quinta-feira, junho 26, 2014

22 CANÇÕES PARA 22 ANOS

Cascadura faz show gratuito domingo no Parque da Cidade para comemorar mais de duas décadas de atividade. Show estava marcado para abril, mas foi adiado por conta da greve da PM

Cascadura 2014: Du Txai, Nielton, Cadinho, Thiago e Fábio. Foto Heder Novaes
Coisa rara na Bahia-iá-iá é uma banda de rock dar certo. Mais rara ainda é banda de rock que dura.

Com mais de duas décadas de atividade ininterrupta, então, só podemos estar falando de um caso único: Cascadura.

Neste domingo – com a cidade já devidamente pacificada, espera-se – a banda fundada pelo cantor e compositor Fábio Cascadura Magalhães faz um show especial para comemorar a data no projeto Música no Parque, no Parque da Cidade.

“Neste show, vamos tentar fazer uma brincadeira, que é tocar 22 músicas em ordem regressiva”, conta Fábio.

“Vamos partir do Aleluia! (2012) até chegar ao #1 (1995). É muita música e o tempo que temos disponível em cima do palco é apertado, mas vamos nos esforçar”, acrescenta.

Ou seja: para quem é fã, trata-se de um show imperdível.

Não só pela prazerosa oportunidade de ouvir ao vivo clássicos há muito fora do repertório, mas também pela expectativa de ver se a missão do show (22 músicas, uma para cada ano) será cumprida a risca.

Infelizmente, nenhum ex-membro foi convidado para participar do show comemorativo - mas por questões técnicas, garante Fábio.

"Não, não temos nenhum convidado previsto. Como é um show cheio de informação, com pouco tempo para muita música, não vimos um brecha. Mas teremos a oportunidade de convidar essas pessoas para celebrar com a gente mais adiante. Todos são muito importantes na nossa historia e serão sempre homenageados pelas suas contribuições. Nesse não rola pela questão técnica, mesmo", diz o band leader.

Nos próximos dias, a banda ainda lança o clipe da faixa O Delator, com participação do Jajá Cardoso (Vivendo do ócio), que canta a faixa em dueto com Fábio, e direção de Glauco Neves e Carlos Faria.

”Eles fazem o programa Lá Em Casa Sessions (exibido on line e no canal Music Box Brasil) que tem a peculiaridade de ser um programa em rede nacional, só com artistas da Bahia”, conta.

O show também meio que encerra a temporada do Aleluia!, fechando o longo ciclo do álbum duplo.

“Acho que o resultado do Aleluia!, com toda essa galera envolvida, desde (os produtores) andre t e Jô Estrada, (o baterista) Thiago Trad – e todos que participaram foi muito bacana”, avalia Fábio.

“Muita gente em Salvador teve contato com o disco – e o entendeu. Foram mais de 30 mil downloads, número que se multiplica por dois ou três com os compartilhamentos. Foi uma resposta muto legal”, diz.

Rock para durar

Após o show, Fábio conta que a banda abre um novo ciclo.

“Vamos começar a pensar em nossas possibilidades. Queremos produzir material inédito, mas ainda não um disco”, conta.

“Estamos pensando, vamos experimentar e ver se lançamos algo novo até o final do ano. Deve ser tipo um single para baixar. Já fizemos isso no final da temporada do Bogary. É uma forma de encontrar um caminho para poder seguir trilhando e produzindo”, observa.

Único membro fixo da Cascadura desde 1992, Fábio hoje conta com o já citado baterista Thiago Trad como sócio e segundo membro com mais tempo de casa (desde 2002).

“Ontem (quarta-feira) eu estava em um programa de rádio e um menina adolescente ligou e me fez uma pergunta sobre os fãs da Cascadura que são  mais novos do que a própria banda. São os  filhos da primeira geração de  fãs”, conta Fábio.

