quinta-feira, junho 09, 2016

A ARTE DA PURA MÚSICA

21ª edição do Festival de Música Instrumental da Bahia começa hoje e vai até domingo no TCA, com grandes show

IFÁ (foto Glauco Neves), na noite de domingo
Proeza sobre-humana em um ambiente sócio-cultural que pouco valoriza a arte de fato em favor do entretenimento ligeiro, o Festival de Música Instrumental da Bahia chega hoje à sua 21ª edição.

Mérito dos seus produtores, o maestro Zeca Freitas e o pianista e ator Fernando Marinho, que conseguiram incluir o Festival no programa de eventos calendarizados do Governo do Estado, via Fundo de Cultura das Secretarias da Fazenda e de Cultura da Bahia.

“É o quarto ano seguido. Tivemos os últimos três anos e agora mais este, fechando um ciclo. Depois começaremos do zero de novo”, conta Zeca.

J. Donato (ft C. Portellada): piano solo hoje 
“Esperamos contar com a continuação desse edital – e que sejamos incluídos de novo”, acrescenta o maestro.

Este ano, o FMIB mantém a tradição, equilibrando grandes atrações de nível nacional como Leo Gandelman Quinteto e João Donato com referências locais (Jana Vasconcellos Sexteto, Orquestra Brasileira São Salvador de Fred Dantas) e novidades como o guitarrista prodígio Diego Figueiredo, Banda Soteropolijazz e IFÁ Afrobeat.

Além dos shows na Sala Principal do TCA, haverá cinco apresentações semanais no Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra), sempre às quintas-feiras (16 e 30 de junho e 7, 14 e 21 de julho), com atrações como Grupo Ventarolla e MODAP-Quarteto de Trombones da NEOJIBÁ, acompanhadas de palestras do astrônomo Fernando Munaretto.

“Eu e Marinho temos um plano com pontos a cobrir, como trazer atrações novas que surgem, atrações do interior – já que o Festival é da Bahia, atrações da casa, baianos que estão fora e claro, grandes figuras da música instrumental brasileira. Tudo a depender dos recursos, óbvio”, diz.

“Em cima disso, abrimos inscrições para tornar amplo o processo e saber o que está acontecendo”, acrescenta.

Leo sem fronteiras

Leo Gandelman é atração de sábado
Ao lado do pianista acreano João Donato, o saxofonista carioca  Leo Gandelman é certamente o nome mais popular do Festival.

Leo, que se apresenta sábado junto a Banda Soteropolijazz e do guitarrista baiano Raoní Maciel (finalista do Samsung E-Festival Instrumental), traz a Salvador o show do seu último álbum, Velhas Ideias Novas, em homenagem aos 100 anos do Samba, mais algumas autorais e standards.

“Tem autorais mais antigas como Solar, que tocou muito aí em Salvador, Furuvudé, Neshama, Vip Vop, sendo essas duas últimas composições mais recentes, com algumas do Velhas Ideias Novas e standards da MPB que marcaram nosso caminho”, conta Leo, via email.

Poucos sabem, mas a origem musical de Leo é erudita: ele é filho de pianista clássica e maestro.

“Fui educado na escola clássica e mais tarde fui me aprofundar na música popular e no improviso. Aos 15 anos, fui solista da Orquestra Sinfônica Brasileira por ocasião dos concertos para a juventude”, conta.

Para ele, não existe essa tal fronteira que separa erudito e popular. “Gosto muito de poder tocar livremente a música em que me identifico. Pra mim, não existem fronteiras de separação entre estilos musicais. O meu trabalho é um reflexo da minha formação como estudante e da minha experiência profissional”, observa.

“O Festival de Música Instrumental da Bahia está  de parabéns pela luta, idealismo e pela missão de trazer sempre uma música diferenciada para o público baiano, que é tão musical e receptivo”, elogia.

Em um tempo onde as vozes retrógradas se levantam contra as políticas de incentivo cultural, sem as quais festivais como este e outras iniciativas de menor apelo popular jamais poderiam ser realizados, Leo Gandelman se posiciona de maneira firme: " Acho muito importante o incentivo à boa música e à cultura alternativa em geral em uma sociedade vítima de abusos antidemocráticos de oligopólios de comunicação tendenciosos e com olhos em lucros imediatos. Acho que existe espaço para todos e isso tem que ser valorizado".

