sexta-feira, julho 31, 2015

FAMA É PARA OS FÚTEIS

Festival: Em sua primeira edição, o Radioca chama o povo para conhecer um outro lado da música, menos famoso e mais legal
 
Cidadão Instigado, foto Haroldo Saboia
Parceiros no programa Radioca, da Educadora FM, o trio formado pelo jornalista Luciano Matos e os músicos Ronei Jorge e Roberto Barreto leva a agora sua proposta para outra plataforma: o Festival Radioca, que acontece amanhã e domingo, no Trapiche Barnabé.

Assim como no Radioca da rádio, o Festival busca trazer para o público local as boas novidades da música popular brasileira que não frequentam as playlists das rádios presas ao popularesco pelo jabá.

Então teremos no palco armado no Comércio nomes bem significativos do cenário atual, como o pernambucano Siba, a banda cearense Cidadão Instigado, a cantora paulista  Anelis Assumpção, a banda gaúcha  Apanhador Só e até a rediviva banda carioca Mulheres Que Dizem Sim, tida como precursora da cena los hermanizada que se desenvolve desde o fim dos anos 1990.

Em sua primeira edição, o festival foi viabilizado pelo Edital Bahia da Natura Musical. E mesmo não sendo um festival de grande porte, vem com tudo o que ocasiões do tipo tem direito, além dos shows em si: oficinas, mesas-redondas, Feira do Vinil, Mercadilho e os inevitáveis food-trucks.

Apanhador Só, foto Biel Gomes
Entre as mesas-redondas, merece especial atenção a do domingo, Como chegamos aqui? Um panorama dos últimos dez anos da cena independente, com mediação da coordenadora do festival, Carol Morena e participação de nomes de peso do jornalismo musical, como Bruno Nogueira (PE), Alexandre Matias (Trabalho Sujo - SP), Marcelo Monteiro (RJ) e Marcelo Costa (Scream & Yell - SP), além do trio realizador.

Em meio à correria da produção, Carol conta que “tudo está correndo surpreendentemente bem, na verdade”.

Paraibana, Carol já tem experiência na organização de festivais independentes em João Pessoa: “Só que lá nunca tinha dinheiro, era mais difícil. Então eu até brinco, dizendo que estou realizando meu sonho, que  é um festival em que eu concordo com tudo e com uma boa estrutura, patrocínio bom, equipe legal, pagando todo mundo”, comenta.

Já o realizador Ronei Jorge admite que “é um aprendizado. É estar do outro lado, chamar os artistas e ver todo o processo de  um festival, os cuidados com a equipe, a relação com as bandas, tudo”.

Música versus fama

Anelis Assumpção, foto Renato Stockler
Filha do inesquecível Itamar Assumpção (1949-2003), Anelis Assumpção é uma das grandes atrações do Radioca e conta que há tempos tenta lançar seu novo álbum, Amigos Imaginários, em Salvador: “Como é raro poder estar por ai, vou focar no repertório do disco, mas aproveitar também pra fazer algumas de fora”.

Em um cenário esquisito, onde ela é considerada uma grande artista, mas ainda é pouco conhecida pelo povão, Anelis considera que “o mercado independente se sustenta basicamente da corrente paralela, e a massa mesmo está de fora dessa corrente”.

“Não culpo quem não conheça nomes que já são pra mim como estrelas das artes. Não me culpo por não conhecer o Cristiano Araújo, que morreu há pouco, e era famoso. Somos muitas frentes. Aqui em SP mesmo, gosto de brincar que se falar meu nome na Praça da Sé em voz alta, ninguém saberá do que se trata. Gosto dessa imagem. Há sempre o que conquistar”, diz.



Já Fernando Catatau, guitarrista e mentor da cultuada Cidadão Instigado, vai em outra linha: “Já trabalhei com alguns artistas de grandes gravadoras, mas nunca me interessei por esse tipo de mercado. Esse lance de conquistar multidões é papo de comércio. Música vai bem alem disso”, afirma.

Com um elogiado terceiro álbum recém-lançado, Fortaleza, Catatau conta que “Muitas pessoas, principalmente em Fortaleza, vieram falar sobre a identificação com as letras. Isso  não tem preço. Por isso que eu falo que temos o público que merecemos”.

O Quadro chegou de Roskilde. Ft Luciano Imagens
“Quando eu escrevo uma critica ao sistema burguês que vem destruindo Fortaleza, muitas pessoas de vários outros cantos se identificam, porque não é um fato isolado. Em São Paulo, Salvador etc, a agressão é a mesma. Nos sentimos impotentes diante da máquina destruidora da construção civil. O que posso oferecer é minha música e minha indignação contra esse sistema”, conclui.

