domingo, junho 15, 2014

PODCAST ROCKS OFF DISSECA: SLOWHAND - PARTE 2

  Osvaldo Braminha Silveira Jr., Nei Bahia e Miguel Cordeiro fecham a tampa nessa série de dois podcasts especiais, dedicados à vida e obra de Eric "Deus" (ou "Slowhand") Clapton.













12 comentários:

Franchico disse...

Black Bloc é isso aí!

http://www.brasilpost.com.br/diego-iraheta/papai-deixa-eu-protestar-_b_5493712.html?utm_hp_ref=brazil

Ernesto Ribeiro disse...

OK, Mestre Miguel. Falou muito bem, como sempre.


Só pra esclarecer o MEU lado:


1 - Robert Johnson NÃO ERA um músico de Rock n Roll, mas de BLUES.


2 - Idem para TODOS os músicos que Eric Clapton divulgou entre o público leigo.


3 - O Rock n Roll JÁ ESTAVA CONSOLIDADO desde sua gênese em 1955.


4 - Eric Clapton consolidou NADA no rock. Os músicos de rock que o admiram só aprenderam com ele como tocar blues melhor. Por uma razão muito simples: Eric Clapton NUNCA tocou um rock na vida. Porque Eric Clapton tem NOJO de rock n roll. Fato comprovado e indiscutível. Ponto final.


5 - Portanto, é lícito afirmar que Eric Clapton só foi um artista importantíssimo e fundamental para o BLUES.

Ernesto Ribeiro disse...

Lennon e Macca pra mim são igualmente intragáveis como letristas, mas musicalmente Lennon não vale um centavo, enquanto o Paul Maccaco sempre teve um inegável senso melódico. Dai porque Ozzy Osbourne o considera um deus.


Quanto á "arte moderna", essa é a maior EMPULHAÇÃO do mundo moderno, uma verdadeira fábrica de fraudes, devidamente desmascarada e ridicularizada até em seriados de TV como "Batman" nos anos 60, "Primo Cruzado" nos 80 e o desenho animado "Pink & Cérebro".


Que Lennon tenha se metido nesse meio de farsantes foi mais um lance na sucessão de POSES da carreira dele. Que Macca o tenha introduzido nesse mundinho, é problema dele. Danem-se ambos.

Ernesto Ribeiro disse...

Só pra não me confundirem --- esclarecendo:



1 - CONCORDO que "Mate-Me Por Favor" é narrado em grande parte por mentirosos invejosos. Há 10 anos, eu escrevi um artigo mostrando os erros nas estórias desse livro em relação ao punk inglês.


2 - DETESTO o Red Hot Cheio de Creca, com os débeis mentais purpurinados pela mídia Antony voz-de-mosquito e o careca Da Lua Flea, com todos vestidos de meias no lugar das cuecas.


3 - Nunca fui um grande fã do Pearl Jam. Só tenho dois discos do PJ: "Ten" e "Mirror Ball" com Neil Young nos vocais.


4 - Eu ADORO Robert Johnson e ouvi TODAS as canções dele na caixa de vinis "ROBERT JOHNSON – The Complete Recordings" comprada por meu vizinho parceiro de crimes guitarrista de rock e blues Emerson Barreto "Cabelo" nos início dos anos 90.


5 - Portanto, Robert Johnson é que foi o bluesman fun-da-men-tal para o Rock n Roll --- DÉCADAS antes de ele ser "descoberto" por Eric Clapton.


Falou?

Ernesto Ribeiro disse...

O primeiro LP do Clash?


Eu tenho a PRIMEIRA EDIÇÃO de 1977 --- comprei num sebo, o vinil todo arranhado, a capa com o selo "1877-1977 : 100 Anos de Som Gravado".


Podem morrer de inveja...

Ernesto Ribeiro disse...

PARABÉNS, NEI BAHIA !


VOCÊ FEZ JUSTIÇA A KURT COBAIN.


O Unplugged do Nirvana é o MELHOR Acústico da História do Rock n Roll.


Porra! o SOM que Kurt Cobain tirou do violão é ASSOMBROSO, EXTRAORDINÁRIO, ARREPIANTE --- SOBRENATURAL.


Depois de ouvir aquilo, até os críticos mais hostis do Nirvana CALARAM A BOCA --- aqueles que acompanharam a carreira e conheceram a música dele, é claro. Naquele disco, ele provou que é um músico de primeira até ao REINVENTAR a sonoridade da banda numa encarnação sem eletricidade.


Lembrei até de Marcelo Nova no álbum dele que inventou o rock acústico, Blackout. É a mesma pegada do rock, num som totalmente puro e limpo. Foi o teste de fogo, e os 3 grunges do Nirvana passaram com nota 1 milhão.


