sábado, junho 25, 2016

SE EU QUISER FALAR COM GIL

Mauro Senise, sax dos Doces Bárbaros, traduz Gilberto Gil em ótimo álbum instrumental 

Mauro Senise, foto de Ana Luísa Marinho
Gigante consagrado da música e da cultura brasileiras, Gilberto Gil já foi homenageado tantas vezes e de tantas formas que hoje em dia fica até difícil se destacar entre elas.

A menos que você se chame Mauro Senise.

Saxofonista veterano da MPB, ele acaba de lançar Amor Até o Fim -  Mauro Senise Toca Gilberto Gil.

Acompanhado de um pequeno exército de músicos (14) se revezando entre 13 faixas do mestre baiano escolhidas a dedo, Mauro conseguiu prestar um tributo que conjuga o carinho (que por tabela, todos nós sentimos) por Gil a uma objetividade raramente vista em álbuns de música instrumental.

“É verdade, o CD tá um pouquinho algemado:  não tem muito solo de todo mundo, até por uma questão de tempo. O disco todo ficou com uns 74 minutos, que é meio que o limite”, observa o simpático músico, em entrevista por telefone.

No repertório, há desde sucessos facilmente reconhecíveis como Se Eu Quiser Falar com Deus, Drão, Ladeira da Preguiça, Preciso Aprender a Só Ser e Expresso 2222 até canções quase obscuras, como Amor até o fim (1966), Mancada (1967) e A linha e o linho (1983).

“Peguei muitas músicas antigas dele, dos anos 60, por que são músicas que dão pé de você trazer para o instrumental”, afirma Mauro.

“E apesar delas terem letras maravilhosas, se você tira-las e tocar, elas soam como instrumental. Dá para improvisar em cima, mexer na harmonia, tudo isso, por que elas são gostosas de ouvir – independente da letra”, acrescenta o músico.

No saxofone ou na flauta?

Mauro, foto Ana Luísa Marinho
Com média de duração de quatro minutos, as faixas soam precisas, econômicas –  não pobres – e elegantes.

"Ao vivo, você fica mais à vontade pra solar. Até podia ter ficado mais solto, mas pra isso, ia ter que tirar uma música. Preferi mostrar 13 musicas do que gravar só 10 e ficar improvisando meia hora. Isso ficou para o ao vivo. O improviso de punheta, de ficar 10 minutos lá viajando, afasta o público, o cara (na plateia) fica perdido - apesar de não ser mera 'bagunça', por que o cara (espactador médio) fica achando que é bagunça, 'ih o cara fumou um baseado'! (risos) É uma linguagem muito abstrata pra quem não tem o costume de ouvir", observa.

"Pra fazer um solo bom, é preciso escolher bem as notas, você vai caminhando com a harmonia, não é pra ficar fazendo muita escala de fá maior, fica burocrático. Não vou dar uma metralhada de nota nessas músicas, Em Se Eu Quiser... mesmo, com aquela letra reflexiva, ela é que inspira. Você tem que tocar de acordo com o ambiente. Pra mim, o amadurecimento do músico é isso, é escolher bem  as notas, para fazer um solo melódico. A não ser que seja livre, tipo free jazz, com intervalos dissonantes e tal. Em suma, o bom solo é o comentário bonito, é saber em qual filme você tá atuando", ensina Mauro.

A faixa mais longa do álbum é  Preciso Aprender a Só Ser, e por uma razão muito boa: o próprio Gil participa da gravação recitando – não cantando – a letra, que ganha aqui um feitio de oração.

“Foi minha, a ideia. A voz dele é tão bonita de qualquer jeito, que em vez de cantar, o que implicaria em ensaiar – ele tava em plena turnê dos 50 anos com Caetano – peguei ele um dia aqui e pedi pra ele declamar”, conta.

“Pensei em fazer um solo por trás, mas acabou que coloquei só o Jota Moraes no vibrafone. Ficou bem suave, aquela pinçelada de notas soltas fez uma cama pra ele declamar. Ficou interessante, diferente”, relata.

