quinta-feira, junho 05, 2014

OS SAMBAS SONHADOS DE UM SULISTA NORDESTINO COM CULPA CRISTÃ

Compositor prolífico, Wado lança coletânea com o melhor de seus sete CDs

Wado. Foto Pedro Ivo Euzébio
Um dos músicos mais interessantes de sua geração, o catarinense (radicado em Maceió) Wado é também dono de uma discografia bastante significativa: sete álbuns em doze anos.

No recém-lançado O Ano da Serpente, o rapaz faz o primeiro balanço  de sua carreira.

Com livre trânsito nos circuitos alternativos do Brasil, Wado é um daqueles talentos que apesar de ainda não ter atingido o grande público – algo cada vez mais difícil para músicos de veia autoral como ele –, é amplamente apreciado pela crítica e seus próprios pares.

N’O Ano da Serpente, a seleção de faixas foi de Zeca Baleiro, que lançou o CD pelo seu próprio selo, o Saravá Discos.

Nas faixas, participações de nomes como  Marcelo Camelo, Chico César e Mallu Magalhães.

“Acho que foi um caminho bonito, rolaram coisas que não imaginaria que fossem acontecer”, confessa Wado.

“Fiz sete discos, toquei em cinco países, tive música em novela, música em filme, fui gravado por Marcelo Camelo, Maria Alcina, Marcos Valle, Chico César, Zeca Baleiro e tantos outros. Foi massa”, relata.

“E isso foi fruto de um grande esforço que fiz quando era novinho, comecei com 23 profissionalmente. Foram 13 anos bem vividos”, considera.

"Sou muito prolífico e como me proponho a viver de música sempre que começa a ter uma baixa na venda de shows preparo um disco novo, na minha carreira a venda de show tá sempre ligada ao consumo do disco, trabalho ainda num nicho muito específico, então essa tem sido a minha matemática", detalha Wado.

"Vou fazendo os discos para suprir as minhas demandas de expressão também, minha alegria e realização pessoal, então a equalização vem desses fatores, disco é arte e produto. Vou surfando essa linha tênue", observa.

Sobre a seleção das faixas, feita em parceria com Zeca Baleiro, ele conta que "Fomos no que pode ser mais pop, amplo e até radiofônico, achei o resultado bem redondo e consistente. O Zeca tem um bom gosto danado, o panorama é dele, eu fui com ele mais no ajuste fino".

Sambista onírico

Sulista criado no Nordeste, Wado acredita ser mais “brasileiro” do que propriamente catarinense ou alagoano: “Sinto o Sul comigo na culpa cristã, na obsessão pelo trabalho, mas sinto ele pouco na música, assim como sinto pouco o Nordeste. Talvez o Nordeste esteja comigo nos axés e ijexás que faço”.

“De fato, acho que sou mais baiano do que alagoano quando componho. Trabalho pouco com ritmos regionais mas, sobretudo, o que prevalece quando componho é um sentimento de Brasil, de fazer valer e tentar me manter no nível dos que acho que levam nossa música adiante”, acrescenta.

Figura fácil nos palcos de Salvador, aonde vem tocar todos os anos há algum tempo, Wado diz que gostaria até mesmo de morar aqui um pouco.

“Quero fazer show em Salvador! Na verdade, gostaria de morar ai um pouco, é uma das minhas cidades prediletas”, declara o músico.

Curiosamente, uma característica que poucos parecem notar no trabalho de Wado é sua estreita relação com o samba, ritmo que aparece muito em suas canções.

“É engraçado você perceber isso, pouca gente percebe, acho que captaste meu segredo”, ri Wado.

“Sempre me achei sambista, daquele tipo boêmio. Quando digo isso, ninguém acredita. Na minha cabeça tudo que fiz de relevante ou é ijexá ou samba. Acho o samba a mãe de tudo que é Brasil”, afirma.

Outro traço bem evidente em suas canções é um certo caráter onírico em suas letras, como se fossem anotações de sonhos.

“Já fiz isso sim, mas a hora de acordar é um tempo de muita preguiça, muitas ideias se perdem nesse estado de semiconsciência. As vezes sonho com novos acordes, mas nem sempre eles tem o mesmo som quando nas brumas do sono”, conta.

