segunda-feira, novembro 10, 2014

O OUTONO DO VELHO SAFADO

Charles Bukowski, foto Richard Robinson - Black Sparrow Press
Para alguém que passou a maior parte da vida bebendo como se não houvesse amanhã, chegar aos 70 anos é um feito considerável.

Charles Bukowski (1920-1994) sabia bem disso e, quando chegou à essa idade,  comemorou o drible que deu na morte publicando o livro Miscelânea Septuagenária.

Composto de contos e poemas até então inéditos, o volume não versa exatamente sobre questões profundas como a passagem do tempo ou a velhice.

E nem poderia: este não era o estilo do Velho Buk.

Não que o autor, nascido na Alemanha e criado em Los Angeles, não tivesse lá seus momentos mais meditativos.

Na verdade, sensibilidade não lhe faltava. Só que, a exemplo de um de seus ídolos, Ernest Hemingway (1899-1961), Bukowski revestia sua prosa de uma secura de dar inveja em qualquer dry martini.

Com seu estilo direto, sem rodeios, anavalhado, ele confundia sua vida de bebum californiano devasso, fã de música clássica, com seus contos e poemas sem rimas ou métrica.

Sua obra é habitada por beberrões, vagabundos, gente sem noção e mulheres vulgares, quase sempre envolvidos em confusões e brigas de soco em becos escuros, além da luta pela sobrevivência em subempregos desumanos.

Um típico escritor filho da Grande Depressão e da 2ª Grande Guerra.

Linda e Charles Bukowski em foto exposta em 2011 na Huntington Library
Em Miscelânea Septuagenária, o Velho Safado, como era conhecido, reuniu material engavetado que contém todos estes elementos e outros, como sua paixão pelas corridas de cavalo e seu desprezo pela geração contemporânea de escritores – “para mim, a galera atual não passa de um bando de farsantes frouxos”, vocifera, no poema lugar nenhum.

Só que, mesmo por baixo de toda a pose de durão, havia sim, uma indisfarçável compaixão pelo ser humano, como atestam suas obras mais sensíveis (no estilo Velho Safado, claro), como o romance Misto Quente ou o conto   A Mulher Mais Linda da Cidade.

Carimbo de qualidade

Apesar de não trazer nada à altura dos seus melhores momentos, Miscelânea Septuagenária tem, claro, o carimbo “Charles Bukowski de qualidade” em suas páginas.

No conto A Vingança dos Desgraçados, ele narra uma invasão de sem-tetos à loja de departamentos mais chique de Los Angeles, organizada por dois bebuns sem nada melhor para fazer.

Já em A Vida de um Vagabundo, ele segue um dia na vida de Harry, vadio sem emprego ou auto estima, que escapuliu de ser convocado para lutar na 2ª Guerra, em 1943.

Outro conto digno de nota é O Filho de Satã, que bem poderia ser um trecho de Misto Quente, seu livro de memórias da infância e juventude.

Na verdade, este livro é ideal para quem nunca leu Bukowski, já que, diferente dos outros, este traz contos e poemas, servindo como uma boa introdução  ao universo do Velho Safado.

Miscelânea septuagenária: Contos e poemas / Charles Bukowski / Tradução: Pedro Gonzaga / L&PM/ 392 p./ R$ 54,90

5 comentários:

Franchico disse...

Nem sou muito fã da banda Bixiga 70, mas depois desse episódio, eles conquistaram de vez o meu respeito:

http://www.elcabong.com.br/musicos-do-bixiga-70-e-ceu-sao-agredidos-por-ativistas-politicos/

Então é isso: as máscaras caíram e os retardados estão na rua, prontos para te agredir, ao menor sinal de "subversão".

Preciso urgentemente de uma camisa da Dilma (aquela, com a foto dela no Dops) e um taco de beisebol.

Preciso urgentemente.

Franchico disse...

Urucubaca no AC/DC...

http://www.brasilpost.com.br/2014/11/06/baterista-do-acdc-e-acusa_n_6113584.html?utm_hp_ref=brazil

Eu hein!?!

http://www.brasilpost.com.br/2014/11/07/policia-retira-acusacao_n_6121114.html?utm_hp_ref=brazil

Franchico disse...

E o seriado Constantine estreou sexta passada, no canal Space, com os dois primeiros episódios em sequencia.

Esta resenha aqui embaixo casa mais ou menos com o que eu tb achei:

http://www.brasilpost.com.br/thiago-sorrentino/constantine-a-esperanca-para-fas-de-hellblazer_b_6099450.html?utm_hp_ref=brazil

E digo mais! Já me assustei mais com Harry Potter, na moral.

Muuuuito, muuuuito distante ainda de uma adaptação que realmente faça jus ao personagem em seus melhores momentos.

Franchico disse...

Após seis anos reinando absoluta como única comic shop de Salvador, a RV ganhou uma concorrente:

http://redsheepcomic.com.br

Pertim do jornal. Sorry, Ilan e Larissa...

Tô brincando, não vou deixar de ser freguês de vcs não!

Dica de Sputterrrrrrrrrrrr!

Rodrigo Sputter disse...

ô rapaz..."meu sonho" alguém vir agredir os Honkers num lance parecido...quem ia ficar com medo era o agressor...bicho, eu vi uma montagem massa de Dilma, nessa foto do dops, só que ela com uma camisa do Bahia e o logo do Bahia atrás, ficou super bem feito man!

Foi lá na loja no dia black friday??
man acredita q li e não vi vc falar de mim, ia te perguntar se eu tinha enviado um mail sobre eles pra vc...tou sem atenção e caduco..só li vc me mencionar na 2a lida-ehhhehe
vou começar a usar drogas!
fiz uma resenha sobre eles:

http://www.yelp.com.br/biz/red-sheep-salvador


Eu cansei um pouco dos leitores de Buk...tão chatos...só pensa que tudo nele é cachaça e mulé...tenho 2 livros dele que comprei há 4 anos e nunca li, uma coisa estranha, pois entre 1998 até 2001 eu tinha lido TUDO dele que tinha...se eu pudesse voltar no tempo, daria esses 2 livros pra esse jovem rapaz que ia ficar super feliz...tou até lendo um desses, q é de contos...gostando até...lendo devagar entre trampos freela e outros livros de estudo...e muita perda de tempo nessa vida q eu deixo passar por mim...às vezes acho Buk reclamão demais e superior...isso antes era legal, eu tb sou um reclamão, mas tem horas que enche...mas mesmo assim vou atrás desse livro...ainda é um autor que eu "devo" muito...e esse livro de contos que tou lendo é legal...só o preço que é salgado...é o que afasta mais...vou ver se consigo um exemplar mais barato.

zorra, tava botando fé nesse constantine...ernesto vai ficar tristim ao ler isso...mas vou ver essa joça, sem nem ler o que escreveram...depois dou um saque.