Soprista versátil, Mauro utilizou diversos instrumentos das famílias dos saxofones e flautas.

Mauro com Gil durante gravação de Se Eu Quiser... Ft Ana Luísa Marinho
“Ladeira da Preguiça mesmo, eu sempre ouço na flauta. No sax, não funciona muito. Posso gravar Se Eu Quiser Falar Com Deus na flauta também. Ficaria lindo. Mas, pessoalmente, sinto que no sax alto (a música) fica mais encorpada. O sax é mais blues, entende?”, diz.

Especialmente divertida ficou Expresso 2222, um baião conduzido no piccolo (ou flautim) por Mauro. “O piccolo é uma flauta mais espertinha, tem um clima percussivo”, afirma.

Admiração antiga

Aos 45 anos de carreira (66 de vida), Mauro lembra que no logo no início de sua estrada artística teve o privilégio de acompanhar Gil, Caetano, Gal e Bethania na banda de apoio dos Doces Bárbaros (1976).

“Era uma banda e tanto, com Tuzé de Abreu (flautas), Perinho (guitarra), Djalma Correia (percussão), Tomás Improta (piano)... Mas eu sempre foquei mais minha carreira na música instrumental. Nessa época, já tocava em paralelo com Hermeto Paschoal e estudava com Paulo Moura, sempre ligado em  improvisação”, conta.

“Mas o Gil me chamava muito a atenção, porque além de grande compositor e cantor, tocava um violão maravilhoso. Aí ele aparecia nos shows do Hermeto, subia pra improvisar com a gente, dava opiniões etc”, relata.

Como não poderia deixar de ser, mauro espera trazer este show a Salvador o quanto antes (alô, Café Rubi!). "Olha, se você me arrumar um show aí, eu vou correndo! Arranja um produtor bacana. Fiz o show de lançamento em São Paulo com todos os músicos que participaram do disco. Óbvio que pra viajar não dá pra levar todo mundo, mas vou com meu quartetinho, com o Gabriel (piano e acordeom), Ricardo Costa (bateria) e Rodrigo Villa (baixo). Te garanto que o o show tá tinindo",  afirma.

Ex-membro da antológica banda instrumental Cama de Gato e parceiro constante do pianista Gilson Peranzzetta (que assina três arranjos no CD), faltava o tributo a Gil na lista pessoal do músico: “Já gravei CDs só de Noel Rosa, Sueli Costa e Dolores Duran e um outro para o Edu Lobo. Falta um pro Gil, que eu adoro”.

Agora não falta mais.

Amor Até o Fim - Mauro Senise Toca Gilberto Gil / Mauro Senise /  Fina Flor / CD + DVD: R$ 34,90

28 comentários:

Franchico disse...

Quem não sabia que isso ia acontecer?

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/24/britanicos-arrependidos-brexit_n_10662602.html?utm_hp_ref=brazil

Mas sempre tem otário fácil de manipular, para o deleite da direita populista e imbecil.

Franchico disse...

Que absurdo! Como pode essa moça evangélica, que parecia tão séria e temente a Deus, pedir o divórcio?!?

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/sheherazade-anuncia-separacao-apos-12-anos-casada/

Deus vai te castigar, infiel!!!

Franchico disse...

Esperar o que de um governo ilegítimo, fruto de um GOLPE?

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/governo-interino-tentou-evitar-divulgacao-de-comunicado-da-onu-criticando-fim-da-cgu/

Transparência e atitudes democráticas é que não, né?

Franchico disse...

Para um brasileiro, é realmente impressionante a renúncia de David Cameron após a derrota do "remain", que ele apoiava, na disputa do Brexit. No Brasil, isso JAMAIS aconteceria. O derrotado - se não acusasse fraude nas urnas eletrônicas, claro - levaria o cargo na barriga até onde fosse possível e ainda tentaria a reeleição.

