quarta-feira, novembro 05, 2014

DERRUBE O MURO: A BANDA DE HC QUE ACABOU, REGISTROU EM VÍDEO E VOLTOU

Rodrigo e "Dill" (guitarras), Dudu (voz), Diogo (btr), Doriva (voz) e Gabriel (bx)
Se a cena do rock baiano em si já não tem lá muita visibilidade ou incentivo, imagine o senhor e a senhora dona de casa a cena do hardcore local, esse estilo barulhento, veloz, reclamão e muitas vezes incompreensível para quem não é do ramo.

Mas como o hardcore é filho do movimento punk, seus adeptos não são muito de pedir licença nem “ajudinha” de quem quer que seja: “faça você mesmo” é o seu lema  – aliás, de todo mundo que já captou o espírito de nossa época.

Por tudo isso, o minidocumentário Doc Entre Aspas - A Desintrigante História de uma Banda de Hardcore Soteropolitana, do grupo Derrube o Muro (foto acima de Mari Martins), ganha importância ao registrar a breve e meteórica carreira desta banda local.

Com 22 minutos, o vídeo está disponível no You Tube e não poderia ser mais simples: mostra os membros da banda dando depoimentos e tocando ao vivo em um estúdio, gravando seus últimos registros antes do guitarrista se mudar para o Rio de Janeiro.

“Começamos no verão de 2006, mas da formação original só sobrou eu e Rodrigo Gagliano (guitarra)”, conta Eduardo Dudu Lima, vocalista, advogado e ativo blogueiro da cena (tomanacarahc.blogspot.com).

“A gente queria fazer hardcore old school de Nova York, linha Agnostic Front, além de bandas da Califórnia: Suicidal Tendencies e Dead Kennedys, que  nem precisa citar”, diz.

Jovens até morrer

O Derrube o Muro deixou poucos registros.

Além de um EP gravado em 2009 e uma participação no CD tributo ao Pastel de Miolos, lançaram recentemente um split (disco “rachado” entre bandas) com o próprio  PDM, Aggressivos e a banda Riiva, da Finlândia.

Chegando aos 30 anos, os membros da Derrube o Muro começaram a ser atropelados pela própria vida, se afastando da banda: “Todo mundo trabalha, está  casado, tem filho”, conta Dudu.

“A banda acabou muito tempo parada, aí o Rodrigo disse que estava se mudando para o Rio de Janeiro.

Resolvemos ir para o estúdio, gravamos e filmamos tudo. O áudio das músicas foi para o split”, conta.

Agora, um ano depois, Rodrigo voltou do Rio de Janeiro, reativando a banda.

“Tem uma música da banda Seven Seconds que diz: “I'll be young until I die (Serei jovem até morrer). É importante  manter o espírito”, conclui Dudu.

Com o minidoc no You Tube e o split lançado pela Brechó Discos, a Derrube agora se reforma, faz planos.

Veja: www.facebook.com/DerrubeOMuroNordesteHardcore



NUETAS

Baia na área, galera

Um dos artistas prediletos desta coluna deste blog desde os anos 1990, Baia retorna à Salvador para dois shows no Dubliner’s: sexta-feira, com Lily Braun e sábado, com Arapuka. O melhor aluno da verve raulsexista (com estilo próprio), Baia vem lançar seu último single, o impagável Do Romantismo à Roma Antiga / Meu Facebook Is On The Table. Imperdível, OK? 22 horas, R$ 30.

Laia Gaiatta com Fao

O trio avant garde Laia Gaiatta se junta à cantora Fao Miranda em uma temporada de três sábados no Teatro Gamboa Nova: o próximo (8), 15 e 22. Música diferente e desafiadora, recomendada. 20 horas, R$ 20.

4 comentários:

Rodrigo Sputter disse...

Rapá...eu num sou de beber muito, quase nunca, num uso drogas lícitas ou ilícitas (fora uma cerva aqui e outra acolá ocasionalmente), mas tou ficando broco...fiquei me perguntando "oxe, quem na banda tem filho?", matutei uns segundos olhando os membros da banda...que conheço todos, fiquei viajando q era onda dos caras...depois que toquei, que um dos meus melhores amigos, Rodrigo Gagliano, que é pai de 2 meninas e uma com alguns meses de idade...é mole ou quer mais???

Franchico disse...

Surgida há alguns anos nas HQs do Vingadores de Brian Michael Bendis, a Garota Esquilo era a babá da filha de Luke Cage e Jessica (da HQ Alias). Ela teve um ótimo momento durante a Invasão Secreta, quando Luke e Jessica foram lutar e deixaram o bebê com a Garota Esquilo, que teve de enfrentar sozinha uma horda de skrulls para proteger a nenê. Agora ela ganha a própria HQ. E já chega cantando sua música tema (emprestada do tema do Homem-Aranha).

http://www.bleedingcool.com/2014/10/24/squirrel-girl-sings-her-own-theme-to-the-tune-of-seventies-spider-man-cartoon/

O que eu posso dizer? Maravilhoso?

Franchico disse...

Mais uma notícia maravilhosa torna nosso dia menos chato:

http://omelete.uol.com.br/cinema/retribution-reunira-brian-de-palma-e-al-pacino

Por incrível que pareça, apesar de Scarface ser mais lembrado ("Say hello to my"...) gosto mais de O Pagamento Final (Carlito's Way).

E Brian de Palma, ainda que nunca mais tenha feito um filme a altura do seu auge entre os anos 70 e 90, ainda é um dos meus diretores preferidos.

Dudu disse...

cê tá doidão!