segunda-feira, setembro 07, 2015

OS DOZE PASSOS DE RENATO RUSSO

Diário escrito em clínica de reabilitação expõe alma destruída do líder da Legião Urbana


Primeiro de uma série de livros que trarão a luz os escritos de Renato Russo (1960-1996), Só Por Hoje e Para Sempre: Diário do Recomeço deverá interessar a basicamente dois tipos de público: fãs do cantor (e da sua banda, Legião Urbana) e adictos em recuperação.

Organizado pelo jornalista Leonardo Lichote, o livro traz a íntegra dos diários do cantor durante sua internação na clínica de reabilitação Vila Serena (Rio de Janeiro), entre abril e maio de 1993.

Excetuando-se pela capa feia de doer, a edição é bem cuidada, com a tipografia toda em azul escuro, notas explicativas e fac-símiles dos desenhos e planos de tratamento escritos de próprio punho por Renato espalhados por suas páginas.

Mais do que qualquer coisa, Só Por Hoje e Para Sempre é um documento revelador da intimidade profunda de homem extremamente sensível e de humor volátil, que naquele momento estava com sua alma destruída pelas drogas, álcool e carência afetiva.

É até de se perguntar se, vivo fosse, o autor concordaria com a publicação de material tão íntimo, tão confessional, autorizado pelo seu único descendente, o filho Giuliano Manfredini.

Amor platônico e cigarros

Por outro lado, para os fãs de Renato e da Legião, o livro tem muitos atrativos, já que, ao longo de diversas páginas, o autor analisa, como parte do seu tratamento, detalhes de bastidores da banda e de sua vida (com ênfase nos vícios e comportamentos autodestrutivos, claro) que restariam desconhecidos, caso não fossem publicados.

Uma revelação curiosa é sua confissão de amor platônico pelo guitarrista da Legião, Dado Villa-Lobos – um sentimento até bonito (já que o moço era casado), da forma como ele o descreve: “Muitas vezes resolvi problemas e encontrei soluções criativas, só porque Dado ficaria feliz. Acho que ele percebe alguma coisa, mas não deixamos que isso venha a ser realidade – só quero que ele esteja feliz, porque ele merece”.

Desenho de Renato 
O seu conhecido caso de amor com um rapaz norte-americano, chamado aqui apenas de “S”, também tem espaço, como por exemplo, quando Renato analisa sua tendência de   fantasiar demais: “Também tenho que tomar cuidado, pois vejo em mim uma tendência a deixar que lembranças eufóricas transformem o passado em um sonho ideal, quando na verdade nosso relacionamento sempre foi difícil e as duas últimas semanas em que estivemos juntos, especialmente insuportáveis e dolorosas”.

Especialmente chocante é a descrição de um período bem baixo-astral do ídolo: “Em agosto de 1990, quando estava morando no Marina Palace Hotel, no Rio de Janeiro, e alternando meu uso de álcool com heroína (os dois juntos não combinam), passei uma noite me queimando no rosto e nos braços com cigarros acesos”, escreve.

AA e NA

Apesar de ter terminado como terminou – destruído pela AIDS, três anos depois de escrever este diário – a internação de Renato Russo, foi , de certa forma, bem sucedida, dando novo fôlego ao ídolo, para continuar cantando e compondo pelos anos que se seguiram.

Por isso, talvez – só um especialista pode dizer com certeza – Só por hoje e para sempre pode ser uma boa leitura para alcóolatras e viciados em recuperação, ou que estejam pensando em iniciar um tratamento.

No livro, Renato detalha bem o que viu e viveu na clínica e nas reuniões do AA (Alcóolicos Anônimos) e do NA (Narcóticos Anônimos) que frequentou, sempre com uma atitude muito positiva e esperançosa, o que pode servir de incentivo para quem vive esse drama.

Só por hoje e para sempre é um livro curto e de fácil leitura, especialmente para quem é fã do autor, que buscava, ao escreve-lo, alcançar um pouco de luz em uma vida bastante sombria e complicada.

Só por hoje e para sempre: Diário do recomeço / Renato Russo / Companhia das Letras / 168 p. / R$ 34,90 / E-book: R$ 23,90

4 comentários:

rodrigo sputter disse...

https://br.noticias.yahoo.com/-voc%C3%AAs-sabem-onde-est%C3%A1-aquele-dedinho-que-o-lula-perdeu--n%C3%A9--onde-%C3%A9-que-ele-enfiou--n%C3%A9----diz-fabio-jr-em-protesto-145649019.html

Fábio Jr protestando...a que nível chegamos...o problema é que essa galera esquece de aécio, do psdb entre outros...só batem de um lado...pq?

Franchico disse...

Demorô!

http://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/trainspotting-diretor-danny-boyle-diz-que-continuacao-sera-seu-proximo-filme/

Rodrigo Sputter disse...

um vai tá morto...o outro crente/pastor...o outro careta...alguém funcionário público...morrer um já morreu...acho que falei gente demais até-hehehe

Ernesto Ribeiro disse...

"um povo bacana para caramba, do bem", O RABO DELE.