Vide o playboyzinho mimado do Aécio:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-licao-de-elegancia-na-derrota-que-cameron-deu-a-aecio-por-paulo-nogueira/

Franchico disse...

Essa é sensacional: a Converse lançou um modelo de basqueteira All-Star com pedal wah-wah embutido:

https://omelete.uol.com.br/musica/noticia/converse-apresenta-o-primeiro-tenis-com-pedal-wah-wah-embutido-veja/

Legal, mas me parece que, se o cara tiver que movimentar muito pé, vai acabar doendo, por causa da posição meio incômoda....

Franchico disse...

Olhaí o resultado tenebroso dos que votaram pelo Brexit por que acreditaram no canto da sereia da direita populista: o povo de Londres tá pedindo independência do Reino Unido!

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/24/londres-refenerendo-reino-unido_n_10661328.html

É isso que a direita faz: semeia ódio, medo, desconfiança e divide todo mundo. É dividir para conquistar, lição de guerra que vem lá da Grécia antiga!

Do jeito que vai, retornaremos não à Idade Média, mas á Antiguidade mesmo, ao tempo das Cidades-Estado, umas odiando e guerreando com as outras!

Quanta evolução, humanidade! Quanta evolução!

Como diz Morrissey, "Armageddon - come Armageddon!
Come, Armageddon! Come!"

Rodrigo Sputter disse...


rapaz...fui assaltado novamente, o cara só num levou o celular, porque era um "fuleiro" de minha mãe...porque senão levava...e era umas 19:20 no máximo...perto de casa....culpa do pt-ehhhehehe
netim seu merda...faz festa de SJ e quem paga pros malandros sou eu com meus pertences...eu e uma galera...a bruxa tá solta, galera quer $$ pra comprar licor e com a crise...a gente é q se fode...


pior q já tá passando no jornal q com a saída da england de lá, a importação vai ficar mais cara...exportação cai...pq era tudo taxado em valores da UE...mas eu quero mais é que se foda, como diria xarli brau...pra mim num muda em nada...tou fudido mermo...eles que são brancos que se entendam...

12 com chico:
http://www.brasilpost.com.br/2016/06/25/kanye-west-clipe-taylor-swift_n_10673854.html

agora não entendi a polêmica...pq tem gente nua é isso??
num pode?
blz...ser desnecessário...mas pq isso de achar polêmica...toda nudez será castigada...
agora, o que eu não entendi ali foi o trump...ele colocou desafetos dele na cama?
se trump for um desafeto dele...o kra ganha pontos...ainda mais nos eua...

andre L.R. mendes disse...

porra,rodrigo...assaltado mais uma vez??? q merda.

Franchico disse...

Paulistas, se for por falta de adeus....

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/vitoria-do-brexit-inspira-movimento-separatista-em-sao-paulo/

TCHAU!

Franchico disse...

A nova loira do trust:

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/26/claudia-cruz-loira-do-trust_n_10689280.html?utm_hp_ref=brazil

"Essa é a mistura do Brasil com a Suíça
Tem que ter grana para fugir da Justiça

A nova loira do Trust é rica de sonegar
É rica, só quer gastar
É RICAAAAAAAAA

Lava a granaaaaaaa
Que gasta, que gasta
Que gasta. que gasta
Que gasta
E quem paga essa contáááááá?"

Franchico disse...

Bonita resenha do parça Leo Cima sobre os shows da Declinium e Pancreas no QVOS da semana passada:

http://www.soterorock.com/#!Diversão-e-sinceridade-são-as-palavras-da-vez/cmmc/576afe1d0cf233125dbc2c35

Uma boa notícia é que a calçada defronte ao Dubliner's - inaugurada antes de estar pronta por um certo prefeitinho - finalmente está pronta!

Tô precisando tomar vergonha na cara e voltar a aparecer ao menos de vez em quando....

Franchico disse...

Papa corajoso da porra!

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/26/papa-perdao-gays_n_10689530.html?utm_hp_ref=brazil

Bravo!

Franchico disse...

