quinta-feira, outubro 15, 2009

"SE A CABEÇA É O QUE TE IMPEDE DE ANDAR NU / 'RANQUE A CABEÇA / 'RANQUE A CABEÇA"

A cabeça é a ilha reúne mais e melhores tiras de André Dahmer, criador dos Malvados



Como quase tudo que surgiu (relevante ou não) nesta década, André Dahmer despontou no cenário dos quadrinhos através da internet, com seu site Malvados, atualizado diariamente, sempre com uma tira inédita.

Sucesso (quase) instantâneo, logo começou a publicar livros reunindo as melhores tiras. O mais recente é A cabeça é a ilha (Desiderata), que chegou há algum tempo às livrarias.

Observador sagaz da estupidez humana e aparentemente desprovido de esperanças quanto ao futuro dos homens, Dahmer destila nas suas tiras todo o seu niilismo, gerando piadas de flagrante humor negro que chegam mesmo a desconcertar o leitor menos familiarizado com seu estilo barra-pesada, sem concessões.

Através do site, Dahmer tornou famosos seus personagens mais constantes, os Malvados, uma dupla de sexo e idade indefinidos, com design semelhante à girassóis, sempre às voltas com alcoolismo, depressão, solidão, consumismo, total indiferença à miséria e aberrações sexuais variadas.

Em A cabeça é a ilha, o autor compilou séries de tiras onde explorou outros personagens e situações – já os temas são basicamente os mesmos.

Uma piada a cada quadrinho

No melhor estilo metralhadora giratória, Dahmer volta seu (mau) humor não apenas contra alvos fáceis – políticos, igrejas, classe média –, mas também analisa sem piedade as relações entre casais (sempre marcadas pela dominação) e a tendência humana de sempre descer um pouco mais, além do fundo do poço, além dos seus últimos traços de dignidade.

Em diversas tiras sobressai uma particularidade do autor, que é fazer uma gag a cada quadrinho, quando, normalmente, a piada se desenvolve nos primeiros quadrinhos e chega à sua conclusão no último.


Talvez os melhores exemplos dessa habilidade estejam na série Brasil Para Principiantes, onde os personagens anônimos retratam os absurdos cotidianos vividos pelos brasileiros, como o bêbado fantasiado que reivindica: “Sinal vermelho é para os fracos“, com as chaves do carro em uma mão e um copo em outra.

A cabeça é a ilha / André Dahmer / 152 p. / R$ 34,90 / Ed. Desiderata / www.malvados. com.br

24 comentários:

Franchico disse...

Cite o autor do poeminha que intitula este post e concorra a um milhão de beliscões na bunda. Não deixe de participar! ;-)

Franchico disse...

Garth Ennis é o cara!

Quadrinho de prostituta com superpoderes vai virar filme

http://www.omelete.com.br/cine/100022776/Quadrinho_de_prostituta_com_superpoderes_vai_virar_filme.aspx

glauberovsky disse...

hehehe...ruy mascarenhas. mas dispenso os beliscões. ruy lançou um livro, chamado "meiohomem". o blog dele:

http://meiohomem.blogspot.com/

GLAUBER

Anônimo disse...

pessoal do rock

datas dos shows do ZZ Top:

10.12 - Via Funchal - SP
12.12 - HSBC - Rio
13.12 - Espaço das Américas - SP

cláudio moreira

Anônimo disse...

Xicovisky,

desculpe-me pelo ofitópique, mas é necessário.

O tal e-mail NÃO é de minha autoria. Com certeza é vírus. Beleza?

Franciel

Franchico disse...

Bem que eu desconfiei. Tava muito esquisito mesmo. Nem em email dos amigos se pode confiar mais! Me fale aí de uma dança de rato!

cebola disse...

The cribs ja era beem legal, com um certo Johnny Marr agora na formação o bicho pegou: O novo disco, Ignore the Ignorants, periga ganhar o melhor do ano pra mim. http://pitchfork.com/news/36794-johnny-marr-talks-about-the-cribs-and-modest-mouse-not-about-the-smiths/

Anônimo disse...

oi pessoas. vceis estão sabendo da pisada de bola de pitty com mike patton numa entrevista? o cara ridicularisou com ela o tempo todo. os sites de rock do sul só taõ falando nisso e esculhambando com pitty

Rounds disse...

dahmer é foda!

fiz uma homenagem a ele uma vez no on the rocks.

abs

Franchico disse...

Mas esses ingleses não valem nada mesmo, né?

Jornal inglês ironiza possível filme de Woody Allen no Rio

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u638592.shtml

Emmanuel Mirdad disse...

Chicão e demais camaradas.

