terça-feira, agosto 29, 2017

TRADIÇÃO E MODERNIDADE

Gigante da arte popular nordestina, Bule Bule comemora 50 anos de carreira e 70 de vida com crowdfunding e muita interação on line

O grande Bule Bule não merece fotos tão ruins quanto esta do blogueiro...
Bule Bule não se cansa de se admirar com as facilidades século 21. “Antes eu mandava um recado e só sabia a resposta quando o menino voltava”, lembra.

“Agora eu converso com uma menina de Piritiba que fala comigo lá da Rússia! Então a internet é uma mudernage do bem”, percebe.

Não só, Bule, mas isso não vem ao caso. O importante é o bem que se faz com ela.

Como a campanha de crowdfunding (ou financiamento coletivo) que este mestre baiano da cultura popular está fazendo, para bancar o show de comemoração dos seus 50 anos de carreira e 70 anos de vida.

Intitulado Antonio 70, Bule Bule 50, sendo Antonio Ribeiro seu nome de batismo, o show está previsto para ser realizado no dia em que ele completa 70 primaveras, em 22 de outubro, no Teatro Cidade do Saber, lá mesmo em Camaçari.

Filho de Bule, o publicitário Paulo Azevedo e seus sócios, Saulo Sancio e Tom Silva, são os responsáveis pela campanha, que pretende arrecadar o bastante para gravar o show e transforma-lo em CD e DVD ao vivo. “A proposta (da campanha) é inserir Bule Bule nesta nova realidade”, diz Tom.

“Fora que aniversário pede presente, né?”, acrescenta Bule, que está cheio de planos para a ocasião. “Quero trazer alguns convidados, como Xangai, Maciel Mello, Adiel Luna (cantadores pernambucanos) e outros. Mas para abrir essa porta tem que ter o dinheiro”.

Opção muito buscada por artistas e empreendedores para financiar seus projetos, o crowdfunding já deu certo para muita gente (não para todos) – e tem sido uma alternativa para aqueles que preferem se manter longe da política pública dos editais, como Bule Bule.

“Quem decide sobre projetos culturais geralmente é quem menos entende de cultura. Não entendem nada de cultura de raiz”, afirma.

Live no Face e no Insta

Bule Bule está animado, embalado pela boa receptividade de seu último livro, Rodolfo Coelho Cavalcante, Castro Alves e Outros Temas de Cordel (Independente, 100 páginas, R$ 25), lançado na Flipelô há poucos dias.

“Tudo o que acontece este ano tem relevância pra mim, como este livro, que aliás está nos pacotes de recompensa da campanha”, lembra.

O baiano Rodolfo Coelho (1919 - 1987), homenageado no livro, foi um dos principais cordelistas brasileiros, incentivador de Bule Bule em início de carreira e o tema principal deste, que é apenas o seu quinto livro.

Em compensação, já publicou mais de 100 cordeis (e escreveu o dobro disso) e tem oito álbuns gravados.

“Nesses 50 anos, apesar de ter produzido tanto, eu produzi muito pouco”, afirma.

“Mas ainda me sinto começando. A empolgação é a mesma desde o início. Só a força física diminui um pouco”, diz.

Em outubro de 2016, Bule superou o momento mais difícil de sua vida, ao passar por um  transplante de rim.

“Fiquei sete anos e meio na hemodiálise. Não conseguia fazer xixi, meu rim murchou. Quem nunca passou por isso, peça a Deus para não passar”, conta, sem conseguir esconder a emoção. Tom corre ao banheiro e lhe  traz um papel toalha para enxugar os olhos.

“Agora tá tudo funcionando perfeito, minha creatinina (substância que indica saúde dos rins) é de criança. Corro o Brasil fazendo shows, outro dia voltei do Festival de Inverno de Garanhuns (PE)”, conta.

“Inclusive, se você deixar, queria citar a equipe do Hospital Português que me tratou, os doutores Ernane Gusmão, Margarida Dutra, Rogério Passos, os enfermeiros, os técnicos, todo mundo”, louva.

Focado na campanha de financiamento e no show dos 50 anos de carreira, Bule está, como foi dito ali no começo, encantado com a internet.

“Cultura popular? O que tem de mais popular fazendo cultura hoje é a internet”, afirma.

“Ontem mesmo eu tava fazendo um live (transmissão ao vivo) pelo Facebook e Instagram, com gente do mundo todo. E que as pessoas aprendam a botar seus poemas on line, que o papel tá muito caro”, conclui, aquela alegria nos olhos.

www.benfeitoria.com/showantonio70bulebule50

7 comentários:

Franchico disse...

Quero ver esse filme agora, já, neste instante.

https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/killing-gunther-arnold-schwarzenegger-e-perseguido-por-assassinos-em-trailer-divertido/

Schwarzenegger nada nu na piscina do meu coração.

Schwarzenegger é o republicano que você respeita e ama.

Vem ni mim, Schwarza!

Rodrigo Sputter disse...

e clint, chico??????
vincent gallo tb é um republicano que fez um filmaço, o bufallo 66, bom pacas e a vandinha da família addams tá linda...sexy...

Old School disse...

Bicho,sem sacanagem,Suaznega eh um grandississimo filho da puta,como todo republicano q se preze.Ta posando de bonzinho agora,diante desse mar de merda q o cagalhao Trump ta despejando.Foi governador da CA e so fez cagada,inclusive no ultimo dia do seu mandato aliviou a pena de um assassino reu condenado so pq eh filho de um amigo dele.

Franchico disse...

Old School, valeu pelo toque, não sabia dessas onda não. Não que vá deixar de gostar do cara como (cof cof) ator, mas se é assim... Bom, pelo menos, ele não tá do lado do Trumpete....

Sputter, comparar Clint com Arnold é complicado. Arnoldão é político de carreira, já foi governador - digo, governator - e tudo. Não vejo muita base de comparação entre um e outro, fora o fato de ambos serem atores e republicanos.

Lembro de um filme do Gallo que tem aquela atriz de Kids pagando um boquete nele mesmo. Espertão. Pior que que diz que a cena quase acabou com a carreira da menina lá, que aliás, é excelente atriz. Garanto que se fosse esposa dele, jamais permitiria uma cena dessas. A moral desse povo conservador é sempre de casa pra dentro. Da porta da rua para fora, só bandalheira. Mas em casa e na igreja, são cidadãos e maridos exemplares. Na rua, só vão nos traveco. FATO.

Old School disse...

Outra coisa,Chico.Ele so foi eleito pq o governador anterior foi afastado por impeachment,o Gray Davis,infelizmente fez cagada e queimou o filme dos democratas.Dai obviamente ganhou a eleicao alguem do partido oposto.O Suaznega fez exatamente o q todo republicano faz,perseguiu os mexicanos e latinos ilegais.E o pior de tudo,comeu a latina faxineira da casa dele,q inclusive emprenhou.O unico ato digno desse cara foi ter assumido a paternidade dessa crianca.

Franchico disse...

Rá rá, Old School tem o dossiê das sujeira todas do Suaznega! Conta mais velhinho, tô curtindo!

Old School disse...

Quem me saiu com a melhor foi o Jay Leno,quando da epoca das filmagens da continuacao de Conan.Ele disse q Suaznega apareceria como o Conan pai e o protagonista do filme seria o Conan filho,q ele teve com a mulher q limpa o castelo.kkkkkk