"Qualquer coisa que me emocione (me inspira a compor), uma vez ouvi o Bono Vox falar e concordei com ele: 'a música antes de ser pertinente tem de nos comover'. Pode ser o tema mais bobo, se comove ou te tira de uma zona de conforto, missão cumprida", conta.

Com O Ano da Serpente e seu último de inéditas, Vazio Tropical, ainda frescos, Wado conta que logo grava seu primeiro registro ao vivo.

“Esse ano quero fazer um DVD e em 2015, um álbum de inéditas. Vou a São Paulo e Minas em maio, quem sabe alguém nos convida (para tocar em Salvador)”, arrisca.

Wado / O Ano da Serpente / Saravá Discos / Preço Não Divulgado / www.facebook.com/wadooficial / www.wado.com.br

13 comentários:

Franchico disse...

O site da revista Spin noticia o lançamento do novo álbum de Moreno Veloso, Coisa Boa.

http://www.spin.com/articles/moreno-veloso-coisa-boa-em-todo-lugar-stream/

Curiosamente, o rapaz aparece...

...aparece...

(Meu deus, é isso mesmo).

...ABRAÇANDO UMA ÁRVORE na foto de divulgação.

É sério, gente.

Mas por que eu não estou surpreso?

Não sei, me digam vocês.

Minha paciência já foi pro espaço há alguns anos.

Não me entendam mal.

Eu também amo as árvores.

Estou até puto com nosso prefeitinho, que anda derrubandinho dezenas de árvores - lindas, centenárias, necessárias - em nossa tenebrosinha capitalzinha baianinha.

(Com que propósito além de abrir mais espaço para os carros estacionarem, não sei. Mas isso é outra história)

Eu até entendo quem queira abraçar uma árvore.

Mas, na moral, fazer isso publicamente, se deixar fotografar fazendo isso e ainda usar as "provas do crime" como foto de divulgação em uma pretensa carreira internacional é, nada mais, nada menos que (caixa alta maestro):

PEDIR PARA SER ZOMBADO.

Mas isto é só como eu vejo.

Aceitamos e acolhemos, sem problemas, opiniões em contrário.

Franchico disse...

Bons tempos!...

https://br.celebridades.yahoo.com/blogs/que-bafo/luiza-brunet-contraria-xuxa-e-posta-foto-antiga-192003266.html

Franchico disse...

Porra, esse cara é engraçado pra caralho. Espero que não morra...

https://br.tv.yahoo.com/blogs/notas-tv/ator-30-rock-sofre-acidente-carro-e-est%C3%A1-135010878.html

30Rock rules!

Ernesto Ribeiro disse...

"Bobagi, baixinho!... Foto boa mexmo é exa aki, ó:"


http://ocatequista.com.br/wp-content/uploads/2012/03/xuxa_clube_da_crianca_tv_manchete.jpg

Rodrigo Sputter disse...

Ernesto Ribeiro:

https://www.youtube.com/watch?v=K2Nk1MTZc1M

Cara, vc não está sendo telúrico o suficiente...só na minha rua cortaram umas 5 árvores no mínimo esses últimos anos...e do ano passado pra cá pelo menos 2...agora essa porra é uma árvore ou é aqueles morros? parece até uma trilha na pista claúdio coutinho na urca...google it...

num sei pq esse papo de pedofilia com a Xuxa, qual garoto de 12 anos, não queria ter sido iniciado por ela, hein Chicória???

Ernesto, ia processá-la por isso??

Se algum confrade aqui, achar que estou errado, posso pedir pra minha patroa fazer uma sessão de análise de graça...só num conte pq eu mandei-ehehehe


Ernesto Ribeiro disse...

