terça-feira, fevereiro 24, 2015

TROVADOR NA TRILHA DO BOB D., FÁBIO HAENDEL É BOA NOVIDADE LOCAL


Fábio Haendel. Foto de Andréa Magnoni
Fábio Haendel é um daqueles caras que parecem em extinção hoje em dia.

Ele não quer só te entreter e pronto. Inquieto, o rapaz se expressa através de várias linguagens: é artista plástico, poeta, compositor, quadrinista, cantor, gaitista.

Há alguns meses, lançou seu segundo álbum, Nuvens, no qual conta com letras dos poetas locais Mariana Paiva, Kátia Borges e Nílson Galvão, seus parceiros em um dos saraus que surgiram há algum tempo na cidade, o Prosa & Poesia.

“Meu pai, Willy Haendel, é músico. Como via muito ele tocando, ficava com vontade. Ainda garoto, já fazia minhas musiquinhas”, conta.

Quando conheceu Bob Dylan, a cabeça do jovem Fábio deu um giro de 180 graus. “Quando vi aquele cara de gaita no pescoço e violão na mão foi que eu vi por onde eu queria seguir”, diz Fábio.

"Até já fiz shows só de Bob Dylan no Portela e tal, mas com o passar do tempo, fui estendo para outras coisas. E não gosto de ser chamado de cover, fica muito limitado. Aí hoje faço com minhas músicas ao violão de cordas de aço e a gaita no suporte", conta.

Juntando suas influências de Bob, Cazuza (muito visível ao longo do álbum), bolero, trilhas sonoras, Johnny Cash, Márcio Greyck e Jovem Guarda, Fábio gravou Nuvens, um álbum que, a despeito de uma ou outra imperfeição técnica (às vezes sua voz parece meio enterrada entre os instrumentos), surpreende pelo apelo universal de suas canções e pelo apuro dos arranjos.

“Algumas dessas músicas são minhas e outras são em parceria com amigos. Começamos muitas delas no Sarau Prosa & Poesia, com Kátia, Mariana e Nílson”, conta.

Fábio na função, em foto de Lucymar Soares.
“Todo mês fazíamos uma homenagem a um poeta póstumo com algum literato convidado. Esse  disco é como se fosse a maturidade do sarau. Foi onde eu aprendi a ser poeta separado da música”, conta.

“É que antes eu só escrevia poemas como letras de música. Agora aprendi a escrever poemas como poemas”, diz.

HQ e lançamento de livro

Nuvens está disponível na internet para quem quiser ouvir – para quem curte Raul, Cazuza e Bob, a coluna o blog recomenda.

Professor de escola particular, Fábio ainda prepara uma HQ baseada em conto de Mayrant Gallo (A Gangue dos Barris) e, no dia 11, lança seu primeiro livro de poesias e ilustrações, Antes das Nuvens, que sai pela Editora Cogito, na Livraria Cultura.

Por enquanto,  não há previsão de show. Mas assim que rolar, a coluna o blog dá o toque.

https://www.facebook.com/fabio.haendel?_rdr



NUETAS

Falsos Modernos

Falsos Modernos e Radielic são as atrações do Quanto Vale o Show? de hoje. Dubliner’s, 18 horas, grátis.

Help  60 crianças

Os Jonsóns, Batrákia, Pop 3 e o DJ Gustavo Kelsch fazem show beneficente em prol de 60 crianças portadoras do vírus HIV na Instituição Beneficente Conceição Macedo - IBCM. Sexta, 22 horas, Portela. Leve uma lata de leite ou R$ 10. Veja cartaz ao lado...

Álvaro e Eric Assmar

Álvaro e Eric Assmar fazem Acoustic Blues sexta, 22 horas, no Rhoncus Pub.

Fim de temporada

Os finlandeses Ozzmond e Blueintheface, mais Barrunfo do Samba e Irmão Carlos & O Catado encerram o Verão de Cabeça Pra Baixo. Domingo, 15 horas, no Espaço Cultural Dona Neuza, grátis.

6 comentários:

Franchico disse...

