quinta-feira, fevereiro 05, 2015

ELE SAIU DO SERTÃO, MAS O SERTÃO NUNCA SAIU DELE

Anderson Cunha compôs o megahit Festa e é o líder do elogiado grupo Sertanília, que faz show hoje no Pelourinho 

Anderson Cunha e o Carybé do seu prédio. Ft Chico Castro Jr.
Anderson Cunha é, muito provavelmente, um dos talentos mais versáteis da música baiana hoje.

À frente da banda Sertanília, que se apresenta nesta quinta-feira no Sesc Pelourinho, segue os passos de Elomar, transformando cultura popular em grande arte.

Como compositor de estúdio, cravou um dos maiores sucessos da música baiana em todos tempos com Festa, megahit na voz de Ivete Sangalo.

Low profile, Anderson passa longe do perfil do compositor de sucesso. Não vive em badalação, veste-se de forma discreta, pouco sai de casa. Não tem sequer carro.

Seu jeito reservado destoa totalmente de alguém que “mandou avisar que vai rolar a festa”.

“Cabra do interior é meio assim, né?”, diz Anderson, o olhar firme no interlocutor. “Moro há 25 anos em Salvador, mas até hoje sou meio reservado”.

Criado no Centro-Sul baiano, entre as cidades de Caetité e Guanambi, Anderson pode ter saído do sertão, mas, como se diz, o sertão nunca saiu de Anderson.

“Elomar diz que o sertão é uma nação. Não importa se você está na Bahia, no norte de Minas, em Goiás ou Pernambuco, as pessoas do sertão tem os mesmos jeitos, o mesmo sotaque, a mesma comida”, observa.

“O engraçado é que o mesmo Elomar diz que a capital dessa nação é São Paulo”, ri.

Filho de uma professora estadual e um funcionário público, Anderson conta que passou a infância “sempre na roça, ouvindo Luiz Gonzaga – mesmo que você não percebesse .

Depois passei para os nordestinos: Alceu, Zé Ramalho, Fagner, Ednardo. Até cantei Pavão Misterioso com oito anos de idade em um programa de auditório”, conta.

Depois de muito brigar com os pais para ganhar um violão, se atracou com o instrumento para aprender a toca-lo sozinho, “tirando tudo de ouvido”, conta.

Com 12 anos, dois marcos em sua vida: a vinda para a cidade grande (Salvador) e o primeiro Rock in Rio. Roqueiro, já dono de uma guitarra, passa a dar aulas e a tocar em uma banda de baile para ajudar a família.

Do baile para a Festa

Sertaníilia: Diogo, Aiace e Anderson. Foto: Bob Nunes
Durante sete anos, Anderson tocou de tudo em tudo que é tipo de ocasião: formatura, São João, Carnaval, casamento.

“Foi minha saída, mas depois de alguns anos, cansei. Aí caí no estúdio de gravação. E tô nele até hoje”, diz.

Primo do baterista Robinson Cunha, foi através dele que teve, pela primeira vez, uma música sua gravada.

“Ele levou uma música minha para o Ara Ketu. Eles gravaram e a partir daí, não parei mais”, conta Anderson.

“Ali eu descobri que tem uma coisa sazonal nesse mercado. Logo depois do Carnaval, os artistas começam a caçar as músicas do próximo. E depois do São João eles gravam”, percebe.

Anderson conta que “foi muito feliz, pois fui muito gravado. Quer dizer, em comparação com um Jorge Zárath ou um Tenyson Del Rey, fui até pouco gravado. Mas isso é também muito por causa dos meus critérios. Sou muito chato”, confessa o músico.

Como compositor, ele teve canções gravadas por Netinho, Ricardo Chaves, Cheiro de Amor, Asa de Águia, Jeremias, Alexandre Peixe e Ara Ketu, entre outros.

Mas nada o preparou para entrar no imaginário popular através das cordas vocais privilegiadas de Ivete Sangalo.

