quarta-feira, novembro 26, 2014

O EXTRAVAGANTE SOUVENIR DE UMA EX-ARTISTA DE RUA

Silvia Machete em foto de Arthur Nobre
No sempre concorrido cenário de cantoras da música popular brasileira, uma coisa difícil de se encontrar ultimamente é personalidade. A carioca Silvia Machete, felizmente, não sofre deste mal – e seu novo álbum, Souvenir, confirma isto.

Parece  que só há cantoras de três tipos: as animadoras de auditório (também são ótimas vendedoras de eletrodomésticos), as que  imitam Gal Costa abertamente e as que se revestem de uma aura de vanguardismo hype, mas que só convencem os muito jovens e / ou desinformados.

Silvia Machete, que chega agora ao quarto álbum, não se encaixa em nenhuma dessas três categorias.

“Isso é uma coisa boa. Mas pode ser traiçoeiro também, pois num mundo de rótulos, quando você não tem nenhum, acaba ficando fora da prateleira”, reflete a cantora, em entrevista por email.

“Acho que isso se deve pelo fato de ser sido  influenciada a nunca ser igual aos outros, pois cada um é de um jeito mesmo”, acrescenta.

Cantora afinadíssima e showoman capaz de entreter qualquer plateia com seu timing para bom-humor,  jogo de cintura e números de malabarismo aprendidos em anos atuando como artista de rua, Silvia mostra em Souvenir que, mesmo não fazendo parte de turmas ou movimentos, anda cada vez mais bem relacionada.

"Sim, toda a teatricalidade vem desse outro trabalho, eu uso praticamente tudo que a prendi na Rua, no palco. Foi uma grande oportunidade", confirma.

O álbum traz faixas compostas exclusivamente para ela por mestres como Moraes Moreira (Nada), Eduardo Dussek (Totalmente Tcha Tcha Tcha) e Jorge Mautner (Ba Be Bi Bo Bu), além de releituras inspiradas de Chico Buarque (Tatuagem) e Angela Ro Ro (Tango da Bronquite, com participação da autora).

Há ainda uma faixa autoral composta pela própria Silvia (2 Cachorros) e outras duas de autores portugueses muito conceituados além-mar: o trovador dos anos 1970 Sérgio Godinho (Espetáculo) e o roqueiro Jorge Palma (Trapézio).

O resultado é um álbum que, se não é o mais alegre e dançante de Silvia, ainda encanta o ouvinte pela versatilidade com que sua bela voz passeia por toda essa diversidade sem que a obra perca a unidade.

“Sim, fiquei satisfeita (com o resultado do CD). A gente se surpreende com as coisas e isso faz parte do processo”, diz.

“Mas não tenho um método. Sempre começa com uma única ideia e elas vão rodando, gerando outras. Depois você fica um tempo sem olhar muito, vendo de longe, até se envolver profundamente mais uma vez. Em algum momento verá que as peças estão encaixadas”, descreve Silvia.

Brasileiros e portugueses

Ela conta que conseguiu a participação de Moraes, Angela e Dussek da forma mais simples: “Fui atrás deles. Me identifico muito. São contadores de história, teatrais. A Ro Ro em especial, é uma figura feminina muito interessante. Compositora, performer, grande personalidade. A gente dá risadas”.

Já o encontro com o português Jorge Palma foi mais inusitado: “Ele é um pianista, cantor e compositor que veio num dos meus shows em Lisboa. Se empolgou e subiu no palco pra cantar. Não sabia quem ele era, mas o público sabia. Foi um sucesso”, relata.

Quando foi pesquisar o trabalho de Palma, se encantou com Trapézio, faixa que regravou em Souvenir.

“A música de Portugal é tão rica, assim como a poesia, a literatura em geral. O brasileiro é complicado, não liga pra quase nada, nem mesmo pros países vizinhos, pois acha que aqui tem tudo”, vê.

