quarta-feira, junho 15, 2005

ROCK BLOCKS

-Não é só no Brasil que o publico se queixa das poucas opções que as radios FM oferecem aos ouvintes. Submetidos a um restristissimo playlist de mega-redes de radio, como a Clear Channel ( dona de mais de 1300!!!! rádios nas principais cidades americanas), o publico norte-americano está reagindo em grande estilo,e a resposta parece ser radio por satélite. Por 13 dolares por mês( cerca de 33 reais) o assinante tem acesso a mais de 100 radios com programações exclusivas e absurdas, que vão de talk-shows a rádios só de rock alternativo, garage, jazz , heavy metal, blues,jam bands ,eletrônica, ect.... As rádios não tem break comercial, tem djs ao vivo interagindo com a audiencia e tal como a Sky e Directv são sintonizadas por receptores, com a grande vantagem de serem portáteis tipo um ipod, alem poder ser sintonizada no radio do carro. Ocupando o espaço experimental que foi das FMs nos anos 70, a XM Radio, e a Sirius , as duas grandes do setor, já tem mais de 5 milhões de assinantes, uma gota d´agua no imenso mercado americano, mas com um crescimento exponencial na sua base de clientes. Com as internet rádios tendo um serio problema de portabilidade , e as FM rock mais alternativas(inclusive as college rádios) perdendo espaço na América de Bush Jr, a Satellite Radio XM acabou de contratar um dos maiores nomes da talk-radio de lá, o censuradissimo Howard Stern, numa demonstração de força deste segmento. Outros nomes de peso incluem Steven Van Zandt( guitar de Springsteen), programções com Eminen,o skatista Tony Hawk, o grande Kelly Slater e rádios dedicadas a sets completos do Phish( provavelmente os grandes herdeiros do Grateful Dead). Pequeno detalhe, assim como fazia o mestre jedi Jerry Garcia, os sets de Trey Anastasio costumavam( o Phish deu uma parada ano passado) durar 6, 7 horas.Pra lá de Grateful Dead.

-Relato de David Fricke da Rolling Stone para os shows que o Cream fez no Albert Hall garantem, e eu acredito, que os shows foram indescritíveis, emocionantes, sensacionais,ect... resumindo, botaram pra fuder!. Clapton, Bruce,e Baker, todos com mais de 60 anos, não deixaram pedra sobre pedra, com o som pesado, sofisticado e cheio sutilezas, provando que se pode envelhecer no rock, sem perder energia, nem o espírito rocker.Como disse Cláudio no Clash, quero bater cabeça até os 60, o Cream acabou de provar que é possível.

-Na outra ponta, os relatos do Coachella Festival, confirmam, o rock está vivíssimo, com bandas como Coldplay e Nine Inch Nails, Weezer, e Wilco, alem do ressurectos Bauhaus, Gang of Four e o New Order comandando multidões, provando que os festivais com varias bandas, de vários estilos de rock, e todo o ambiente que envolve eventos do gênero continuam em altissima. Um dos detalhes que mais me chamaram a atenção foi o fato da musica eletrônica ter saído dos palcos principais e ter voltado para as tendas.Cadê os novidadeiros de plantão que falavam , há uns 4, 5 anos, que o rock tinha morrido, banda de rock era coisa do passado, musica eletrtonica tinha substituído o rock, e que os Djs eram os coveiros do rock´n´roll? Cadê os mané?

Rock on.

19 comentários:

Franchico disse...

Bramz, prendereram os home da Schin! E o Rock Loco?

Franchico disse...

de resto... hey hey my my rock n' roll can never die. qualquer mané que preveja o fim do rock n' roll dará com os burros n'água solenemente, pois o rock é que nem os personagens principais dos filmes de George Romero. morre, levanta, morre de novo, levanta mais uma vez e assim será até o fim do mundo. palavras de salvação. (copyright Franciel Cruz.) quanto ao movimento das rádios rock na net, eu só quero saber qdo o RL vai cair nessa. como vai o trabalho na Unidade Rock Loco de Novas Tecnologias, Brama?

