quarta-feira, novembro 11, 2015

NA CRISE, INDEPENDÊNCIA E PERSISTÊNCIA

Festivais Importado de Natal, o Dosol  faz dois dias no Portela, enquanto o Feira Noise reflete agitação atual da cidade vizinha

Que a crise está aí, ninguém discute – mas, nem por isso, os produtores de festivais de música independente estão parados, esperando a maré virar.

Que o digam o potiguar Anderson Foca e o feirense Joílson Santos, os nomes a frente dos festivais Dosol (que chega pela primeira vez à cidade) e Feira Noise, que agita a cidade vizinha ao longo deste mês.

Realizado em Natal (RN) desde 2006, o Dosol, em sua 12ª edição, ganhou uma vitaminada e tanto dos patrocinadores (Petrobras e Cabo Telecom), se espalhando por 17 cidades do Nordeste, movimentando 24 palcos, que receberão 132 bandas, perfazendo nada menos que  234 shows.

Números realmente impressionantes.

“Essa exportação já era uma intenção há anos e fomos construindo tudo até chegar nesse ano em todas essas cidades. Um passo ousado, mas ao mesmo tempo muito calculado, organizado”, conta Foca.

Em Salvador, o Dosol chega ainda tímido, apostando em bons nomes  da cena rock local como The Honkers, Teenage Buzz, Lo Han e Enio, mais duas atrações de fora: Plástico Lunar (SE) e Casillero (PE).

“A curadoria de Salvador ficou a cargo do Dimmy (Vendo 147), produtor cultural muito envolvido com a cena soteropolitana e com o Dosol. Priorizamos a cena mais ligada ao novo rock baiano”, afirma

Feira fervilha

Já o Feira Noise, promovido pelo Feira Coletivo, é o maior festival de artes integradas do estado e já começou desde o dia 7, seguindo até o fim do mês com música, dança, poesia, artes visuais, oficinas e mesas de discussão em diversos pontos da cidade.

Em meio a uma efervescência cultural que vem se desenhando na cidade, o Feira Noise é  reflexo e canal desse momento: “Realmente, tem rolado uma efervescência cultural em Feira, nas suas diversas linguagens”, diz Joílson.

“Creio que a atuação do Feira Coletivo tenha sido fundamental neste processo, tanto como elemento de estímulo, quanto no que a gente propõe, no sentido de que, ao longo de 6 anos de atividade, temos provado que é possível realizar atividades bacanas de forma 100% independente”, conta.

Os shows são bem variados. Tem a nata do rock de Salvador (Cascadura, Retrofoguetes, Vivendo do Ócio, Maglore, Pastel de Miolos), ótimas bandas da cena feirense (Novelta, Calafrio), atrações de fora como Vespas Mandarinas (SP) e Far From Alaska (RN), além de Marcela Bellas, Enio etc.

Programações ousadas para um meio, que, na verdade, sempre lidou com a tal “crise”.

“A cultura está sempre em crise: pouco financiamento, pouco reverb no poder público. É um setor que está muito acostumado a caminhar no terreno pantanoso”, afirma Foca.

“Acho que o papel das atividades culturais é de promover o lúdico, o sinal de esperança e de desenvolvimento. Então, crescer quando o viés é de encolhimento é um símbolo importante”, observa.

Já Joílson lembra que, das cinco edições do FN, só uma teve  incentivo de edital. “É muito difícil fazer  sem apoio, mas é possível,  exige cautela, um passo de cada vez”.

Leia entrevistas completas com Anderson Foca e Joílson Santos aqui e aqui.

Dosol  2015 Salvador / Sexta e sábado, a partir do meio-dia / Portela Café / R$ 25 (dia) | R$ 40 (dois dias) / Programação: www.festivaldosol.com.br

Feira Noise 2015 / De 7 a 29 / Em  Feira de Santana / www.feiranoisefestival.com.br

6 comentários:

Franchico disse...

Ontem falamos das alegrias de New Orleans por aqui. Hoje, a cidade chora a perda de um de seus maiores gênios:

http://www.nytimes.com/2015/11/11/arts/music/allen-toussaint-dies.html?_r=0

RIP Allen Toussaint

Franchico disse...

Nosso overmasterbrain Rogério Big Brother acaba de lançar o site do seu festival Big Bands, se liguem que bacana:

http://bigbands.com.br/

Assinam duas feras querídíssimas do Rock Loco. A arte é de Rex / Santo Design e o webdesign é de Daniel Wildbberger (http://danielwildberger.com/)

Rodrigo Sputter disse...

ser babaca dá $$$:

https://br.celebridades.yahoo.com/post/133001436080/danilo-gentili-polemiza-e-vira-vil%C3%A3o-nas-redes

só eu q sou babaca e num ganho $$$...na verdade num sou um babaca como ele...mas sou...

vc vai pro festival Xico??


ps.: Ebola ni BH...vc viu isso?
~=o(-

Franchico disse...

Sputter, esse cara é tão patético que não merece nem comentário. Aliás, ele lucra exatamente dessa forma, pagando de babaca. Faço com ele o que costumo fazer com babacas: ignoro-o.

Rodrigo Sputter disse...

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2015/11/11/interna_politica,706811/joaquim-barbosa-pais-sera-humilhado-quando-eua-comecar-a-julgar-caso-petrobras.shtml?ref=yfp

e quem julga os eua???

e pq os eua tem q julgar o país dos outros?

não querendo defender corrupção aqui...mas só a pergunta...se TODO mundo fosse derrubado...seria interessante...todo mundo na lama fosse revelado...

Ernesto Ribeiro disse...

Respondendo á sua pergunta a que TODO MUNDO já sabe a resposta;


Porque uma empresa estatal brasileira é suspeita de ter cometido um crime em território americano.


A recíproca é igualmente válida:


Se fosse uma empresa gringa suspeita de ter cometido um crime em território brasileiro, seria o Brasil julgando o país dos outros.