“Um dia o produtor Alexandre Lins, que trabalhava com Ivete, apareceu no estúdio em que eu trabalhava. Deixei uma fita com ele. Alguns dias depois, ele me ligou, dizendo que minha música ia entrar no disco dela. Mas nem imaginei que ia ser a faixa de trabalho e o título do CD”, diz.

O sucesso estrondoso da música o pegou de surpresa: Festa (2001), não era o típico axé do carnaval baiano.

“É um funk, uma canção mais pop. Para mim foi uma injeção de ânimo, pois achei que seria uma guinada, sabe? Vamos para um mundo diferente agora”, apostou.

“No fim, foi mais um arremedo de mudança do que mudança de fato”, lamenta.

Hoje, Anderson prefere nem se aprofundar muito no assunto.

“Até hoje o pessoal da mídia do Sudeste me liga, querendo saber e tal, mas acho que já esgotou, sabe? E eu também sou meio reservado, mesmo”, afirma.

Sertanília: disco novo e oficinas

A banda e músicos de apoio. Entre elas, a cellista Fernanda Monteiro (2 em 1)
Anos se passaram. Com o tempo, Anderson começou a sentir necessidade de voltar ao início de tudo.

“Eu precisava retornar ao interior, à minha terra, e fazer o que sempre quis, que é trabalhar com  tradições populares”, diz.

Fascinado pelo Terno de Reis, Anderson voltou à sua terra de origem para pesquisar a manifestação.

“Aquilo ali é tradição oral com mais de 200 anos. Você conversa com um velhinho de 90 anos e ele te conta que o avô dele já cantava”, impressiona-se.

Em 2010, Anderson conheceu a cantora Aiace Félix e com ela voltou ao sertão para novas pesquisas. Depois, adicionando  o percussionista Diogo Florez, fundou o grupo Sertanília.

“O grupo foi fundado por conta de Elomar. No início era para ser um grupo de câmara, com viola, cello”, diz.

Depois de muita experimentação com percussões, o grupo adquiriu o formato que tem hoje, com uma percussão pesada no estilo do Cordel do Fogo Encantado – cujos percussionistas tocaram no primeiro – e premiado – CD, Ancestral (2012), um espetacular compêndio de cocos, maracatus, sambadas e ternos de reis.

A aceitação do grupo nos meios mais alternativos foi imediata. “É uma música que, apesar de ter 200 anos, soa nova, por que as pessoas não conhecem”, percebe Anderson.

Logo, o Sertanília estava se apresentando fora do Brasil, passando por Portugal, Espanha e Holanda.

“As pessoas fora da Bahia estranham quando dizemos que somos daqui”, diz.

“É por que não temos os elementos que eles reconhecem como sendo baianos, que na verdade se resumem ao litoral e ao Recôncavo. Só agora, com a política de editais, o sertão tem mais visibilidade, mas acho que ainda será preciso muitos anos para reverter isto”, acredita.

Em dezembro último, o Sertanília foi contemplado no edital da Natura Musical para gravar seu segundo álbum, previsto para setembro.

“Segundo disco é sempre complicado, né? Estamos na fase de ruminar as composições. Entramos no estúdio em março”, conta.

Nesse meio tempo, o grupo oferecerá sua contrapartida ao sertão, com o projeto Sertanês, uma série de palestras em workshops em Caetité e Guanambi com os músicos do Sertanília e outros expoentes como Maviael Melo e Xangai, em abril.

“Aprendo muito toda vez que vou lá. A principal lição é o desapego à sociedade de consumo”, conta.

“Toda essa ciranda de exposição, ostentação, essa vaidade toda – para eles é como uma ilusão, não é real. Lá eles criam seus filhos e tem uma vida digna com muito pouco. Eu trouxe isso pra minha vida. Não tenho televisão, nem carro. Ando de táxi e ônibus. Se puder, nem saio de casa”, conclui Anderson.