“Isso pra mim é a maior demonstração de êxito desse trabalho de 22 anos: atrair a atenção das pessoas de outras gerações. Isso é o que eu sonhava quando era moleque e ouvia Beatles, Rolling Stones, Ramones:  fazer um som duradouro, que as pessoas ouvissem muitos anos depois e dissessem ‘legal, rock ‘n’ rol’!”, comemora.

“Nesse mundo novo, tão medido por quantidade de cliques, de visualizações, não se preza mais a qualidade. Mas nós temos uma qualidade de fãs que é tamanha, que fico muito satisfeito de olhar para a plateia e ver do brother que nos acompanha desde o início a  garotos de 14, 15 anos. Isso rola muito, em Cajazeiras mesmo, rolou. Não tem dinheiro que pague isso, é o máximo", observa.

"O show em Cajazeiras no aniversário de Salvador foi muito legal. A resposta foi ótima, tanto de pessoas que nunca tinham nos visto às que já nos conheciam... Foi uma experiência muito boa poder tocar em um lugar que raramente se tem oportunidade. Foi marcante, um momento muito legal para a banda", avalia.

"E quero dizer que me sinto muito orgulhoso de ser cria de uma geração que batalhou muito, com muita coragem, para mudar o senso comum e isso repercute além da gente. A geração dos anos 90 continuou produzindo e bem”, conclui.

No palco, Fábio e Thiago contam com Du Txai (guitarra), Ricardo Cadinho (baixo) e Nielton Marinho (percussão).

Projeto Música no Parque: Cascadura / Domingo, 11 horas / Anfiteatro Dorival Caymmi (Parque da Cidade) / Entrada Franca




22 ANOS, 5 ÁLBUNS: DISCOGRAFIA BREVEMENTE COMENTADA

# 1 (WR, 1995)

No CD de estreia, um comovente inventário das angústias adolescentes compartilhadas pelos jovens roqueiros locais, em roupagem southern rock da Cidade Baixa. Brilhante do início ao fim







Entre! (WR, 1998)

De sonoridade mais limpa, quase jovem-guardista, o 2º CD não teve o impacto do anterior e investiu pesado em baladas. Mas é outra joia, com clássicos como O Batismo, Doze e Meia, Rodas no Asfalto

Vivendo em Grande estilo (Unimar, 2002)


Reinventada, assume ares mais contemporâneos e faz o CD preferido de muitos fãs. Estão aqui hits como Queda Livre, Retribuição e Gigante. Marca entrada de Thiago Trad.

Bogary (OutraCoisa, 2006)

Triunfal, a 2ª parceria com o produtor andré t. se revelou ainda mais acertada em um CD  ao mesmo tempo pesado e sofisticado. Firmou a banda como o maior nome baiano da cena independente brasileira

Aleluia! (Garimpo, 2012)

Após longo intervalo, volta com CD duplo que é de longe sua obra mais ambiciosa, na qual tentam decifrar Salvador. Os resultados são desiguais, mas ainda assim há grandes achados. Caetano Veloso se derreteu em artigo n’O Globo


17 comentários:

Franchico disse...

Mais informações mais adiante:

http://www.catarse.me/pt/festivalbigbands2014

Franchico disse...

Falando em Cascadura, olha só o que alguém achou bem lá no fundão do baú:

https://www.youtube.com/watch?v=DSiveJR2Tk0

Franchico disse...

O genial Jim Starlin está preparando três graphic novels - isso mesmo, TRÊS! - com Warlock e Thanos para a Marvel!

http://www.bleedingcool.com/2014/06/26/adam-warlock-back-at-marvel-and-jim-starlin-off-to-the-guardians-premiere/

Eu quero!

Franchico disse...

Barbárie total, mas quer saber?

https://br.noticias.yahoo.com/sobe-46-feridos-explos%C3%A3o-casamento-r%C3%BAssia-144004213.html

Tenho pena de estuprador não.

Ah: o que diz aí no link não é o que diz na notícia.

Rodrigo Sputter disse...

Falta fazer matérias com as 2 maiores bandas de rock da Bahia e quiça do NO/NE:

Mystifier e Headhunter DC.

