terça-feira, novembro 11, 2014

NETO LOBO & A CACIMBA EVOLUEM EM ÓTIMO 2º ÁLBUM, MEU PÉ DE UMBU

Neto Lobo, Sidnei Rasta (btr), Duda (gtr),  e Jonatas (bx). Foto Natalia Cardoso 
Entre os muitos talentos surgidos no interior da Bahia nos últimos anos, dois artistas solo se destacam pela absoluta consistência de seus trabalhos: Ayam Ubrais, de Ipiaú, e Neto Lobo, de Senhor do Bonfim.

Ambos já foram vistos nesta coluna e, agora, Neto retorna, lançando seu segundo álbum, Meu Pé de Umbu, com um show amanhã, no 30 Segundos Bar.

Enquanto Ayam é mais roqueiro e psicodélico, Neto é mais pop e apegado às raízes nordestinas – e Meu Pé de Umbu reforça ainda mais essa valorização desde o título, já que o umbuzeiro é apontado por Euclides da Cunha como uma espécie de árvore sagrada da caatinga, em Os Sertões.

O legal é que, mesmo com toda essa nordestinidade presente nos temas, nas letras e na interpretação de Neto,  o som que se ouve no disco é urbano e cosmopolita, com direito a guitarras roqueiras e timbragens eletrônicas coerentes, na medida certa, que não  brigam com a concepção do artista.

Ponto, mais uma vez, para um dos produtores mais competentes atuando na Bahia, quiçá no Brasil: andré t.

“Sim, os arranjos mudaram um pouco, estão mais maduros. Desde o início, a ideia era unir os elementos da cultura do interior com as possibilidades do mundo”, conta Neto.

“Por isso esse entrosamento com andré foi interessante. Deixamos ele trabalhar da forma dele. Mostramos nossas ideias, ele absorveu e colocou o que ele achou adequado, como teclados e sons eletrônicos”, diz.

Meu Pé de Umbu demonstra, de forma definitiva, o talento impressionante de Neto, um cara que escreve letras belíssimas e sabe interpretá-las de acordo, com o registro de voz variando em sintonia com o clima da canção.

Se na estradeira Rock de Tabaréu sua voz é mais suave, na roqueira Oh Deus!, ele rasga a garganta. “Tem essa variação que as músicas pedem, não tinha como fazer de outra forma”, observa Neto.

Gravado com recursos via edital da Funceb, o CD está a venda nas lojas Midialouca e Pérola Negra.

“6 de dezembro tocamos em Aracaju, dia 7 no Domingo de Cabeça Pra Baixo e em janeiro,  no evento Conexão Nordeste, no Circo Voador (Rio de Janeiro)”, anuncia o artista

Neto Lobo e a CacimBA / Lançamento do CD Meu Pé de Umbú / Amanhã, 20 horas / 30 Segundos Bar (Rua Ilhéus, 21, Rio Vermelho) /  R$ 10 (CD incluído)



NUETAS

Zona Mundi 2014

Barbara Eugênia, foto Ali Karakas
O  Zona Mundi (5ª edição) traz shows ao Largo Tereza Batista: Junix_11 e Rafa Dias, Ifá Afrobeat, Metá Metá e BNegão Trio na sexta. Sábado tem Vince de Mira & O Batuque do Vigia, Ronei  Jorge & Os Ladrões de Bicicleta, Bárbara Eugênia e Academia da  Berlinda. 20 horas, R$ 20 e R$ 10.

Quanto Vale de hoje

O som eletrônico-industrial da Modus Operandi e a banda Flauta Vértebra são   as atrações de hoje do evento Quanto Vale o Show? 18 horas, free.

Cascadura Camaça

Cascadura leva seu show comemorativo de 22 anos à Camaçari com os paulistas da banda Alarde, mais os locais Código em Sigilo e Eu & Sofia. Sexta-feira, Espaço Cultural Casa de Taipa, 21 horas, R$ 15.

7 comentários:

Rodrigo Sputter disse...

essa barbara é uma gatinha!!!

Anônimo disse...

Esse disco da neto lobo e a cacimba tá fodão!

Rodrigo Sputter disse...

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/11/indenizacao-e-maior-que-meu-salario-diz-agente-que-parou-juiz-em-lei-seca.html

E aí Xico???

Vc que si inerva que nem eu??

Cada país tem o juiz que merece:

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/juiza-e-criticada-por-publicar-foto-em-que-aparece-de-biquini-em-rede-social/?cHash=e0002ae4684d57dbbe0cfeb174383900

Franchico disse...

Por essas e outras votei em Eliana Calmon para senadora, Sputter. Infelizmente, velhos oligarcas foram eleitos em seu lugar...

Franchico disse...

Juízes? Gangue de toga, isso sim. Aquele cretino do Gilmar Mendes está retendo há seis meses o projeto de reforma política, sabia? O que vai proibir o financiamento de campanhas políticas por empresas. Esse canalha vendido de merda, o mesmo que bateu o martelo invalidando meu diploma, pediu "vistas" no projeto e nunca mais devolveu, travando o processo. Cara, como eu ODEIO Gilmar Mendes.

Rodrigo Sputter disse...

Pois é...nada que o $$ não compre pra esses caras...e tudo isso tá na cara...mas não podemos provar...e ainda seremos processados...ou ele é bonzinho com as campanhas eleitoreiras?
man, eu queria MUITO ser jornalista e ter me formado numa faculdade particular que o mec aprovou, pq ia pedir TODO meu dinheiro de volta...de mensalidade...de transporte...nem ia cobrar alimentação e xerox...afinal, se o mec reconheceu e dizem que não precisa de diploma, vcs fizeram facul pra q???

eu anulei pra senador...não conheço muito a eliana...mas geddel ministrinho de lula e dilma e otto ex parça de césar borges não...

Anônimo disse...

Eu estive no lançamento do CD e fiquei realmente feliz! Belo show, excelentes canções!