Sertanília / Teatro Sesc-Senac Pelourinho / Quinta-feira, 20 horas / R$ 20 e R$ 10

19 comentários:

Franchico disse...

Cara, minha fé na humanidade já virou descrença absoluta há tempos, mas quando eu leio uma notícia dessas...

http://www.brasilpost.com.br/2015/02/04/estado-islamico-mortes_n_6617846.html?utm_hp_ref=brazil

...eu vejo que eu tô é certo, mesmo. A humanidade não vale um tostão furado. Nunca valeu, nunca valerá. A melhor coisa que pode acontecer com este planeta é um asteroide gigante nos pulverizar imediatamente.

andre L.R. mendes disse...

Anderson é MEGA gente boa.e talentoso!

Franchico disse...

Já viu brasileiro pagando mico na Disney?

http://www.brasilpost.com.br/2015/02/04/americano-piada-brasileiro_n_6614468.html?utm_hp_ref=mostpopular

Os americanos estão meio cansados, acho. Dos brasileiros. (Mas não da grana preta que gastamos - vcs, não eu - por lá, claro).

O vídeo se pretende de humor, mas nem tem graça. O lance é que é por aí mesmo. E acho até que eles pegaram leve com a gente. Podia ser beeeem mais escroto.

O outro lado da história é que, se vc já turista americano perdido na Europa, bem... É EXATAMENTE IGUAL.

Ernesto Ribeiro disse...

.


Mais um capítulo da novela "Como as religiões moldam a moralidade e tornam as pessoas melhores"...


Tanto a direita como a esquerda apoiam o Islã e destruição da Europa com o povoamento em massa de muçulmanos.





Os ocidentais se condenaram á morte porque se fiaram nos discursos de duas ideologias de canalhas: a Direita e a Esquerda. Numa coisa, ambos os lados estão de acordo: é proibido falar mal do Islam.

Os direitistas são religiosos e JAMAIS atacam a religião islâmica porque... bem, porque é uma religião. Os 1% dos principais líderes esquerdistas SABEM que o Islamismo é a morte da Civilização Ocidental --- e o usam como instrumento exatamente para este fim.


Como disse Oscar Wilde, a Humanidade é dividida entre canalhas e imbecis.


Olavo de Carvalho : "Eu tenho nada contra o Islam. A Humanidade não pode viver sem os ensinamentos morais do Islam."


Foi em 2009 que eu constatei que o grande desmascarador de picaretas é ele mesmo o maior charlatão de todos:


Olavo de Carvalho : "O Ateísmo é uma Ideologia Imoral e Assassina."


Aqui a Verdade, "filósofo":


Nas Filipinas, crianças são presas para "papa não ver as ruas sujas"


https://br.noticias.yahoo.com/nas-filipinas--crian%C3%A7as-s%C3%A3o-presas-para--papa-n%C3%A3o-ver-as-ruas-sujas-205447039.html


Enquanto o papa Francisco visita as ruas das Filipinas, milhares de crianças sofrem para “deixar os locais mais limpos”. Sem horizonte para resolver o problema dos menores abandonados, o governo local os deixa presos em presídios locais sem qualquer condição básica de sobrevivência. As informações são do Daily Mail.
O tabloide britânico visitou esses presídios ao lado de Father Shay Cullen, vencedor do Nobel, e relatou as condições desumanas às quais são submetidas essas crianças. “Vizinhas” de celas adultas, não raramente elas são estupradas, além de viverem com pouca comida e nenhuma condição de higiene.


Nas Filipinas existem mais de 20 mil crianças nessa situação, espalhadas em ao menos 17 presídios. Por exemplo, essas crianças recebem baldes nos quais devem fazer suas necessidades físicas. Algumas crianças, abandonadas pelos pais, vivem toda sua infância em prisões, sem qualquer noção sobre liberdade, diversão ou condições básicas de vida.

Franchico disse...