Show de estreia do Eric Assmar Trio ontem no Clube do Blues, Groove Bar.

Confiram aqui: www.elmirdad.blogspot.com

Franchico disse...

Por sinal, não percam na edição deste domingo da revista Muito, que circula com o vespertino da Av. Tancredo Neves, dois astros do rock baiano em destaque:

- Glauber Guimarães, o homem das Teclas Pretas, em perfil de três páginas assinado por este vos escreve

e

- Eric Assmar na seção Bio, assinada por minha colega Tatiana.

Tudo isso na revista tb conhecida como Very, Mucho ou Troppo.

frohm disse...

o recalque é uma merda. mike patton é uma mala e pitty ta cagando e andando.

glauberovsky disse...

mike patton é sensacional. o que ele fez no "mr. bungle" é das melhores coisas dos últimos tempos.
aquela entrevista foi realmente lamentável.
e é um erro achar que pitty e patton fazem parte do mesmo universo. nisso não vai crítica a ela, só uma constatação. isso não é apenas minha opinião e nem recalque [não haveria motivo para recalque]...é fato. quer queiram ou não.
cada macaco no seu galho.
GLAUBER

glauberovsky disse...

aah...mirdad, eric assmar tá tocando pra diabo. dá-lhe, garôuto!
GLAUBER

Anônimo disse...

nada disso frohm frohm. é pitty q ficava dizendo q mikei pstton era deus. falava isso toda hora. patton foi que cagou na cabeça de pitty. ela se fudeu nessa. patton cagou na boca dela isso sim. toma otária se fudeu nessa

Anônimo disse...

meu deus, esse comentário aí em cima foi feito por alguém com mais de 8 anos? Chico, devia ter limite de idade ( pelo menos mental ) pra comentar aqui.

Anônimo disse...

aqui ó o que tão falando da cagada de pitty:
http://fatsovolt.blogspot.com/2005/12/hey-pitty-vai-tomar-no.html

e o video q o deus de pitty mikei patton caga na cabeça dela
http://www.youtube.com/watch?v=JqkIW1ViJBE

naum deixe de assistir hehehe

Franchico disse...

Pô amigão, enquanto vc fica aí do seu anonimato, detonando Pitty por causa de uma bobagem que aconteceu 4 anos atrás, ela tá lá com a vida ganha, fazendo seus shows, viajando, curtindo, ganhando dinheiro fazendo o que gosta. E vc aí, no seu cantinho escuro, alimentando esse prazerzinho mórbido, gozando com o constrangimento alheio.

SAI DESSA VIDA, MEU RAPAZ!

Franchico disse...

Não percam na edição de terça (20 de outubro) do seu vespertino da Av. Tancredo Neves:

- BIG BANDS: matéria de capa com página dupla interna dando conta da porra toda que vai rolar por lá, incluindo entrevistas com Big, Frank Jorge etc.

- BAIA: o show do próximo sábado no Groove Bar, que promete ser o melhor after-Big Bands do universo, na coluna Coletânea!

- GABRIEL BÁ: Resenhas dos dois álbuns do premiadíssimo quadrinista recém-lançados no Brasil: Umbrella Academy: Suíte do Apocalipse e Pixu, com direito a (claro!) entrevista com o rapaz.

(PUTZ! Praticamente, só vai dar eu nesse dia. Tô cansado pra caraaaaalho!)

Anônimo disse...

todo mundo sabe que esse Mike Patton é assexuado e não deve gostar de ser entrevistado por mulher...lembro de entrevista dele há anos para um repórter da mtv bem glitter e ele estava muito bem à vontade...
pitty, por sua vez foi com coração limpo pensando que iria encontrar o ídolo "cabeça", mas encontrou um babaca pop star tirando onda...me solidarizo com ela...certas coisas deve-se viver apenas no mundo das idéias...detestaria conhecer angus young e descobrir que ele é um babaca (espero que não o seja)
cláudio moreira

osvaldo disse...

Wayne Coyne nunca negou suas origens do classic rock ;
The Flaming Lips have announced plans to cover the entirety of Pink Floyd's Dark Side of the Moon. The album, which is currently slated to hit iTunes long before it shows up in physical stores.[Spinner.com]

Funcionaface disse...

RRRRSSSS, muito astral!!!!!
Abraços e ótima semana pra todos.

osvaldo disse...

mark fischer no k-punk pedindo por uma nova ortodoxia na internet.acha que os escritores , articulistas, pensadores estão sendo pautados e podados pelo comments.humm. na sequencia um comparativo do "descontentamento militante" entre o joy division e morrissey.not for begginers.
http://k-punk.abstractdynamics.org/