Quando eu ouvi aquele riff de "The Man Who Sold The World" pela primeira vez, eu pensei que podia ser qualquer instrumento de cordas, menos guitarra ou violão.


O grunge rocker tocou um blues absurdamente bom, e ainda devorou a canção de David Bowie, fazendo as novas gerações pensarem que fosse dele. O próprio Bowie aprovou.


Em parte, Kurt Cobain CRIOU algo que enriqueceu a canção de David Bowie "The Man Who Sold The World" : o fraseado final a partir dos 2:56.


Nirvana — The Man Who Sold The World


http://www.youtube.com/watch?v=fregObNcHC8

Rodrigo Sputter disse...

vi uma foto de um black bloc, ou sei lá o que, destruindo uma mac donalds, mas de tênis nike...eu ando cansado dessa galera...pq se for pra destruir símbolos capitalistas, vamos sair detonando a bobs, chocolates garoto, antartica (nem sei como se escreve),brahma, nestle, ford e por aí vai...algumas dessas empresas nacionais, entre outras multi, que citei não são capitalistas?
não querem ser?
fora q a galera adora um adidas...uma nike e por aí vai...para com isso galera...faz vandalismo e diz que não é...sei que vandalismo é o que muitas empresas fazem com o trabalhador...mas vc acha que muitos ditadores de esquerda não fizeram tb?
eu se fosse um black bloc, assumia ser vândalo mesmo e pronto...agora, existem leis...e se vc num tem um papito que lhe tire de protesto e cadeia...cê tá ferrado...pior que vc falar isso é considerado de direita e reacionário...só acho que sair quebrando tudo e não trazer nada, não faz sentindo..a vida tb não faz né?
é...blz...mas existem outras pessoas que tão no poder, tem as armas e acreditam num sentido e vão meter-lhe a zorra ni vc...e os black blocs não tem poderia militar para destruir o exercito, marinha, aeronáutica, PM, PF e por aí vai...e o cara segurar um cartaz escrito "não vai ter copa", com a copa rolando a mil é no mínimo patético...não estou do lado do governo, e muito menos da direita, mas ver coisas desse tipo e num achar um pouco de palhaçada é demais pra mim...e olha que sempre estivemos do lado à margem da sociedade...

ps.: Ernestones, o rock dizem que "nasceu" em 1954 né?
lembra daquele livro q tu comprou, o "estrelas flamejantes"? bem legal né? fala que o termo rock and roll já era fora de moda tinha uns 15 anos quando o alan freed usou-o...mas ernesto, e o cream num era rock?
aliás esse blues ritmado que os brancos ingleses tocavam tem essa pegada rock...na maneira de tocar...e o rock tb num veio disso?
sobre Roberto Jónson, num precisa falar nada...só escutar o mestre...mas acho que pro rock, os bluesmen eletrificados tenham mais influenciado... nem sei se o Robertão era conhecido assim naquela época...do rock...talvez pra colecionadores...

Rodrigo Sputter disse...

ah! e já vi dizendo que esse pai é o exemplo do autoritarismo patriarcal e etc...que o filho é consciente e o pai quer deixá-lo alienado...ok...vai morar na rua então e quebrar tudo pq aí vc vai dizer que o mundo te esqueceu com razão...entra governo e sai governo e as merdas nesse país continuam...e minha vida continua a mesma, quiçá pior...deveria ter me coligado com algum partido...babar ovo de político...ganhar um edital e coisa parecida...ou me coligar a uma causa e sair por aí quebrando tudo...

Ernesto Ribeiro disse...

Bem, meu caro Sputter, eu ainda não encontrei o livro "Criaturas Flamenjantes" em nenhuma livraria, mas assim que eu tiver pago as minahs contas, eu devo comprar essa jóia rara na internet. Obrigado pela gentileza da lembrança.

Rodrigo Sputter disse...

http://www.estantevirtual.com.br/q/Criaturas-Flamejantes

Ernestones, aqui meu fio...

Chicong, vc tem?
deveria caso não tenha...vai ler em 10 segundos...

Ernesto Ribeiro disse...

Mais uma vez, obrigado, irmão.

Quando Karl Hummel me devolver a autobiografia de Johnny Rotten, eu lhe empresto.

Rodrigo Sputter disse...

http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/14/zeze-diz-que-nome-de-raul-seixas-em-novo-cd-e-estrategia-de-marketing.htm

Chico?

vai escrever alguma linha ou vou ficar sem suas sábias palavras??

nem li tudo óbvio...nem vou pedir pra Ernesto escrever, pq sei q ele num vai deixar essa passar em branco, embora acho q ele num seja fã de Raul...