quarta-feira, julho 15, 2015

CALAFRIO, DE FEIRA: ROCK SEM INFLUÊNCIA DE MPB E COM REFERÊNCIA A DOSTOIEVSKI

Calafrio. Foto: Guilherme Caixeta Andriani.
Se cuida, Salvador.

Enquanto por aqui os hipsters (com o perdão da má palavra) repisam Novos Baianos, trio elétrico e MPB de formas pouco convincentes, a  cena roqueira do interior volta e meia surge com novidades reanimadoras. Feira de Santana que o diga.

Olha só a experiente banda Calafrio, que tem quase dez anos de estrada e lançou há alguns meses  o ótimo EP Bater de Frente, seu terceiro.

Em cinco faixas, o quarteto liderado por Siddhartha Gautama (voz, guitarra) faz um pequeno tratado rocker contemporâneo (outra má palavra), que soa reconhecível em suas referências (Led Zeppelin, grunge, stoner) e de quebra aponta adiante, afinal, “pedra que rola não cria limo”.

“Bater de Frente é um disco  conceitual, sobre quatro vidas dentro de um local. O trabalho de capa tem uma pegada visual de HQ”, conta o vocal.



Dostoievski e acordeom

“Começa com Nerva, que fala de nossa filosofia. Nos inspiramos nos dilemas do homem moderno, com referências do Crime & Castigo de Dostoievski, sobre uma pessoa que não consegue viver com um segredo e a culpa”, descreve Siddhartha.

Hein? Enquanto o colunista catava o queixo no chão, o rapaz continuou falando da sua faixa preferida do EP, Segunda Chance.

“Essa é sobre uma menina que se autodestrói. Se boicota para começar de novo. E tem um clipe bem legal, por que todo mundo imaginaria que teria uma mulher inconsequente, mas botamos um homem vestido de mulher, um crossdresser”, conta.

Já a última faixa, A Mão Pesada do Destino, é um tango-rock, com o acordeom de  Rogerinho Ferrer emprestando uma sofisticação sônica inusitada ao som do Calafrio.

"Começamos a banda em 2006, eu e Pedro (Patrocínio, voz e guitarra). No início se chamava Dogma. Um ano depois passamos para Calafrio, pois já tinha uma banda chamada Dogma. Lançamos logo o primeiro EP em 2006 mesmo, aí mandamos para o Palco do Rock e fomos selecionados. Depois teve também uma seleção para o palco Guetto Square no Festival de Verão, com curadoria do Carlinhos Brown. Fomos selecionados, tocamos e foi ótimo. Lançamos o segundo EP em 2008, com a música Ácido, que se tornou um hit local, o pessoal pede bastante nos shows, popularizou mais o som da banda por aqui. Mas o cenário era um pouco diferente então a internet não estava ainda tão presente. Depois de um tempo, o batera teve que morar fora fora, mas mantivemos a banda. Com o início do Feira Coletivo rolaram alguns festivais, de um sacode na cena, aí voltamos a trabalhar mais, nos descobriram e muita gente começou a nos procurar por aqui. Começamos tudo de novo e particpamos de outros festivais", relata.

"Aí em Salvador, já tocamos no Palco do Rock, no Festival de Verão e em um bar que não lembro mais o nome. Na volta, quase fomos para as cucuias. O motorista bateu a van. O cara desmaiou no posto de gasolina e deu ré, quase que a van bateu na bomba. Depois disso ficamos meio traumatizados", ri Siddharta.

Se o(a) dileto(a) leitor(a) curtiu, vale baixar o trabalho da banda no seu site e mais: comparecer no show que eles fazem por aqui no dia 23, dentro da série de eventos Noites Big Bross - Brechó Discos.

“Vamos tocar o EP novo, mais músicas do primeiro EP com nova roupagem. É nosso melhor repertório. Estamos em nossa fase mais madura em letras e arranjos”, diz.

A Calafrio é Siddhartha Gautama (voz e guitarra), Pedro Patrocínio (voz e guitarra), Vinicios Borges (baixo) e Robson Souza (bateria).

Ouça / Baixe: www.calafrio.com.br

Noites Big Bross - Brechó: Calafrio e Bilic Roll / Dia 23 (quinta-feira), 21 horas / Taverna Music Bar  / R$ 10



NUETAS

Flauta e Cartel

O Noites Big Bross - Brechó Discos apresenta nesta quinta-feira as bandas A Flauta Vértebra e Cartel Strip Club. No Taverna, 21 horas, R$ 10.

Domingueiras do HC

O coletivo hardcore Tomanacara promove show colaborativo com as bandas Dimak, Sbórnia Social, Antiporcos e Barrunfo do Samba. Ainda tem bate-papo sobre mobilidade urbana com Daniel Bagdeve (Bike Anjo SSA), exposição de shapes da ESC Skate Art e mini-bazar cultural.  Domingo, na pista de skate do Imbuí, 14 horas, colabore com o valor de um ingresso.

Encontro com Buenas

Nosso amigo Tarcísio Buenas manda avisar que o lançamento do seu livro, 18 de maio, quanto tens por dizer..., é nessa sexta-feira. No bar O Líder, Largo 2 de julho, a partir das 19h30. Leia mais sobre aqui.

6 comentários:

Franchico disse...

A Cascadura anuncia encerramento:

https://pt-br.facebook.com/cascadura.rock

Franchico disse...

Por outro lado, André LR Mendes soltou hoje também seu quinto álbum solo em cinco anos. SEGUE RELEASE:

Arquipélago lançado! :D
Pra ouvir e baixar: www.andreLRmendes.com.br
(ouça usando fones de ouvido)
Meu quinto disco em cinco anos!
Todinho feito no esquema "faça vc mesmo" ou,no caso,"deixa que eu faço"!
Arquipélago fala essencialmente de amor...e tem como maior função espalhar amor e positividade nesse momento que a gente abre as redes sociais e parece que todo mundo se detesta.
Quem gostar do disco,pode pagar simbolicamente pelo download o valor de 5 reais diretamente pra mim nesse link aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-666374952-download-do-disco-arquipelago-de-andrelrmendes-_JM quem estiver a fim de ajudar minha carreira musical comprando esse download,eu vou agradecer MUITO!
Agradeço à quem acompanhou a gravação nos últimos 3 meses me dando a maior força e atenção...e agradeço mais ainda pra quem já comprou o download do disco sem nem ouvir,só pra me ajudar na feitura do site! Inclusive o site tá todo novinho! Clean e funcional...tá tudo lá...do disco da maria bacana (1997) até o novíssimo "arquipélago".
Pronto! Tá aí! Sintam-se na minha casa,comigo tocando essas musicas pra vcs...Pq é exatamente isso que é esse disco!
Comentem...eu faço música pra mim e pra vcs! A opinião de vcs é ouro pra mim!
Quem quiser compartilhar,sensacional! Eu agradeço!
Bem..aí está! Ouçam! Foi feito com o maior carinho!
#arquipélago
#andreLRmendes
#façaVCmesmo
#feitoEMcasa

Franchico disse...

Como diria outro Chico, é vida que segue.

Franchico disse...

Coxinhas já são tão caricatos por si só que nem precisava:

http://www.brasilpost.com.br/2015/07/15/gregorio-impeachment-papa_n_7801216.html?utm_hp_ref=brazil

Mas já que está gostoso, deixa. Eu achei totoso. Todo castigo pra coxinha é pouco...

Franchico disse...

Caceta, o filho de Nick Cave de 15 anos caiu de um penhasco e morreu.

http://entretenimento.r7.com/pop/morre-filho-do-roqueiro-nick-cave-15072015

Ernesto Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.