"Se você acha que as pessoas que fazem filmes de super-heróis são burras, saia e diga que somos burros. Mas se você, enquanto cineasta independente ou um cineasta 'sério', acha que tem mais amor pelos seus personagens do que os irmãos Russo pelo Capitão Améria, ou Joss Whedon pelo Hulk, ou eu por um guaxinim falante, você está simplesmente enganado".

http://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/james-gunn-comenta-as-criticas-do-oscar-aos-filmes-de-super-herois/

É isso aí. Um monte de gente pretensiosa paca, fazendo um monte de filme meia boca - que merda de filme esse Birdman! - torcendo o nariz para os filmes de super-herois.

Pois hj é o lucro astronômico dos filmes de super-heróis que permitem a babacas pomposos e pretensiosos como Iñárritu fazerem seus filminhos "de arte" e posarem de intelectuais.

Que safra de merda essa do Oscar. Só se salva Boyhood (que, claro, foi totalmente injustiçado) e O Jogo da Imitação. O RESTO É UM LIXO.

Bundões.

Aliás, que roubo darem o oscar de diretor para o Iñárritu. Esse Oscar era do Linklater, que dirigiu os mesmos atores por 12 anos seguidos e fez um dos filmes mais bonitos que vi ultimamente, maravilhosamente dirigido e editado. Que injustiça da porra!

Franchico disse...

Mas só por que vc é nerd não quer dizer que vc não pode ser um completo imbecil.

Depois que o episódio de ontem de Walking Dead apresentou um casal gay (com direito a cena de beijo), um monte de homofóbico retardado foi pro tuíter ficar de mimimi.

http://www.bleedingcool.com/2015/02/23/walking-deads-gay-kiss-ignites-controversy-online/

Tem um idiota que chega a dizer que estava assistindo o programa com os filhos pequenos ("my kids", ou seja, crianças) e eles colocam "sem nenhum aviso, uns gays lá".

WTF?!?!?!?

Então seus filhos pequenos podem assistir numa boa cenas de assassinatos (de crianças, inclusive), desmembramentos, mutilações, exposição de cadáveres etc, mas não podem ver dois homens se beijando?!?!

É isso que vai traumatizar seus filhos?

Não é a toa que esse mundo tá acabando, mesmo.

Ernesto Ribeiro disse...

.

Mestre Franchico, MUITO obrigado e parabéns por esse excelente e necessário artigo sobre um dos artistas mais valorosos da cena musical soteropolitana, meu bom e velho amigo Fabio Haendel.

Rodrigo Sputter disse...

e inherent vice, tu viu?
concorreu tb...
não vi nenhum dos citados...mas só o fato de dirigir alguém por 12 anos, já é um motivo de ficar ligado...pode sair uma merda tb...mas é coisa que se vê pouco no cinema...principalmente num filme só...

vc pode empalar alguém Chico...mas dar o bumbum por amor é crime...hehehehe...ninguém lê o quadrinho que essa porra foi baseada???
Eu falei com minha namo quando o personagem apareceu no episódio "acho até que esse cara é gay, ele e o namorado recrutam pessoas para a 'cidade' onde moram"...aliás fiquei emocionado na cena...pois os atores (e a direção) conseguiram passar o amor e a preocupação entre os 2...

Anônimo disse...

detalhe que o tal do guapo que fala no twitter é negro...ser racista é crime...homofobia não...nem vou ler isso cara...demorou até de aparecer uma personagem gay no seriado/hq...ou num mundo, só existirão personagens héteros?
aliás...num teve 2 minas?
num sei se elas se beijaram...mas aí pode...é tesudo-hehhehehe

Rodrigo Sputter disse...

Interessante entrevista sobre o tema, que eu nunca tinha parado para pensar, mas já tinha visto várias vezes notícias sobre, bem preocupante o assunto:



http://www.publico.pt/sociedade/noticia/um-suicidio-no-trabalho-e-uma-mensagem-brutal-1420732


depois vem dizer que os países capitalistas são perfeitos...que funcionam as mil maravilhas...que os países socialistas são falidos...e olha que o entrevistado até "fala bem" de algumas multinacionais na entrevista...dizendo que algumas funcionam bem...porque senão vai dizer que ele é esquerdista...só falta dizer que a culpa é do pt-ehhehehe

ps.: o anônimo anterior sou eu...pensei q tava logado no gmail...mas dá pra perceber pelo jeito de escrever...