segunda-feira, setembro 16, 2019

AGENTE SOMMOS E A PREMIAÇÃO ATÔMICA

Estreia do personagem criado pelo baiano Flavio Luiz fatura Troféu HQMix

Sommos comemora com Nhô Quim, o Trofeu HQMix em pessoa
Hoje (ontem, domingo 15 de setembro), o experiente cartunista e quadrinista baiano Flavio Luiz bota mais um Troféu HQMix, o “Oscar” dos quadrinhos nacionais, na estante.

Ele faturou o prêmio da categoria Publicação de Humor com seu último álbum em quadrinhos, Agente Sommos e o Beliscão Atômico (Papel A2, 44 pgs., R$ 30).

Quando o apresentador Serginho Groisman chamar Flavio para subir ao palco da Comedoria do Sesc Pompeia receber seu prêmio, será a quarta vez.

Sim, desde 1999 que o HQMix é freguês do baiano, com premiações para suas HQs Jayne Mastodonte (categoria Publicação Independente 1999), O Cabra (Publicação Independente de Autor 2010) e Aú & O Fantasma do Farol (Pub. Infanto Juvenil 2014).

“O Agente Sommos é meu trabalho mais autoral e eu fico muito feliz em ganhar na categoria Humor”, comemora Flavio por email de São Paulo, onde mora há alguns anos.

“Este é meu 41º prêmio na carreira, incluindo menções honrosas, prêmios por cartuns, charges, caricaturas e HQs, dois Piracicaba (Salão Internacional de Humor de Piracicaba, a mais tradicional premiação do humor gráfico brasileiro) e palestra em Angouleme (Festival international de La Bande Dessinée d'Angoulême, um dos mais importantes festivais de quadrinhos do mundo)”, enumera.

MENAS vs. MERMO

Preview exclusivo de Agente Sommos 2
Araponga (apelido para espiões brasileiros) da MENAS (Movimento Espionário Nacional Altamente Secreto), o Agente Sommos teve sua primeira HQ lançada no final do ano passado.

Em sua estreia, o vemos entrar em ação contra a terrível organização MERMO (Maracutaias Espionistas Revoltantes Mortalmente Orquestradas).

Repleta de gags – visuais e verbais –, a HQ se beneficia da consagrada esculhambação verde-amarela combinada ao imaginário de James Bond, tanto para construir sua trama quanto para alavancar sua comicidade.

Uma espécie de Austin Powers brasuca com tudo o que tem direito, incluindo um carango cheio de truques – um pitoresco Volkswagen SP2, esportivo dos anos 70 que, pelo menos, está no seguro – e uma chefe que é a cara da Fernanda Montenegro.

“O Agente Sommos 2 (intitulado Hora Hora Hora, Sommos) está na reta final de finalização e já deve ser lançada na CCXP (dezembro)”, conta.

Infelizmente, o artista ainda recebe pouco reconhecimento na própria terra. “Em Salvador, aguardo interessados para um lançamento. Entrei em contato com a Flipelô, com a Flica e nada, nem responderam, email nem retornaram telefonema. Mas OK, axé!”, ri.

Interessados em adquirir a premiada Agente Sommos e o Beliscão Atômico podem entrar em contato via www.flavioluiz.net ou www.umlivro.com.br.

Nenhum comentário: