sexta-feira, março 01, 2019

SEREMOS RESISTÊNCIA

Reduto de camisas pretas, o Festival Palco do Rock chega aos 25 anos como uma opção para quem não usa abadá

Professor Doidão & Os Aloprados, foto Marcelo Moraes 
Se é verdade que todo rebanho tem sua ovelha negra, eis aqui a contraparte à sombra do colorido e alegre Carnaval baiano: o festival Palco do Rock, realizado há 25 anos e começando de amanhã até terça-feira no Coqueiral de Piatã.

Pastoreando as ovelhas desencaminhadas neste quarto de século está a produtora Sandra de Cássia, que este ano coordena a estrutura que vai receber 39 bandas (média de dez por dia) e público que pode variar de duas a cinco mil pessoas por dia.

De saída, vale deixar claro: este está longe de ser o festival ideal que os fãs do rock gostariam de ver.

Provavelmente, está longe de ser o festival que a própria Sandra gostaria de ver.

Todo Meu Ódio, foto Ilane Brisa
Mas é o festival possível de ser feito, dadas as condições.

Por isso, palmas à boa vontade da produtora, às bandas e ao público que o prestigia – todos em busca de uma opção de carnaval  com a qual se identificam, já que envergar um abadá está fora de cogitação pra galera de camisa preta.

“(O PdR) é um divisor de águas, incentivador da cena, revelador de talentos, enfim. É bom que se diga que em 25 anos o Palco do Rock foi criado para ser o que é, e se mantém”, demarca Sandra.

Ainda que seja amado por muitos e detestado por tantos outros, o fato é que há 25 anos o PdR é produzido na raça: “Sem dinheiro, no primeiro momento. Não temos apoio  financeiro ou logístico do Governo. Seria ótimo se os convênios fossem finalizados antes da festa. Há alguns anos o apoio do Governo do Estado - Bahiatursa, só acontece após a realização do Festival, a duras buscas”, afirma.

Jack Doido, foto Paulinha Topázio
Se não há apoio financeiro, a produtora conta com a fidelidade de pelo menos uma instância do governo estadual: “Contamos com o apoio da 15ª CIPM  (Companhia Independente da Polícia Militar de Itapuã),  responsável pelo planejamento do nosso efetivo com um contingente especial que nos dá suporte”, conta.

Da parte da Prefeitura, porém, há mais apoio logístico, como palco, banheiros químicos etc: “Contamos com excelente apoio da Prefeitura. Há muito tempo não faltam tais itens estruturais, e agora mais apurados”, afirma.

Como dito mais acima, esse apoio ainda é muito pouco diante da visão da produtora ao que seria minimamente ideal: “Comparado ao que é distribuído no Carnaval de Salvador, ainda estamos muito abaixo do que seria considerado ideal. Temos uma proposta de estrutura grandiosa, com espaços de interação de artistas emergentes, poetas, artesãos, grafiteiros, stands sociais,  espaços interativos infantis para as crianças que já frequentam o ambiente, além de passagens aéreas e afins para bandas de outros estados”, reivindica Sandra.

Arcantis, foto Carlos Fides e Ana Prado
Metal & Cia. 

Na edição deste ano, 39 bandas: boa parte delas é  de heavy metal e seus subgêneros.

Há consagradas locais, como a internacional Malefactor, Behaviour, Inner Call,  Indominous e Arcantis.

Bandas visitantes, como as sergipanas Maua e Words Guerrilla, as pernambucanas Crematorium e Alkimenia  e a paranaense Kattah.

Bandas de rock em geral, como Professor Doidão & Os Aloprados (raulseixista), Batrakia (hard rock), Jack Doido (alternativo), Os Informais (pop rock) e Mensageiros do Vento (pop rock).

E também boas novidades, como  Space Rovers (stoner), Ander Leds (alternativo) e Todo Meu Ódio (punk rock ‘77).

“Todas as bandas são recomendáveis. A grade é montada contemplando os diversos estilos”, afirma Sandra.

Programação Festival PDR 2019

Inner Call, foto Rafael Souza
Sábado
VLZ
Cães
Jack Doido
Jacau (Itabuna-BA)
Space Rovers
Sacrificed (MG)
Malefactor
Evollution
Os Informais
4 Stones

Domingo
Invertebrados
Professor Doidão e Os Aloprados
Luppula
Awaking
Maua (SE)
Inner Call
Words Guerrilla (SE)
God Funeral
Mensageiros do Vento
Lucilia in the Music Box

Space Rovers, foto Diego Orge
Segunda-feira
Ander Leds
Alibal Conspiracy
Death Tales
Carburados
Electric Poison
Kattah (PR)
Act of Revenge
Crematorium (PE)
Motherfucker
Bruma

Terça-feira
Todo Meu Ódio
Batrakia
Indominus
Guga Canibal
Arcantis
Ynys Wydryn
Behavior
Alkimenia (PE)
Jackeds

2 comentários:

Bruno disse...

Chicão, olha lá o clipe novo da MAEV https://www.youtube.com/watch?v=xUn0h3N_idY&feature=youtu.be&fbclid=IwAR0KY-0Lshqy3FJAYlBEVPFx70GsjbIQAwRiBrdWn_LXRfFvX8yPWq6264o

Bruno disse...

Chicão, olha lá a música nova da MAEV https://www.youtube.com/watch?v=xUn0h3N_idY&feature=youtu.be&fbclid=IwAR0KY-0Lshqy3FJAYlBEVPFx70GsjbIQAwRiBrdWn_LXRfFvX8yPWq6264o