segunda-feira, setembro 16, 2013

HOJE: ORQUESTRA OURO PRETO FAZ CONCERTO GRATUITO "THE BEATLES" NA REITORIA DA UFBA

De bandas cover dos Beatles, Salvador até que anda bem servida ultimamente.

Mas uma orquestra executando o melhor do repertório dos Fab Four não é algo que se veja / ouça todo dia.

Na verdade, só hoje mesmo, quando a Orquestra Ouro Preto (ao lado, foto: Rafael Mota) iniciar seu concerto no Salão Nobre da Reitoria da Ufba.

Mais do que uma orquestra: a apresentação contará ainda com uma banda de rock (baixo, guitarra, violão e bateria) atuando junto ao grupo erudito, todos sob a regência do maestro Rodrigo Toffollo.

No repertório, os clássicos Day Tripper, Yesterday, Help!, Eleanor Rigby, Something e Hey Jude, com arranjos do violinista Mateus Freire.

“A diferença nesse concerto é justamente essa junção entre as duas formações”, afirma Toffollo.

“A proposta deu tão certo que já tocamos em Liverpool, a convite da International Beatle Week. Nos apresentamos na Philharmonic Hall de Liverpool e a recepção daquelas pessoas que respiram Beatles não poderia ser melhor”, garante.

"Minas Gerais tem uma cultura beatlemaníaca muito forte desde o Clube da Esquina. Inclusive, esse é segundo ano Beatle Week de BH", acrescenta.

Latinidades, Alceu, Nelson

Orquestra Ouro Preto em ação. Foto: Naty Tôrres
Patrocinada pela Petrobras, a OOP segue de vento em popa com outros belos projetos.

Indicada ao Grammy Latino (categoria melhor disco instrumental), pelo álbum Latinidades, o grupo já levou este concerto  homônimo à Portugal e Espanha.

“Em Latinidades, trabalhamos a música latina de concerto. Por que no Brasil, nós compramos muito a música erudita europeia, mas em nenhum momento nos vendem música alemã ou italiana. Nos vendem música  europeia”, observa.

“Por isso temos essa proposta de música latina de concerto. Somos mais fortes juntos, mostrando uma assinatura sangüínea muito forte”, acredita.

Já no concerto Valencianas, a OOP explora o repertório do pernambucano Alceu Valença. No concerto, canções como  La Belle Du Jour, Coração Bobo, Tropicana, Anunciação, Sino de Ouro e Porto da Saudade ganharam arranjos orquestrais.

O espetáculo foi gravado ao vivo no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no final de 2012. O registro será lançado em DVD em setembro próximo, com distribuição nacional pela Deck Disc.

Em outra frente ainda, o aclamado diretor Nelson Pereira dos Santos (Rio 40 Graus, Vidas Secas) dirige o documentário Concerto para Ouro Preto.

O filme tem como foco trajetória da Orquestra e as inspiradoras paisagens ouro-pretanas e ainda terá o privilégio de apresentar repertório inédito de Heitor Villa-Lobos, nunca antes registrado. A expectativa é que o longa comece a ser rodado ainda em 2012.

“Em 13 de anos de atividades, abrimos várias portas. É um bom momento para a OOP”, conclui Rodrigo Toffollo.

Orquestra Ouro Preto apresenta Série The Beatles em Salvador / Hoje,  20h30 /  Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia / Entrada Gratuita

3 comentários:

Franchico disse...

Falando em Beatles - ops....

http://omelete.uol.com.br/oasis/musica/oasis-pode-se-reunir-em-2014

Palhaçada, esses caras....

Franchico disse...

More cowbell!!

"Guess what? I got a fever, and the only prescription is more cowbell!"

Eu já tinha visto essa frase por aí, mas não sabia direito do que se tratava. Agora sei:

http://www.funnyordie.com/videos/80a71ef8cb/more-cowbell

http://en.wikipedia.org/wiki/More_cowbell

Amanhã vcs vão saber por que tive que pesquisar essa (maravilhosa) besteira.

Márcio A Martinez disse...

Cãoincidëncia... Ha exatos 50 anos o Please Please Me era lançado e veja so... estou nesse exato momento ouvindo-o numa versão em LP... Vermelho! Eita disquinho emocionante! E vermelho!

Talvez eu va la hoje com minha senhora conferir essa orquestra...