Com quase 30 anos cada uma, vários cd´s lançados, vinis, box de vinil e cds relançados, tours na europa, américa do sul, central, latina, Brasil...e sem ajuda de governo ou edital...e as tours todo ano tem pra um país estrangeiro...e nunca tiraram do bolso pra fazer isso...sempre com ajuda dos fãs e dos seles underground.

NENHUMA banda local fez mais que os caras.

Não sei pq nunca chamaram os caras pra fazer um show desses...será que é preconceito com o metal?

Ernesto Ribeiro disse...

Nossa! Estou positivamente impressionado. ADMIRADO. Não sabia que o Mystifier e o Headhunter DC possuem tantos méritos e realizaram tantas façanhas. São dois grupos de HERÓIS. Nosso orgulho nacional. Mais ainda, regional. PARABÉNS, BLOOD BROTHERS!

Ainda vou assistir shows deles e levar meu apoio.

Franchico disse...

Headhunter foi capa do Caderno 2+ em matéria minha há pouco mais de um ano, quando fez sua primeira turnê pela Europa:

http://rockloco.blogspot.com.br/2013/04/detonacao-europeia-headhunter-dc.html

E o Mystifier só não foi capa ainda por falta de oportunidade. Mas vai rolar.

Aliás, os caras das duas bandas sabem que podem contar comigo e tem meu contato. Só não saem no jornal se não quiserem.

Franchico disse...

Porra, não faz sentido!

http://www.brasilpost.com.br/2014/06/24/cigarro-eletronico-maconha_n_5525155.html?utm_hp_ref=brazil

...Como assim, cara? Você é muito engraçado, aí....

Rodrigo Sputter disse...

Num falo de vc Chiconga...vc é acima de QQ suspeita...quer dizer, me expressei mal...eu queria dizer nessa cidade, vejo poucas pessoas fazendo, falando, na mídia em geral, quer dizer na alternativa...comentei até nessa matéria q tu escreveu na época, que até que enfim uma matéria a altura dos caras..mas é fogo, quando penso que tem bandas mais velhas e quase ninguém fala deles...vc é um dos poucos...me dá um custipio pq sempre comentam de outras bandas antigas, mas as mais antigas e resistentes pouco se fala...mas eles falam que o metal negro é assim mermo...underground...foi mal aí a minha má comunicação...é que quando eu comento aqui exalto-me e reclamo da cidade toda e da mídia no geral-eheehheheh

aí fica parecendo que é contra tu...

Chico, mas será que esse cigarro bate onda?
pq eu num fumo, mas dizem que o vaporizador é o jeito mais saudável de fumar...e a galera que eu conheço que fuma, pra diminuir o dano, usa filtro, para fumar...diminui as "toxinas" que é ingerida, diminui os riscos de câncer...fica a dica...sérão!

Rodrigo Sputter disse...

+ leitura,
- internet.

vamos lançar essa campanha em salvador:

http://www.brasilpost.com.br/2014/05/10/topless-livros_n_5298681.html

Franchico disse...

Olha que história, a fogueira que Dilma pulou sem nem saber:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1477045-atirador-pediu-aval-para-abater-suspeito-durante-abertura-da-copa.shtml

Franchico disse...

Tô ligado, Sputter,foi só pra lembrar aos (possíveis) leitores...

Rodrigo Sputter disse...

a galera comentando ali embaixo que é teatro, pra dizer que estão bem preparados, perguntando se o cara é kamize, pq tá com arma de pouco alcance e como ia matar dilma ou qq outro político...blz...num duvido..mas existe louco pra TUDO!!!!

Rodrigo Sputter disse...

de boa chico...as vezes nos erramos...nos exaltamos...coisas de rockers passionais...mas retrato-me de boa tb...mas eu ainda pergunto-me pq nunca as bandas de metal são chamadas pra certos tipos de evento...enfim...the show must goes on...

