sábado, abril 30, 2011

COM EDUARDO SCOTT A FRENTE, NOVO CAMISA DE VÊNUS FAZ SHOW DE GRAÇA NO PARQUE DA CIDADE, NESTE DOMINGO

Em dezembro de 2009, quando três membros originais da banda Camisa de Vênus (foto de Osmar Gama) se juntaram ao vocalista Eduardo Scott (Gonorreia) e anunciaram que estavam reativando a banda – sem o fundador Marcelo Nova – muita gente não levou fé.

Abril de 2011: depois de muitos shows pelo Brasil e uma baixa (o baixista Robério Santana, que saiu), o reformado Camisa de Vênus lança, com um show gratuito no Parque da Cidade, seu cartão de visitas com Scott, o CD Mais Vivo do Que Nunca.

O show, que é neste domingo, dentro do projeto Música no Parque, contará com repertório clássico da banda, baseado no álbum em questão, “mais algumas músicas que não entraram no disco, além da participações de alguns amigos”, adianta Eduardo Scott.

No disco, gravado “ao vivo em shows e no estúdio”, como conta o guitarrista Gustavo Müllen, ele, Karl Hummel e Scott são acompanhados por mais dois músicos de peso: o baixista contemporâneo do Camisa Jerry Marlon (ex-14º Andar) e o baterista virtuoso Louis Fernando (ex-Drearylands, banda de heavy metal, que está voltando).

O resultado no som do CD é um Camisa de Vênus mais musculoso, pesado e veloz do que nunca – e em boa qualidade de áudio ao vivo. “Estou me sentindo bem melhor do que antes”, afirma Gustavo.

“Por que estava um saco. As músicas (nas últimas reuniões da banda) estavam descaracterizadas. Me sentia como se estivesse tocando bossa nova. Tínhamos perdido a pegada punk. Era como se estivéssemos com 100 anos”, opina.

A proposta, a partir da entrada de Scott, de retomar os arranjos punk rock originais das canções, deu novo gás ao Camisa, pensa Gustavo. “Scott tem um astral e um pique super legal, pra frente. Marcelo também é incrível no palco e tal, mas ele tinha outra abordagem, que não me interessava”, conta.

Ao longo de 2010, o novo Camisa de Vênus fez diversos shows na Bahia e fora dela – e sempre com boa aceitação, segundo seus integrantes.

“A banda nova tem sido super bem aceita. Aí entra também o saudosismo do público, né? Muito vovô, que era fã do Camisa, levando seus filhos e netos para mostrar como era a melhor banda da época”, afirma Gustavo, mandando às favas a falsa modéstia.

“E todo mundo já sabia que não era mais com Marcelo Nova”, conta Scott. “Só teve uma cidade do Rio de Janeiro em que o contratante ainda não sabia, ‘tava procurando Marcelo, quando eu disse ‘que o geriatra dele não permitia mais que ele fizesse shows’. O cara desarmou na hora e show acabou sendo ótimo”, ri Eduardo Scott.

Mas como nada é mais anti-punk do que saudosismo, o trio planeja entrar em estúdio ainda em 2011 para gravar um álbum com músicas novas. “A ideia inicial era gravar logo um disco de inéditas, mas optamos por lançar um com as músicas clássicas na minha voz, para ganhar a confiança da galera”, conta Scott.

“Já temos oito músicas novas prontas, todas com aquela verdade nas letras que é a marca do Camisa , só que com temas atuais. Você vai ouvir e dizer: ‘essa é música nova do Camisa de Vênus”, garante.

Os mais relevantes entre os irrelevantes, que de resto, é quase todo mundo

Na internet (e fora dela), os opineiros de plantão continuam menosprezando o novo Camisa de Vênus.

A pergunta que não quer calar porém, é a seguinte: diante de tantas armações óbvias, de qualidade abaixo do rasteiro e com evidentes efeitos nocivos de retardamento mental e infantilização moral dos espectadores, tudo empurrado goela abaixo do grande público pelo poder devastador do jabá – isso para não falar da onda de bunda-molice proporcionada pelos risíveis imitadores dos Los Hermanos na cena rock –, quem haverá de condená-los? Quem tem moral para atirar a primeira pedra?

Ninguém – além de Marcelo Nova, claro –, baby.

Irrelevância por irrelevância, este trio de tiozinhos baianos, fundadores / seguidores primeiros do legítimo punk rock ‘76 nesta província, tem a primazia de serem os mais relevantes entre os irrelevantes.

A verdade é que este é um ótimo momento para o Camisa de Vênus voltar a “cuspir na estrutura” – cultura para isso não lhes falta.

Camisa de Vênus / show de lançamento do cd mais vivo do que nunca / Concha Acústica do Parque da Cidade (Itaigara) / domingo, 11 horas / grátis

8 comentários:

Anônimo disse...

camisa sem marcelo?! Ótimo e renovado...agora a relevância depende do trabalho autoral...tiago aziz se expressando sob a batuta de apu...melhor impossível...e viva janis joplin que hj acordei ouvindo nossa musa existencial...
cláudio moreira

Márcio A Martinez disse...

Xiiii... agora é tarde... acordei tarde...
Também, quem manda ficar até quase 2 da madrugada no Ali do Lado, assistindo à maravilhosa e perfeccionista banda cover do Allman Brothers Band, "The DEF Brothers?!?
E acompanhado da esposa grávida de mais de 6 meses que não quis arredar pé até o final!
Impressionante!

Anônimo disse...

Márcio é o pai do ano...o filhote já vai nascer ouvindo folk rock, country rock e classic rock no talo...nem vou me escalar para ser padrinho porque a mãe não vai querer...hehehehehe...
cláudio moreira

cebola disse...

Assino abaixo do primeiro coment aí, de Cláudio. Perdi de novo o cover a brothers, domingo eu não existi, vegetei. Dizem por aí que, na surdina, dona Poli anda mandando Joy Division pro guri, heheheee.

Anônimo disse...

joy division...hum?! poliana mudou...mas se ela, segundo márcio, já tinha gostado do wishbone ash está no caminho certo...agora...def brothers?! toca também Lynyrd Skynyrd?!
cláudio moreira

Márcio A Martinez disse...

Cráudio, my rocking brother, padrinho do meu rebento é qualquer um que o jogue no maravilhoso mundo do rock'n'roll, então cê já pode se considerar um...
Quanto ao Joy Division, cá entre nós bem baixinho pra ela não ouvir, até hoje ela não conseguiu uma cópia pra ouvir, por isso deixa quéto...
E não, Cláudio, eles não tocam Lynyrd Skynyrd porque é banda cover SÓ do allman Brothers!
"SÓ"?!? E QUER MAIS, PORRA?
Abração!

Anônimo disse...

Camisa é Marceleza, esse tal de Scott é uma gonorréia cantando!!

Anônimo disse...

agora sim o marcelo nova vinha estragando as musicas