Depois que Ed Motta já falou tudo...

http://oglobo.globo.com/cultura/musica/apos-anuncio-de-turne-de-ivete-criolo-ed-motta-rejeita-convite-critica-homenagem-tim-maia-15243442

...o mais divertido de toda essa vergonha alheia é se divertir com a expressão obviamente constrangida de Criolo nessas fotos de divulgação.

https://www.google.com/search?q=ivete+criolo&biw=1440&bih=803&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=p6jTVPGvEq3GsQSa-YLwCg&ved=0CEcQsAQ

Agora o negócio é o seguinte: se fosse eu o dono dessa empresa pagando OS TUBOS para Criolo cantar, eu exigiria fotos mais animadas do rapaz.

"Ô mermão! Eu tô pagando caro pra caralho essa porra! Vamos lá, sorriso de orelha a orelha agooooora"!

SLAPT!

Ernesto Ribeiro disse...

.

Rodrigo Chagas, você e Olavo de Carvalho têm MUITO mais em comum do que você gostaria de admitir...


Assim como os colegas dele no jornal católico "Mídia Sem Máscara".


Você frequenta a mesquita de Nazaré. Olavo de Carvalho frequentou uma tariqa, onde estudou durante anos para "adentrar o Islã pelo lado esotérico"...



Você pensa que a maioria dos "verdadeiros muçulmanos" são como seus amigos na mesquita de Nazaré. Olavo de Carvalho pensa que a maioria dos "verdadeiros muçulmanos" são como os ex-colegas dele e os mestres do governo da Arábia Saudita que PREMIARAM um livro dele sobre o Islã.



Quanto mais vejo pessoas carregarem bandeiras de ideologias, programas, partidos e religiões, e ainda se declarando "independentes", mais eu vejo como gostam de se enganar...


São cegos guiando cegos.

Franchico disse...

O que eu posso dizer?

https://br.noticias.yahoo.com/video/discuss%C3%A3o-feia-entre-a%C3%A9cio-neves-143500227.html

MA-RA-VI-LHO-SO!

Pra ficar melhor só falta botar Aécio, Renan - todos que estão ali e os que faltaram também, de todos os partidos - em um avião sobrevoando o oceano, abrir a porta e chutar todo mundo pra fora.

Depois é só convocar novas eleições com candidatos políticos "não-profissionais".

Sabe como é, eu sou democrático. Paredón (ou oceanón) pra todos.

Franchico disse...

Bem legal essa entrevista do Andy e Lana Wachowski, cujo filme novo de FC estreia hj:

http://omelete.uol.com.br/filmes/entrevista/andy-e-lana-wachowski-detonam-filmes-de-super-herois-e-desmentem-rumores-sobre-a-volta-de-matrix/

Franchico disse...

A propósito, hj vai ao ar o episódio 4 de Agente Carter, que está bem legal. Começou bem melhor do que a primeira temporada de Agentes da Shield.

http://meiobit.com/306985/agent-carter-review-sem-spoilers-da-mini-serie-da-marvel/

O charme retrô anos 40 - e o da própria protagonista, gata e carismática - ajudam um tantão.

Rodrigo Sputter disse...

Vc viu que a Odete Lara morreu ontem?
RIP!
Grande atriz e musa!
não se fazem atrizes tão lindas e talentosas como ela...uma lenda do cinema nacional!

-----------------------------------
Chico, ainda há salvação na humanidade man, olha que notícia:

https://br.celebridades.yahoo.com/fotos/veja-as-melhores-fotos-das-celebridades-nas-redes-sociais-1422816733-slideshow/veja-as-melhores-fotos-das-celebridades-nas-redes-sociais-photo-1423154582347.html

Pensando aqui em colocar meu yahoo pro gmail...pq assim evito ver essas merdas...e o pior q tem um imã véi...vc clica só pra ter certeza que não é possível noticiarem isso...fora os erros de digitação BIZONHOS...

