sábado, março 08, 2008

BATISMO

Carta a um jovem roqueiro.

Nosso eterno mestre e irmão Cláudio Escória Moreira fez esse textinho para João Pedro, 13 anos hoje, filho de nossa sócia Yara Vasku e Joca (do Rock 'n' Sandwich). O brodinho está em pleno processo de descobrimento do rock 'n' roll. Então segura na mão do Steve (e) Vai, meu filho!


João Pedro,

Sua mãe já é minha irmã desde tempos idos e já gostava de ti por tabela (periódica). Agora, então que está entrando no portal mágico do rock and roll é que fudeu!!!!!!!!! Sinto uma identificação na alma, pois foi nessa mesma idade que "chutei o balde" da caretice e mesmice generalizada em termos de música.

Quero que saiba que esse caminho existencial rumo a esse tal rock and roll não tem volta porque quanto mais se adentra nesse portal mágico visceral, mais perto da sua essência você estará (mas se pode tentar pegar um táxi de volta!!!!).

Foi assim comigo e percebo que o mesmo vai lhe ocorrer porque tu és da mesma linhagem. Agora, nunca deixe que o rock seja uma "camisa-de-força" estilística que limite seu gosto estético. Pelo contrário, mantenha acesa a chama da independência na fruição artística e fique totalmente livre de coletivismos tribais.

Seja sempre diferente entre os "iguais" e inusitado entre os "diferentes". Mantenha seus sentidos abertos para a boa música do mundo. Existem muitas outras coisas boas por aí. Da Tasmânia ao Sertão nordestino.

Na atualidade, esse danado do rock and roll parece algo cafona e datado, mas ele é atemporal. Se mantiver o espírito libertário, o rock and roll vai lhe conduzir ao cosmo sonoro longe de qualquer espécie de colonialismo cultural.

Sim, sou brasileiro com muito orgulho, mas roqueiro na alma. Fodam-se os Estados Unidos! (mas não suas lojas maravilhosas de cds, claro!) Sou terráqueo e foi a eletricidade de Dodô e Osmar que me levou aos 7, 8 e 9 anos de idade a me ligar em algo que só iria entender mais tarde. Isso: Armandinho me levou a Jimi Hendrix. Pegou o caminho das pedras para o Santo Graal?!

Então, meu caro João "Sabbath Bloody Sabbath" Vasku, vista com orgulho essa camisa do Black Sabbath (tive uma igual aos 16 anos!!!!) como um ticket para uma louca viagem rumo ao desconhecido e a encare como um amuleto de proteção contra os maus espíritos da falta de profundidade que imperam no mundo (Uhahaha!!!!!!).

Todo roqueiro que se preze tem vontade de ter uma camisa do Sabbath, independente da idade que tenha (conheço um que beira os 50 anos e ainda adora a banda).

Minha mensagem final é: afivele o cinto de segurança, acelere rumo ao desconhecido, meu camarada rocker, e tenha uma excelente viagem porque você merece!!!!!!!!!!

Cláudio "vendi minha alma ao rock and roll, peguei de volta e coloquei na hipoteca" Moreira (duvido que esse apelido pegue!)
Março/08

4 comentários:

Franchico disse...

Taí, Claúdio! Tá lindo, véio. We love you, man!

João Pedro, esqueça Steve Vai, viu? Foi só um chiste, como diria Didi Mócó. Repita comigo: Steve Vai é do mal, Steve, Vai pra PQP!

Feliz aniversário, menino!

Yara Vasku disse...

Valeu Cláudio, valeu Chico e todos amigos e amigas que demonstram o amor cada um do seu jeitinho... Quem dera eu tivesse tido uma iniciação ao rock como essa, mas estamos aí. E vamos hoje lá no rock (o dia certo do niver do meu filhote é 06/03). Bjs!

osvaldo disse...

belo texto claudio. se joao pedro tinha alguma duvida em relaçao ao rock, e acho q nao tinha, agora fudeu.bem vindo ao seu destino joao.

Ernesto Ribeiro disse...

Curioso: Ozzy Osbourne mora nos EUA há mais de uma década. E John Lydon. E...


"Fodam-se os Estados Unidos" é o mantra mundial dos imbecis fracassados e invejosos --- de comunistas stalinistas a terroristas islâmicos --- e sobretudo dos HIPÓCRITAS. Pergunte a Claudio Moreira em que país ele mais queria viver. Em qual cidade? Em Salvador é que não é...


Hipocrisiaaaa / Eu quero uma pra viver...