Papa corajoso da porra! 2

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/26/papa-francisco-turquia_n_10686874.html?utm_hp_ref=brazil

Esses turcos, eu não sei não. Os antepassados dizimaram um milhão de armênios e até hoje - um século depois - ficam retadinhos quando chamam de genocídio.

Franchico disse...

Enquanto Ronaldo Fofômeno e Romário se mostraram dois grandes vendidos, Cafú deu um carrinho nos coxinhas ontem, em pleno ar:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/cafu-marcou-o-gol-mais-bonito-de-sua-carreira-ao-deixar-o-futebol-de-lado-na-tv-por-sacramento/

Franchico disse...

Mentira!

http://www.brasilpost.com.br/2016/06/25/aecio-propina-empreiteira_n_10675348.html?utm_hp_ref=brazil

O PSDB não tem corrupto! O PSDB é "a casa das ninfas, o reduto das santas, o oásis da pureza" etc...

Aí diz que Tio Gilmar ligou pro sobrinho: "Porra Aécio, desse jeito fica cada vez mais difícil te defender, meu filho"!

Franchico disse...

Isso não é um comentário sobre o Brexit. Isso é uma voadora com os dois pés no peito do conservadorismo hipócrita e burro!

“Primeiramente, as classes operárias votaram para que todos saíssemos [da UE] porque elas estão economicamente negligenciadas, mas serão elas que, em curto prazo, sofrerão mais com a escassez de empregos e investimentos”, diz o comentário, que já foi compartilhados mais de 35 mil vezes.

“Em segundo lugar, a geração mais jovem perdeu o direito de viver e trabalhar em outros 27 países. Nunca saberemos a extensão de oportunidades, amizades, casamentos e experiências perdidas. A liberdade de movimento foi tirada por nossos pais, tios e avôs – um revés para uma geração que já está se afogando nas dívidas de nossos antecessores”, escreveu.

“Em terceiro, e talvez mais significativo, agora vivemos numa democracia pós-factual”, afirmou. “Alguém pode me dizer a última vez que uma dominante cultura de anti-intelectualismo levou a alguma coisa senão a bigotismo? (preconceito)”.

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-comentario-de-jornal-contra-o-brexit-que-viralizou-na-internet/

Franchico disse...

Excelente análise:

http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/26/internacional/1466928806_545463.html

"A saudável lição que o resto do mundo deve tirar do disparate em que caíram os ingleses, portanto, é estar mais alerta do que nunca ao populismo barato daqueles que pretendem chegar ao poder apelando aos seus preconceitos e ressentimentos. Com sorte, o resultado do referendo britânico e as consequências desastrosas que ele acarretará tornarão mais difícil que o eleitorado norte-americano sucumba ao flautista Trump, ou o francês a Marine Le Pen, do mesmo modo que o apocalíptico fracasso do também disparatado projeto chavista na Venezuela com sorte servirá de advertência a outros países da América Latina".

Franchico disse...

Frank Cho é mesmo incrível. Em uma convenção de HQ na Austrália, pediram a ele que desenhasse um "Monstro do Pântano sexy". Olha o que saiu:

http://www.bleedingcool.com/2016/06/26/what-happens-when-you-ask-frank-cho-for-a-sexy-swamp-thing/

Rodrigo Sputter disse...

pois é Dézim...de novo...nem falei pra namo, pq senão ela vai me "sacanear" dizendo "ué, nera suas áreas, supertranquila"...tá foda...achei um mp3 véio aqui...tá funcionando...quando sair...saiu com ele...q é tão véio, q vão pensar q vale alguma coisa...


eu queria muito ter ido no som da declinium...mas num deu...fiquei triste...sou fã dos caras...e vc fez a resenha do cd dos caras? pode ter saído quando eu tava fora e num li...ou os safados da game over num deram o cd pra vc?? vou reclamar com eles.