------------------------------------

https://br.noticias.yahoo.com/opera%C3%A7%C3%A3o-ex%C3%A9rcito-colombiano-mata-6-guerrilheiros-das-farc-034414111.html

Bom pra matar calhorda sem colocar a vida de pessoas em risco...mas o foda é que tenho medo que qq um que possa não ser do jeito que "eles" querem possam morrer da mesma forma...
-------------------------------------

Chico, não vi a matéria do globo...infelizmente não abriu pra mim...mas acho "engraçado" o caso...mas tb o Criolo "sifu" um tempão no ungerground...tem q fazer o pé de meia dele...embora essa galera que mete o "pau na burguesia" tocando com "ela" é curioso...

-------------------------------------

Aécio cheirou um pó estragado...se retou o menino...pensei até q fosse grampinho que ia bater ni Lula...o mais curioso é a galera defendendo o Aécio nos comentários...não defendendo o renan, outro lixo, mas como um cara que foi (e será) candidato da república dá um piti desses????
desequilibrado!

-------------------------------------
Nessas horas é bom separar o homem da obra:

http://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/elvis-nixon-veja-kevin-spacey-e-michael-shannon-como-richard-nixon-e-elvis-presley-na-primeira-imagem-do-filme/

Elvis ia querer ser agente da CIA pra q?
poder comprar pó de graça ou os remédios tarja preta?

A galera adora essa polêmica se Elvis Cheirava ou não...sinceramente tem coisas mais complicadas pra se pensar...


Ps.: Tou com ciúmes nesse blog...nunca vi Chico no meu xou...nunca vi André me elogiar em público...cortem aqui:
_________________________________

Tô de mal-ehhehehe

Rodrigo Sputter disse...


Ernesto, com todo meu respeito a vc:

Vá tomar no cu man!

Vc é o maior defensor dos EUA que eu conheço cara...pagando pau pra americano...que tem um BOCADO de babaca racista que ia te tratar como lixo lá...

Eu fui algumas vezes sim na mesquita, e fui muito bem tratado, mas fui pouquíssimas, dá pra contar nos dedos...nunca fui rezar ou qq coisas do tipo...fui pra conversar, trocar idéia e não ficar arrotando merda sobre pessoas que eu nem conheço e nunca vi nada vida..., não sou como certas pessoas que dizem que já foi num local e nunca foi e ainda paga pau...o que conheço de cristão que é FDP e se pudesse "matarra mil"...não sou defensor de terrorista...nunca serei...e não me compare com Olavo...quem ia lá babar o ovo do cara até gastar a saliva era vc e não eu...vc tá mais perto de Olavo do que imagina...tá ficando retardado vendo filme de rambo man...gaste com drogas que pelo menos vc vai se divertir mais e ficar mais goiaba...

Man, sou formado em Filosofia, num sou formado em publicidade não...se quiser ter uma conversa intelectual tamos aí...mas pra ler merda já tou de SACO cheio.
Se ligue.
Não precisa concordar comigo, mas defecar pela boca é bem diferente de dialogar e ficar fazendo ACUSAÇÕES para minha pessoa...vá pros EUA, vc pode ser figurante de filme de stallone ou de bangue bangue...mas só uma dica...vc só ficará do lado dos anglosaxões se for um dedo duro estereotipado, senão vc será na melhor das hipóteses o côcô do cavalo do bandido...
Não tenho nada contra os EUA enquanto um todo, tenho mais amigos (que conheci pessoalmente e tive o prazer de mostrar minha cidade, ou conversei pela net, pessoas que gostam de minha música, ou de minha pessoa), do que vc q tem como amigo um fuzileiro redneck dos eua.