Franciel disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Franciel disse...

Com este texto, Osvaldo prova que os estudos para a implantação da Unidade Rock Loco de Novas Tecnologias (royalties pra chiconha)estão em estágio avançado.
Os que duvidaram da empreitada devem ir imediatamente para o canto da sala. De joelho no milho. Arrenpendei-vos, incréus!
Agora, uma dúvida: seriam Brama e o Gordo profetas? Eles já sabiam que a Schin ia cair e por isso decidiram investir nestes novos processos?

Franchico disse...

O Rock Loco tem a honra de receber no programa desta sexta o boa-praça e crítico de cinema do jornal A Tarde (aliás, o único que eu saiba existir naquele periódico impresso) João Carlos Sampaio a.k.a. Janjão de Aratuípe. Na pauta, Batman Begins, Sandman, Star Wars, Homem Aranha, Bob Esponja, Marlon Brando, Tarcísio Meira & Glória Menezes. Rock? Ah, sim, rock. Rock, rock, rock... quem viver, (ou)verá.

Anônimo disse...

Brams,


Abro o jornal diário e leio uma matéria perdida, jornalisticamente sem gancho, sobre uma das inúmeras rádios rock dos USA. (o suposto, lá ele, gancho, seria Dustin Hoffman ter repetido o slongan da rádio em algum ano perdido do século passado no importantíssimo filme Rain Man). Pensei, Ué, por que a Woxi, por que faz sol?, por que eu não tenho o guia dos mochileiros da Galáxia?
Aí venho no bloguinho e óooooohhh, novidade e informação. O prozac do dia.

Franciel, Brama e Big não são profetas, são oráculos. A diferença??? Os primeiros são adivinhos, os segundos inspiram confiança em seus sábios conselhos. Na Bahia seria algo como "bote fé, véi" Um exemplo??? Num longíquo Abril pro Rock, Lobão se apresentou acompanhado do querido mutantinho sequelado. Animada com o cd Universo Paralelo, esperei ansiosa pelo lobobinho. Estava com Big, minutos antes do show e toda animada afirmei,... vou pra frente Gordo, vai ser massa. O SuperBross me olhou da altura dos seus olhos enevoados e trovejou,... vai não Sora. O que que eu fiz??? Não botei fé. Corri pra frente e vi uma das cenas mais patéticas da minha vida, um artista deslocado, falando mal de Lulu Santos, pra uma platéia que nem tava aí pra radicalismo e se amparando num cara que obviamente não tinha a menor condição de estar no palco. Shame on me. Desde então tenho me recolhido à minha insignificancia frente aos mistérios do universo.


sora

Anônimo disse...

Ah, jah que é pra fazer propaganda, hj no RL das quintas, Marcelo Martins da Plexus.


sora,

Franchico disse...

eu vi a tal da matéria, Sora. nem valeria o comentário, mas como falar mal dos outros é uma de minhas (nossas?) especialidades, só o que tenho a dizer é: Descobriu a pólvora, gênio! qdo ele passar de estagiário pra profissa ninguém vai segurar essa criança. ou melhor: essa criançada.
cala-te boca...

Franciel disse...

Ei, Sora,
neste negócio de oráculo eu não me meto, mas creio que você está enganada em relação a Lobão.
Neste tal show, lá no Recife, ele fez o contrário: começou a falar bem de Lulu Santos. No dizer de lá ele era pra chocar a platéia.
Ah, a falta que não faz um cansanção.
Oraite?

Anônimo disse...

Ah foi mesmo, ele falou mal foi do metal. A menina do bar onde eu comprava um sanduba se acabou de rir enquanto ele falava. Qto a matéria, nem quis falar mal de quem fez (só mais uma entre 89898989589539759859...) acho que falta chefe e jornal. Aliás, o jornalismo tá igual a menina Lucy, Móórreu! E já que o negócio é redação, e eu tb tirava 4,5/5 com a santa professora Belina, ói nois no blog.
Pode ser agora Franci?

sora

Anônimo disse...