bem que olavinho disse q esse papa era comunista...lembrei disso:
https://www.youtube.com/watch?v=djjhdanPl5g



sair da europa todo mundo quer...mas das malvinas não...certo...sair de suas colônias que ainda devem restar por aí...ajudar os países que tão fudido pra ninguém imigrar ninguém quer...ajudar seu próprio povo não...mas encher o bolso no parlamento...todos querem...bora fazer um referendo pra england sair das malvinas???

https://www.google.com.br/search?q=malvinas+brexit&oq=malvinas+brexit&aqs=chrome..69i57.3569j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Rodrigo Sputter disse...

que me perdoem meus amig@s paulistas, mas pra mim, o que ficou de clichê preconceituoso (e com um certo fundo de verdade) é que o estado virou um caipira que ganhou muito dinheiro na vida...que "deu certo", muitta grana e pouco conhecimento...um preconceito com os caipiras claro...e com muit@s paulistanos que conheço...mas tá foda...daqui a pouco tem os do SUL tb...quero ver como vai ser no futebol...preju pra todos eles...vão deixar muito...além de q tudo será importação...maluquice...maldito D. Pedro que tirou a capital daqui...depois disso, aqui foi só piorando...embora Salvador nos anos 60 dizem que fervilhava de cultura...mas era o mundo todo...atualmente, poucas coisas no Brasil se salvam...mas dizem que na época do "descobrimento" o porto soteropolitano só perdia pra londres e algum na frança q num sei qual...paris? em 32 SP fez uma revolução, mas porque não queria a ditadura vargas, num era isso?? tem kd maluc@...sei não vú...vá falar isso pra um inglês, o mais nazi de todos, que londres quer se separar, vão te chamar na hora de traidor da pátria...nazista brazileiro até nisso é todo errado...
que me perdoem meus amig@s paulistas, mas pra mim, o que ficou de clichê preconceituoso (e com um certo fundo de verdade) é que o estado virou um caipira que ganhou muito dinheiro na vida...que "deu certo", muitta grana e pouco conhecimento...um preconceito com os caipiras claro...e com muit@s paulistanos que conheço...mas tá foda...daqui a pouco tem os do SUL tb...quero ver como vai ser no futebol...preju pra todos eles...vão deixar muito...além de q tudo será importação...maluquice...maldito D. Pedro que tirou a capital daqui...depois disso, aqui foi só piorando...embora Salvador nos anos 60 dizem que fervilhava de cultura...mas era o mundo todo...atualmente, poucas coisas no Brasil se salvam...mas dizem que na época do "descobrimento" o porto soteropolitano só perdia pra londres e algum na frança q num sei qual...paris? em 32 SP fez uma revolução, mas porque não queria a ditadura vargas, num era isso?? tem kd maluc@...sei não vú...vá falar isso pra um inglês, o mais nazi de todos, que londres quer se separar, vão te chamar na hora de traidor da pátria...nazista brazileiro até nisso é todo errado...

Rodrigo Sputter disse...


Bicho, eu lemdro de craudinha na grobo...porra...devia ganhar bem, mas a ganância fala mais alto...aí foi dar (pq uma mulher dessa num pode querer comer um véio feio e burro daqueles, aliás burro somos nós que pagamos pra eles arrotar caviar) pro Cunha e sifu, mas quem se fu é a gente, lembro dela, acho que deve ter feito lobotomia, ou cheirou muito pó pra aguentar o véio feio, pq só tira foto de olho arregalado:
https://www.google.com.br/search?q=Claudia+Cruz&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi_gv7RwsjNAhXEDZAKHZd1C2UQ_AUICCgB&biw=1024&bih=475
ou pode ser psicopatia mesmo...e tem alguém que comenta no link q vc postou falando "prendam o cunha q eu acredito no brasil", só cunha? putz...pr´eu acreditar no brasil vai ter q ter superlotação na cadeia do congresso...senado...presidência...
interessante nesse vídeo...é que num botou adnet com black face né?
fosse dos anos 90 pra trás certamente rolaria...