Atração local, O Quadro vem quente do festival de Roskilde (Dinamarca). “Foi genial. Público curioso, querendo disco, camisa e bis. Domingo vamos quebrar tudo”, avisa Ricô.

Sábado: Cidadão Instigado, Apanhador Só, Ifá Afrobeat, Pirombeira 

Domingo: Siba, Anelis Assumpção, Mulheres Que Dizem Sim, O Quadro 

Serviço: Trapiche Barnabé (Avenida Jequitaia, 5, Comércio) / 16 horas / R$ 30 R$ 15 / Vendas: Mito, Midialouca e Site Sympla / www.radioca.com.br

Leia ainda entrevistas completas com Anelis Assumpção e Fernando Catatau.

13 comentários:

Franchico disse...

Finalmente uma HQ nova do Azulão que me deu vontade de ler:

http://www.bleedingcool.com/2015/07/01/the-police-case-against-superman-in-todays-acton-comics-42/

Até por que a Fox News, adivinham? Não gostou nadinha de ver o defensor da "truth, justice and the american way" sentando a mão nos tiras.

http://www.bleedingcool.com/2015/07/31/fox-news-compares-last-months-superman-to-ferguson/

Conclusão: Se a rede de notícias mais coxinha dos EUA não gostou... isso só pode ser muito bom, CLARO!

Franchico disse...

Medo e delírio em Las Vegas, a obra-prima ensandecida de Hunter Thompson ganha uma versão em HQ que parece bem legal.

http://www.bleedingcool.com/2015/07/30/top-shelf-troy-little-bring-us-fear-loathing-las-vegas-october/

Tomara que saia no Brasil.

Franchico disse...

Já viu uma cobra vomitando um sapo mal digerido?

https://br.noticias.yahoo.com/video/cobra-%C3%A9-flagrada-vomitando-sapo-151449307.html

Divirta-se!

Franchico disse...

...e Dave Grohl já respondeu aos italianos que fizeram aquele vídeo lindo com mil pessoas tocando Learn to Fly:

http://omelete.uol.com.br/musica/noticia/foo-fighters-1000-musicos-tocam-learn-to-fly-para-pedir-show-do-grupo-na-italia-assista/

"Ci vediamo a presto, Cesena"!

Franchico disse...

Ricardo Alexandre fecha o puteiro e passa para a próxima:

http://entretenimento.r7.com/blogs/ricardo-alexandre/

Rodrigo Sputter disse...

desconcordo quando tu fala que é menos conhecido...Apanhador Só, Cidadão Instigado e Siba são SUPER conhecidos no meio em que vivemos...até demais...cidadão instigado então...se eles não são conhecidos, imagine eu...nunca fui citado nas linhas musicais brazucas-ehhehee

Nada contra eles...nem o festival...só desconcordei com vc...embora seja "desconhecido" do grande público...mas na cena alternativa são bem conhecidos...bem mesmo...o batera do cidadão tocou até no detetives...bróder ele por sinal...

Aí Chico, quando falo de banda moderna, fazendo um PUTA som moderno e daqui da terrinha, é disso que tou falando, ouvindo pela 2a vez o EP todo e adorando, quiser email do guita, é meu amigão, vc saca a banda, creio que é até one man band agora...e gravado em casa...mejor que 99,99% das bandas "mudernas" mundiais:

https://soundcloud.com/venusvolts/sets/keep-me-posted

Carajo, será que arrumo mil kbeças pra tocar uma música do fu faitis pra eles não tocarem aqui??
ehhehehehe
Embora o video seja incrível, nem vi todo por sinal...pq aí é demais...e o sábado amanheceu chuvoso...num quero mais estragar meu dia-ehehehhe

rapaz...blz que capitão américa e superomem nunca foram os heróis menos caretas da hq...mas essa porra tá foda...esse Bavi de lados políticos tá foda...

Franchico disse...

Sputter, o "meio em que vivemos" é um cocozinho de nada em um país de proporções continentais e população de 200 milhões de habitantes.

Eu escrevo para um jornal que, mesmo regional, atinge uma boa parte de público que eu tenho certeza, nunca ouviu falar nesses artistas. E não é essa gente toda que está "errada" não. Nós é que vivemos em um mundinho a parte.

Não que eu queira viver nesse mundão popularesco, que para mim, óbvio, é um pesadelo.

O que eu gostaria mesmo é de aumentar o nosso mundinho.