“Na verdade, os portugueses são tão melancólicos quanto a gente. O samba é muito triste também. Sabemos curtir um blues”, ri Silvia, que agora espera um convite para trazer o show de Souvenir a Salvador.

“Quero voltar! Alguém pode me convidar? Tem cenário, tem muitas novidades. Sempre tem, não vejo a hora de me apresentar aí novamente”, conclui.

Souvenir / Silvia Machete / Coqueiro Verde Records / R$ 19,90 / www.silviamachete.com / www.coqueiroverderecords.com

16 comentários:

Franchico disse...

Eu tô adorando esse escândalo dos abusos sexuais na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A-DO-RAN-DO.

http://www.brasilpost.com.br/2014/11/20/acusado-indiciado-usp_n_6190462.html?utm_hp_ref=educacao

Sabe por que? Por que está aí exposta a verdadeira cara da "zelite branca" quatrocentona paulistana eleitora de Aécio que vai as ruas pedir ditadura: criminosos, estupradores, playboys nojentos, racistas, homofóbicos, misóginos, vagabundos.

É essa gentalha branca, rica e bem nascida que frequenta (e domina) a principal faculdade de medicina desta país. Que emporcalhou, ou melhor: que estuprou aquela que deveria ser uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil.

Fora que, depois dessa, com que moral tem a valorosa classe médica brasileira? É essa raça de estuprador que vai tratar a mim, a você, sua mulher, mãe, irmã, família?

Parabéns, boys, vcs conseguiram. Ninguém segura este país - abismo abaixo.

Por essas e outras eu sou pró-cotas até morrer!

Muito antes um médico negro, de família pobre, que se esforçou para se formar do que essa gente podre (e podre de rica) de nascença.

Franchico disse...

Além de "janelas da alma", seus olhos podem ser a maior sujeira...

http://dangerousminds.net/comments/eyes_on_drugs

A pupila dos olhos de cocaine é sujeira total, parece uma bola de gude.

Rodrigo Sputter disse...

Rapaz...tenha medo dessa galera...vc é violentado e se vacilar é processado por eles...kd os caras que mataram o índio? e o chinês lá pelos idos de 1999??
o tal do ceará, que falou em vídeo que matou o chinês?
tá todo mundo solto...pode procurar e de cabeça tranquila...e "melhor" que a gente...com grana pra dar e vender...e a sociedade acha que eles são os vencedores...se vc é um artista e quer viver de sua arte é vagabundo...

Ernesto Ribeiro disse...

.

Eu acho engraçadíssimo ver brancos protestando contras os brancos...


...óia, vocês que são brancos que se entendam!

andre L.R. mendes disse...

chico...espero pelo dia que vou ler um texto seu como esse do primeiro comentário da página nas páginas do a tarde.não que eu não goste do que vc escreve sobre musica...gosto muito e já te disse isso em algumas oportunidades...é que a ENORME maioria dos jornalistas não estão nem em cima do muro...estão do lado direito dele.ia ser massa e ia repercutir legal um texto seu falando umas verdades como essa do comentário.o jornalismo baiano só ganharia.não sou inocente e sei que um jornal como o a tarde não comporta bem esse tipo de texto/reflexão...mas que seria bonito...ah...isso seria... abração!

Franchico disse...

O boicote explícito da Marvel ao novo filme do Quarteto Fantástico já saiu da vida real e invadiu os quadrinhos:

http://omelete.uol.com.br/quarteto-fantastico/quadrinhos/marvel-explode-elenco-do-no-quarteto-fantastico-do-cinema-em-hq-do-justiceiro

Franchico disse...

Sublime?

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/banda-internacional-confirma-apresentacao-no-festival-de-verao/?cHash=66e928211e152bb62955eb2cb426f1a2

Ke$ha e os de sempre?

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/kesha-e-anunciada-como-primeira-atracao-internacional-do-festival-de-verao-2015/?cHash=9b17cc7518f15ab6f83907e798aff075

UAU!

Mal posso esperar!

...Pra passar beeeeem longe.

