrne, Joe Kubert, Jim Starlin, Mort Walker) e gigantes europeus (Milo Manara, Ivo Milazzo, Giancarlo Berardi e Miguelanxo Prado, entre outros).

Como algumas das entrevistas já tem mais de dez anos e muita coisa mudou desde então, a bem cuidada edição traz mais de 300 notas de rodapé atualizando as informações.

De resto é só alegria ler relatos extraordinários como o de John Byrne, o mais influente artista dos X-Men, sobre sua relação tumultuada com o escritor Chris Claremont: “O brilhantismo veio mais de nossas duas cabeças grandes se batendo do que de uma real síntese de visão”.

Organizado pelo editor Sidney Gusman, o livro ainda traz ilustrações de todos os entrevistados (e entrevistadores) do cartunista Baptistão.

Alguém come centopeias gigantes? / V. Vale - Fábio  Massari (Org.) / Ideal/304p./ R$ 49,90

Universo HQ Entrevista / Sidney Gusman (Org.) / Nemo/ 360 páginas/ R$ 78

19 comentários:

Franchico disse...

RIP Marília Pera.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/12/morre-no-rio-atriz-marilia-pera.html

Se tivesse feito só Pixote na vida toda, já tinha valido.

Franchico disse...

Vacilou, Tommy Black!

http://omelete.uol.com.br/musica/noticia/baixista-da-banda-de-scott-weiland-e-preso-por-porte-de-cocaina/

IH! SUJÔ!

Franchico disse...

RIP Robert Loggia

http://variety.com/2015/film/news/robert-loggia-scarface-dies-dead-1201654545/

Grande ator de inúmeros filmes e seriados americanos.

Aqui, o seu melhor momento na TV:

https://youtu.be/Qm7bgcRVhQ0

"Space".

rodrigo sputter disse...

minha mana falou de Marilia...fiquei de cara...pensei logo "alguma doença q ela devia ter e eu num sabia"...pq aparentava ser super jovem...bonita...eu num minto q se ela me quisesse-ehheheehh

uma pena...que descanse em paz...dois anos lutando contra um cancer é bem cansativo...fico com medo quando uma pessoa da idade de minha mãe morre...dá uma dor no coração...embora a morte seja pra todos...mas saber que a idade média d@ brasileir@ é de 70 anos...me deixa angustiado todos os dias...quando vejo alguém da idade dela indo embora...é como um soco no meio da fuça...

tou triste...dizem que um bróder, q era formado em filosofia, tocava tb, devia tá na faixa dos 50...morreu como indigente, em itapuã...de fome...foda...eu vi ele já ficando "louco", mas via de uma forma "engraçada", "romântica", mas a parada foi séria...eu comprei um livro dele, pra ajudar, ele veio aqui em casa trazer e tal...foda né? morrer de fome véi...um cara q tem titulação acadêmica, lançou livros...é triste qq pessoa morrer de fome...mas nunca vi um conhecido...gente boa o cara...morrer assim. maldito 2015...ele foi o 1o batera da dever de classe...

rodrigo sputter disse...

e esse livro q o massari lançou além de parecer ser FODA, tem um puta nome...já sei o q pedir de natal...

Franchico disse...

Que horror, Sputter. Como era o nome desse cara?

rodrigo sputter disse...

Olha, eu lembrava dele mais como Bel Cesanno...mas ele usou outros pseudônimos...eu num sei se é verdade...mas quem me falou não falou como fofoca ou historinha...falou com um profundo pesar...que ele tava perambulando por aí perdido...eu sabia...mas não morando na rua e tal...triste...vou perguntar a Lili, da dever...

Franchico disse...

Triste demais isso, cara. Poderia ser qualquer um de nós.

Rodrigo Sputter disse...

sem dúvidas...teve aquele fracês aqui q morreu de forma trágica tb.

Ernesto Ribeiro disse...

Rodrigo Sputter,


Por favor, me informe o telefone ou e-mail do seu guitarrista dos Honkers, Rogério Gagliano, baixista nos Les Royales.


Preciso marcar um encontro com Crackinho para entregar a ele o material que ele me pediu. Incluindo os CDs dos Dead Billies.



Eu ia encontrá-lo ontem no Dubliner's mas não tive tempo.



Por isso, preciso de sua ajuda para contatá-lo por telefone ou e-mail.



Grato,



ROCK LOCO, site de encontros...

Ernesto Ribeiro disse...

Se o francês a quem você se refere for o escritor, ex-presidiário, mestre em falsificação de documentos e vocalista de banda de rock Jean Eugène Mouchère, eu tenho o livro dele:


ANJOS NEGROS


Relato ficcional baseado em experiências reais da bandidagem em Salvador e São Paulo.


Obra-prima da literatura, cru e realista.


O mundo do crime visto por dentro.


Editora NovesFora, 2001 / 2013


Á VENDA na livraria particular :


O Xangô de Xangai — Bahia — Salvador — Centro — entre o Pelourinho e a Praça Castro Alves — Rua D'Ajuda — Edifício Martins Catharino — 14º Andar (anexo construído, fora do alcance dos elevadores) sala 1401


TRATAR COM : Gustavo Arruda — telefone : 9 9210 9204 — e-mail : gustavoarruda7@hotmail.com

Ernesto Ribeiro disse...

Para mais informações sobre a vida e obra do autor:


http://www.overmundo.com.br/overblog/o-bluesman-frances-que-virou-sem-teto-na-bahia


http://literatura.atarde.uol.com.br/?p=3016


https://www.google.com.br/#q=Jean+Eug%C3%A8ne+Mouch%C3%A8re+ANJOS+NEGROS

Rodrigo Sputter disse...

tem uma amiga que vende...eu acho...não sabia q ele foi falsificador...

Old School disse...

O batera do Dever de Classe nao se chamava Mauro?Bons tempos,mas pra lembrar dos nomes ta dificil.

rodrigo sputter disse...

Old, Bel, até onde seu foi o 1o batera...não sei quanto tempo durou..a banda teve tantos bateras...mandei um mail pra Lili, mas não recebi respostas ainda...

Old School disse...

Po veio,nao lembrava q o Dever teve varios bateras.Assisti alguns shows dos caras e foram com Mauro (acho q era esse o nome dele),o maluco mandava bem.Por falar em bom batera no rock baiano,o meu favorito dessa leva,talvez de todas,era Marcelo da Meio Homem.Me amarrava nesse maluco tocando,tinha uma pegada da zorra.Por onde anda essa figura?Espero q esteja feliz,com saude e fazendo musica.Outro q me amarrava era Joaozinho da Delirium Tremens/14 Andar.Alias,a cozinha Jerry/Joaozinho nao deixava pedra sobre pedra.
Rapaz,voltando ao Dever,sera q o mestre Lili ainda lembra?Bom teste pra saber o quanto sequelado esta o velho Williams,hehe.Gente finissima!

Rodrigo Sputter disse...

cara, acho que conheci esse Mauro no começo dos anos 90...era um branquinho de óculos?

sobre lili, olha o mail dele, creio q ele tenha face:

Willyams Martins Martins

Old School disse...

Rapaz,ta dificil lembrar.Sequelado to eu.
Bicho,nao tenho facebook nem instagram nem what's app.Mas respeito o gosto dos outros.Eu ainda to no tempo do email e do telefone.

rodrigo sputter disse...

man, na verdade coloquei aqui o email dele. num sei pq num foi...tb num tenho face...coloquei o nome completo e o email:

willyamsmartins@gmail.com

o tal do zap tenho...querendo ou não...tem "sua coisa boa"...e só quem tem seu fone fala contigo...