Rodrigo Sputter disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Z6yC-8yxTbY&feature=youtu.be

ISSO é DB DE VERDADE!!!!!
o resto é outra história...
só perde pros DB de 1994, melhor fase e ano de minha vida...heehhhhe
aliás, 19 anos depois, eu vejo esse show, num fui pq tava na casa de uma tia no imbuí aprendendo um curso de informática q rolava no fim de semana...hj em dia qq criança de 6 anos sabe mexer melhor do que eu na época (1995), ser um menino certinho, é uma merda mesmo...eu tava falando com rogério gagliano ontem disso, q a galera antes pulava em qq música...essa faixa tem um andamento "lento" e mermo assim a galera despirocava, claro que a banda ajuda óbivo...mas hj em dia é uma merda mermo...nem me mande essas porra...me bate mais depressão do que já tenho...genial!!!

kd a máquina do tempo???

ps.: Ernesto é vc aos 41 segundos com a camisa dos Pistols??






--

Rogério Brito - Produtor Cultural FacebookTwitter
www.facebook.com/bigbross.bigs
www.myspace.com/bigbrossrecs
(71) 92938403 (tim)
(71) 88624495 (oi) 81795921 (claro)







--






Ernesto Ribeiro disse...

The Best of The Dead Billies


Bloody Red Cadillac

https://www.youtube.com/watch?v=p-ZxojTw3Pg


Monster Potion n° 9

https://www.youtube.com/watch?v=kbhC42yYStg


Psychogrubs

https://www.youtube.com/watch?v=RdmO7DMsrdI


The Catacomb Keeper

https://www.youtube.com/watch?v=gauCM10rZRQ

http://www.youtube.com/watch?v=Z6yC-8yxTbY


Strychnine

https://www.youtube.com/watch?v=hdr-sFHm1YA


Witch

http://www.youtube.com/watch?v=T82fhqewrfI


Invasion of the Body Snatchers

http://www.youtube.com/watch?v=zCql6j8YQIA


Show na TV

http://www.youtube.com/watch?v=_Y12Zx_zErs


The Devil Made me do it

http://www.youtube.com/watch?v=KOEmXeriZuI


Show na Concha

http://www.youtube.com/watch?v=mQMYFcT1pZs



* * * * * * * * * * * * * * *


YEA! It's me. In black.

Com meu abrigo preto dos Sex Pistols, comprado em Londres, que permanece perfeito até hoje, 20 anos depois.

Ernesto Ribeiro disse...


Vocês notaram o timing do desfecho da música, em sincronia com a cena de assassinato no vídeo exibido no telão?


E como a edição da filmagem do show é EXTRAORDINÁRIA, mesclando duas câmeras, em montagem profissionalíssima, infinitamente superior a tudo o que já se fez em matéria de edição de câmeras em apresentações ao vivo?


Durante uma canção, as imagens foram as de um vídeo pornô de mulheres gordas --- de 300 quilos! "Minha avó, minha avó!" gritou Moskabilly, apontando pra tela.


Durante outra canção, as imagens foram as de um filme de terror podrérrimo, "Fome Animal" de Peter Jackson, em que um sujeito é perseguido pelas próprias tripas, apanha pra caralho e ao final tem a cabeça triturada num liquidificador.


...E toda a cena do assassinato no chuveiro em "Psicose".


"Luz vermelha aqui no palco!" ordenou Moska "Luz da casa da mãe de Morotó!"


"Onde a mãe dele trabalha!" respondeu o guitarrista, que em seguida cantou "Minha Rola" cuja letra é toda de improviso, com as rimas mais infames e escrotas já feitas.


No final, rolou até strip-tease com uma das garotas de programa que nós selecionamos de nossas visitas ás melhores boates do ramo.


Esse foi o histórico show de lançamento da fita demo dos Dead Billies em 1995. De longe, um dos Melhores Shows do planeta em todos os tempos, de uma das 10 Melhores Bandas de Rock n Roll deste mundo --- e do outro também.