quarta-feira, dezembro 02, 2015

BATRÁKIA PREPARA SEU PRIMEIRO SALTO

Hoje: banda de hard rock lança primeiro álbum com show gratuito no Teatro Eva Herz

Batrákia na estrada. Foto Manuela Gomes
Surgida há quatro anos com a proposta de fazer hard rock estilo Califórnia anos 1980, a Batrákia é uma das bandas mais ativas do cenário local, tendo se apresentado em todos os inferninhos da cidade e também em diversas cidades do interior.

Hoje, a rapaziada faz o show de lançamento do seu primeiro álbum, com show gratuito no Teatro Eva Herz.

Intitulado Alvo Marcado, o CD foi viabilizado pelos fãs via crowdfunding, gravado nos Estúdios WR e produzido pelo ex-Úteros Em Fúria Luis Fernando Apu Tude, que conhece bem o tipo de som que a Batrákia estava buscando tirar.

"Estamos muito satisfeitos! Era o que estávamos esperando. Tivemos dois grandes desafios que nos limitaram muito, que foi grana e o tempo - esse último nos fez apressar alguns passos que poderiam ter sido mais calmos", diz o guitarrista Dell Brito.

"Conversamos com alguns produtores e músicos do rock baiano e quase todos nos indicaram Apu, pela pegada que tem e a experiência com o gênero que tocamos. Fizemos o convite para produzir esse disco conosco, ele aceitou e a parceria foi muito boa", conta.

Apertada a tecla play, o que se ouve é uma banda que ainda busca estabelecer uma identidade própria, aliviando o peso das próprias influências, consideradas ultrapassadas até por eles mesmos.

O destaque, além das ótimas guitarras, é o vocalista Bruno Passy, cujo gogó é capaz de deixar o decadente Axl Rose saudoso dos seus bons tempos.

“Nós também acreditamos que o hard rock 80 já teve o seu tempo. Nos últimos anos a banda amadureceu e criou uma nova roupagem da proposta inicial. As músicas mais novas já têm elementos e sonoridades mais modernas”, afirma Dell.

“Isso foi muito discutido entre nós e com o próprio Apu durante a produção. Queremos desvincular esse rótulo oitentista do som, que nos influencia mas não é o que somos. Não queremos ser cópia do Guns, Bon Jovi ou AC/DC. Queremos que as pessoas escutem Batrákia”, diz.

"Foi o nosso primeiro álbum e logo em um dos maiores estúdios da Bahia, que é o WR. Apesar de Apu nos deixar bem a vontade, a ansiedade em vivenciar algo tão legal é grande. Aprendemos a rotina de um grande estúdio e como 'gente grande' faz suas gravações. Experimentamos muitos sons e timbres, usamos referências que Apu nos apresentou, principalmente sons mais modernos", relata Dell.

Diferencial batrakiano

A banda ao vivo Pelô. Foto pescada do site oficial, sem crédito 
Satisfeitos com o resultado final do disco, os meninos sabem que agora é que o trabalho começa: “Planejamos uma pequena turnê por cidades que já passamos e um novo clipe para 2016. A ideia é também apresentar o CD em todas as plataformas virtuais”, diz.

“Poucas bandas no Brasil se arriscam compor nessa linha com letras em português. Esse é  nosso diferencial e o que faz com que mais pessoas curtam e nos acompanhem”, afirma.

No repertório, algo notável é a quantidade de baladas, mais ou menos metade do disco.

"O álbum reuniu todas as composições da banda, ficando de fora somente os arranjos e letras soltas. Nem sempre é possível executar nos shows uma quantidade grande de baladas mas no disco é legal, as pessoas escutam com mais atenção e podem sentir todo tipo de experiência de forma particular. Os recursos do estúdio nos permitiram também usar mais instrumentos como teclado e violão, o que ampliou muito nossas possibilidades", analisa Dell.

Entusiasmado, o músico convida as pessoas a ouvirem ao álbum e irem ao show de hoje: "O álbum está muito bom! As composições foram criadas com muito cuidado para fugir do clichê e apresentar algo que emocione e surpreenda - quem espera um verdadeiro disco de rock - com solos cheios de sentimento e uma voz com timbre único. Alvo Marcado é o resultado de uma produção totalmente independente com a ajuda de amigos e fãs da banda. Ficamos muito satisfeitos com o produto final e estamos contando as horas para o dia da estréia!", conclui.

Além de Dell e Bruno Passy, a Batrákia é John Daltro (guitarra), Lucas Vieira (baixo) e Chico Brito (bateria).

Batrákia Show de lançamento:  Alvo Marcado / Hoje, 20 horas / Teatro Eva Herz (Livraria Cultura Salvador Shopping) / Entrada franca

www.facebook.com/batrakia



NUETAS

Drama Urbano sexta

A banda Drama Urbano lança seu segundo álbum, Volume II, com show gratuito na sexta-feira.  Com participações de Álvaro Assmar e do saxofonista Kiko Souza, o CD sai por R$ 20 no local. Teatro Eva Herz (Livraria Cultura Salvador Shopping), 20 horas.

Semana Big Bands

Esta semana tem o ultraindependente festival Big Bands (cartaz ao lado): três dias de rock sem concessões, patrocínio ou apoio. Tem Vamoz! (PE), Test (SP), O Lendário Chucrobillyman (PR), Hao, Novelta, Limbo, Les Royales, Ivan Motosserra etc. Infos: www.bigbands.com.br.

Flauta, Callangazoo e O Mundo

No domingo, as bandas A Flauta Vértebra, Callangazoo e O Mundo fazem matinê no Dubliners. 16 horas,  R$ 10.

Um comentário:

Franchico disse...

OK, então Mary Jane curte caras de bigode.

http://www.bleedingcool.com/2015/12/01/mary-jane-says-no-more-spider-man/

Hipsters! Pfff...!