Rodrigo Sputter disse...






eu nunca comi essa pilha de romário...nunca foi um cara exemplar, nem atleta, quando jogaava e vem pagar de bom moço agora...vá sifu...era um jogador genial? no campo? sim...mas fora dele...nunca foi...não tou dizendo que sou melhor que romário, mas num fico aqui pagando de honestão ou politico certinho...fez merda pacas até mesmo dentro de campo e vem pagar de paladino da justiça? menos...depois se calou na época da copa...deve ter recebido um $$$$$ pra calar-se...kd o homi??? cafu deve tá sendo pago pelo pt-ehhehehehe
fico pensando na hipocrisia dessa galera...porque romário, aécio, ronaldinho, tudo pagando de bom moço, sabendo que fez merda, que esconde o jogo...e fica nessa de honesto e de paladino da justiça...tem q ter coragem e cara de pau pra fazer isso...e achar que somos otários pra acreditar, mas tem otário q vota neles...e como...

"Segundo perícia do Senado, Dilma agiu para liberar crédito, mas não em pedaladas":
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/segundo-pericia-do-senado-dilma-agiu-para-liberar-credito-mas-nao-em-pedaladas/
não boto a mão no fogo por ninguém, mas já ouvi falar (por várias pessoas, inclusive em quem não votou nela) que dilma é bem certinha com essas coisas...acho que por isso tá sendo cassada...e a galera não enxerga como golpe?
sei não...se é pra tirar ela...q tirem todos que tão lá fazendo merda...sendo q ela num fez, ou se fez, fez tão bem feito que ninguém viu...diz o povo, que quando muié faz os apronte, faz tão bem feito, que até debaixo do nariz do maridão ele num vê-heheheheh


e tá bom por hj né man????

Franchico disse...

Tá bom, Sputter!

Se cuida, meu filho!

Franchico disse...

A rixazinha da Marvel com a Fox, que detém os direitos cinematográficos sobre o Quarteto Fantástico e os X-Men já vitimou a revista dos primeiros e agora vai "matar" toda a raça mutante, aos poucos sendo substituídos pelos Inumanos.

https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/death-of-x-marvel-faz-mais-misterio-sobre-a-morte-dos-x-men-em-capas-alterntivas/348730/

Que saco, Marvel!

Franchico disse...

Taí, tirando o fantástico Terra de Ninguém (1973), acho os filmes do Terrence Malick meio chatões - tanto, que passei batido pelos últimos três ou quatro. Mas esse eu vou fazer questão de ver:

https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/voyage-of-time-documentario-de-terrence-malick-ganha-poster-e-sinopse-completa/

Rodrigo Sputter disse...

porra Chicón, tenho que descordar de ti...AMO "além da linha vermelha", meu filme favorito dele..e um de todos os tempos...o filme da "pocahontas" é bom tb...me surpreendeu...eu gosto de cinzas no paraíso, mas nunca pirei...os últimos dois dele não foram foda...mas foram bons...esse último gostei menos...tá muito "desconstruído", fazendo um paralelo com a literatura, ele começou fazendo prosa, depois passou pro conto, foi pra poesia e agora faz poesia concreta...prefiro ele na prosa...terra de ninguém é meu 2o favorito dele...curiosamente não me interessei muito nesse não...mas vou pq é mallick...tá...o assunto é interessante, mas esse cavalheiro de copas dele me interessou mais, nem soube que estreou aqui...foda...rolou??
soube que aquele che que rolou com benicio del toro ia ser com ele...ou algo do tipo...

Rodrigo Sputter disse...

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/paraiso-perdido/

https://www.youtube.com/watch?v=auAAh6wyIbI

isso é invenção esquerdista...afinal, precisamos de bombas pra salvar o mundo...os eua principalmente...tirar negros nativos e colocar os grandes anglo saxões norte-americanos lá é dar ao local uma evolução cultural e armamentícia...

rodrigo sputter disse...

http://www.atarde.uol.com.br/cinema/noticias/1781999-morre-o-ator-bud-spencer-aos-86-anos

rip bud!!