Sobre esse assunto, outro grande músico que se apresenta no Festival, Fred Dantas, também dá sua opinião: "Junto com os editais da Caixa Econômica, (editais como o que viabiliza o Festival) são uma oportunidade. Sim muita gente se beneficia, mas antes dos governos petistas, o dinheiro da cultura era empregado em grandes shows de personalidades que controlavam os holofotes em eventos como campeonatos de tênis ou Fórmula 1. A grande virtude dessa política é, mal ou bem, oferecer uma oportunidade de varias janelas se abrirem - e não a decisão velada e mal explicada que se tinha até uns 15 anos atrás em que quase ninguém tinha oportunidade", reflete Fred.


O guitar hero Diego Figueiredo é atração de sexta-feira 
Guitar hero

Atração-surpresa que deverá deixar muita gente de queixo caído, o violonista Diego Figueiredo é um tesouro ainda a ser descoberto no Brasil.

Já no exterior, ele já é figura carimbada nos grandes festivais, com premiações em Montreaux e uma vasta discografia. Tudo isso, aos 36 anos.

“Vou focar esse show no meu disco novo, Broken Bossa, que  é autoral. Mas também faço músicas da Bahia que gosto, como Baixa dos Sapateiros e Saudades da Bahia, coisas que cresci ouvindo”, conta.

Parceiro de músicos baianos, Diego já tocou com Margareth Menezes e Luis Caldas – com o último, lança em breve um CD instrumental em duo.

“Gravei um dueto de violões com Luís Caldas, um álbum inteiro, em fase de prensagem. Sai  este ano”, conclui Diego.

XXI Festival de Música Instrumental da Bahia / De hoje até domingo, 20 horas / Teatro Castro Alves / R$ 20 e R$ 10 / www.facebook.com/festivalinstrumentalbahia

29 comentários:

Franchico disse...

Brasil, sempre na vanguarda da idade média!

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/09/camara-de-sp-aprova-dia-d_n_10371920.html?utm_hp_ref=brazil

Rodrigo Sputter disse...

https://br.noticias.yahoo.com/correa-promete-rea%C3%A7%C3%A3o-dura-equador-se-dilma-for-230009322.html?nhp=1

o + "legal" são pessoas insanas comentando no yahoo que o Brasil deveria responder com bala...meu deus...que mundo é esse...

puxa Temer, massa, vc e bolsonaro juntos poderiam se juntar pra ver se dá um caldo, mas num sei quem seria vice de quem, adoram um golpe;
http://www.brasilpost.com.br/2016/06/08/pesquisa-cnt-lula-temer-bolsonaro_n_10355808.html

viva o "jornalismo" brasileiro...e o povo gosta...dá audiência...me pergunto quanta coisa legal poderia tá rolando...gente desempregada querendo falar de coisas legais e a tv passa isso:

http://www.brasilpost.com.br/2016/05/17/panico-na-band-suicidio_n_10010504.html

essa da thammy foi boa:

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/07/thammy-desafio-2_n_10337634.html

vc coloca esses links, aí dou um saque em tudo...ehhehehe...velho, num entendo pq certas religiões querem lhe convencer que é certa, falando q o outro é errado...a idéia é divulgar a espiritualidade, o crescimento, não impor nada sobre o outro...olavim diz que não houve tortuda da inquisição, que a fogueira era - pasmem- grande e as pessoas morriam de asfixia antes de serem queimadas...pelo menos já vi, li, isso em algum lugar, nunca consigo ver nada dele completo...ainda se diz um cristão...kd o amor aí? aceitar isso como uma coisa legal é ter compaixão pelo outro? perseguem desde a idade média...aí depois não querem ser criticados...

vou comentar sem tá logado no gmail, pq senão volta!

Franchico disse...

Pois é, Sputter. Eu tô tranquilão, sabe? Tranquilão. Sabe por que? Por que a festinha da gentalha do retrocesso não vai durar. Em 2018, a tucanalha, os pemedebistas e a matilha reaça, todos eles, todos eles terão sua devida resposta: nas urnas, querido. Na democracia. No jogo jogado e não, roubado. O chão será limpo com a cara caída dos canalhas. É só ter paciência e esperar. Ainda daremos muita risada desses dias. E muita gente ainda terá vergonha ao se lembrar do papel patético a que se prestou. Muita gente. Connhecidos, inclusive.

