sexta-feira, novembro 27, 2015

MACONHEIRO SE DESCOBRE SUPER-AGENTE DA CIA E ACHA A MAIOR CARETICE

Estreia: Com Jesse Eisenberg e Kristen Stewart, American Ultra: Armados e Alucinados tem ação, mas desperdiça boa premissa sobre o programa Ultra, da CIA

Jesse Eisenberg e Kristen Stewart viajando legal enquanto tudo explode
Jesse Eisenberg (o Lex Luthor do vindouro Batman vs. Superman) e Kristen Stewart (Saga Crepúsculo) se reencontram na tela em American Ultra: Armados e Alucinados, seis anos depois de atuarem em Férias Frustradas de Verão (Adventureland, 2009).

Vendido como uma comédia de ação, American  Ultra está muito mais para este último gênero do para o primeiro, já que, raramente leva ao riso.

Dirigido por Nima Nourizadeh, de Projeto X (2012), o filme tem bom elenco de apoio, com John Leguizamo, Walton Goggins (The Shield), Connie Britton e Bill Pullman, mas, ainda assim, falha em transcender o rótulo de mero filme de ação.

O título e a trama fazem uma referência ao famigerado programa governamental norte-americano MK Ultra (de Mind Kontrol, ou Kontrole Mental Ultra).

Só por que o cara é maconheiro fica todo mundo querendo dar porrada. Caretice
Fato verídico, o MK Ultra foi desenvolvido pela CIA nos anos 1950, na Guerra Fria, e tentava criar, com o uso de LSD e mescalina, sleeper cells (agentes adormecidos) – ou seja, operativos que não sabiam de sua condição e poderiam ser ativados através de um gatilho pós-hipnótico, como uma palavra, uma  música ou uma imagem.

No filme, Mike Howell (Eisenberg) é o “Jason Bourne” da vez, um loser maconheiro que só tem um emprego de caixa de loja de conveniência e uma namorada (Stewart).

Tudo muda quando um burocrata da agência de inteligência (Topher Grace, de That 70’s Show, perdido no papel) resolve encerrar o programa Ultra e eliminar o último agente adormecido.

Ao ser atacado, a programação de super-agente assassino de Mike aflora, e ele sai distribuindo porrada pra todo lado, utilizando o que encontra pela frente.

O filme tem bom ritmo e é bem violento – condizente com o gênero  a que se propõe.

John Leguizamo mucho loco tirando onda cheio de tattoo
O problema é que não passa disso. A trama parece ter sido enxugada ao máximo e jamais se aprofunda no assunto do Programa Ultra, que tem bases reais e poderia render uma trama conspiratória de tons políticos muito mais extravagante e interessante.

No fim das contas, uma boa sessão da tarde – e só.

American Ultra: Armados e alucinados / Dir.: Nima Nourizadeh / Com Kristen Stewart, Jesse Eisenberg, John Leguizamo e Topher Grace / UCI Orient Shopping Barra, UCI Orient Shopping da Bahia, UCI Orient Shopping Paralela / 16 anos 

Um comentário:

Ernesto Ribeiro disse...

Não sei qual das duas meninas é a mais fraca e com mais cara de boba. São gêmeas?