Sputter, vc não entendeu:


Mesmo que Xuxa JAMAIS tivesse posado nua nem feito filme nenhum, AINDA ASSIM o programa de merda dela devia ser ABORTADO por provocar lobotomia em toda uma geração de crianças brasileiras. Aquilo é o paroxismo da estupidificação. A retardadice mais extrema. O endeusamento de uma figura fútil e vazia, que todas as manhãs descia de um disco voador, só falando merda, sempre com a voz falsamente infantil, sem saber cantar uma nota sequer, vendendo milhões de discos com canções de débil-mental e letras que ofendem a inteligência de uma ameba, com filmes igualmente cretinos de pura auto-exaltação, promovendo o consumismo de produtos ruins, cultuada por crianças histéricas, sendo fisicamente contidas por clones vestidas de soldadas --- todas loiras, num país de negros, mulatos, morenos, índios e caboclos. O Xou da Xuxa foi PROIBIDO nos Estados Unidos e em todos os países civilizados. Até na Suécia.


Quanto á fotografia, ela está vestida como uma puta e cercada de CRIANÇAS PEQUENAS de até 4 anos de idade.


Nem mesmo prostitutas de rua saem assim em público.

Ernesto Ribeiro disse...

Eu já tinha assistido essa entrevista da Liz Bee. Ela era a guitarrista e vocalista feroz, gutural e agressiva da banda de punk rock feminino Shes --- com minha ex-colega de faculdade Carol Ribeiro na guitarra solo e Pitty na bateria.


A Shes acabou porque Liz Bee foi pros EUA e mudou de profissão, virando BABÁ.


Ela preferiu passar o resto da vida limpando cocô das fraldas de bebês americanos do que continuar fazendo rock baiano.


Eu tenho o CD da Shes, que me foi dado pela própria Carol Ribeiro --- e até dei uma cópia pra Chico.


Por coincidência, hoje de madrugada eu assisti os vídeos de documentário da banda Lou --- de Carol Ribeiro.


http://www.youtube.com/watch?v=9WME7qUw-V8

http://www.youtube.com/watch?v=S252IF22p7o



E vou te contar uma coisa sobre a Lou:


Ô BANDA MAL-FEITA, SÔ.


Nunca tinha escutado um som mais desencontrado. Quanto desperdício de técnica: as 5 integrantes SABEM tocar muito bem, mas NUNCA fazem uma canção com um arranjo decente.


Traduzindo: os 5 instrumentos seguem em 5 direções diferentes. Não há nenhuma UNIDADE na arte. Nenhuma HARMONIA. O som parece uma máquina de lavar. Com ingredientes de um almoço. Você vê girando o arroz, feijão, batata, carne e salada. As letras não dizem porra nenhuma.


Quando acaba, nada se fixa na memória: eu não consegui lembrar de nem uma mísera frase, de nenhum verso, de nenhuma melodia: são 5 melodias diferentes. 5 ritmos contrastantes.


Ás vezes, elas quase conseguem acertar tudo, mas aí quem caga por cima é a vocalista, totalmente deslocada. Além do visual horrendo (cabelo nojento de contas de afoxé numa banda de rock pesado) ela canta como se estivesse num grupo da Tropicália.


Confira: os 4 instrumentistas da banda Lou tocando um death metal, soando como o Angra, enquanto a vocalista parece cantar MPB, com a voz da Ana Carolina fazendo cover de Maria Betânia.


http://www.youtube.com/watch?v=gCX6jO4CNOQ


http://www.youtube.com/watch?v=TR5_u-gCd5Y


Esse problema era muito pior ainda com a primeira vocalista, na voz pequena de minha querida amiga Andréa Gabriel:



http://www.youtube.com/watch?v=_eqoX9Zz_CU


http://www.youtube.com/watch?v=KJs9BQ2K9ow


Pra completar, o horror máximo:


Carol Ribeiro agora tem uma banda de 5 garotas lindas, uma delas clone da Brooke Shields --- mas em vez de tocar os rockões das Runaways, L7 ou Suzi Quatro, as Foxy Ladies tocam Madonna, Lady Gaga, Katy Perry, Rihanna e Kesha.


http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/banda-foxyladies-lanca-o-primeiro-projeto-de-live-pop-feminino-de-salvador/?cHash=8075a73e421770ce185335615ad0c81e


http://www.youtube.com/watch?v=DSQ9G12qd-k


Moral da história:


Não existe MICO maior do que ser roqueiro baiano.

Ernesto Ribeiro disse...

Outro dado aterrador:


No programa da Rede Manchete Clube da Criança, a apresentadora, atriz e cantora Lucinha Lins foi substituída por Xuxa.