Bandas que não existem mais e cantoras nulas - eis aí um festival que realmente não abre mão de sua vocação para a absoluta irrelevância.

Rodrigo Sputter disse...

nao sei quem é branco aqui...podemos até ser considerados...mas nem sei quem é branco nessa zorra...eu sou mais a favor de cota social, principalmente aqui, onde todos praticametne são pardos (dia desses vi um cadastro meu, no cine, e vi q eu estava como pardo, e ninguém me perguntou o que eu achava que era, achei até bom colocarem assim), aliás, é necessário mudar o sistema de educação pública, nas escolas, de onde vim por sinal...porque com 12 anos de pt federal e estadual...e mais 4 agora, o lance continua feio...eu mesmo procuro emprego de professor de filosofia e não acho...e falta professor do ramo nas escolas, colocam até professor de educação física para ensinar filosofia...o pt tem que parar com a mesma MERDA que o psdb/pfl/dem e outras merdas fizeram com a educação do 1o e 2o grau...esse papo de que num sei quanto milhões se matricularam...e na verdade a evasao escolar é imensa, pelo menos de 40%, tou sendo bonzinho, e esse papo de passar todo mundo...tem é que ENSINAR todo mundo...votei no pt pra presidência, pq num queria aécio...mas no estadual votei nulo...pra governador...e pra prefeito tb...cansei...temos que colocar alun@s preparados para entrar na academia (que já é uma bosta) e não simplesmente colocá-los lá dentro e pronto...aí formaremos profissionais incapacitados...
sobre o lance de cota social, um negro da pituba, terá mais chances de passar do que um negro aqui do jardim cruzeiro, mangueira, baixa do petróleo...por isso sou mais social...e mudar o sistema de educação...urgentemente...12 anos de pt e se comportam como a direita...aliás, amigos e amigas, comparam o governo do pt com o de direita...quem é de esquerda mesmo, odeia, só vota pq é o menos direitista que tem...

Rodrigo Sputter disse...

R.I.P Clemilda...1936/2014.

Franchico disse...

"Eu quero é KH
Eu quero é KH
Com KH eu vou me casar".

Grande Clemilda.

Sem ironia...

Rodrigo Sputter disse...

Minha mãe leu aqui no Massa! e me disse...rapaz, pelo menos o facebook servia pra isso...pra obituário...Cremilda, marcou minha infância, morava aqui tão perto, nunca vi um show dela...e fui tanto a SE.

Rodrigo Sputter disse...

http://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2014/11/28/nossa-cena-foi-o-ultimo-movimento-de-rock-relevante-diz-vocalista-nx-zero/

man...vou pedir as contas...kd??

onde tiro férias??

vou pro mato!!1

Ernesto Ribeiro disse...

.

Hoje no Palacete das Artes, na exposição de Miguel Cordeiro, a TVE Cultura / Educativa entevistou o mestre e eu.


Ernesto Ribeiro : "Mais do que a arte em si, o texto de Miguel Cordeiro tem aquela atitude rock n roll punk de mostrar como os seres humanos normais convencionais são ridículos pelo seu próprio convencionalismo medíocre."

Franchico disse...

Marcelo Nova faz seu tributo ao falecido Roberto Bolanõs, via blog do Barcinski.

http://entretenimento.r7.com/blogs/andre-barcinski/quem-tem-chaves-nao-precisa-de-freud-20141128/

Franchico disse...

Sputter, liga pro rapaz do NX Zero (à Esquerda), não. A ilusão é que adoça a vidinha. (E depois, foi o médico que mandou não contrariar)...

Ernesto Ribeiro disse...

.

Meu amigo Fabio Haendel acaba de lançar seu CD de estréia Nuvens .


Mestre Francis, eis uma excelente pauta para o ATarde.


Fabio Haendel - cantor, instumentista e compositor de folk-rock


contatos na contracapa do CD:

3018-6062
9272-0745

producao.fabiohaendel@gmail.com

facebook/Fábio Haendel artista/banda