Rodrigo Sputter disse...

meu medo de lula ganhar é o coxismo aumentar...sinceramente?
só votaria nele por última opção...digo, entre a corja e ele...ou voto no psol, por uma posição mais ideológica, com certos aspectos, ou anulo...creio que isso acontecerá no 1o turno...2o acho q anulo...embora não tenho arrependimento de não ter anulado meu voto no último 2o turno...entendo a crítica ao comunismo, mas colocar o capitalismo como solução, acho um grande equívoco...o capitalismo produz muito mais pessoas doentes do que qualquer outro...na moral...

Franchico disse...

Rapaz, a coisa tá feia demais: é coxismo, reacionarismo, racismo, misoginia, homofobia, ódio pra todo lado, até (cof cof) "cristofobia" resolveram inventar (embora nunca tenha visto nenhum cristão agredido desde, sei lá, a Roma antiga, e sim, agressões gratuitas a adeptos do candomblé, judeus e muçulmanos, inclusive mutuamente, o que é triste).

Para dar uma respirada desse ar pesado, alguns memes do Fat Axl:

http://www.spin.com/2016/06/axl-rose-fat-axl-memes/

(Cante no ritmo de Welcome to The Jungle): "Welcome to McDonald's / we've got fries and shakes / (...) / if you got the money honey / we got your krispy kreme".

Franchico disse...

Um pouco de luz de sabedoria nesse país tomado pelas trevas da estupidez e ignorância:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/sao-paulo-vai-ganhar-um-dia-de-combate-a-algo-que-nao-existe-a-cristofobia-por-hermes-fernandes/

Old School disse...

hahahaha
"Brasil,sempre na vanguarda da Idade Media!"
Essa foi uma das melhores q ouvi ultimamente.Eh exatamente isso!

Rodrigo Sputter disse...

0Pelo menos 17 governadores pedalaram impunemente (incluindo o pt:

http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/08/politica/1465419312_611410.html

Creio que Hadadd num assine o tal dia...mas os outros que virão...

Rodrigo Sputter disse...

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/06/estupro-eua-carta-vitima_n_10324250.html?utm_hp_ref=mulher

foi só 20 minutinhos seu guarda...puxa que é isso...queria ver se fosse com a filha dele, com o filho dele, com a mulher dele...ou com ele...esse mundo tá fudido...

Franchico disse...

Sempre bom ver vc e Adelvan (que comentou alguns posts abaixo) por aqui, Old School! Abçs aos dois.

Franchico disse...

Sputter, estupro na filha alheia é refresco, né benhê?

Franchico disse...

O governo de mentirinha indica mais um funcionário de mentirinha:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/governo-temer-substitui-paul-singer-por-policial-aposentado-ligado-a-cunha/

Franchico disse...

Taí, Hillary, gostei: "Delete your account".

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/09/twitter-hillary-clinto-tr_n_10385148.html?utm_hp_ref=brazil

Vou adotar.

Delete your account, motherfucker!

Franchico disse...

Taí um cara que, se eu estivesse em SP, ia fazer questão de entrar na fila para pegar um autógrafo e apertar a mão:

http://www.universohq.com/noticias/peter-milligan-volta-ao-brasil-para-participar-do-anime-friends/

Franchico disse...

A essa altura, Aécio já é tão cadáver político que o cheiro de podre já se sente no país todo...

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/10/governo-de-minas-pai-de-aecio_n_10396554.html?utm_hp_ref=brazil

Tadim... nunca vai ser presidente que nem vovô - que aliás, não chegou a ser, né? Foi quase. Mas por outras razões, que não é a canalhice óbvia do neto.

Franchico disse...

Obama IS THE MAN!

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/10/obama-jimmy-fallon_n_10396266.html?utm_hp_ref=brazil

Se eu fosse mulher, tinha ficado molhadinha naquele auditório....

Franchico disse...

"He's talking about Donald Tru-ump!"

Franchico disse...