Na década seguinte, a extraordinária atriz Lucélia Santos foi relegada ao OSTRACISMO e perdeu o emprego até no teatro, sendo substituída por Adriana Galisteu --- a figura mais repugnante que já surgiu na mídia brasileira nos últimos 20 anos. E que NUNCA atuou na vida, até ficar famosa com a morte de Ayrton Senna.


A reação de Lucélia Santos? "Gostaria de saber qual é a profissão de Adriana Galisteu." comentou ironicamente, referindo-se ao fato de a suposta ex-amante do piloto de F-1 de repente aparecer em todas as mídias como "a namoradinha do Brasil" mesmo sem um pingo de classe ou talento, virando até apresentadora de TV e capa de todas as revistas, todos os meses, sempre com o sorriso forçado de careta.


Quanto mais eu testemunho a destruição da alta cultura no Brasil pelas mãos dos donos do poder, mais eu me convenço que a melhor reação seria uma REVOLUÇÃO VIOLENTA, com um banho de sangue que levasse todos os poderosos para um triturador de carne gigante. Girando beeeem lentamente.

Ernesto Ribeiro disse...

VERSÃO CORRIGIDA:



Xuxa e Adriane Galisteu substituem Lucinha Lins, Lucélia Santos e Regina Duarte --- todas as 3 BANIDAS da TV brasileira.



No programa da Rede Manchete, o Clube da Criança, a apresentadora, atriz e cantora Lucinha Lins foi substituída por Xuxa.


Na década seguinte, a extraordinária atriz Lucélia Santos foi relegada ao OSTRACISMO e perdeu o emprego até no teatro, sendo substituída por Adriane Galisteu --- a figura mais repugnante que já surgiu na mídia brasileira nos últimos 20 anos. E que NUNCA atuou na vida, até ficar famosa com a morte de Ayrton Senna.


A reação de Lucélia Santos? "Gostaria de saber qual é a profissão de Adriane Galisteu." comentou ironicamente, referindo-se ao fato de a suposta ex-amante do piloto de F-1 de repente aparecer em todas as mídias como "a namoradinha do Brasil" mesmo sem um pingo de classe ou talento, virando até apresentadora de TV e capa de todas as revistas, todos os meses, sempre com o sorriso forçado de careta.


Depois da eleição de Lula, Regina Duarte foi EXPULSA da Rede Globo e de todas as emissoras de TV, após ter desabafado que tinha "medo" do que ia acontecer com essa nação durante o governo do analfabeto comunista.


No século 21, as 3 permanecem sem emprego na área que as consagrou.

Ernesto Ribeiro disse...


Quanto mais eu testemunho a destruição da alta cultura no Brasil pelas mãos dos donos do poder, mais eu me convenço que a melhor reação seria uma REVOLUÇÃO VIOLENTA, com um banho de sangue que levasse todos os poderosos para um TRITURADOR de carne gigante. Girando beeeeeeeem lentamente.

Ernesto Ribeiro disse...

...e agora, pra fazer justiça a nossa heroína Carol Ribeiro, uma amostra do imenso talento dela como compositora nos Anos Dourados de 1998 / 1999...


Outra linda canção da SHES:


SPAM!


http://www.youtube.com/watch?v=YXi8ZmU8H58


Ernesto Ribeiro disse...

... a canção começa aos 0:30 segundos --- depois de uma gravação de filme americano, só pra zoar com a língua inglesa...


hehehe


as meninas da Shes tinham um puta senso de humor.


Uma vez, quando elas tocaram como a banda convidada na Calourada daquele ano da turma de Comunicação Social, elas tocaram TODO o repertório, e a gente pediu mais! Então tiveram que improvisar com covers. Daí a vocalista vestida de farda do Exército perguntou:

— O que é que vocês sugerem?


E eu respondi:


— "Shitlist"!


E Liz Bee falou pra plateia:


— Então, como sugestão do bróder, vamos tocar mais uma das L7: "Shitlist".


Grane Liz.

Rodrigo Sputter disse...

Ernestão, vc que num entendeu...quem tá falando aqui de programa de tv?? estamos falando de outro tipo de programa com ela-hehehehehe