quinta-feira, maio 15, 2008

DJ DOLORES PINTA O SET NO REMIX-SE

Um dos DJs mais conceituados do Brasil volta à Bahia para fazer o que sabe melhor: comandar as pick-ups e botar o povo pra dançar. É o DJ Dolores, que encabeça mais uma edição especial do Remix-se, evento semanal que agita o Pátio do Instituto Cultural Brasil-Alemanha (Icba) todos os sábados.

Sergipano radicado em Pernambuco, Hélder Aragão (nome de batismo) acompanhou os primórdios do movimento mangue beat in loco, começando a discotecar nas festas do grupo, e daí não parou mais.

Diferente da grande maioria dos DJs, contudo, Dolores não trafega apenas na área da música eletrônica, circulando com bastante habilidade no cruzamento eletro-acústico que caracteriza o movimento recifense em si, recheando seu som tanto com sambas rurais quanto com batidas sintéticas.

"Desde o começo da década de 90 que a gente queria discutir a identidade musical brasileira, nordestina e nossa própria origem, talvez tentando formatar um pop genuinamente brasileiro, mas sem nacionalismos bobos", relembra o músico.

"Quando eu falo de tradição, eu me refiro a algo que está vivo. Um exemplo simples é o maracatu e a ciranda após a chegada da TV e da internet nas zonas rurais, o que acaba modificando, de uma forma ou de outra, essas manifestações. E veja bem, se eles não mudassem, não renovariam o público", aposta. "A cultura não é uma coisa estática".

O último álbum de Dolores, 1 Real, já foi lançado na Europa, Japão e Estados Unidos, mas, infelizmente, não tem previsão de lançamento no Brasil. O próprio DJ recomenda aos interessados que o baixem de graça no site sombarato.blogspot.com.

"Muita gente já baixou de lá que eu sei, mas ainda quero lança-lo em formato físico no Brasil, por que é importante para a divulgação em jornais, revistas e rádios".

Em 2003, Dolores ganhou os prêmios BBC Awards e o Prêmio Multicultural Estadão pelo álbum Contraditório, o que lhe rendeu 40 shows em dois meses de turnê pela Europa.

DJ Dolores, DJ's Angelis Sanctus (Pragatecno), BigBross, Chicão e Bhramz (Clube do Vinil) | Sábado, 16 horas | Pátio do ICBA | Av. Sete de Setembro, 1.809, Corredor da Vitória (3337- 0120) | R$ 10

Um comentário:

Franchico disse...

Vou pedir uma dessas de natal...

http://br.noticias.yahoo.com/fotos/ss/158/im:/14052008/72/foto/piloto-profissional-sui-yves-rossy-homem-mundo-voar-asas-jato.html

Como diria Tony Stark: "Yeah, I can fly".