Rodrigo Sputter disse...

oxente Chicón...tu nunca ouviu os que Citei? cidadão instigado??? Apanhador Só?? Siba?
e o "meio em que vivemos", nem vivemos nele tanto assim...heheheheeh
não tou questionando o festival...nada disso...e muito menos vc-ehhehehee
é que esses 3 q citei acho super conhecidos...no meio alternativo por exemplo...e há uns 8 anos atrás mais ainda pelo menos o cidadão e Siba...
Vc & eu tb não tínhamos ouvido falar do tal do cristiano araújo...e o cara bombava...q Deus o tenha num bom lugar...pq o que a "mídia" encheu no caso...o cabra se revirou no túmulo...enfim...esperando nova resenha pra vc salvar meu dia.


e já se arrependeu?
ainda há tempos...e vc pode escrever um livro e ganhar uma ponta:
https://br.celebridades.yahoo.com/post/125754570050/em-biografia-andressa-urach-revela-nome-de

Se eu fosse "jornalista" (essas aspas não incluem vc), eu gostaria de ser desse tipo:

https://br.celebridades.yahoo.com/post/125540611140/jennifer-lawrence-exibe-boa-forma-em-foto-de

pelo menos ia ver foto de moiçolas bonitas de bikini todo dia...rapaz...acho que vou adotar o gmail como email principal...coloco pra logar o yahoo já numa página certa de só fazer o login...mas quando coloco pra sair dele...aí entra nessas zorras...bom...essa notícia pelo menos é um colírio pros olhos-eheheheh

Franchico disse...

Mas aí é exatamente o que estou dizendo, Sputter. Eu sou jornalista de música e vc é músico, nós "nascemos" e vivemos nesse meio alternativo, portanto simplesmente não contamos.

Os três que vc citou são conhecidos sim, mas nesse meio: jornalistas, artistas, pessoas ligadas às artes, cultura etc.

E o povão? Vc acha mesmo que o povão conhece Apanhador Só? Siba? Não, ele conhecem o sertanejo que morreu, os funkeiro ostentação, os arrocheiro etc.

Isso sempre existiu e sempre vai existir. Eu só gostaria que o abismo entre esses dois mundos não fosse tão abissal. Que o mundão deles fosse um pouquinho menor - e o nosso, um pouquinho maior. Só isso.

Sonhar não custa.......

Rodrigo Sputter disse...

vc falou só uma coisa certa nas suas primeiras linhas...que tu é jornalista, eu músico é bondade sua-ehhehehehe

e tu acha que quem vai nesse festival é o povão? vai é a galera do "nosso meio"...dizem até que a grande maioria nem conhecia o falecido cantor...o que gerou um "marketing negativo" pra ele...muita gente se encheu da enxurrada de hienas em cima do cara...

às vezes nem sei se queria se fosse maior ou menor...sinceramente...vejo isso com os leitores do velho Buk...cada babaca que apareceu lendo o cara...achando que é só sobre trepada e cachaça...fazendo pose pra selfie...e apareceram mais depois da morte dele...pelo menos que esteja rendendo $$ pá filha dele...

Franchico disse...

Pois é, Sputter, vc está apenas confirmando tudo o que eu disse. Quem vai para esses festivais é na maioria gente informada, classe média, de nível universitário.

Meu dever, como jornalista, é informar ao outro lado dessa moeda, o povão, da existência de festivais e artistas com esse outro perfil.

Franchico disse...

Barça e suas pautas sensacionais:

http://entretenimento.r7.com/blogs/andre-barcinski/um-grande-filme-sobre-um-dos-piores-filmes-de-todos-os-tempos-20150803/#comments

E nos comments, ele sugere essa outra leitura aqui:

http://www.telegraph.co.uk/culture/film/starsandstories/3673575/The-original-Indiana-Jones-Otto-Rahn-and-the-temple-of-doom.html

Rodrigo Sputter disse...

não tou falando nada contra vc man...como disse desconcordo...é um concordar descordando e vice versa-hhehhe
aliás, me diga uma coisa, quem lê jornal ainda hein?
lê massa e olhe lá a maioria das pessoas...
não sabia que o val kilmer era esse babaca que tá na resenha...sempre pensei q ele era um boa praça ou algo do tipo...nem esse star todo é...o que não justifica tamanha imbecilidade ser ou não ser...eis a questão...

Chico, o Braça tem talento claro...mas o cara tá em sp...e a gente aqui em ssa...se é que me entende, fiquei curioso pra ver o filme, ainda mais dublado, mas acho q precisa de umas doses pra encarar, ruim é que a qualidade do vídeo tá pior - q a dita - do filme:

https://www.youtube.com/watch?v=Nt2fjjcauH4

vi lá falando desse doc, parece bom...pq o cara é foda:

https://www.youtube.com/watch?v=wuT_lJK6fQs