O filósofo chileno / brasileiro Vladimir Safatle é, ao lado do historiador Leandro Karnal, uma das últimas (ou poucas) cabeças lúcidas deste país. Aqui, ele, como costuma fazer, chuta o saco da gentalha rica:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/dcm-na-tvt-o-brasil-e-completamente-dividido-e-nos-nunca-conseguimos-ser-um-pais-diz-vladimir-safatle/

Com toda humildade, faria um adendo ao Safatle: há muito tempo atrás, vi um outro filósofo (não lembro quem agora) dizendo que, na verdade, o Brasil era um país, mas nunca conseguiu ser uma nação.

Mas é isso.

Enquanto Safatle e Karnal passam credibilidade e equilíbrio em suas análises, tem gente que acha que historiador é o Villa (aquele hidrófobo que fala as segundas-feiras no Jornal da Cultura e eu assisto para me divertir por que é tão hilário) e filósofo é o Olavo, aquele astrólogo fracassado e piada ambulante.

Cada qual cada qual né gente?

Franchico disse...

Après Warhol:

"In Brazil, everyone will go to jail for 15 minutes."

https://twitter.com/adowniebrazil/status/740540542191341568

Franchico disse...

Olhaí a qualidade do poder judiciário deste país:

https://www.buzzfeed.com/gracilianorocha/audio-vazado-mostra-juiz-orientando-onda-de-processos-contra?utm_term=.hfAMQ5DK5&bftwbrazil#.jo3Mkoe1o

Franchico disse...

Gente, cuidado com os cones, viu?

http://ponte.org/abordado-pela-pm-por-derrubar-cone-jovem-de-22-anos-e-morto-com-tiro-no-pescoco/

É que agora tem pena de morte pra quem derruba.

Franchico disse...

Et tu, Cristovam?

http://oglobo.globo.com/brasil/senadores-se-unem-contra-pedido-de-prisao-de-renan-juca-sarney-19479544

Tsc tsc tsc.

Rodrigo Sputter disse...

falando em Obama, já viu essa música do mestre Andre Williams? foda:

https://www.youtube.com/watch?v=P4vGo4h8N-k

a letra

http://www.songlyrics.com/andre-williams/blame-it-on-obama-lyrics/

dá vontade de fazer uma nacional...uma versão, mas num vou defender político nenhum, vou atacar os piores...afinal...se elegeram juntos...num vou defender golpista de jeito nenhum, mas governo que compactua com safados pra se eleger...e pior que infelizmente é assim...enquanto o mundo tiver 1% da riqueza nas mãos de uns, como reza a lenda...e a população tiver esse pensamento individualista e de riqueza fútil pra ser feliz...

tenho certa simpatia por Obama, pois conseguir se eleger num país racista...com histórico de racismo forte, é um marco histórico...mas acharmos que ele governa enxergando o umbigo da nação dele...é ser muito bobo...entendo que a teia política em que eles se encontram é difícil romper...mas esses 14 milhões de empregos, certamente são empregos que vc se fode pacas, pra ganhar pouco...nós temos esse pensamento impregnado em nossa mente "o trabalho dignifica o homem", não sei a origem dele...mas deve ser outra, que não a pessoa que acorda 4 da matina, pra sair cinco, sifu no transporte, pra chegar no trabalho oito..e ganhar um salário miserável...esse mundo tem que mudar...esse pensamento...escroto demais...aí o cara que faz arte ou qq coisa, q viva na rua, é vagabundo...muitas vezes tá vivendo melhor que muita gente q tá sifu pra ganhar uma miséria e deixar os outros ricos...e tem gente defendendo o capitalismo...ou é burro...ou ingênuo...ou é rico...não vou defender sistema nenhum, mas defender o capitalismo como solução...é realmente bobo ou mal intencionado.

o pmdb sempre chegou de formas escusas no poder...quem vai saber se o Tancredo num foi morto...e muita gente coloca o Tancredo como herói, herói político?? sei nÃO...TEM países em que o politico trabalha pra população pq é um dever cívico...mas aqui...temos que pagar o congresso mais caro do mundo segundo pesquisas...será q o salário deles atrasa como o dos terceirizados??