CHICO OBRIGADO POR FALAR DOS VELHINHOS...CREAM É UMA DAS PEDRAS SEMINAIS DO HARD ROCK INGLÊS...ÊTA "TEMPO BOM, QUE NÃO VOLTA NUNCA MAIS"...MAS, ELES ENVELHECERAM COM DIGNIDADE...
SORA SE O PLEXUS COLOCAR NO PROGRAMA O CD "LIVE AND DANGEOURS" DO THIN LIZZY....A CULPA, GRAÇAS A DEUS, É MINHA...INICIEI O GAROTA MAS HORDAS DOS LIZZIES QUANDO NOS CONHECEMOS NA FACOM...PODE PERGUNTAR AO RAPAZ
Cláudio

Anônimo disse...

ERRATA - CHICO OBRIGADO POR FALAR DOS VELHINHOS...CREAM É UMA DAS PEDRAS SEMINAIS DO HARD ROCK INGLÊS...ÊTA "TEMPO BOM, QUE NÃO VOLTA NUNCA MAIS"...MAS, ELES ENVELHECERAM COM DIGNIDADE...
SORA SE O PLEXUS COLOCAR NO PROGRAMA O CD "LIVE AND DANGEOURS" DO THIN LIZZY....A CULPA, GRAÇAS A DEUS, É MINHA...INICIEI O GAROTO MAS HORDAS DOS LIZZIES QUANDO NOS CONHECEMOS NA FACOM...PODE PERGUNTAR AO RAPAZ
Cláudio

Franchico disse...

Cláudio, quem falou do Cream foi Bramz. Mas obrigado de qualquer jeito.

osvaldo disse...

os trabalhos da unidade de novas tecnologias informa;o nosso mestre jedi da audioesfera, messias g.b., deve pendurar nas proximas semanas um programa piloto do rock loco no ipodder, que é um tipo de blogger com audio.quanto a esse show do apr eu vi, e fiquei com pena de arnaldo, e lobão que tava se fazendo de doido e falando merda ficou queitinho quando arnaldo pisou no palco o recem lançado cd do lobão tem algumas das melhores letras que ouvi ultimamente no rock, alem da outracoisa ser uma revista bem decente.no fim os acertos de lobão superam os erros.

Anônimo disse...

AH É ENTÃO OBRIGADO BRAMINHA...SABE ALGUMA COISA SOBRE JACK BRUCE TOCANDO COM OS UFO HÁ UNS QUATRO ANOS em um festival...parece até que tem vídeo disso e ele tocando com o ex-scorpions e eletric sun, o alemão ulrich roth, e o irmão dele num projeto de tributo a hendrix (esse eu vi através de nei bahia....showzaço)?
cláudio

Nei Bahia disse...

Jack tem que ir devagar, fez várias operações cardíacas, inclusive foi por isso que a reunião rolou, ele ficou mal de grana.Eric teve pena e aceitou, pois amizade já na época não havia, eles nunca se deram bem, só tocando.

Franchico disse...

O oráculo internético Omelete tá com uma série diária de matérias bala sobre o Batman, esquentando os tamborins pra estréia de Batman begins amanhã (o último a assistir é mulhe do padre). As matérias sobre A Piada Mortal, Cavaleiro das Trevas, a galeria de vilões, Ano Um, Batman de Orson Welles (hein?), a série dos anos 60 e os criadores clássicos, entre muitas outras estão especialmente saborosas. Manancial de informações totalmente inúteis e essenciais ao nerd que se respeita. Acessem: http://www.omelete.com.br/batman.asp

Anônimo disse...

franchico,

a nova geração comanda. João Pedro Vasku e Pedro Maia de Brito já voltaram encantados do filme do morcegão.

Franchico disse...

domingão, tipo uma da tarde, se eu estiver vivo, estarei lá conferindo. uhú!