Me bata um abacate man...de boa mermo...tou falando como seu bróder...vc me escaldou te tinha q ouvir um escalde...nem queria publicar isso pq gosto de vc man...mas tu num gosta de ira? prove um pouco da minha...como eu já provei da sua e sou seu amigo até hj, num email bizonho que vc mandou pra mim certa vez...enfim...cara...vc votou em Aécio e ainda defende o cara e quer vir falar comigo?
NUNCA DEFENDI TERRORISTA NENHUM E NUNCA DEFENDEREI, assim como não defenderei governo nenhum, muito menos dos EUA, que vc já disse aqui que salvou o mundo várias vezes...já disse, ver rambo demais dá nisso...aliás, o 1o, até onde eu lembro, q tem até livro, é "intelectual" demais pros que tem hj em dia que tu vê no cinema...

Ernesto Ribeiro disse...

.

CALMA, HOMEM! Leia direito o que eu disse: ninguém aqui te acusou de coisa nenhuma.


O ponto que eu explanei foi claro: com todas as boas intenções do mundo, para chegarmos a uma utopia de paz, o MULTI-CULTURALISMO é um denominador comum que une pessoas de TODOS os tipos de atitudes ideológicas heterogêneas --- de direita e esquerda, de cristãos a ateus, inclusive Rockers.



Só isso. Não foi nenhum xingamento, nem acusação, nem nada.


Relaxa aí, man. Que é isso?


PS: Eu também estudei no curso de Filosofia por anos na faculdade. E foi lá mesmo que eu percebi como até mesmo uma disciplina acadêmica usada para questionar tudo pode ser distorcida para nos fazer aceitar certas coisas sem questionar.

Ernesto Ribeiro disse...

.

Quanto a "defender os EUA pagando pau pra americano"...


De jeito nenhum. Os Estados Unidos da América já cometeram um dos maiores crimes contra a Humanidade: o genocídio de milhões de índios. E a escravidão dos negros. E flertaram com o imperialismo diversas vezes no Terceiro Mundo.


Claro que tem um BOCADO de babaca racista que ia me tratar como lixo lá... incluindo racistas negros e racistas mexicanos. Assim como existe o racismo velado entre tantos brasileiros.

Ernesto Ribeiro disse...

.

Bem, votei em Dilma no segundo turno.


Quanto a Aécio Neves e o desequilíbrio emocional discutindo com aquele crápula, problema dele. Mas democracia é bom assim mesmo: discussões acaloradas em público, sob a vigilância do povo.


Por falar nisso...


Seguindo o seu exemplo:


Rodrigo, com todo meu respeito a vc:

Vá tomar no cu man!


Só pra gente ficar empatado, meu velho amigo.

Rodrigo Sputter disse...

Um pouco de revolta não faz mal a ninguém...sodomia no * dos outros é refresco man.

aqui no rock loco é um dos POUCOS pontos culturais e internéticos que vc não lê comentários babacas...não se revolta com as pessoas que vem aqui...sai do facebook pq tinha mais de 3.300 "amigos", num aguentava mais daquilo aí vem uma pessoa aqui me acusar de amigo de terrorista...é demais pra mim...a humanidade toda é um lixo...a gente tentar ser menos fedorento...só isso man...e o resto é papo furado...

Rodrigo Sputter disse...

http://neilyoung.warnerreprise.com/storytone/row/

falou, falou, mas vai lançar vinil...

Franchico disse...

Bom, agora que todas as gentilezas já foram trocadas, podemos declarar a paz neste blog, acredito....

Rodrigo Sputter disse...

mas o ciumim de ocê e Dézim continua comigo-ehhehehe

desculpe o desabafo Xicon...mas o que seria do rock se num fosse os depudores?

tou de boa man...mas tem horas que até um monge budista perde a linha...e num sou nem um pouco monge, muito menos budista...embora gostaria de ser mais zen...

Ernesto Ribeiro disse...

.

Por mim, sempre houve paz.


Até onde eu tenha lido, NINGUÉM acusou ninguém aqui de ser amigo de terrorista.

Senão, por favor, cite o texto onde vc PENSA que tal acusação está escrita. Com todas as palavras. Sem "interpretações livres".

Aqui o papo é reto. Sem viés.