Rodrigo Sputter disse...

uma vez vi algum coxinha colocando uma foto que tem sarney, collor, fhc, lula e dilma juntos, e a legenda era algo do tipo "nessa foto há cinco presidentes da republica vivos um deles não está sendo investigado", e o cara falava de sarney...carajo...isso tem tempos...queria ver o q o cabra ia dizer agora...que nada comprova nada contra sarney...kd povo tem o que merece...na moral...

eu passo direto por dentro de blitz, com a bike, mas sempre falo com um pm, aceno, pra num dar merda...olha q o cara aí é branquinho q parece até ter grana...imagine se fosse ao contrário...ia dizer logo q era suspeito...tenho amigos PM...tinha um que faleceu, amigão de infância, super calmo, de boa...queria entender o q levou ela a ser pm...pq é um trabalho escroto da porra...vou perguntar pra um amigo meu...num queria um trampo desses nem a pau...ainda ganha mal pacas...defender o estado e "defender" os outros...vestir uma farda que te muda...né pra mim não...stress demais...pq tem gente q tem esse perfil de pm...mas outras juro que gostaria de entender pq vai...

fui ontem na policial civil pegar meu BO do assalto, que fiz no sábado passado, e não tá pronto ainda...é mole? fui de bike...aí um policial vira pra mim e fala, um sr já, "aí é lugar de colocar a bike?", na maior tranquilidade respondi "puxa, não sabia, ninguém me disse nada, onde colocar, desculpe, mas não sabia", aí ele viu q foi grosso, apontou um local pr´eu colocar a bike e disse que ali passava a policia, com ladrão e etc...eu falei "agora que o sr me deu a luz, tou sabendo", caralho...o cara num podia de boa falar "meu caro, aí não é local de colocar a bike, coloque-a aqui", mas não...tem q te repreender...foda...kd profissão com seu "cacuete"...

Rodrigo Sputter disse...

rapaz...o poder é foda...fode com o cara...veja obama antes e depois de ser presidente...envelheceu pacas...

Franchico disse...

ME. FODA. LOGO!

"Temer inaugura a república evangélica
O fundamentalismo evangélico conta com toda a simpatia do presidente interino Michel Temer"

http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/08/opinion/1465385098_545583.html?id_externo_rsoc=FB_CM

Mais uma vez, parabéns aos BABACAS que foram as ruas de verde e amarelo pedir o impeachment.

Que grande serviço vcs prestaram a nação, parabéns, raça de FDP!

Breve, suas filhas serão estupradas e não poderão abortar, por que será contra a lei. E a culpa será toda de vcs mesmos. E eu não vou ter um pingo de pena.

Franchico disse...

E ainda tem neguinho por aí tirado a roqueiro que apoia, bate no peito pra se dizer "conservador", brandindo seu Mein Kampf (o livro do Olavo) com orgulho, que vai votar em Bolsolixo!

http://brasil.elpais.com/brasil/2013/11/18/politica/1384774277_790983.html

Que tristeza.

Meu conselho a esse tipo de mané: olha só filhinho, o que tu tá fazendo na night do rIO vERMELHO? Vai procurar sua turma num templo milionário da igreja universal, vai. Lá tá cheio de gente que pensa que nem vc. Quem sabe na juventude do PSC? Vai procurar sua turma, vai. E NÃO ME LIGUE MAIS, PORRA!

Franchico disse...

"Como sugeriu o crítico de cinema Inácio Araújo em seu blog, se defender que a mulher tenha o direito de andar sem ser perturbada, agredida e chutada é tema de esquerda, isso só pode significar que a direita vai muito mal".

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/09/opinion/1447075142_888033.html

é TÃO ÓBVIO: a direita e o conservadorismo são UM LIXO. Não servem ao ser humano, só ao capital. Ponto.

Rodrigo Sputter disse...

o q piro mais com o pt, é ter deixado essa turma crescer...roqueiro reaça era coisa de vergonha alheia na época...cafona...agora...tá foda...e tem o velho ditado que diz "quem se junta com porcos farelo come" ou "me diga com quem andas que direi quem tu és", obrigado PT...pelo belo vice que vc nos arrumou...agora é em 2018 quem for votar em quem fizer conchavo com sacripantas, é melhor ficar ligado nos vices...eu faria até abaixo-assinado contra vice escroto...ouvi dizer que o pt liberou pro partido se coligar com o pmdb pras eleições do ano que vem...e querem liberar o estatuto das armas...espie só no bang-bang q isso tudo vai dar...

éo bang bang urbando, já diziam os jonsons:

https://www.youtube.com/watch?v=msXoR_OE_gA